Notícias

Ver notícia

Até o fim do ano moradores terão acesso ao abastecimento de água tratada 

É com otimismo que José Cardoso Lopes, morador de Novo Arraial, distrito de Arraial do Cabo, aguarda a chegada do abastecimento de água tratada. A obra de implantação da rede de distribuição já passou pela rua dele e dos vizinhos. Ao todo, foram 21 km de rede implantados na localidade, fazendo a ligação da tubulação principal, com os imóveis. “Moramos aqui há 12 anos e estamos ansiosos para a chegada do abastecimento de água tratada. A expectativa é muito grande. Tenho certeza de que além do saneamento, essa obra vai proporcionar ainda mais infraestrutura para o nosso bairro. Já estão construindo uma creche-escola, sem falar na valorização dos imóveis”, ressalta o morador. 

Até o fim do ano, José e toda a população de Novo Arraial, terão água tratada saindo das torneiras de suas casas. Para que isso aconteça, a Prolagos irá realizar ainda, três interligações da adutora (tubulação de grande porte que transporta água) com a rede de distribuição, a modernização de duas Estações de Bombeamento de Água (Boosters) e a implantação de uma nova unidade, que terão a função de impulsionar o abastecimento, ampliando a pressão nas tubulações e garantindo que a água chegue nos pontos mais distantes e elevados dos distritos.  

Além de Novo Arraial, a tubulação se estenderá para Sabiá, Caiçara e Pernambuca, levando água todos os moradores dos distritos cabistas. Com o investimento de aproximadamente R$33 milhões, 108 km de rede serão implementados. A rede de abastecimento dos distritos passará a ser o ponto mais distante da operação da concessionária, com mais de 70 km de distância da Estação de Tratamento de Água Juturnaíba (ETA), localizada em São Vicente de Paulo, em Araruama. “Essa é uma obra muito extensa, realizada em várias fases. Nas etapas anteriores, já fizemos a duplicação de uma adutora, ampliando também a oferta de água para o distrito sede e aumentando a capacidade de distribuição em 36%. Também já foram assentados cerca de 3 km da tubulação de grande porte, e para chegar em Pernambuca, ainda faltarão mais 5 km”, explica o coordenador de Engenharia da concessionária, Luis Henrique Antas. 

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Prolagos trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na Região dos Lagos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.