Notícias

Ver notícia

Evento promoveu debate sobre a gestão compartilhada da água e apresentou projetos e planos de ação em andamento 

A Prolagos participou da sexta edição do Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro (XI ECOB RJ), que aconteceu no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O evento promovido pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro (FFCBH) reuniu os nove comitês fluminenses para debater a gestão compartilhada da água, divulgar programas e planos de ação em andamento e trocar experiências sobre recursos hídricos.   

Com o tema “Integração pelas Águas: governança, planos e territórios”, o encontro teve na programação palestras, apresentações científicas e mesas de debates, com a participação de representantes dos comitês de bacias; órgãos governamentais; agências reguladoras; universidades; e de concessionárias de serviço público.  

O diretor-presidente da Prolagos, Pedro Augusto Freitas, integrou a mesa “Saneamento – Planos de Governança no Território”, e falou sobre o impacto dos investimentos feitos pela concessionária na implantação da rede de esgoto nos municípios do entorno da Lagoa de Araruama, para a recuperação do meio ambiente lagunar.  

Ele pontua que a experiência bem-sucedida na Região dos Lagos serve de referência para novas concessões, como a Águas do Rio, que possuem desafios semelhantes.  

“Na introdução, foi dado o exemplo do complexo lagunar de Jacarepaguá e da Barra de Tijuca, fazendo a referência também para a nossa Baía de Guanabara. Eu trago aqui um caso de sucesso de como a interação dos vários agentes e das entidades relacionadas ao saneamento básico de uma região pode mudar a realidade dela e permitir que a gente avance tanto na recuperação de um corpo hídrico importante, como é a Lagoa de Araruama”, comentou o diretor no início da apresentação. 

Os colaboradores da Prolagos Levy Estevam, da Comunicação, e Daniel Henriques, da Responsabilidade Social; também marcaram presença no Encontro representando o Grupo de Trabalho (GT) Juventude do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João, em rodas de conversa do tema, que trataram da participação dos jovens nos debates sobre a gestão dos recursos hídricos. 

Componente da mesa “Articulação entre Gestão Hídrica e Gestão Costeira – Monitoramento”, o presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João, Eduardo Pimenta, abordou também a recuperação da Lagoa de Araruama, como exemplo de sucesso na gestão regional do saneamento.  

O biólogo, que também coordena o projeto Imersão, parceria da Prolagos com a Universidade Veiga de Almeida, falou sobre o projeto de monitoramento da qualidade da Lagoa, atestada pelo aumento do volume de pescado e o desenvolvimento das atividades turísticas no seu entorno. 

“Essa recuperação da Lagoa ocorreu através da eficiência do sistema de coleta e tratamento dos efluentes, o que reativou todo o setor turístico, dos municípios do entorno da Lagoa, a Bandeira Azul nas praias lagunares, o que é uma coisa inédita; os esportes náuticos e a produção pesqueira”, enumerou.  

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Prolagos é responsável pelos serviços de saneamento básico em cinco municípios da Região dos Lagos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Prolagos trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na Região dos Lagos.