Postado por [email protected] em 25/jul/2025 - Sem Comentários
A concessionária informa que uma interrupção no fornecimento de energia elétrica na unidade de bombeamento de água de Tamoios, nesta sexta-feira (25), impacta temporariamente o abastecimento no segundo distrito de Cabo Frio. A previsão para o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica pela companhia responsável pelo serviço é de até as 19h, quando a operação no sistema de bombeamento será retomada. Após isto, o abastecimento irá retornar gradativamente na região.
A recomendação é que os clientes priorizem o uso da água para atividades essenciais. Casos emergenciais podem ser informados pelos canais de atendimento através de ligação ou WhatsApp pelo 0800 7020 195.
Postado por [email protected] em 25/jul/2025 - Sem Comentários
Eles aprenderam sobre saneamento em iniciativa de educação ambiental e profissional promovida pela Prolagos
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Iguaba Grande recebeu, nesta quinta-feira (24), a visita de 20 jovens aprendizes do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que atuam em empresas da região. A ação faz parte do projeto Portas Abertas, promovido pela Prolagos, com o objetivo de aproximar estudantes, instituições e a comunidade das operações da concessionária. Durante a atividade, os participantes conheceram de perto o funcionamento da unidade, os processos de tratamento de esgoto e os reflexos positivos do saneamento para a saúde e o meio ambiente.
“Estimular a formação de jovens talentos é uma forma de contribuir com a construção de legados positivos e duradouros. Investir nesse desenvolvimento é parte do nosso compromisso com a responsabilidade social e o futuro das nossas comunidades”, afirmou Aline Araújo, coordenadora do setor de Responsabilidade Social da Prolagos.
Durante a visita, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer os equipamentos da unidade, conversar com técnicos da área operacional e tirar dúvidas sobre carreira, mercado de trabalho e sustentabilidade.
“Foi uma visita muito enriquecedora pra gente, como Jovem Aprendiz e também como cidadão. Também incluiu muito a conscientização da gente sobre a questão de tratamento de esgoto, sobre distribuição de água por São Pedro da Aldeia e pelas outras cidades. Então, foi uma ótima visita e com certeza contribuiu muito para a nossa vida, principalmente na área de trabalho”, destacou Safira, Jovem Aprendiz do CIEE.
A Prolagos mantém um programa estruturado de Jovens Aprendizes que atualmente conta com 16 participantes atuando em diversas áreas da concessionária. Além disso, a empresa é responsável por outros projetos voltados ao desenvolvimento profissional e educacional da juventude, como o Pioneiros, que oferece um ciclo de capacitação sobre saneamento, cidadania e carreira, e que, ao final, seleciona um dos participantes para integrar o time de aprendizes da empresa. A Manuela Costa, que participou do Pioneiros e conseguiu a vaga para Jovem Aprendiz no setor Jurídico da Prolagos, foi um dos integrantes do programa na empresa que participaram da visita.
“Já tive a oportunidade de ter contato com a ETE de São Pedro e também estou visitando hoje a ETE de Iguaba. Está sendo uma experiência incrível. É cada experiência única, conhecer cada processo, cada detalhe… Está sendo muito incrível”, contou Manuela.
O projeto Portas Abertas já recebeu representantes de escolas, universidades, instituições públicas e organizações sociais da região. A proposta é promover a transparência, o conhecimento técnico e a valorização das atividades do saneamento básico.
Além da ETE de Iguaba Grande, os jovens também puderam visitar a sede da Prolagos, em São Pedro da Aldeia, onde conheceram outros setores da concessionária. Entre eles, o Centro de Controle Operacional (CCO), que é responsável por monitorar e controlar remotamente os sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto da concessionária, durante 24 horas por dia. Eles ainda encontraram com colaboradores efetivados, que foram jovens aprendizes e compartilharam suas histórias e experiências na empresa.
“Falar sobre o Programa de Aprendizagem é sempre muito emocionante. É impossível não voltar no tempo — há 11 anos — e reviver o início da minha trajetória profissional, e, mais do que isso, o meu maior degrau de desenvolvimento pessoal até aqui. Ali, eu deixei a bolha em que vivia e fui apresentada a um mundo imenso, cheio de possibilidades. Descobri que eu podia ser muito mais do que imaginava. Que bastava acreditar, me dedicar e seguir com propósito. E foi o que fiz. Hoje, ocupar essa posição e ter a oportunidade de compartilhar minha caminhada com outros jovens é mais do que um privilégio — é uma missão. Porque eu desejo, de coração, que eles também enxerguem esse mundo sem limites. Desejo que entendam que, com intencionalidade, esforço e coragem, é possível ir além do que se imagina, e chegar onde quiser”, destacou Caroline Antunes, que foi Jovem Aprendiz e atualmente atua no setor Jurídico da concessionária.
Postado por [email protected] em 23/jul/2025 - Sem Comentários
O abastecimento em Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia foi temporariamente reduzido, nesta quarta-feira (23), devido a um reparo emergencial no sistema da Estação de Tratamento de Água, em São Vicente de Paulo, no município de Araruama. Assim que foi identificada a situação, a concessionária prontamente atuou para reduzir os impactos na distribuição de água. O reparo já foi finalizado e o abastecimento está sendo retomado gradativamente.
A Prolagos recomenda que os clientes priorizem o uso da água apenas para atividades essenciais. Casos emergenciais podem ser informados pelos canais de atendimento através de ligação ou WhatsApp pelo 0800 7020 195.
Postado por [email protected] em 23/jul/2025 - Sem Comentários
Intervenções foram feitas, também, à noite com uso do Método Não Destrutivo, com instalações das redes subterrâneas sem grandes escavações e menos impactos
As obras de ampliação do cinturão coletor de esgoto no Canal do Mossoró, em São Pedro da Aldeia, seguem avançando. Na sexta-feira (18), a Prolagos concluiu uma nova etapa com a implantação de 80 metros de rede de bombeamento utilizando o Método Não Destrutivo (MND), uma tecnologia que permite a instalação de tubulações subterrâneas sem a necessidade de grandes escavações, reduzindo os impactos para o trânsito, o comércio local e a rotina dos moradores.
As frentes de trabalho atuaram parcialmente no período noturno para minimizar os riscos de transtornos. As intervenções foram concentradas, entre segunda e terça-feira (14 e 15), na RJ-140, entre as lojas Amigão e Zooloja, e entre quarta e sexta-feira (16 e 18), nas imediações do canal e da Faetec.
A ampliação do cinturão no Canal do Mossoró é considerada estratégica para a proteção da Lagoa de Araruama. O projeto prevê a instalação de 1,3 quilômetro de rede coletora, 12 captações em tempo seco e uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE), com o objetivo de interceptar o esgoto que anteriormente era lançado no canal, garantindo que esse material seja corretamente encaminhado ao sistema de tratamento.
“Com o uso do Método Não Destrutivo, conseguimos executar a obra com mais agilidade e segurança, especialmente em áreas com infraestrutura urbana já consolidada. Além de reduzir o impacto no dia a dia da população, ganhamos eficiência técnica e operacional”, explica Marcos Vinicius Araújo, gerente de Engenharia da Prolagos.
Com a conclusão desta etapa da obra, agora, serão implantados os poços de visita (PVs), que são os locais utilizados para vistoria e manutenção da rede. Além disso, será feita a instalação de parte da tubulação e montagem de conjuntos de equipamentos elétricos de bombeamento, painel de proteção e controle automatizado da operação da rede.
A previsão é que o novo sistema comece a operar em agosto. Todo o esgoto coletado por mais este trecho do cinturão será direcionado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Pedro da Aldeia, que recentemente passou por um processo de ampliação e modernização. O investimento no cinturão coletor faz parte dos R$ 450 milhões destinados pela Prolagos para o aprimoramento do sistema de esgotamento sanitário nos cinco municípios da área de concessão.
Intervenções visam ampliar a rede de esgotamento sanitário em São Pedro da Aldeia
Além do Canal do Mossoró, a cidade de São Pedro da Aldeia vem recebendo uma série de outras intervenções importantes da Prolagos para ampliar e modernizar o sistema de esgotamento sanitário. No bairro Camerum, por exemplo, estão em andamento obras de extensão da rede coletora e melhorias no sistema de bombeamento, com a ligação de cerca de 15 imóveis ao sistema da concessionária.
Estão sendo realizadas intervenções também na comunidade quilombola Botafogo. No local, serão construídos mais de sete quilômetros de rede coletora, com a expectativa de beneficiar mais de 500 famílias.
Outras obras foram entregues neste ano, como nos bairros São João, Fluminense e Morro dos Milagres, com a implantação de novas linhas de bombeamento de esgoto para o tratamento. Essas ações fazem parte das ações da concessionária para acompanhar o desenvolvimento urbano da cidade.
Postado por [email protected] em 22/jul/2025 - Sem Comentários
A concessionária informa que um reparo emergencial em uma adutora, que é uma tubulação de grande porte, causou, nesta terça-feira (22), uma interrupção temporária no abastecimento de água em Tamoios, em Cabo Frio. O serviço está impactado no lado da orla da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), no trecho dos bairros de Unamar, Aquárius e Santo Antônio. A previsão é que o reparo seja concluído até as 16h, com o abastecimento retornando gradativamente.
A recomendação é que os clientes priorizem o uso da água para atividades essenciais. Casos emergenciais podem ser informados pelos canais de atendimento através de ligação ou WhatsApp pelo 0800 7020 195.
Postado por [email protected] em 18/jul/2025 - Sem Comentários
Com início em março, a ação entrou na segunda fase nesta semana; cerca de 36 toneladas de algas foram recolhidas nos três primeiros dias de trabalho.
Pescadores de cinco comunidades retomaram, nesta semana, os trabalhos integrados para recolhimento de algas vivas na Lagoa de Araruama. A intervenção, denominada Mobilização Ambiental e Social do Pescador (MASP), tem como objetivo remover as algas ainda vivas no meio da lagoa, evitando o deslocamento e decomposição nas margens das praias, principalmente, do Camerum, Mossoró, Boqueirão e Baixo Grande, em São Pedro da Aldeia, e Praia do Siqueira, em Cabo Frio. Estes locais possuem baixa renovação da água por conta de seu formato e da hidrodinâmica da laguna, o que dificulta a troca natural com o mar e favorece o acúmulo de matéria orgânica.
“Desde a visualização do impacto sobre a Lagoa de Araruama, houve uma corrente de união para eliminar o problema na sua fonte e seus efeitos. Essas ações integradas foram soluções emergenciais discutidas no âmbito do Comitê de Bacia e aprovadas por eles. As ações estão sendo monitoradas, buscando atingir melhores resultados para a Lagoa e seus usuários”, disse a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Adriana Saad
Esta é a segunda fase da ação, que recolheu 108 toneladas de algas entre março e abril. Estão participando 262 pescadores locais. Destes, 240 estão realizando os trabalhos em barcos e 15 em três píeres na orla da laguna, além de seis coordenadores de campo e um coordenador geral. A segunda fase foi iniciada nesta terça-feira (15) e, só nos três primeiros dias, foram recolhidas cerca de 36 toneladas de algas vivas.
“Esta ação vai ajudar bastante e hoje ficou provado. A ideia é retirar aquelas algas vivas, que serão aquelas que irão morrer e depois podem acabar na beira da praia, formando a lama. Com isso, limpamos também a área em que o pescador trabalha. Vai surtir efeito. É importante que tenhamos outras ações coordenadas”, destacou o diretor da Associação de Pescadores Artesanais de Ganchos de Peixe da Laguna de Araruama (APAGPLA), Roni Ribeiro.
O cronograma foi definido em conformidade com os requisitos legais e ambientais, com obtenção da licença ambiental e realização de planos de trabalho. Para a realização dos trabalhos, cada pescador recebeu um kit, com camisa, boné e protetor solar, além de ajuda de custo com combustível. As ações foram idealizadas pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) e o Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ), com o apoio da Prolagos.
Postado por [email protected] em 11/jul/2025 - Sem Comentários
Ação social Prolagos no Seu Bairro vai oferecer serviços da concessionária e atividades sociais para a comunidade da região
Moradores do bairro Jardim Peró, em Cabo Frio, poderão resolver pendências com a concessionária de forma prática e perto de casa durante mais uma edição do Prolagos no Seu Bairro, que acontece neste sábado (12), na praça do bairro. A iniciativa encerra um ciclo de atendimento especial na região. Desde o fim de junho, equipes da empresa percorrem o Jardim Peró com atendimento porta a porta, levando informações e suporte diretamente às casas.
Cerca de 1,5 mil moradores foram orientados sobre serviços da Prolagos, com foco em atualização de cadastro, regularização de ligações e verificação de possíveis vazamentos e renegociação de débitos. Esta será a última oportunidade para os moradores que quiserem regularizar as contas terem acesso a condições especiais, exclusivas para a ação.
“A presença ativa da nossa equipe nas ruas permitiu identificar de forma mais rápida e personalizada as necessidades de cada cliente. No caso da renegociação, por exemplo, oferecemos as condições especiais de acordo com cada situação, avaliando caso a caso. Essa escuta próxima contribui para construirmos soluções mais eficientes e ampliar o acesso ao abastecimento regular e seguro”, finalizou o gerente Comercial da Prolagos, Saimon Moreira.
Durante a ação, a população terá, também, acesso a serviços como troca de titularidade, atualização cadastral, solicitação de religação e inscrição na Tarifa Social, que oferece 50% de desconto na conta de água para famílias de baixa renda.
Para ser atendido, basta levar identidade, CPF e uma fatura de água. No caso da Tarifa Social, é necessário apresentar também comprovante de renda, comprovante de inscrição no CadÚnico e comprovação de consumo médio de até 10m³ mensais. A adesão está disponível para famílias com renda de até três salários-mínimos e que participam de programas sociais do governo.
“Essas ações mostram como a integração entre diferentes setores pode gerar impactos positivos na vida da população. Ao reunir atendimento, cidadania e lazer em um único espaço, conseguimos promover não só o acesso aos serviços, mas também fortalecer o vínculo com a comunidade”, destacou Aline Araújo, coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos.
Além do atendimento da concessionária, o evento contará com ações em parceria com outras instituições, oferecendo serviços como isenção de taxas para emissão de documentos, aferição de pressão e glicose e exames de vista. As crianças também terão espaço garantido para brincadeiras, com recreação, pula-pula e pipoca.
Serviço:
Prolagos no seu Bairro – Jardim Peró (Cabo Frio)
Data: 12/07, sábado, das 9h às 12h
Local: Praça do Jardim Peró – Rua Rio de Janeiro (ao lado do Colégio Estadual Cordelino Teixeira Paulo)
Postado por [email protected] em 10/jul/2025 - Sem Comentários
Encontro reuniu representantes de municípios, da Prolagos, entidades que promovem a proteção ambiental e membros do comitê
Ampliação do sistema coletor de esgoto, modernização de estações de tratamento e diversas melhorias do sistema de bombeamento nas cidades do entorno da Lagoa de Araruama. Esta foi a pauta da reunião conjunta da Câmara Técnica de Saneamento Básico e Drenagem Urbana e do Subcomitê da Lagoa de Araruama, ambos do Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João, realizada nesta quarta-feira (9), na Universidade Veiga de Almeida, em Cabo Frio.
Durante o encontro, representantes da Prolagos apresentaram as melhorias no sistema de esgotamento sanitário que estão sendo realizadas e atualizaram o status de obras que foram anunciadas na primeira reunião do Subcomitê da Lagoa de Araruama em fevereiro.
“A reunião foi muito produtiva, atingiu todos os objetivos propostos. A Prolagos fez uma ótima apresentação. Foi muito importante, transparente e produtiva. Essa aproximação é o que faz as coisas andarem, os projetos vão para frente com transparência, com harmonia e produção, através das perguntas, dúvidas que estão tiradas, esclarecimentos…”, comentou a secretária Executiva do Comitê, Adriana Saad.
Entre as obras destacadas no encontro está a ampliação do cinturão coletor de esgoto ao redor da Lagoa de Araruama, com a construção de mais 26 quilômetros de rede, somando-se aos 38 já executados. As ações integram o pacote de R$ 450 milhões em investimentos feitos pela concessionária para obras, a maior parte voltada para melhorias no esgotamento sanitário.
Dez trechos do cinturão já foram concluídos: na Vila Industrial, em Arraial do Cabo; no Mercado do Peixe, Porto do Carro e Vila do Sol, em Cabo Frio; em Ubás, em Iguaba Grande; e nos bairros Vinhateiro, São João e Balneário, na Avenida Maracanã e no loteamento Olga Zacarias, em São Pedro da Aldeia. Outros sete trechos serão realizados, beneficiando os bairros Recanto das Dunas, Ogiva e a Estrada Perynas, em Cabo Frio; Rio Salgado, em Iguaba Grande; e Mossoró (em dois trechos que estão sendo finalizados) e Fluminense, em São Pedro da Aldeia.
Outro destaque foram as obras da Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). Além da ETE de São Pedro da Aldeia, que passou por obras de ampliação e modernização e já está operando com maior capacidade, também foram apresentadas as atualizações das obras na ETE da Praia do Siqueira, em Cabo Frio, que entrou em sua segunda fase no mês de junho. Estão previstas ainda ampliações na ETE do Jardim Esperança e a construção de uma nova unidade em Arraial do Cabo, com tratamento terciário (estágio mais avançado), em área afastada do centro urbano.
A concessionária realiza, ainda, outras intervenções para acompanhar o crescimento urbano dos municípios. Em São Pedro da Aldeia, por exemplo, foi implantado um quilômetro de rede de bombeamento no bairro Morro dos Milagres e 200 metros no bairro São João, aumentando a eficiência do sistema. Já no Camerum, foi iniciada uma obra que vai ligar 15 imóveis da Vila do Pescador à rede de esgoto da Prolagos, com 230 metros de rede coletora, 80 metros de rede de bombeamento e uma estação elevatória.
“Participar de encontros como este é fundamental para estreitar o diálogo com os diversos atores envolvidos na proteção meio ambiente na nossa região. É um espaço de construção conjunta, onde conseguimos apresentar com transparência o que temos feito, ouvir contribuições e alinhar expectativas com representantes da sociedade civil, do poder público e de órgãos ambientais. Reuniões como esta reforçam a importância do trabalho colaborativo para que os avanços no sistema de esgotamento sanitário sejam cada vez mais eficientes e sustentáveis”, comentou Roberta Moraes, executiva institucional da Prolagos.
Postado por [email protected] em 08/jul/2025 - Sem Comentários
Página reúne todos os requisitos e orientações para solicitações de viabilidade de abastecimento de água e esgotamento sanitário
A Prolagos lançou, nesta segunda-feira (07), uma nova funcionalidade em seu site para tornar ainda mais acessível a solicitação e o entendimento sobre os documentos de Declaração de Possibilidade de Abastecimento (DPA) e Declaração de Possibilidade de Esgotamento (DPE). A nova página concentra todas as informações necessárias para moradores, construtores, empreendedores e representantes técnicos que precisam iniciar um processo formal junto à concessionária. A disponibilização dessas informações em ambiente digital visa facilitar o acesso a documentos essenciais para a análise de viabilidade técnica de novos empreendimentos.
“A DPA e a DPE são declarações fundamentais para garantir que o fornecimento de água potável e a coleta de esgoto possam ser viabilizados de forma segura e conforme a capacidade do sistema existente. Com a nova estrutura da página, os solicitantes encontram orientações claras sobre a documentação exigida, condições de atendimento e etapas do processo, o que contribui para a padronização das demandas e para um fluxo mais eficiente de análise técnica por parte da concessionária. Depois desta análise, as declarações são enviadas para os empreendimentos e para os respectivos municípios”, explicou Ricardo Crescencio, gerente de Serviços da Prolagos.
A iniciativa vai simplificar o caminho de quem precisa regularizar construções, obter licenciamentos ou planejar obras nos municípios da área de concessão. De maneira clara e organizada, os usuários poderão conferir os requisitos técnicos, documentos obrigatórios e os canais para envio da solicitação, tudo em poucos cliques, direto no portal da empresa.
“Essa atualização do site faz parte de um processo contínuo de modernização dos nossos canais de atendimento. Percebemos que havia uma demanda por mais clareza e agilidade no acesso a informações técnicas, especialmente para os processos que envolvem abastecimento e esgotamento”, destacou Aline Póvoas, diretora-executiva da Prolagos.
A nova área está disponível no site oficial da Prolagos, acessando a seção “Serviços” e, em seguida, “Viabilidade de Empreendimentos”. Em caso de dúvidas, o atendimento técnico pode ser feito também por telefone ou Whatsapp 0800 7020 195 ou presencialmente nas lojas da concessionária.
Postado por [email protected] em 04/jul/2025 - Sem Comentários
A Prolagos fará, na próxima terça-feira (8), uma ação programada de limpeza no reservatório que atende o Condomínio dos Pássaros, em Cabo Frio. A ação acontecerá a partir das 8h, com previsão de término às 13h. Durante a ação, o abastecimento estará interrompido no condomínio. Assim que as atividades forem concluídas, o serviço será retomado de forma gradativa.
A recomendação é que os clientes priorizem o uso da água para atividades essenciais. Casos emergenciais podem ser informados pelos canais de atendimento através de ligação ou WhatsApp pelo 0800 7020 195.