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Encontro faz parte do Plano Verão 2022/2023 da concessionária, para aprimorar a distribuição de água durante a alta temporada

 

Com o objetivo de aproximar a Prolagos e a corporação do 25º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo policiamento nas mesmas cidades da área de concessão da empresa (Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia) e debater os impactos da segurança pública no abastecimento de água durante a alta temporada, a diretoria da concessionária se reuniu com o comandante do 25º BPM, o Tenente-Coronel Leonardo Ribeiro de Oliveira. O encontro, que aconteceu na sede da companhia, faz parte das ações para o Plano Verão 2022/2023 da Prolagos.

Entre os temas abordados na reunião, estão os furtos de cabos, fios e painéis eletrônicos, sofridos nas Estações de Bombeamento de água e esgoto dos bairros Cajueiro, Porto do Carro e Jacaré, em Cabo Frio; e Vinhateiro, em São Pedro. A ação criminosa, paralisa o sistema de distribuição de água, reduzindo a pressão na rede e impedindo que a água chegue nos imóveis localizados nos pontos mais distantes e elevados dos bairros. Já no sistema de esgoto, impede que o material captado seja levado até a Estação de Tratamento. No último mês, mais dez ocorrências já foram registradas e o prejuízo gira em torno de R$100 mil. “Os furtos não impactam somente a concessionária. Os moradores são os principais afetados, já que o abastecimento fica deficiente nos locais onde isso ocorre. Nossa preocupação é impedir que essa atuação ocorra no verão, quando as temperaturas aumentam, a região fica repleta de turistas e cresce a demanda por água”, explica o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas.

Segundo o comandante Oliveira, a integração do trabalho da PM com a concessionária é uma importante ferramenta para facilitar a identificação dos problemas relacionados à segurança pública e chegar às melhores soluções para zelar pelo abastecimento para a população. “Por meio do nosso serviço e inteligência, iremos mapear as áreas e horários de maior vulnerabilidade, para identificar a autoria desses crimes e intensificar o patrulhamento ostensivo para evitar que novos furtos aconteçam”, pontua o comandante.

As estações, que contam com câmeras de vigilância e alarme, são monitoradas 24h por meio do Centro de Controle Operacional da empresa, que fica na sede da empresa, em São Pedro da Aldeia. Com um dos modelos mais avançados no setor do saneamento disponível no Brasil, em dez grandes telas, é possível acompanhar milhares de informações em tempo real, acompanhando os sistemas de captação, tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto.

A elaboração de reuniões estratégicas é uma entre as diversas ações realizadas pela Prolagos para melhorar ainda mais o abastecimento durante a alta temporada. Para aumentar a capacidade de produção e tratamento de água, a concessionária iniciou a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no distrito de São Vicente de Paulo, em Araruama. Com a obra, a capacidade de produção passará dos atuais 1500 litros por segundo, para 1800 l/s. Por dia, serão produzidos mais 25 milhões de litros de água, o que equivale a mais de 10 piscinas olímpicas. A principal subestação de energia elétrica da unidade, responsável por manter a ETA em funcionamento, também recebeu a troca de três transformadores e a implantação de um quarto equipamento. A substituição dos equipamentos por aparelhos mais potentes, permite que maquinários elétricos e eletrônicos funcionem com maior estabilidade, garantindo pleno funcionamento da unidade e aprimorando ainda mais o abastecimento. A Estação de Distribuição de Água localizada no Vinhateiro, também recebeu novas tubulações. O local abastece oito localidades nas cidades de Cabo Frio e Arraial do Cabo.  Em Cabo Frio, no distrito de Tamoios e em Búzios, a concessionária implantou ainda, novas Estações de Bombeamento de Água (boosters) que irão permitir o melhor funcionamento do sistema e auxiliar a bombear maior quantidade de água para os pontos mais distantes e elevados das localidades.

A população também pode adotar alguns cuidados para receber a estação mais quente do ano, como: manter as cisternas e caixas d’água cheias; e o registro do hidrômetro sempre aberto, principalmente, antes da chegada dos turistas, que geralmente acontece no período entre o Natal e o Réveillon. Também é necessário limpar os reservatórios, verificar as boias e instalações hidráulicas. “A alta temporada é um desafio para a nossa operação pois o número de habitantes nas cidades da nossa área de concessão chega a triplicar durante esse período. Por esse motivo, assim que termina o verão, começamos a nos preparar para o próximo, investindo em melhorias e ampliações no nosso sistema. Mas os usuários também podem contribuir com o abastecimento. Esses são cuidados simples, mas que irão ajudar minimizar os impactos da estação mais quente do ano”, ressalta o diretor executivo da concessionária, José Carlos Almeida.

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