Notícias

Ver notícia

Espaço construído pela Prolagos em parceria com a prefeitura do município servirá de casa e abrigo da identidade da classe pesqueira

Nesta quinta-feira (6), a comunidade pesqueira de Iguaba Grande amanheceu em festa: foi inaugurada a sede da Colônia dos Pescadores (Z-29), no bairro Cidade Nova, ao lado da Vila dos Pescadores. O local será um espaço para oficinas de capacitação, reuniões e estruturação da classe. A iniciativa é uma parceria da Prolagos com a Prefeitura de Iguaba Grande, que cedeu o terreno.

Após muita luta por parte da classe pesqueira, o presidente da Colônia Z-29, Cícero Vanderley Neto, pôde ver seu sonho realizado. “Fizemos a primeira reunião debaixo de uma varanda emprestada da casa de um amigo. Agora, nós temos nossa própria sede para realizar nossas atividades”, conta Cícero, que há duas décadas sonhava com essa construção.

Com sala de recepção, almoxarifado, três banheiros, sala da presidência e um salão para reuniões, em um lote de 110m², a sede vai estimular e promover o ambiente de pesca iguabense. “A pesca em nossa cidade é muito importante, não só do ponto de vista cultural, como também no econômico. Nós temos dezenas de pescadores que levam comida para os moradores e turistas da nossa região e transformam isso em renda para o orçamento familiar”, ressalta Vantoil Martins, prefeito do município.

O espaço recebe o nome do antigo pescador José Rodrigues de Souza, pai da Dona Ciléia de Souza Freire, de 79 anos, que esteve na inauguração e falou sobre ele. “Ele se sentiria muito feliz. Tem meninos aqui que ele ensinou a pescar. Me sinto muito orgulhosa com a homenagem”, conta Dona Ciléia.

Foto: Prefeitura de Iguaba Grande

A iniciativa veio a partir do Impulso, projeto da Prolagos financiado pelo BNDES, através do subprojeto Vida na Lagoa. “Nós notamos que Iguaba era a única cidade que não possuía uma colônia, por isso, temos o enorme prazer em oferecer um espaço que ajudará os pescadores, as famílias e a comunidade local na promoção da sua cultura, economia e lazer. Queremos fortalecer os indivíduos para atuarem no mercado de trabalho, preservando sua história e apoiando o desenvolvimento turístico das cidades”, comenta Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Prolagos e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Prolagos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Prolagos é responsável pelos serviços de saneamento básico em cinco municípios da Região dos Lagos.