Notícias

Ver notícia

Estrutura de grande porte é responsável por transportar o efluente até a estação de tratamento do Jardim Esperança

 

Está em operação o novo interceptor de esgoto recém implantado na Avenida Central, no bairro Monte Alegre II, em Cabo Frio. Na última semana, a Prolagos iniciou a obra de melhoria e readequação para substituir parte do emissário responsável por transportar o efluente que chega pela estação elevatória do Porto do Carro até a Estação de Tratamento do Jardim Esperança. O novo trecho foi construído ao lado do que estava em operação, que foi desativado.

A obra foi executada entre a Avenida Cruz de Malta e a Rua Cinquenta e Seis, onde foram o assentados 56 metros de tubulação de fibra de vidro com 700 mm de diâmetro. “Um interceptor é uma estrutura de grande porte que recebe esgoto dos troncos coletores ou de elevatórias e transportam diretamente para a estação de tratamento, sem receber novas contribuições ao longo desta trajetória. A nova estrutura é mais moderna e resistente, o que oferece maior segurança ao sistema”, explicou o gerente de Operações em Esgotamento Sanitário da Prolagos, Mário Marcio Gonçalves.

A iniciativa faz parte do Programa de Melhoria Contínua da Prolagos com foco no aumento da eficiência dos serviços e ampliação dos sistemas de água e esgoto, que foi reforçado durante a pandemia. Na operação de esgoto, além de melhorias nas redes de captação, as estações elevatórias, responsáveis pelo bombeamento, e de tratamento também receberam atenção especial. A unidade do Jardim Esperança, destino final das contribuições que passam pelo interceptor sob a Avenida Central também recebeu atenção especial recentemente.

Responsável por tratar o esgoto coletado na região do grande Jardim Esperança e margem esquerda do Canal do Itajuru, a ETE recebeu no último mês 18 novos aeradores, em substituição aos que estavam em operação, além de dois equipamentos reserva. O investimento contribui para a manutenção da eficiência da estação, que atua em nível secundário, com capacidade para tratar até 160 l/s de esgoto em sistema de lagoas.

 

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Prolagos trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na Região dos Lagos.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Prolagos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Prolagos é responsável pelos serviços de saneamento básico em cinco municípios da Região dos Lagos.