Notícias

Ver notícia

Por meio do Blue Keepers, concessionária e prefeituras assinam termo de compromisso de limpeza dos mares e da Lagoa de Araruama

A Prolagos e os municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia deram um importante passo para o combate à poluição causada pelo descarte irregular de lixo nos mares e na Lagoa de Araruama, com a assinatura de um termo de compromisso com foco na preservação dos corpos hídricos. Por meio do Blue Keepers, projeto da Plataforma de Ação pela Água e Oceano, da Organização das Nações Unidas (ONU), serão realizadas a coleta e análise dos resíduos encontrados nesses locais, para subsidiar a criação de políticas públicas e de ações empresariais de combate ao microlixo.

A cerimônia, realizada na Praia Grande, em Arraial do Cabo, contou com a presença do governador em exercício do estado do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha; prefeito do município, Marcelo Magno; e dos secretários municipais de Meio Ambiente, Jorge Oliveira (Arraial do Cabo); Rosalice Fernandes (Cabo Frio); Vinícius Lavalle (Iguaba); Mário Flávio Moreira (São Pedro) e Evanildo Cardoso (Búzios). “O projeto já é internacionalmente reconhecido, e o objetivo é engajar o setor empresarial para a ODS 14, que é relacionada à vida marinha. O que vai permear o nosso trabalho é capacitar equipes locais para a coleta dos materiais nas praias e fazer a separação, gravimetria, para qualificar esse estudo. Depois voltaremos com as informações para o sistema produtivo que o Pacto Global tem acesso para rediscutir o que foi encontrado de resíduo, pensar em estratégias de como as empresas podem reaproveitar os materiais descartados e como os governos podem atuar”, explica Rubens Filho, Gerente de Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil.

A Prolagos é a segunda unidade da Aegea, grupo responsável pela concessionária, a aderir ao projeto, mostrando o comprometimento da empresa com a preservação ambiental. “É uma grande honra e responsabilidade trazer o selo de sustentabilidade da ONU para a nossa região. Por meio do saneamento, trabalhamos todos os dias para assegurar um legado ambiental para as cidades da nossa área de concessão, permitindo uma verdadeira transformação do meio ambiente, do turismo, da geração de emprego e renda. É muito importante que cada um de nós seja um agente de transformação, e o Blue Keepers vai nos auxiliar a mapear e definir estratégias efetivas no combate à poluição causada pelo lixo. Em 2023, a Prolagos completa 25 anos e reforçamos o compromisso de entregar mais que o básico para a Região dos Lagos, cuidando de famílias inteiras, avançando com nossos serviços e criando cidades mais azuis”, comenta Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos.

Em complemento à assinatura do Termo de Compromisso, a concessionária também apoiou o lançamento do projeto Lixo Fora D’água, em Arraial do Cabo, realizado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade. Com o objetivo de conscientizar a população, engajar as comunidades costeiras e incentivar práticas mais sustentáveis, a iniciativa, que faz parte do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, irá elaborar um estudo sobre a origem, quantidade e tipos de resíduos encontrados nas praias. “Saneamento é coleta e tratamento do esgoto, mas é também regular a questão do descarte dos resíduos sólidos, que impactam de uma forma muito sensível os nossos recursos hídricos. Por esse motivo ambas são iniciativas tão importantes para a criação de políticas públicas que irão trazer resultados significativos para a população e o meio ambiente”, ressalta o governador em exercício, Thiago Pampolha.

Compartilhar:

Veja Também

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Prolagos é responsável pelos serviços de saneamento básico em cinco municípios da Região dos Lagos.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Prolagos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.