Notícias

Ver notícia
Prolagos investe na aquisição de novos equipamentos para as estações e ampliação da rede coletora

Cinturão da Praia dos Anjos

 Modernização da estação de tratamento, revitalização das elevatórias, recuperação e ampliação da rede coletora de esgoto. Estes são alguns investimentos realizados pela Prolagos em Arraial do Cabo, onde a concessionária assumiu os serviços de esgotamento sanitário há três anos. Durante este período, a empresa vem investindo na melhoria progressiva no sistema de esgoto, que estava completamente sucateado.

Para captar o esgoto que sai dos imóveis, as redes estão sendo recuperadas e, em alguns pontos, interligadas ao sistema. Na Praia dos Anjos, a concessionária está implantando 2,3 quilômetros de rede coletora, 72 poços de visita e 22 novos pontos de captação em tempo seco para coletar o esgoto que vem de diversas partes da cidade, por meio da rede de drenagem pluvial. As intervenções acontecem na Avenida da Liberdade, onde o canal de drenagem que deságua na praia está sendo blindado com um cinturão, e nas ruas Américo Vespúcio e Antônio Sousa Teixeira.

As estações elevatórias, responsáveis pelo bombeamento de esgoto até a chegada à estação de tratamento, foram completamente reformuladas. Além da manutenção da parte estrutural e modernização visual, com aplicação da nova identidade da concessionária, as elevatórias receberam melhorias operacionais. Foram instaladas novas bombas reservas em todas as unidades, que também receberam novos barriletes, conjunto hidráulico formado por tubulações, conexões e registros responsáveis pelo fluxo do esgoto. Além de aumentarem a eficiência, esses investimentos garantem maior segurança na operação.

As estações elevatórias, que bombeiam o esgoto até o tratamento, passaram por reformas

A Estação de Tratamento de Esgoto está passando por processo de revitalização e a estrutura física já recebeu a nova identidade visual. Na parte operacional foi trocada a ponte raspadora do decantador, fase em que há a separação do efluente tratado da parte sólida. O equipamento é responsável por arrastar as partículas sedimentadas no fundo do decantador direcionando-as para o duto de descarga central, onde este lodo é removido através de bombeamento. Parte da massa orgânica retorna aos reatores biológicos para manter o controle e o equilíbrio do processo de tratamento e o restante é desidratado e encaminhado ao aterro sanitário.

Decantador da estação de tratamento recebeu nova ponte rotatória

Em complemento ao atual sistema, a Prolagos fez estudo para a ampliação da rede separadora de esgoto em Arraial do Cabo. “Desde que assumimos os serviços de esgotamento sanitário em Arraial do Cabo não medimos esforços para recuperar e melhorar todo o sistema. Em breve entregaremos a obra do cinturão da Praia dos Anjos, que é uma reivindicação dos moradores há mais de 20 anos e que já está se tornando realidade”, finaliza o presidente da Prolagos, Sérgio Braga.

 

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.