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Trabalho remoto, distribuição de máscaras e vacinação dos colaboradores contra a influenza estão entre as ações

 

A pandemia da Covid-19, causada pelo novo coronavírus mudou a rotina de todos. Do empresário ao ambulante, as pessoas estão se adaptando a uma nova realidade, que ninguém pode dizer ainda quando vai terminar. O dia a dia dos profissionais da Prolagos também está diferente, especialmente os que desenvolvem atividades externas: além dos equipamentos habituais de trabalho, agora eles carregam álcool em gel e máscaras, seguindo a mais recente orientação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Entre as primeiras ações na empresa, foi a criação de um comitê interno de enfrentamento ao Covid-19, que se reúne diariamente para atualizar as orientações das autoridades de saúde, acompanhar os colaboradores do grupo de risco e aqueles com sintomas de gripe comum e adotar as medidas cabíveis. Uma delas foi a aquisição de mais de 400 vacinas contra a influenza (H1N1) para imunizar todos os funcionários contra a gripe comum. “Esta campanha de vacinação é uma proteção às nossas equipes e, também, a toda sociedade. Os sintomas da influenza são muito parecidos com a da Covid-19, o que pode sobrecarregar o atendimento hospitalar. Além disso, nossas unidades estão equipadas com termômetro a laser para aferir a temperatura de todos que chegam para iniciar a jornada de trabalho”, comentou Gabriela Negreiros, coordenadora de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Prolagos.

Desde a primeira quinzena de março, a concessionária está adotando medidas preventivas para conter a proliferação do Covid-19, proteger usuários e colaboradores e garantir a continuidade do saneamento básico nos municípios de Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. Seguindo as orientações das autoridades sanitárias, funcionários que podem realizar atividades remotamente estão trabalhando de casa, com suporte de recursos e softwares, assim como os que pertencem ao grupo de risco. Além disso, todos os programas sociais, por exigirem o contato presencial, foram adiados e as viagens suspensas. “Diante das recomendações das autoridades sanitárias, adotamos as medidas necessárias para assegurar a operação dos sistemas de água e esgoto nos cinco municípios e também a segurança dos colaboradores e clientes”, disse o diretor-presidente da Prolagos, Sérgio Braga.

O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) foi reforçado, assim como os canais digitais. Com as lojas comerciais temporariamente fechadas, respeitando determinação dos poderes Municipal e Estadual, os usuários podem resolver suas demandas de casa acessando Serviços Online no site www.prolagos.com.br e o Águas APP, disponível para Android e iOS, que permite emitir a segunda via da conta, verificar o histórico de consumo, efetuar pagamento por cartão de crédito, entre outras facilidades. Além do SAC através dos números 0800 7020 195 (área de concessão) ou (22) 2621-5095 (demais localidades) e o WhatsApp (22) 997228242. Todas essas medidas têm o objetivo de facilitar a vida dos clientes que estão em casa.

Os serviços de captação e tratamento de água, coleta e tratamento de esgoto e manutenção de redes estão mantidos e sendo realizados com os cuidados necessários. Assim como as iniciativas de melhorias operacionais, como a implantação do novo sistema de desinfecção no tratamento de água e instalação de novas estações de bombeamento (booster) para aumentar a pressão nas redes, fazendo com que a água chegue nos pontos mais distantes e elevados.

As equipes de campo são constantemente abastecidas com materiais (sabonete líquido e álcool 70%líquido e em gel) para higienização e também limpeza do interior dos veículos da empresa e de objetos pessoais, como EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e celulares. Para contribuir com a redução da ausência do álcool em gel nas prateleiras dos mercados e farmácias, a concessionária iniciou produção própria no Laboratório de Controle de Qualidade, localizado na Estação de Tratamento de Esgoto de São Pedro da Aldeia. Embora reduzida, a quantidade é suficiente para abastecer as equipes.

Nas estações de tratamento, laboratório, centros de controle, lojas de atendimento e sede da concessionária, os cuidados com a limpeza estão redobrados e foi iniciado um cronograma de desinfecção para minimizar os riscos de contaminação ao coronavírus. O reforço na higienização dos espaços será realizado a cada três dias pelos próximos três meses. A medida, que auxilia no combate a disseminação do vírus, se soma às outras ações, que também incluem a disponibilização de carros da empresa e adoção da prática de carona solidária para todos os colaboradores que utilizam o transporte público para chegar ao trabalho.

A Prolagos permanece presente e comprometida com as medidas definidas órgãos de saúde e, principalmente, com o bem-estar dos seus colaboradores e da população.

 

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