Notícias
Evento promovido pela Prolagos e pelo Instituto Aegea reunirá atendimentos de saúde, cidadania e lazer com a participação de cerca de 80 voluntários
Uma manhã dedicada à saúde, cidadania, bem-estar e lazer vai movimentar São Pedro da Aldeia no dia 7 de novembro. A Prolagos, em parceria com o Instituto Aegea, realiza a 4ª edição do Prospera – Um movimento pelo cuidado com a vida, iniciativa social que reúne voluntários e parceiros para oferecer serviços gratuitos à população. O evento será realizado das 9h às 13h, no CIEP 272 – Gabriel Joaquim dos Santos, na Estrada dos Passageiros, no bairro São João, e deve mobilizar cerca de 80 voluntários da concessionária, além de instituições parceiras e representantes do poder público.
A programação reúne, em um único espaço, serviços voltados à qualidade de vida e ao acesso à cidadania. Na área da saúde, serão oferecidos atendimento odontológico, consultas clínicas, mini check-up, serviços de enfermagem e fisioterapia, aferição de pressão arterial e glicose, vacinação humana e de cães, além de massagens e outros cuidados com o bem-estar. Também haverá atendimento da ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde.
Para quem busca oportunidades no mercado de trabalho, o público poderá participar de uma oficina de elaboração de currículos e receber orientações sobre trabalho e renda. A programação também contará com informações sobre o Cadastro Único (CadÚnico), ampliando o acesso da população a orientações sobre programas e benefícios sociais.
As famílias terão ainda atividades de recreação infantil, apresentações culturais de dança e balé, palestras educativas, orientações sobre primeiros socorros e ações de conscientização. Entre as atividades previstas estão a participação da Patrulha Maria da Penha, com orientações à população, a distribuição de mudas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a presença do Prolaguito, mascote da Prolagos.
A concessionária também disponibilizará atendimento comercial e o laboratório móvel, que permitirá aos visitantes conhecer um pouco mais sobre o trabalho realizado no controle da qualidade da água. A programação contará ainda com a participação de parceiros locais e atividades voltadas à valorização da comunidade.
Para organizar o fluxo de atendimento, os serviços que necessitarem de controle de vagas terão distribuição de senhas conforme a capacidade de cada atividade. O atendimento odontológico, por exemplo, contará com 36 vagas. A participação no evento é gratuita e não exige inscrição prévia.
“O Prospera é uma ação construída por muitas mãos, com a participação dos nossos voluntários, do poder público e de instituições parceiras. É uma oportunidade de aproximar serviços importantes da população, promover acolhimento e contribuir para a qualidade de vida das famílias. Para a Prolagos, essa mobilização também representa o compromisso de estar presente nas comunidades e contribuir para o desenvolvimento dos territórios onde atua”, destaca Aline Araújo, coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos.
A edição deste ano conta com o apoio da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio das secretarias municipais e de diferentes instituições que contribuirão com atendimentos e atividades durante a programação.
Mobilização nacional – Realizado pelo Instituto Aegea em parceria com as concessionárias do Grupo Aegea, o Prospera integra o Programa de Voluntariado da companhia e mobiliza colaboradores e parceiros locais para ampliar o acesso das comunidades a serviços de saúde, educação, cidadania e geração de renda. Neste ano, a 4ª edição será realizada simultaneamente em 12 municípios brasileiros, incluindo São Pedro da Aldeia, única cidade do estado do Rio de Janeiro contemplada nesta edição.
Na área de atuação da Prolagos, a edição de 2025 aconteceu no bairro Jardim Esperança, em Cabo Frio, e recebeu 1.394 pessoas, com 1.177 atendimentos realizados. Os resultados demonstram o alcance da iniciativa e a importância da articulação entre empresas, instituições e poder público para aproximar serviços e oportunidades da população.
Criado em 2013, o Instituto Aegea é responsável pela gestão do Investimento Social Privado do Grupo Aegea e desenvolve iniciativas voltadas ao desenvolvimento humano e territorial, com atuação nas áreas de educação, saúde e geração de renda.
Serviço –
Prospera – Um movimento pelo cuidado com a vida
Data: 7 de novembro de 2026 (sábado)
Horário: das 9h às 13h
Local: CIEP 272 – bairro São João, São Pedro da Aldeia
Participação: gratuita
