Notícias

Ver notícia

Parceria inédita promovida pela Prolagos prevê coletas trimestrais de resíduos em municípios da região

O projeto Blue Keepers, da Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil, chegou à Região dos Lagos nesta semana, com o objetivo de buscar soluções em conjunto com a sociedade para a preservação ambiental das áreas litorâneas. Essa é a primeira vez que esta iniciativa da Organização das Nações Unidas atua na região, por iniciativa da Prolagos, parceira local do projeto.

A partir das coletas amostrais de resíduos em praias oceânicas e lagunares nos cinco municípios atendidos pela concessionária, serão levantados dados para a avaliação do material encontrado quanto à sua origem. A proposta é que o procedimento seja repetido nos mesmos locais a cada três meses, durante um ano.

A primeira mobilização aconteceu na segunda-feira (27), no canto da Praia do Forte, em Cabo Frio, com a participação de integrantes do projeto Imersão, uma parceria da concessionária com a Universidade Veiga de Almeida. Segundo a coordenadora do projeto Blue Keepers, Gabriela Otero, a proposta é envolver os agentes locais, públicos e privados, na formulação de políticas de conservação dos ambientes aquáticos, caso da Lagoa de Araruama.

“A partir desses dados, vamos começar a trabalhar uma análise, pensando soluções multisetoriais, além do saneamento. Pensar se é problema de infraestrutura; se é melhorar a coleta; se é questão de se comunicar melhor para a população os impactos desses resíduos nos ambientes aquáticos ou simplesmente fazer uma grande campanha de conscientização”, ressaltou a porta-voz do Blue Keepers.

O diretor-presidente da concessionária, Pedro Freitas, destacou o significado inovador da vinda do projeto Blue Keepers à região.

“Trata-se de um momento singular, pois é a primeira vez que uma iniciativa desse tipo na região recebe o selo da ONU. O estreitamento dessa parceria entre a Prolagos e o Pacto Global, por meio do Blue Keepers, representa um marco dentro das nossas ações de monitoramento da qualidade da Lagoa de Araruama e das praias da região, que refletem os investimentos em saneamento feitos pela empresa ao longo dos últimos 25 anos”, ressaltou.

Além da Praia do Forte, estão sendo realizadas coletas nas Praias do Sudoeste, em São Pedro da Aldeia; dos Anjos, em Arraial do Cabo; do Popeye, em Iguaba Grande, e no Mangue de Pedra, em Armação dos Búzios.

Conheça o projeto

O Blue Keepers é uma iniciativa nacional que busca a efetiva mobilização de recursos e inovação tecnológica no combate à poluição do oceano por resíduos sólidos, com o envolvimento de empresas de todos os setores, diferentes níveis de governo e da sociedade civil na preservação do ecossistema.

Como promotor do ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) 14, que tem foco na vida na água, o projeto, criado em 2020, visa a conservação e uso dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Prolagos trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na Região dos Lagos.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.