Notícias

Ver notícia

Projeto oferece capacitação a jovens de comunidades pesqueiras e quilombolas

 

Na noite desta quinta-feira (18), 11 estudantes de comunidades pesqueiras e quilombolas das cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia participaram do encerramento da segunda edição do Pioneiros, programa de responsabilidade socioambiental da Prolagos, que tem foco em capacitar jovens para o mercado de trabalho e promover transformação social nas comunidades locais. O evento premiou os melhores projetos desenvolvidos pelos adolescentes, que contribuam com o saneamento do bairro ou cidade em que vivem.

Com a proposta de criar um aplicativo colaborativo para informações sobre irregularidades, como ligações clandestinas e vazamentos, os jovens Luan dos Anjos, de São Pedro, e Matheus Silva, de Iguaba, ficaram com a primeira colocação. “O projeto Pioneiros foi uma experiência muito boa, onde tivemos a oportunidade de conhecer várias áreas novas. Nossa ideia foi apresentar algo novo para a empresa e para o público de todas as cidades da área de concessão” – explicou Luan.

Cada proposta foi acompanhada por um setor da Prolagos, onde os próprios colaboradores trabalharam como tutores para os alunos, auxiliando a desenvolver as ideias. A dupla vencedora escolheu o setor de Tecnologia da Informação. “Desde o momento em que fomos escolhidos como tutores, ficamos muito felizes e motivados. A Prolagos investe muito na parte de tecnologia, que engloba todas as áreas da companhia. Nossa função foi demonstrar o papel da tecnologia da informação em uma empresa de saneamento e como ela faz a integração entre todas as equipes” – pontuou Michel Max, analista de TI.

Durante dois meses, foram realizadas palestras com o corpo técnico da empresa sobre temas como tecnologia de informação, processos de tratamento de água e esgoto, liderança e protagonismo, planejamento e comunicação empresarial, entre outros, além de visitas às unidades operacionais. “Esse é um projeto criado pela Prolagos e que hoje acontece em diversas unidades do grupo Aegea, gerando oportunidade para os jovens se prepararem para a vida profissional, conhecendo novas profissões, a realidade do mundo corporativo e uma nova perspectiva de futuro” – comenta Simony Dias – coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos.

Os autores das três melhores propostas foram premiados. Os vencedores garantiram uma vaga como Jovem Aprendiz na concessionária e se credenciarão para a etapa nacional, disputando com representantes de outras unidades do grupo Aegea. “É com muita felicidade que a gente recebe esses jovens dentro da empresa e tem a possibilidade de capacitar e desenvolver matérias que não são recorrentes dentro da escola. Dentro da Prolagos eles aprendem sobre disciplina, saneamento, e principalmente, permitimos que eles possam sonhar em mudar a realidade desse país, e acreditar no potencial deles em poder mudar o mundo” – ressalta José Carlos Almeida, diretor-executivo da concessionária.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Prolagos trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na Região dos Lagos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Prolagos é responsável pelos serviços de saneamento básico em cinco municípios da Região dos Lagos.