Notícias

Ver notícia

Tecnologia calcula a entrada e saída de pessoas dos municípios atendidos e auxilia no abastecimento de água durante a alta temporada

Com foco em fornecer água de qualidade e em quantidade para a população das cidades da área de concessão, e melhorar cada vez mais o abastecimento durante feriados e a alta temporada, a Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento, está realizando uma série de melhorias no sistema de distribuição de água. A concessionária investiu na modernização da tecnologia de contadores de veículos, que funcionam por meio de câmeras aliadas a softwares de inteligência artificial, registrando o fluxo de veículos em pontos estratégicos das vias de acesso aos municípios da área de concessão, calculando a entrada e saída de pessoas.

Para aumentar a cobertura, a concessionária instalou novas câmeras, painel elétrico e atualizou o software que faz a leitura dos veículos. Com sensores implantados em pontos de entrada e saída dos municípios da área de concessão, o recurso estima a população flutuante que visita as cidades durante feriados e alta temporada e auxilia na tomada de decisões estratégicas para o abastecimento de água. O programa inteligente calcula o número de pessoas a partir do tamanho do veículo e registra a diferença entre a entrada e saída deles. “Os contadores são monitorados no nosso Centro de Controle Operacional (CCO), um dos modelos mais avançados no setor do saneamento disponível no Brasil. De lá conseguimos acompanhar todo o sistema de abastecimento de água, analisar históricos de parâmetros operacionais das redes como vazão, pressão, consumo de energia e níveis de reservatórios, e projetar a demanda de consumo para executar ações preventivas e atender cada vez melhor a população” – explica Victor Barreto, gestor de Automação da Prolagos.

Instalado na sede da Prolagos, em São Pedro da Aldeia, o CCO monitora e analisa aproximadamente duas mil variáveis com a aplicação de técnicas de inteligência artificial e IoT (Internet das Coisas), análise inteligente de dados e mecanismos de aprendizado artificial (machine learning), permitindo a análise antecipada do que pode vir a acontecer em uma situação específica, o que contribui para a tomada de decisão cada vez mais assertiva, aumentando a eficácia do serviço prestado. O uso da análise preditiva é uma importante ferramenta de observação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, implantado pela concessionária para beneficiar os municípios atendidos.

A ampliação do sistema de contadores de veículos faz parte do Plano Verão, conjunto de medidas e melhorias para reduzir os impactos provocados pelo aumento do consumo de água tratada durante a alta temporada. Durante o ano, a concessionária também investiu na instalação de novas estações de bombeamento (booster), reforçando a pressão nas tubulações, aperfeiçoando a distribuição nos pontos mais distantes e elevados das cidades; interligou a nova adutora, tubulação de grande porte que transporta água para os municípios; aumentou ainda mais a segurança operacional com a ancoragem da balsa responsável pela captação de água na Lagoa de Juturnaíba; e também está reforçando o abastecimento de água nas cidades da área de concessão, com a troca do sistema de filtros de água da Estação de Tratamento de Água (ETA).

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Prolagos trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na Região dos Lagos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Prolagos.