Notícias

Ver notícia

Recorde foi alcançado graças às medidas de prevenção a acidentes, adotadas pela concessionária e cumpridas diariamente pelos colaboradores

 

Uso de equipamentos de proteção individual (EPI), limite de velocidade nos veículos da empresa, diálogos diários de segurança (DDS). Essas e outras medidas contribuíram para que a Prolagos alcançasse nesta semana, a meta de mil dias sem acidentes de trabalho com afastamento. Este marco reforça a cultura de prevenção e segurança da concessionária, que é focada em comportamentos e ambientes seguros, adotando ações que são cumpridas diariamente pelos colaboradores, com atitudes que priorizam a saúde e o bem-estar.

Para reforçar a importância do uso de EPI’s e de equipamentos de proteção coletiva (EPC’s) na rotina de trabalho, como o uso de cones para sinalizar obras, placas de sinalização, entre outros, uma condição inegociável na empresa, campanhas de conscientização são realizadas frequentemente. Além disso, a concessionária realiza diariamente com as equipes Diálogos Periódicos de Segurança (DDS e DSS). “Nosso objetivo é aumentar essa marca todos os dias, e para isso, não podemos relaxar. É importante que todos os colaboradores adotem os cuidados necessários para que possamos voltar no fim do dia para as nossas famílias.  Esse desafio nos move para garantirmos o índice de acidente zero”, ressalta o diretor executivo da Prolagos, José Carlos Almeida.

Outro fator importante para o alcance dos mil dias é a reciclagem periódica dos treinamentos, com a promoção de cursos para as mais diversas atividades, como trabalho em altura; espaço confinado; utilização de máquinas e equipamentos; trabalho em eletricidade e sistemas elétricos de potência e direção defensiva. Além dos cursos presenciais, a empresa também oferece aulas online por meio da Academia Aegea, plataforma de ensino corporativo, como forma de apresentar ao colaborador um conteúdo básico das medidas de segurança para perfil de trabalho de cada área.

A Prolagos também adotou outras medidas como: estabeleceu o limite de velocidade máxima em 60 km/h para todos os carros, retirou as motocicletas da frota, faz o acompanhamento de todos os veículos em tempo real. “Investimos em treinamento e capacitação das equipes, reduzindo os riscos de acidentes, mas acredito que o diferencial para alcançarmos esse índice foi proximidade com os colaboradores e o prazer de cuidar do próximo, fazendo com que eles entendam o quanto é importante todos se protegerem e que a nossa segurança vem sempre em primeiro lugar”, explica Felipe Liberato, coordenador de EHS da concessionária.

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Prolagos.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Prolagos e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Comunicados Saiba mais
Comunicados