Notícias

Ver notícia

 

Prolagos preparou série de atividades nas cidades da área de concessão

 

Com o tema “Preservar é da nossa natureza”, a Prolagos preparou uma variada programação para marcar o mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. Serão realizadas apresentações da peça ‘Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação’, lançamento de gincana com a comunidade, projetos e parcerias, inauguração de uma estação interativa sobre o ciclo da água e muito mais. As atividades começam nesta quinta-feira (02) e se estendem até o dia 28.

Abrindo a programação, o espetáculo ‘Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação’ se apresenta na Escola Municipal João José de Carvalho, em Armação dos Búzios (02). As crianças das escolas Manoel Juvenal Vieira, em Búzios, e José Teixeira Paulo, em São Pedro da Aldeia, também irão se divertir com a apresentação da peça nos dias 09 e 10, respectivamente. Com toques de suspense, humor e aventura, a encenação envolve o público infantil e ensina lições importantes, como não jogar resíduos indevidamente na natureza. João Ramos, de 5 anos, aprendeu direitinho a lição. “Eu gostei muito da peça. Eu ajudo a preservar o mundo jogando todo lixo na lixeira. Eu também aprendi que precisamos lavar as mãos e tomar a vacina, mesmo se tivermos medo”, relata o aluno da Escola João José de Carvalho.

No Dia do Meio Ambiente (05), a concessionária irá doar mudas de plantas nativas da região, em um evento promovido na Praça do Guarany, em Arraial do Cabo, pela secretaria de Meio Ambiente e Saneamento do município.  A ação também irá contar com a apresentação do teatro ‘Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação’. Já no dia 06, em São Pedro da Aldeia, a Prolagos irá participar do projeto ‘Semana do Meio Ambiente 2022: Os desafios da educação ambiental para a qualidade de vida Aldeense’. A proposta trará uma exposição de projetos socioambientais, realizada na secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia.

Em Cabo Frio, a Universidade Veiga de Almeida passará a sediar ainda neste mês um espaço interativo sobre o ciclo da água. Com bicicletas que geram energia, um grande globo terrestre e instalações que simulam partes de uma casa, a ‘Estação Fonte do Saber’, espaço construído pela Prolagos, apresenta as principais etapas de tratamento da água, desde a captação na Lagoa de Juturnaíba, manancial que abastece a Região dos Lagos, à chegada nos imóveis e o seu retorno ao meio ambiente.

Com o objetivo de conscientizar estudantes da rede pública municipal e a população sobre a importância da destinação correta do óleo de cozinha usado e os danos que esse produto causa quando é despejado na rede de esgoto, a concessionária, em parceria com as prefeituras e associações de moradores das cidades da área de concessão, irá iniciar a “Gincana De Olho no Óleo”. A ação de educação ambiental será realizada com alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental e com as lideranças comunitárias. O lançamento virtual acontece pelo aplicativo Microsoft Teams, nos dias 07, com as secretarias de Educação, e 20, com os líderes dos bairros.

Para completar as iniciativas do mês, nos dias 27 e 28 a Prolagos vai participar da Conferência Municipal de Meio Ambiente de Arraial do Cabo. O evento, que acontece em uma pousada da cidade, contará com a promoção de palestras, exposição de projetos e a presença do Laboratório Móvel, onde o público poderá conhecer o processo de tratamento de água e o trabalho aplicado para garantir a qualidade do produto.

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Prolagos e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.