Notícias

Ver notícia

Uso inadequado do sistema provoca danos à população e ao meio ambiente. Prolagos foi acionada nesta manhã para desobstruir galeria

Uma equipe de manutenção da Prolagos amanheceu nesta terça-feira no entorno do Residencial

Balde, bolsa, parte de brinquedos e embalagens foram retirados na rede

Monte Carlo (Minha Casa, Minha Vida), no Jardim Esperança, em Cabo Frio, para desobstruir as redes drenagem e de esgoto entupidas devido ao lançamento irregular de lixo, causando transbordamento na rua. O uso inadequado das redes públicas de drenagem e esgoto, como o descarte de resíduos sólidos, é o principal vilão das operações dos sistemas, provocando transtornos para os próprios moradores.

A Prolagos alerta que neste período de alta temporada, em que aumenta o número de habitantes, a população deve estar ainda mais atenta para evitar o lançamento irregular de lixo nas redes e, também, nas vias públicas, pois o resíduo pode ir para o canal de drenagem por meio dos bueiros. Sacolas plásticas, fraldas, restos de construção, roupas entre outros objetos são despejados nos poços de visita instalados nas ruas ou descartados indevidamente em pias, vasos sanitários e ralos dos imóveis.

– Os sistemas de drenagem e esgotamento sanitário são projetados para receber água de chuva e esgoto doméstico. Qualquer elemento diferente pode causar entupimento, impedindo a passagem normal do fluxo, ocasionando extravasamentos em pontos mais baixos da rede ou até mesmo o refluxo para dentro dos imóveis, além de causar implicações no processo de tratamento – explica o gerente de Operações em Esgotamento Sanitário, Mário Márcio Gonçalves.

Rede de drenagem ficou completamente obstruída

Outro problema que afeta as redes é o lançamento de óleo de cozinha usado, que, junto com outros materiais, como panos, plásticos e cabelos, pode formar uma crosta e entupir a tubulação. Em apoio à população, a Prolagos conta com o programa De Olho no Óleo e orienta a fazer o descarte correto do resíduo, separando em garrafas pet e destinando à cooperativa para produção de sabão. A concessionária selou parcerias com associações de moradores para fazer a coleta do rejeito. Além disso, os imóveis devem ter caixa de gordura, cuja manutenção e limpeza devem ser feitas periodicamente para evitar transtornos.

Para retirar o lixo descartado indevidamente dentro das tubulações e o excesso de gordura, a Prolagos mantém cronograma de limpeza preventiva com caminhões hidrojateadores – equipamento de acesso à rede, por onde são executadas as manutenções. Mesmo com esta rotina, o papel da população é fundamental para evitar os problemas causados pela poluição.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Prolagos é responsável pelos serviços de saneamento básico em cinco municípios da Região dos Lagos.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Prolagos e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.