Notícias

Ver notícia

Iniciativa visa estimular o desenvolvimento de ideias para melhoria de desempenho e dos processos da concessionária

 Buscar metodologias e ideias que agilizem os processos com qualidade, a fim de obter a melhoria contínua dos serviços. Esse é o objetivo da área de Inovação da Aegea, holding de saneamento da qual a Prolagos faz parte, que realizou um workshop para os colaboradores da concessionária.  Funcionários de diversos setores foram apresentados ao atual cenário do mercado de tecnologia e participaram de dinâmica sobre práticas que podem ser aplicadas nas atividades diárias.

Para estimular a criação de novas perspectivas e implementação de ideias, Klaus Paz, coordenador de Inovação, e Rodrigo Oliva, diretor da Simplez Consultoria, apresentaram a definição de Design Thinking para a equipe. Este termo é utilizado para retratar o uso de métodos de resolução de problemas e exploração de oportunidades de maneira criativa.

“Com este recurso fazemos com que as pessoas vejam novas formas de trabalhar inserindo a inovação em sua rotina. Assim conseguimos mudar a cultura da empresa e mostramos que todos conseguem transformar o negócio e as operações”, explica Rodrigo.

A atividade faz parte da Agenda de Inovação da Aegea que conta com outras frentes, como reuniões técnicas com comitês locais, participação em eventos internacionais, premiações para colaboradores, e a ferramenta Inovae, que permite a troca de ideias entre todas as unidades do grupo, disseminando novos processos já implementados gerando protagonismo e engajamento entre os colaboradores.

“Agora estamos na parte de mudança de comportamento e do incentivo da cultura da inovação na empresa tirando as pessoas da rotina. A Prolagos é a unidade que temos como referência na parte de inovação e comprometimento dos colaboradores. A expectativa é que tenhamos cada vez mais projetos implementados e que o engajamento vá crescendo de uma forma constante e sustentável”, comentou Klaus.

Desde janeiro, a Prolagos conta com a sala de sistemas e inovação na sede da empresa, que possui o propósito de desenvolver soluções e projetos que possam auxiliar nos processos e garantir um serviço de qualidade à população atendida. O desenvolvimento da sala é uma consequência do protagonismo da concessionária nas premiações do grupo. Em 2019, a Prolagos conquistou duas categorias no Prêmio de Inovação Aegea: a de Gestão e Processos, com o projeto Sistema de Planejamento e Controle (SisPC), e a de Jovens Pioneiros, com o projeto Caixas d’Água.

 

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Prolagos trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na Região dos Lagos.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.