Notícias

Ver notícia

Clientes com deficiência auditiva contarão com intérpretes nas unidades de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia

 Para aprimorar o atendimento a pessoas com deficiência e contribuir na construção de uma sociedade mais inclusiva, a Prolagos contratou dois intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para atuar nas lojas de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, garantindo mais acessibilidade aos usuários surdos. Ações como solicitar religação, segunda via de conta ou qualquer outro serviço oferecido pela concessionária estão mais fáceis.

A iniciativa faz parte do Programa de Melhoria Contínua da Prolagos, que deverá contar com atendentes com esta habilidade em todas as lojas de atendimento. “O nosso propósito é oferecer uma comunicação clara e quebrar as barreiras linguísticas que ainda afligem os portadores de deficiência auditiva. Precisamos garantir que as pessoas tenham um atendimento de qualidade e que consigam fazer essas atividades corriqueiras, como realizar um pagamento”, explica Simone Moreira, coordenadora Comercial.

Pelo último censo do IBGE, há aproximadamente 10 milhões de pessoas surdas no Brasil, na Região dos Lagos são aproximadamente 13 mil, segundo a Associação dos Surdos da Região dos Lagos (Asurlagos). Para Maria Cristina Barbosa, da Asurlagos, que perdeu a audição quando era criança, o atendente com conhecimento em libras vai resolver um dos maiores problemas desse numeroso grupo, o entrave da comunicação. “O intérprete é muito importante, pois será um facilitador e a pessoa com deficiência precisa de mecanismos como esse para se integrar a sociedade. Ao promover a causa desta maneira você está garantindo o que é de direito dela, como o acesso à comunicação, ao serviço público, à uma convivência e a uma habilitação e reabilitação na vida em comunidade”, comenta Maria.

Amanhã (26), é comemorado o dia Nacional do profissional Intérprete de Libras e para celebrar a data, Jefferson de Jesus, pai da Thaís, que é surda, vai dar início a realização de um dos seus sonhos: levar inclusão para as pessoas. “A linguagem de libras é minha vida. Hoje vivo para a comunidade surda e gerar acessibilidade para mim é o mais importante. Nós lutamos muito para acabar com o preconceito e estamos vendo que as mudanças estão acontecendo. É um grande prazer ser pioneiro nessa inclusão, junto com a Silvia, que irá atender em Cabo Frio, e com a Prolagos”, diz Jefferson, que irá trabalhar na loja de São Pedro da Aldeia.

 

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Prolagos oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.