Notícias

Ver notícia

Unidade reforça a pressão nas redes que levam água tratada aos bairros Peró, Cajueiro e Guriri

 

Uma nova estação de bombeamento (booster) entrou em operação para melhorar o abastecimento nos bairros Peró, Cajueiro e Guriri, em Cabo Frio. A unidade aumenta a pressão na rede de distribuição, contribuindo para que a água chegue com mais facilidade aos pontos mais distantes e elevados. A ação faz parte de um conjunto de intervenções realizadas pela Prolagos para melhorar o fornecimento de água tratada em toda área de concessão, especialmente na alta temporada, quando o consumo aumenta por conta da população flutuante e temperaturas elevadas.

A estação foi instalada na Rua Nelore, no bairro Monte Alegre, e entrou em funcionamento após a conclusão da última etapa de instalação, que é a telemetria, quando a bomba passa a ser controlada e operada remotamente pelo Centro de Controle Operacional (CCO), na sede da concessionária, em São Pedro. “Fizemos estudos de simulação hidráulica para entender o consumo da área e identificamos o melhor sistema de bombeamento para cada localidade. Hoje, o booster Nelore está em pleno funcionamento e é monitorado 24 horas por dia via CCO”, comenta o supervisor de distribuição de água João Cláudio Macedo.

Nos cinco municípios onde a Prolagos atua, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, há 115 boosters ativos, que contam com sensores de pressão que permitem acompanhar o funcionamento das bombas e a eficiência do sistema de distribuição. “Com esse monitoramento em tempo real, é possível planejarmos e executarmos ações proativas para melhorar o abastecimento na região onde o booster está instalado”, explica o coordenador Operacional, Victor Barreto.

Para este verão, a concessionária investiu na instalação de novas unidades, reforçando a pressão nas tubulações, aperfeiçoando a distribuição. Além das adicionais, as antigas passaram por reformas e readequação. Como parte do Plano Verão, algumas estações receberam bomba extra e gerador, que é acionado em eventual oscilação do fornecimento de energia elétrica.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Prolagos e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Prolagos é responsável pelos serviços de saneamento básico em cinco municípios da Região dos Lagos.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Prolagos.