Notícias

Ver notícia

Discussão promovida pela Prefeitura de Arraial do Cabo abre programação do Mês do Meio Ambiente

Abrindo a programação especial em celebração ao Mês do Meio Ambiente, a Prolagos participou, nesta segunda-feira (05), de um debate com o tema: A Lagoa de Araruama como propulsora do desenvolvimento econômico e sustentável. O evento, promovido pela prefeitura de Arraial do Cabo, reuniu representantes da sociedade civil organizada, agentes públicos e empresas privadas, o secretário de Ambiente e Saneamento, Jorge Oliveira, o secretário de Turismo, Júnior Chuchu, Associações de Pescadores, entre outros. A iniciativa tem como objetivo discutir e criar estratégias para a criação de políticas públicas em prol de um turismo que atue em benefício do meio ambiente e das comunidades tradicionais da região.

O bate-papo foi conduzido pelo doutor e mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental e especialista em Drenagem Agrícola na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fernando Meireles. Essa foi a primeira de três rodadas de discussões que terão a conclusão na terceira Conferência Municipal de Meio Ambiente, que será realizada no fim de junho. “Conseguimos reunir as propostas de todos os atores envolvidos com a Lagoa de Araruama. Ao final de todos esses encontros iremos montar um documento formal, que será apresentado de forma pública durante a conferência, expondo o que cada um desses representantes acredita ser o melhor para a laguna, encontrando o melhor caminho para o meio ambiente e turismo caminharem juntos”, pontua o secretário de Ambiente e Saneamento de Arraial, Jorge Oliveira.

Durante o encontro, a coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos, Simony Dias, falou sobre como os investimentos em projetos socioambientais têm contribuído para a educação e geração de emprego e renda nos municípios onde atua. “A Lagoa de Araruama banha quatro, dos cinco municípios da nossa área de concessão, e tem um grande potencial para um turismo sustentável. Hoje já é possível ver o quanto a laguna atrai visitantes para a região, seja com as famílias que buscam um refúgio de sossego, praticantes de esportes náuticos ou até observadores de aves migratórias. Nossos programas buscam conscientizar a população de que cada um tem a sua contribuição para a preservação do meio ambiente e capacitar os moradores, ajudando a construir um caminho para o futuro, com a educação, garantindo saúde e qualidade de vida e possibilitando o um padrão de vida mais digno, por meio da geração de emprego e renda”, ressalta Simony.

Mês do Meio Ambiente

A Prolagos também preparou uma vasta programação para celebrar o Mês do Meio Ambiente. Nesta quarta-feira (07), os colaboradores da concessionária farão um plantio de mudas nativas às margens da Lagoa de Juturnaíba, no distrito de São Vicente de Paulo, em Araruama. A ação tem como objetivo auxiliar na recuperação e conservação das matas ciliares, garantindo a proteção do manancial onde a Prolagos realiza a captação da água bruta para abastecer as cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.

No dia 15, alunos da Escola Municipal Deputado Cláudio Moacyr, de Iguaba Grande, irão participar de uma visita guiada com coleta de micro lixo na Praia de Ubás. Além de fazerem o percurso na trilha da Pedra Salgada, os estudantes também assistirão a uma palestra sobre ‘A diferença e identificação dos tipos lixo”, ministrada pela Universidade Veiga de Almeida, por meio do projeto Imersão; e outra sobre ‘Saneamento, pesca e limpeza’, ministrada pela concessionária. O evento conta com a parceria da prefeitura da cidade, do programa Bandeira Azul e da Colônia de Pesca Z-29.

No dia 16, os filhos dos colaboradores da concessionária irão visitar a ‘Estação Fonte do Saber’, espaço construído pela Prolagos, na Universidade Veiga de Almeida (UVA), que apresenta as principais etapas de tratamento da água, desde a captação na Lagoa de Juturnaíba, a chegada nos imóveis e o seu retorno ao meio ambiente. Além disso, as crianças também poderão assistir ao espetáculo teatral ‘Prolaguito em Defesa das Águas Claras’. A peça tem como foco conscientizar a todos sobre a cuidado com as lagoas, mares e meio ambiente de maneira lúdica.

O Comitê de Voluntariado da Prolagos, formado pelos colaboradores da concessionária, fará uma limpeza na orla da Praia do Siqueira, em Cabo Frio, no dia 17, com a participação de líderes comunitários do município. A iniciativa faz parte do programa Afluentes, canal de comunicação e aproximação com as lideranças dos bairros, e contará ainda com a apresentação teatral do ‘Prolaguito’.

No sábado (24), o projeto ‘Prolagos no seu bairro’ desembarca no residencial ‘Minha Casa, Minha Vida’, no Jardim Esperança, em Cabo Frio. No evento, a criançada poderá se divertir com o ‘Jogo do Saneamento’, pula-pula, apresentação do teatro ‘Prolaguito em Defesa das Águas Claras’, e muito mais. Os moradores ainda poderão fazer a troca de óleo de cozinha usado por detergente, aferição de pressão, consultoria jurídica e esportiva. A ação acontece em parceria com a UVA.

Para completar as iniciativas do mês, no dia 28, a concessionária fará a inauguração da sede da Colônia de Pesca de Iguaba Grande (Z-29). O terreno foi cedido pela prefeitura do município e a construção foi realizada pela concessionária. O espaço de 110m² contará com recepção, almoxarifado, três banheiros, sala da presidência e um salão para reuniões.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Contato Saiba mais
Contato

A Prolagos oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.