Notícias

Ver notícia

Implantação de 108 km de rede beneficiará cerca de 12 mil pessoas

 

Moradores e autoridades municipais, estaduais e federais, estiveram presentes, neste fim de semana, na solenidade de lançamento da pedra fundamental da obra que representa mais desenvolvimento e saúde para os moradores dos distritos de Arraial do Cabo: a chegada de 108 km de rede de distribuição de água. O evento, que aconteceu na RJ-102, em Figueira, deu início à intervenção que beneficiará cerca de 12 mil pessoas de Novo Arraial, Sabiá, Caiçara e Pernambuca, em Arraial do Cabo. Ao todo, serão investidos, aproximadamente, R$33 milhões. As escavações para o assentamento dos tubos iniciaram no sábado (26), logo após a cerimônia, que contou ainda com doação de mudas do viveiro da Prolagos, um ponto de hidratação para os participantes e apresentação do teatro infantil “Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação”.

Durante o discurso, o prefeito do município, Marcelo Magno, ressaltou a importância da chegada da água tratada aos distritos, que abrirá portas para que outros serviços cheguem à comunidade. “A chegada do saneamento, vai nos possibilitar construir quatro escolas em Novo Arraial, um hospital em Figueira e muito mais está por vir. Não será de um dia para o outro, mas estamos buscando parcerias para que o distrito tenha a mesma infraestrutura que o distrito sede”, ressalta o prefeito durante o discurso.

A rede de abastecimento nos distritos passará a ser o ponto mais distante da operação da Prolagos, com mais de 70 km de distância da Estação de Tratamento de Água Juturnaíba (ETA), localizada em São Vicente de Paulo, distrito de Araruama. A obra de alta complexidade terá duração de três anos e será executada por fases. A primeira será no bairro Vila do Sol, em Cabo Frio, onde a concessionária fará a duplicação de 2.480 metros da adutora (tubulação de grande porte), que será responsável por transportar a água até os distritos, aumentando em 36% a capacidade de distribuição de água, saltando de 125 litros por segundo para 170 l/s. Em seguida, a tubulação passará pela RJ-102, em direção à Figueira, onde será implantada mais de 5.320 metros de adutora, levando abastecimento de Novo Arraial até Pernambuca.

Esse investimento é um desdobramento da ampliação do sistema de macro distribuição feita pela Prolagos nos últimos anos, como a construção de uma nova adutora em 2018, que possibilitou o transporte de mais água desde a estação de tratamento, e a interligação de adutoras, em 2021.  “Com 98% da população das cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, abastecidos pela concessionária, esta obra é um importante passo para a universalização do acesso à água tratada. Muito além do saneamento, isso representa mais saúde, dignidade, mais vida para a população”, pontua Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos.

 

Compartilhar:

Veja Também

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Prolagos.