Notícias

Ver notícia

Concessionária irá utilizar equipamentos e tecnologias para avaliar melhorias na rede de drenagem pluvial

 

Representantes da Prolagos receberam nesta terça-feira (29), na sede da concessionária, o secretário de Obras e Serviços Públicos de Cabo Frio, Vanderson Bento, e os fiscais Paulo de Tarso e Gilson de Jesus. O encontro teve o objetivo de apoiar o município na execução de soluções na rede de drenagem municipal para evitar alagamentos em períodos de chuva e avaliar pontos de melhorias no sistema. Equipamentos e tecnologia utilizados no trabalho de apoio da concessionária serão aplicados para desobstrução e avaliação das condições da rede pluvial.

A Prolagos vai auxiliar na desobstrução da rede de drenagem que é impactada pelo acúmulo de areia e resíduos. Além disso, será utilizado um robô para acessar as manilhas e verificar a estrutura interna, possibilitando diagnóstico de problemas que podem impactar o funcionamento do sistema como: raízes, pedras, detritos, trincas, ligações irregulares, entre outros. “A Prolagos já vem discutindo as melhores formas de apoiar os municípios na manutenção das redes de drenagem pluvial. Sempre que nos é solicitado, prestamos o apoio às prefeituras e desta vez, não será diferente, afinal, nossa intenção é contribuir para a melhoria contínua da prestação de serviços aos usuários, proporcionando melhor infraestrutura para as cidades e maior qualidade de vida para a população”, relata o gerente Operacional, Pablo Meletti.

De acordo com a Defesa Civil de Cabo Frio, o volume de chuva registrado na madrugada de domingo (27), no município, foi equivalente ao esperado para um período de 15 dias, quando o acumulado chegou a 150mm², deixando a cidade em estado de atenção. “Entre os pontos avaliados estão os bairros Guarani, Praia do Siqueira, Parque Burle, Centro, entre outros, mas não temos como resolver o problema de alagamentos em Cabo Frio sem a ajuda da Prolagos. Nosso foco é solucionar as demandas em um período de médio a curto prazo para que a cidade passe pelo verão, período em que a incidência de chuvas aumenta, sem preocupações”, pontua o secretário de Obras.

A tempestade também impactou outras cidades atendidas pela concessionária. Em apoio aos municípios, para ajudar a minimizar os impactos causados pelo temporal, além de garantir a regularidade no fornecimento de água tratada e coleta de esgoto, desde a madrugada de domingo (27), a Prolagos disponibilizou equipes e maquinários. Em São Pedro da Aldeia, onde foi decretado situação de emergência por 180 dias, a Prolagos cedeu uma retroescavadeira para abertura de uma vala para escoamento da água, ajudou a desobstruir a via em frente à Base Aeronaval e cedeu bombas para auxiliar no sistema de drenagem. Em Arraial do Cabo, onde foram registrados 210mm², mais que a média mensal em todo o ano, o caminhão vacol atuou em atendimentos pontuais e a concessionária apoiará no monitoramento da qualidade da água na Praia do Forno e Prainha. Em Armação dos Búzios, uma equipe de eletromecânica da concessionária foi acionada para fazer o reparo emergencial de bombas do município. Além disso, um caminhão vacol ajudou a desobstruir manilhas da rede de drenagem, escoar as ruas e retirar água das casas dos bairros Bosque de Geribá, Vila Luíza e Cem Braças, um dos mais impactados. Em Tucuns, um conjunto motobomba está sendo utilizado para baixar o volume da água e outras duas bombas estão à disposição da Secretaria de Obras e Saneamento para ajudar a drenar os imóveis que ficaram alagados.

 

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Prolagos é responsável pelos serviços de saneamento básico em cinco municípios da Região dos Lagos.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Prolagos.