Notícias

Ver notícia

Projeto Pioneiros oferece oportunidade de imersão no universo do saneamento para estudantes da rede pública de ensino, com possibilidade de ingresso ao programa Jovem Aprendiz

Já estão abertas as inscrições da sexta edição do Pioneiros, programa gratuito da Prolagos para capacitação profissional de jovens estudantes de 15 a 20 anos, da rede pública de ensino. São oferecidas 30 vagas para o projeto, que propõe uma imersão completa no universo do saneamento básico, por meio de diversas atividades, como palestras, workshops e visitas técnicas à sede e a unidades operacionais da concessionária.   

As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de março, no site da Prolagos, no link bit.ly/437BstY. Para participar é preciso estar matriculado em turmas de Ensino Médio ou do 9º ano do Ensino Fundamental e frequentar regularmente a escola. Além disso, o jovem precisa integrar famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica; ou pertencer a comunidades tradicionais, como quilombolas e pescadores; ou ter parentesco com colaboradores da concessionária.  

Ao fim do período de capacitação com tutores da equipe técnica da Prolagos, os estudantes deverão apresentar um projeto para contribuir com a melhoria do sistema de saneamento da região. Os responsáveis pelos melhores trabalhos concorrem a vagas de Jovem Aprendiz na concessionária. Já os vencedores terão a chance de disputar a etapa nacional com outros representantes do Grupo Aegea Saneamento, do qual a Prolagos faz parte, concorrendo a bolsas de estudo na Universidade Veiga de Almeida (UVA). Neste ano, a premiação da etapa nacional acontece em São Paulo, neste mês de março, com a participação dos estudantes de Cabo Frio Henry Freitas e Matheus Abreu, de 17 e 18 anos respectivamente, vencedores do Pioneiros em 2023. 

O Pioneiros é um dos 17 programas socioambientais que serão desenvolvidos pela Prolagos neste ano, com o objetivo de gerar um impacto relevante nas esferas da educação, saúde e geração de renda. A coordenadora de Responsabilidade Social da concessionária, Aline Araújo, destaca o efeito causado pelo projeto de capacitação profissional na vida dos estudantes e de suas famílias.   

“O projeto Pioneiros traz um grande legado de conhecimento e capacitação para os jovens que participam, por meio de uma imersão ao universo corporativo e do saneamento como um todo. Nele, os jovens aprendem sobre como funciona o dia a dia de uma grande empresa, assim como o funcionamento de cada setor dentro da Prolagos, abrindo um universo de possibilidades profissionais. Além da oportunidade única de aprendizado, o projeto ainda possibilita uma inclusão no mercado de trabalho, através das vagas de jovens aprendiz que são oferecidas por meio de um processo seletivo com as duplas vencedoras”, explica Aline.   

A colaboradora Laryssa Silva, do Atendimento, iniciou a trajetória na empresa após fazer parte da primeira turma do Pioneiros. Ela ressalta a importância da iniciativa para a sua carreira. 

“O Pioneiros foi muito importante na minha vida profissional. No projeto, eu conheci como funcionava o mundo corporativo e o saneamento. Ele também me concedeu a oportunidade de primeiro emprego, como jovem aprendiz, quando pude aprender coisas novas e desenvolver minhas habilidades. Gostaria que todos os jovens tivessem a oportunidade que eu tive, pois foi maravilhosa. Eu só tenho a agradecer”, comentou Laryssa. 

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Prolagos e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Prolagos é responsável pelos serviços de saneamento básico em cinco municípios da Região dos Lagos.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.