Notícias

Ver notícia

Irregularidade é considerada crime pelo código penal (artigo 155) 

 

Uma operação da Polícia Militar, em conjunto com uma equipe de Fiscalização da Prolagos, flagrou no fim da tarde desta segunda-feira (21), uma ligação irregular de água em um restaurante localizado na Praia de Geribá, em Armação dos Búzios. O estabelecimento foi notificado e pode receber uma multa de aproximadamente R$16 mil. Desviar água da rede pública de abastecimento sem o conhecimento e a autorização da concessionária responsável e sem qualquer tipo de registro de consumo é considerado crime, de acordo com o código penal (artigo 155).

No imóvel foi encontrada uma intervenção irregular na rede de abastecimento, que fazia com que a água não passasse pelo hidrômetro. Após a abordagem, a ligação foi imediatamente desfeita. Essa é a segunda irregularidade encontrada em um restaurante da cidade, em menos de uma semana. Na última quinta-feira (17), foi identificado um desvio na rede de abastecimento, feito por um estabelecimento localizado na Orla Bardot. O responsável será indiciado, responderá a um processo penal por furto e será submetido ao pagamento de multa e cobrança retroativa, que poderá chegar a RS100 mil.

O trabalho de fiscalização é realizado periodicamente e começa com a utilização de inteligência de dados, comparando o comportamento de consumo dos clientes e avaliando caso a caso. Em seguida, os agentes vão até o local suspeito para avaliar se existe a fraude. Caso seja encontrada, a polícia é acionada. “O ‘gato de água’, como é popularmente conhecida a ligação clandestina, eleva o índice de perdas do sistema, reduz a pressão na rede e impacta eficiência do abastecimento para quem paga pelo serviço. Ou seja, todos saem perdendo”, pontua o coordenador Comercial da Prolagos, Rodrigo Pereira.

A população também pode contribuir denunciando atitudes suspeitas ou o responsável pode efetuar uma autodenúncia e negociar formas de regularização. Para isso, basta entrar em contato com a concessionária por meio dos canais de atendimento 0800 70 20 195, Whatsapp (22) 99722-8242 ou ainda pelo aplicativo Águas App, disponível para download para os sistemas Android e iOS.

Compartilhar:

Veja Também

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Prolagos é responsável pelos serviços de saneamento básico em cinco municípios da Região dos Lagos.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Prolagos trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na Região dos Lagos.