Notícias

Ver notícia

Prolagos preparou série de atividades nas cidades da área de concessão

 

A Semana da Água começou e com ela, uma extensa programação para celebrar a data, comemorada nesta quarta-feira (22), com atividades que vão desde ações de conscientização de banhistas nas praias da região até visitas à Estação Fonte do Saber, ambiente interativo da Prolagos na Universidade Veiga de Almeida. Com o objetivo de promover ações de educação socioambiental, a programação já iniciou no sábado (18) e se estende até sexta-feira (24), nos municípios de Cabo Frio, Armação dos Búzios e Iguaba Grande.

O ponta pé inicial para as atividades aconteceu no sábado (18), na Praia do Foguete, em Cabo Frio, com a participação do Laboratório Móvel da concessionária e do Projeto Imersão (parceria entre a Prolagos e a Universidade Veiga de Almeida), em um evento de conscientização realizado pelo Bandeira Azul. A praia é candidata do programa, que promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e salgadas, estimulando as autoridades locais e os gestores a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Durante a programação, a equipe do laboratório explicou aos banhistas como funcionam as coletas e análises que avaliam a qualidade da água das praias e lagoas da área de concessão da Prolagos. Já o projeto Imersão, falou sobre a importância do descarte correto dos resíduos e o impacto que eles podem causar ao meio ambiente.

A Praia de Ubás, em Iguaba Grande, banhada pela Lagoa de Araruama, também é candidata ao Bandeira Azul no período de 2023 / 2024, e recebe o mesmo evento na sexta (24). A ação contará ainda com a participação de cerca de cem alunos do Ciep 457. “Para que estas praias se candidatem ao programa, é necessário que empresários, moradores e banhistas tenham em mente o quanto é imprescindível que todos tenham uma relação de respeito com a natureza, preservando os nossos recursos e cuidando do meio ambiente”, pontua Paloma Arias, coordenadora do Bandeira Azul.

No dia 21 (terça), será retomado o calendário do Saúde Nota 10’, programa de educação socioambiental da Prolagos, que leva para as salas de aula conteúdos que reforçam a importância do acesso à água e esgoto tratados e o papel do cidadão na preservação dos recursos naturais. A primeira unidade escolar a receber o projeto é a E.M. Quilombola Eva Maria da Conceição Oliveira, de Armação dos Búzios, onde cerca de 640 crianças participarão da ação.

Com o objetivo de trazer para o debate as bacias hidrográficas da Região dos Lagos e a importância da preservação da água, cerca de 60 crianças e jovens da E. M. Beatriz Amaral, de Saquarema, Escola Paraíso Infantil, de São Pedro da Aldeia, e crianças da Praia do Siqueira, em Cabo Frio, irão participar na terça (21) e quarta (22) de visitas à Estação Fonte do Saber. Durante o encontro, serão trabalhadas as riquezas das lagunas, lagoas, rios, represas e praias que compõem a paisagem da região. Para isso, o evento contará com atividades lúdicas e interativas com estudantes no museu de ciências com a colaboração dos projetos Imersão, Albatroz e Bandeira Azul, que atuam na proteção do meio ambiente através de pesquisas, ações ambientais e educação ambiental. “A água é um bem precioso e é fundamental que desde a infância as pessoas já tenham acesso à educação socioambiental, por isso não poupamos esforços em realizar ações e parcerias para disseminar a importância de cuidar do meio ambiente como um todo”, ressalta a coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos, Simony Dias.

Mais saneamento

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, a Prolagos também retoma a ampliação da rede de abastecimento para os distritos de Arraial do Cabo. Nesta etapa serão implantados cerca de três quilômetros de adutora, tubulação de grande porte que fará o transporte de água até Novo Arraial e em seguida, mais dezessete quilômetros de rede de distribuição, fazendo a ligação da rede principal com os imóveis. A previsão é que até o fim do ano os moradores da localidade já tenham água nas residências.

Na etapa anterior, a Prolagos realizou a implantação de 800 metros de adutora em Figueira e a duplicação de 2.250 metros da adutora, localizada no bairro Vila do Sol, em Cabo Frio, ampliando também a oferta de água para o distrito sede, aumentando a capacidade de distribuição em 36%, que salta de 125 litros por segundo para 170 l/s. A obra de alta complexidade terá duração de três anos e será executada por fases. Além da expansão da rede de água, a concessionária também prevê melhorias no sistema de esgotamento sanitário de Arraial do Cabo.

Outra importante obra é a implantação de rede coletora de esgoto na Praia do Siqueira, em Cabo Frio. Nesta etapa serão construídos um poço de visita, uma estação elevatória e aproximadamente 300 metros de rede de recalque. Nas ruas do bairro já foram implantados cerca de três quilômetros de rede separativa de esgoto. O novo sistema vai captar exclusivamente o esgotamento sanitário dos imóveis e enviar o material para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), reforçando a proteção ao meio ambiente e beneficiando mais de 1.400 moradores. A previsão é que o trabalho seja finalizado em junho. Para não descaracterizar a orla, a elevatória será subterrânea. Como o terreno do local é muito úmido por causa da proximidade da laguna, será utilizado um equipamento de rebaixamento de lençol freático, que tem como finalidade induzir a retirada de água do solo, facilitando a escavação e assentamento da tubulação.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Prolagos trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento na Região dos Lagos.