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Ações têm foco em preservar a história e cultura, promover educação e o desenvolvimento dos municípios da área de concessão

 

A vice-presidente da Associação de Moradores do Caminho de Búzios, Marta Rodrigues, conhece bem o trabalho da Prolagos. Desde 2018, quando passou a integrar a liderança do bairro, ela frequenta as reuniões mensais do ‘Afluentes’, canal de comunicação e aproximação entre a empresa e os líderes comunitários. Nos encontros, ela e os demais participantes têm a oportunidade de tirar dúvidas, dar sugestões e solucionar as demandas das localidades. “Sempre elogiei essa iniciativa da concessionária. A proximidade com as lideranças comunitárias integra todos como parceiros e agiliza o solucionamento das reivindicações das comunidades. Poder falar com a equipe da Prolagos, ser ouvido e atendido é o que torna essa empresa diferente de muitas outras em nosso país”, pontua líder comunitária.

Como trabalha na Escola Municipal Professor Manoel Juvenal Vieira, de Armação dos Búzios, Marta e os alunos também foram beneficiadas por outra iniciativa da Prolagos: o ‘Saúde Nota 10’, que leva para as salas de aula conteúdos que reforçam a importância do acesso à água e esgoto tratados e o papel do cidadão na preservação dos recursos naturais. “Esse é um exemplo do legado que desejamos deixar nos municípios onde atuamos. Em quase 25 anos de atuação, percebemos que essa proximidade com a população nos permite enxergar melhor os anseios dos moradores e promover ações direcionadas para cada comunidade, preservando a história e cultura, e incentivando o desenvolvimento dos municípios da nossa área de concessão”, ressalta Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos.

Desde 2008 mais de 85 mil pessoas já foram beneficiadas pelos programas sociais da concessionária, sendo cerca de 6 mil somente em 2022, quando a Prolagos realizou outros 12 programas: Pioneiros (tem foco em capacitar jovens para o mercado de trabalho), Portas Abertas (realiza visitas guiadas nas unidades operacionais da empresa), CaptaAção (trabalha território, identidade e cultura com estudantes), De Olho no Óleo (coleta e reutiliza óleo de cozinha usado), Somos Divas na Luz do Candeeiro (voltado para o empoderamento de mulheres quilombolas), Bolsa Socioambiental (promove renda para as colônias de pesca durante o defeso da Lagoa de Araruama), Voluntariado (ações sociais promovidas pelos colaboradores da concessionária), Respeito Dá o Tom (promove equidade racial nas relações de acesso e crescimento na empresa), Estatística Pesqueira (monitoramento mensal da pesca na Laguna de Araruama), Negócio Cultural (oficinas on-line e mentorias gratuitas, com o objetivo de capacitar microempreendedores), Impulso (com a construção da Colônia de Pesca de Iguaba Grande) e Tarifa Social (benefício que concede 50% de desconto na fatura de água).

Cada projeto é desenvolvido respeitando as particularidades de cada localidade. Nesse sentido, as ações seguem três linhas de atuação: educação, que ajuda a construir um caminho para o futuro; saúde, que garante qualidade de vida; e renda, que possibilita um padrão de vida mais digno. “Uma de nossas propostas é alinhar nossos programas e projetos com a agenda 2030, estabelecendo metas de acordo com os objetivos do desenvolvimento sustentáveis (ODS), para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade para a construção de um mundo melhor e com mais dignidade para todos, gerando impacto e transformação social para os moradores beneficiados, direta e indiretamente pelas ações”, explica Simony Dias, coordenadora de Responsabilidade Social da concessionária.

 A Prolagos também se dedica em ampliar o acesso à água tratada por meio da Tarifa Social, realizando diversas ações como: atendimento itinerante nos bairros, parcerias com os Centros de Referência a Assistência Social (CRAS) e também com líderes comunitários, que informam a comunidade e indicam à concessionária os moradores que possuem os requisitos necessários para aderir ao programa. A adesão ao programa é simples e pode ser feita nas lojas da empresa, pelo telefone ou WhatsApp 0800 7020 195, ou pelo e-mail [email protected], apresentando fotos de documentos pessoais e do imóvel. Os pedidos são analisados individualmente, observando as condições socioeconômicas dos moradores e o enquadramento nas condições exigidas. Assim que o cadastro das famílias é aprovado, os moradores já passam a ser beneficiados. Para aderir ao programa o consumidor deve preencher quatro requisitos: ter renda familiar de até três salários mínimos; imóvel com construção de até 50 m²; fazer parte de algum programa social do governo e ter consumo mensal de até 10 m³ de água.

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