Notícias

Ver notícia

Mais de 220 estudantes se candidataram para a nova turma do Projeto Pioneiros

“Resolvi me inscrever, porque, além de mudar vidas, o projeto nos capacita, permitindo a gente adquirir mais conhecimento de como funciona uma empresa, além de poder me dar um caminho para encontrar uma faculdade”, explica Henry de Freitas, estudante de 17 anos, de Cabo Frio, que foi um dos selecionados para o Pioneiros, projeto realizado pela Prolagos com foco em capacitar estudantes da rede pública de ensino para o mercado de trabalho através de uma imersão no universo do saneamento básico. Neste ano, mais de 220 jovens se inscreveram, maior número desde a criação do programa.

Segundo o diagnóstico do Ministério do Trabalho e Emprego, no início de 2023, cerca de 5,2 milhões de pessoas, entre 14 e 24 anos, estão desempregadas, representando 55% dessa faixa etária. Os familiares acompanham a luta dos jovens em busca de uma oportunidade que possa alterar esta realidade. “Quando era pequeno, ele já pensava no futuro, em trabalhar e pagar um curso na universidade. Hoje em dia, ele quer muito arrumar essa vaga”, comenta a mãe de Henry, Edineia Nascimento de Freitas, moradora de Cabo Frio, que está otimista com o novo desafio do filho.

Nos próximos dois meses, os estudantes irão participar de palestras, oficinas e visitas às instalações da concessionária, com foco nas mais diversas áreas de atuação, como Engenharia, Operações de Água e Esgoto, Recursos Humanos, Comunicação Empresarial, entre outros. O começo das aulas é um momento de expectativa para os alunos que estão ansiosos em desenvolver suas ideias e se capacitar. “Quando entrei aqui, eu gostei muito e já quero aprender mais sobre a empresa para ter uma base sobre o mercado de trabalho”, afirma a estudante Nathalia Rocha, de 16 anos, de São Pedro da Aldeia.

Após este período, os jovens são desafiados a produzir um trabalho com foco em contribuir para a melhoria do sistema de saneamento básico do próprio bairro, com a orientação da equipe técnica e de gestores da concessionária. Os melhores projetos concorrerão à etapa local, e os jovens vencedores, além de concorrerem a uma vaga de Jovem Aprendiz, se credenciarão para a etapa nacional, disputando com representantes de todo o Brasil e podendo conquistar uma bolsa de estudos na universidade. “No bairro Boa Vista, de Iguaba Grande, tinha uma rua que acumulava muita água, lama e lixo quando chovia, sendo possível foco de transmissão de doenças. Diante desse problema, pensamos em criar um Jardim de Chuva para escoar a água e ainda por cima deixar o lugar ainda mais bonito para os moradores”, conta Pedro Henrique Alves, de 18 anos, que venceu a etapa nacional da edição de 2022 e, hoje, é Jovem Aprendiz na concessionária.

Desde a criação do programa em 2019, 116 adolescentes da Região dos Lagos participaram do programa, que acontece também em diversas unidades da Aegea Saneamento, grupo o qual a Prolagos faz parte, e se tornaram verdadeiros agentes multiplicadores do saneamento básico. “Os estudantes estão mais engajados e em busca de ambientes que proporcionam a aprendizagem tanto acadêmica, como profissional. Isso reflete no Pioneiros, pois aqui eles passam por diversas áreas do conhecimento para aprender um pouco de cada assunto e ainda se preparar para cursar o ensino superior”, explica a coordenadora do setor de Responsabilidade Social da Prolagos, Simony Dias.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Contato Saiba mais
Contato

A Prolagos oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.