Notícias

Ver notícia

Iniciativa da Prolagos, em parceria com o Sebrae e a Casa Museu Carlos Scliar, reuniu artesãs do Quilombo da Baía Formosa, em Armação dos Búzios, e do Parque das Garças, em Arraial do Cabo

A Prolagos, em parceria com o Sebrae e a Casa Museu Carlos Scliar, promoveu uma capacitação em empreendedorismo para um grupo de moradoras de comunidades tradicionais da Região dos Lagos. Artesãs do Quilombo da Baía Formosa, em Armação dos Búzios, e do Parque das Garças, em Arraial do Cabo, participaram da atividade.

O encontro teve por objetivo ajudar as trabalhadoras a transformarem seu artesanato em uma atividade rentável. As mulheres assistiram a palestras sobre o a elaboração e a execução de planos de negócios e a utilização das redes sociais para a divulgação dos trabalhos de cerâmica, no caso das quilombolas buzianas, e de biojoias, produzidas pelas artesãs da comunidade pesqueira cabista.

Segundo a analista do Sebrae, Karina Monteiro, a capacitação ajudará as artesãs a alavancarem os seus negócios.

“É muito importante um momento como esse, de parceria com a Prolagos e com a Casa Museu Carlos Scliar, para ajudar essas mulheres que exercem uma atividade empresarial, e muitas vezes não se reconhecem como tal, a se reconhecerem; e criar um plano de ação para que elas possam, tanto em nível pessoal quanto profissional, se desenvolverem, e crescerem”, explica.

Integrante do programa Somos Divas na Luz do Candeeiro, Valquíria dos Santos Conceição, do Quilombo da Baía Formosa, exaltou a possibilidade de se desenvolver como empreendedora e o fortalecimento da cadeia econômica da comunidade.

“Essa capacitação vai ajudar muito a fortalecer o nosso quilombo. É geração de renda, e que vai levar a gente a nos aprofundar mais o conhecimento. O pessoal aqui está empoderado, as mulheres são poderosas”, destaca a artesã.

Para essas mulheres, ter a possibilidade de desenvolvimento empresarial representa não apenas maior autonomia do ponto de vista financeiro, mas uma injeção de autoestima. Angélica Braz, do setor de Responsabilidade Social da Prolagos, ressalta o poder transformador da realidade que oficinas e capacitações como essa proporcionam às participantes.

“Essas iniciativas são muito importantes, pois dão a elas as ferramentas necessárias para que se desenvolvam como empreendedoras, tornando-se ainda mais donas dos seus próprios destinos. Por isso, sempre que realizamos essas atividades, há um grande engajamento dessas mulheres”, comentou.

Somos Divas na Luz do Candeeiro

O programa foi criado no começo da pandemia, em 2020, sendo implantado inicialmente no Quilombo da Baía Formosa, em Búzios. Nas edições seguintes, a iniciativa da Prolagos, em parceria com o Instituto Carlos Scliar, foi estendida para outras comunidades tradicionais, como o Quilombo da Caveira, em Botafogo, São Pedro da Aldeia; e Maria Joaquina, em Cabo Frio. São realizadas oficinas de cerâmica, fomentando a representatividade e independências das participantes. A ação ocorre em consonância com o programa Respeito Dá o Tom, de igualdade e diversidade racial desenvolvido pela Prolagos e as demais empresas do grupo Aegea.

Oficina de Biojoias

A oficina de biojoias é uma iniciativa apoiada pela Prolagos desde 2021, para produção de bijuterias feitas com escamas de peixes por artesãs da comunidade pesqueira do Parque das Garças, no distrito de Figueira, em Arraial do Cabo. O projeto proporciona o empoderamento das participantes e a possibilidade de complementação da renda por meio da atividade manual.

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Prolagos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Prolagos trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na Região dos Lagos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Prolagos é responsável pelos serviços de saneamento básico em cinco municípios da Região dos Lagos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.