Notícias

Ver notícia

Infra Inteligente, um dos projetos mais inovadores do mundo, digitaliza estruturas operacionais da Prolagos

 

Visitas às unidades operacionais, com o mapeamento eletrônico de cada equipamento da empresa. É desta forma que o Infra Inteligente, um dos projetos mais inovadores do mundo, está criando gêmeos digitais das estações de tratamento, elevatórias, estações de bombeamento (boosters) e reservatórios de água existentes nas cidades da área de concessão da Prolagos. A ação está sendo realizada com o acompanhamento de líderes comunitários, que têm a oportunidade de conhecer melhor as unidades da companhia nos presentes nos bairros em que residem.

Presidente da associação de moradores do Parque Estoril, Maurício Rodrigues, já sabia da existência de um reservatório de água instalado na localidade, mas não tinha tido a oportunidade de conhecer o funcionamento do equipamento. “Pra mim foi muito importante porque eu nunca tinha entrado na unidade, não sabia como funcionava, o estado em que se encontrava. Como eu não entendia como era o desempenho do local, a equipe me explicou todo passo a passo, recebi uma verdadeira aula, que vou poder passar para a comunidade”, pontua o líder comunitário.

Assim como Maurício, em breve, todos poderão visitar as estações da Prolagos sem precisar sair de casa. Com o mapeamento, cerca de 270 estruturas da concessionária serão digitalizadas, permitindo que sejam acessadas de forma virtual. A tecnologia é o que há de mais moderno em mapeamento. Um escâner a laser coleta um milhão de pontos por segundo e faz registros fotográficos, efetuando uma reprodução tridimensional que reunirá informações sobre a estrutura física e operacional das unidades, possibilitando acesso a uma réplica fiel nos computadores, levando a unidade operacional para dentro dos escritórios e permitindo melhorar ainda mais os processos e potencializar a qualidade dos serviços prestados. “Atualmente os serviços estão concentrados em Cabo Frio, mas iremos fazer a catalogação em todas as cidades da nossa área de concessão. Até agora, já cadastramos mais de 110 áreas, que trarão uma visão do processo operacional e das condições da estrutura. Conhecendo esses dados, temos a oportunidade de direcionar estrategicamente os investimentos para onde trará mais benefícios para a população”, explica Ricardo Crescencio, gerente de Serviços da Prolagos.

Inscrito no prêmio da revista O Empreiteiro, único no país que reconhece as iniciativas inovadoras em engenharia e infraestrutura, o projeto Infra Inteligente está entre as duas posições na categoria saneamento básico e já teve reconhecimento na Europa como uma das ações mais inovadoras do mundo no setor. A previsão é que a digitalização de todas as unidades da concessionária seja concluída até o mês de julho. Nas demais unidades do grupo Aegea, que atua em 49 municípios do país, o trabalho deve ser finalizado em dois anos.

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Prolagos e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Contato Saiba mais
Contato

A Prolagos oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Prolagos.