Notícias

Ver notícia

 

Ações promovem desenvolvimento social, cultura e educação nas cidades da área de concessão da Prolagos

 

Dona Helena Silveira, do quilombo Caveira, em Botafogo, havia acabado de sofrer 2 AVC’s quando surgiu o convite para as mulheres da comunidade onde mora, para participarem do projeto “Somos Divas na Luz do Candeeiro”. Desenvolvida pelo Instituto Cultural Carlos Scliar e Prolagos, a ação oferece aulas de cerâmica, mas tem o intuito de ir além, fomentando a representatividade, empoderamento feminino e estimulando o potencial criativo das participantes. Assim como a dona Helena, outras 10 mil pessoas foram impactadas pelos projetos sociais da concessionária em 2021. O investimento tem foco em promover o desenvolvimento de pessoas, famílias e comunidades de forma sustentável, gerando conhecimento e o fortalecimento da população para atuar no mercado de trabalho, preservando a história, cultura e o desenvolvimento turístico da região onde atua.

A empresa conta com um setor de Responsabilidade Social que desenvolve anualmente diversos programas. Só neste ano foram 12: Afluentes, Pioneiros, Portas Abertas, CaptaAção, De Olho no Óleo, Somos Divas na Luz do Candeeiro, Bolsa Socioambiental, Impulso, Respeito Dá o Tom, Voluntariado, Tarifa Social e Olho D’Água. “É uma grande oportunidade e impulso à cultura local, incentivando os jovens a se interessarem pela história do município. Também é um incentivo para ingressarmos na carreira de trabalho, abrindo novos horizontes para nos profissionalizarmos como guias de turismo” – disse o aluno, Marcos Paulo, sobre “A Natureza da Educação para o Mangue”, um dos três subprojetos do programa Impulso.

As ações são desenvolvidas com as comunidades escolar, pesqueira e quilombola, além de associações de moradores. “Precisamos adaptar as ações, com a diminuição do número de participantes e cumprindo os protocolos de prevenção, mas felizmente, com a redução dos casos de Covid-19, flexibilização e ampla cobertura vacinal, conseguimos retomar os projetos, após um ano paralisados por causa da pandemia” – explica Simony Dias, coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos.

Cada projeto é desenvolvido respeitando as particularidades de cada localidade. Nesse sentido, as ações seguem três linhas de atuação: educação, que ajuda a construir um caminho para o futuro; saúde, que garante qualidade de vida; e renda, que possibilita um padrão de vida mais digno. “Promover a cultura, educação e geração de renda também é um compromisso nosso, especialmente em territórios de maior vulnerabilidade social. Nossa intenção é contribuir para uma agenda comum de desenvolvimento focada nas pessoas, aumentando o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região onde atuamos” – pontua o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas.

 

Conheça os programas e projetos sociais da concessionária:

https://www.prolagos.com.br/responsabilidade-social/

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Prolagos trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na Região dos Lagos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Prolagos é responsável pelos serviços de saneamento básico em cinco municípios da Região dos Lagos.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.