Notícias

Ver notícia

Em duas unidades foi detectada a emissão de gases que provocam odor

 

Três condomínios localizados na Rua Rebeche, no bairro Praia Grande, em Arraial do Cabo, receberam nesta sexta-feira (20), uma equipe da Prolagos para efetuar a medição de gases em possíveis pontos de geração de odor nos locais. A ação foi realizada com o auxílio de um detector de gás, que indica a presença de, entre outros gases, sulfeto de hidrogênio, que provoca um cheiro forte. Em dois prédios foi detectada a emissão de gases oriundos da caixa de gordura e rede de esgoto das unidades.

A medição foi acompanhada pelos moradores do local. A medida faz parte de uma série de ações para mitigar o odor relatado pelos moradores da cidade. Desde novembro do ano passado, a concessionária tem atuado juntamente com a Prefeitura. “Estou gostando muito do empenho da concessionária em solucionar essa demanda. Já fizemos diversas reuniões e hoje estamos aqui realizando essa avaliação, o que mostra que vocês estão interessados em trazer uma melhora em breve”, ressalta o morador, Carlos Alberto Maia.

Como medida imediata, na Estação de Tratamento de Esgoto, foi realizada a vedação na entrada da Estação Elevatória e no canal de entrada da unidade. Além disso, foi feito um levantamento do histórico de demandas junto aos moradores, e realizadas vistorias em pontos de potencial geração de gases, como: na rede de drenagem operada pelo município e na Lagoa da Prainha, apontada como um dos maiores causadores do odor. Em apoio à Prefeitura, foi feita uma parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), que realizou a coleta da água e do lodo presentes na lagoa para indicar a melhor forma de tratamento do local. Também foram identificadas ligações irregulares de drenagem na rede de esgoto dos condomínios do bairro.  Além das ações da concessionária, estão previstas adequações no sistema de drenagem da prefeitura. “Além de todas as ações que estamos realizando, um dos condomínios ficou de nos enviar a planta da construção para que possamos analisar onde a rede de esgoto do empreendimento está interligada. Estamos avaliando todas as opções para que possamos definir a origem do odor e em conjunto, sanarmos essa questão”, explica a coordenador Operacional, Samea Hussein.

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Prolagos e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.