Notícias

Ver notícia

Investimentos aprovados pela Agenersa, nesta terça-feira (11), incluem principalmente ampliação e modernização de Estações de Tratamento de Esgoto da Prolagos 

A Prolagos irá iniciar no segundo semestre deste ano uma série de obras de saneamento com o objetivo de promover melhorias nos sistemas de abastecimento de água e de tratamento de esgoto. Até o fim de 2025, será realizada a modernização de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) que atendem à região. Assim, todas as unidades de tratamento da concessionária irão operar em nível terciário. 

Um dos principais investimentos aprovados é a ampliação da ETE localizada na Praia do Siqueira, em Cabo Frio, que terá a capacidade média de tratamento aumentada em cerca de 50%. A primeira etapa da obra já está em andamento e, com a aprovação dos investimentos pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa), a segunda etapa, que conta com a implantação de novos decantadores e tanques biológicos, vai começar imediatamente após a conclusão da primeira fase. A outra unidade do município, que opera no bairro Jardim Esperança, também será ampliada e modernizada, com aumento de 100% da capacidade média de tratamento. 

Em Arraial do Cabo, as Estações de Tratamento de Esgoto da Rua Rebeche, na Praia Grande, e de Monte Alto serão desativadas. Com isso uma nova unidade será implantada em uma área distante dos centros urbanos. A nova ETE de Arraial do Cabo irá tratar em média 180 litros de esgoto por segundo, capacidade 125% maior do que a média da estação da Praia Grande, e absorverá a demanda da ETE Monte Alto. Além disso, o município cabista também receberá melhorias no sistema de coleta de esgoto. 

Em complemento aos investimentos feitos nas unidades de tratamento, serão implantados novos trechos do cinturão coletor de esgoto no entorno da Lagoa de Araruama, finalizando os 26 km iniciados em 2022, com obras no Recanto das Dunas, Vila do Sol, Porto do Carro e Perynas, em Cabo Frio, Vinhateiro, Baixo Grande, Nova São Pedro, Mossoró, Recanto do Sol, Balneário São Pedro, em São Pedro da Aldeia. 

Já Iguaba Grande, cidade em que se iniciou a finalização do cinturão coletor de esgoto com um trecho na Praia de Ubás, irá receber até 2025 a etapa mais complexa da blindagem da Lagoa de Araruama: a rede de captação em tempo seco no Rio Salgado. Essa será uma importante obra que irá contribuir ainda mais com a melhoria da qualidade da laguna. No início deste ano, o município recebeu ainda a implantação de 10km de rede de água em Igarapiapunha, uma antiga demanda da população. 

O pacote de investimentos prevê ainda a implantação de 41 km de rede de abastecimento para as localidades de Parque Arruda, em São Pedro da Aldeia, e São Jacinto, em Cabo Frio, beneficiando cerca de 2.800 pessoas. Também será concluída a extensão da rede de água para os distritos de Arraial do Cabo, até Pernambuca, incluindo os bairros Caiçara e Sabiá, cuja obra já foi iniciada. Ao todo, serão implantados 20 km de adutora de água; 56 km de rede distribuição de água, beneficiando cerca de oito mil pessoas. 

As obras também irão chegar em Armação dos Búzios, com investimentos no sistema de esgotamento sanitário, além de obras de melhoria no abastecimento de água em áreas definidas como prioritárias pela prefeitura municipal e que são impactadas em momentos de alta temporada pela superpopulação na cidade, como Alto da Rasa e Vila Verde. 

O pacote de investimentos foi aprovado nesta terça-feira (11), durante uma sessão extraordinária da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa). 

“A aprovação desses investimentos representa um novo marco no saneamento da Região dos Lagos. São investimentos importantes já demandados pela população e que agora são realidade. No fim desta série de obras, teremos um dos sistemas mais modernos de tratamento de esgoto do Rio, sendo exemplo para todo o estado de como o saneamento básico muda a realidade das pessoas e do meio ambiente”, afirma o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Augusto Freitas. 

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Prolagos e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Contato Saiba mais
Contato

A Prolagos oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.