Postado por paintbox em 25/maio/2020 -
A nova rede de esgotamento sanitário implantada no bairro Ponta do Ambrósio, em São Pedro da Aldeia, já está integrada ao sistema principal operado pela Prolagos e em funcionamento. A obra, que beneficia aproximadamente cinco mil pessoas, contribui diretamente na melhoria da qualidade ambiental da Lagoa de Araruama, por evitar que os imóveis lancem esgoto in natura ao ecossistema.

Foram instaladas aproximadamente 2.300 metros de rede coletora de esgoto, com diâmetros entre 150mm e 400mm, 49 poços de visita (PV), local de acesso à rede subterrânea para vistoria, e 16 caixas de coleta em tempo seco, nas ruas Antônio Araújo Mendonça, no Vinhateiro, Manoel Vitorino Carriço e Rua Antônio Luiz de Araújo, na Ponta do Ambrósio, onde foi construída uma nova estação elevatória, responsável por bombear todo material coletado na localidade. A nova rede foi interligada à elevatória já existente na Antiga Estrada São Pedro – Cabo Frio, de onde o esgoto seguirá até a estação de tratamento.

Estação elevatória da Ponta do Ambrósio
Para não impactar a rotina dos moradores e do comércio, a intervenção foi feita por trechos, com o fechamento das valas logo após o assentamento dos tubos. A recomposição asfáltica na área trabalhada foi executada após a implantação de toda a rede. Com a conclusão da fase estrutural, a nova estação elevatória recebeu equipamentos de telemetria e passou a ser monitorada e operada do Centro de Controle Operacional, na sede da concessionária. “Este importante investimento aumenta a área de cobertura do sistema de esgotamento sanitário da área de concessão e reforça o compromisso da Prolagos com os municípios atendidos. Neste período desafiador para toda a sociedade, continuamos trabalhando para manter os nossos serviços de água e esgoto e, ainda, executar melhorias e ampliação dos sistemas”, comentou Sérgio Braga, diretor-presidente.
Além de São Pedro da Aldeia, a Prolagos é responsável pelos sistemas de água e esgoto nos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Iguaba Grande. A nova rede soma à estrutura de esgotamento sanitário composto por mais de 80 elevatórias, sete estações de tratamento, que têm capacidade para tratar 97 milhões de litros de esgoto por dia.
Postado por paintbox em 22/maio/2020 -
As cestas destinadas à Z-4, colônia de Cabo Frio, já têm endereço certo: serão encaminhadas às famílias de pescadores da Praia do Siqueira, Jardim Esperança, Jacaré, Centro e Ponta do Ambrósio, em complemento à campanha de doação já iniciada pela entidade. Os alimentos e materiais de limpeza foram retirados na tarde desta sexta-feira na sede da Prolagos, em São Pedro da Aldeia.
Responsável pela balança de pesagem de camarão na Praia do Siqueira, a pescadora Angeline Lopes comentou que, por conta do isolamento social, as vendas caíram vertiginosamente. “A cesta vem em boa hora para algumas pessoas da comunidade pesqueira que estão passando por necessidade. Estamos sem clientes e muitos pescadores estão compartilhando com os colegas o que pescam por não ter quem compre, nem onde armazenar. Agradeço a iniciativa em nome de todos que receberão o material”, comentou.
Com a dificuldade para a venda, embora não falte pescado, o presidente da colônia sugere uma alternativa virtual para que os pescadores consigam escoar seus produtos e faz um apelo aos moradores da região. “A pandemia prejudicou muito, não apenas o setor pesqueiro, mas a diversas outras áreas. Com a dificuldade para encontrar compradores, estamos incentivando os pescadores a divulgarem seus produtos nas redes sociais. E faço um pedido à população: compre o produto do pescador”, sugere Alexandre Marques.

Entrega contou a participação de colaboradores de diversas áreas da concessionária
Nesta semana, a concessionária iniciou a destinação dos alimentos aos pescadores da Lagoa de Araruama dos municípios da área de concessão, em apoio aos profissionais que foram diretamente impactados com a pandemia. A primeira a receber foi a colônia Z-29, de Iguaba Grande, na quinta-feira. As cestas entregues são compostas por sal, arroz, feijão, dois quilos de açúcar, óleo, leite em pó, achocolatado, macarrão, farinha de mandioca, fubá, café, biscoito de maisena, papel higiênico, desinfetante, sabão em pó, detergentes, creme dental e sabonete. As colônias de São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo serão as próximas a receberem os donativos.
Além das cestas, a concessionária também disponibilizou água sanitária às entidades representantes dos profissionais da pesca, contribuindo diretamente na prevenção ao novo coronavírus. A colônia de Cabo Frio recebeu 500 litros do material de limpeza, que está sendo distribuído aos pescadores. “Este material está ajudando muitas famílias que estão com dificuldade financeira, mas que com a doação terão como higienizar suas casas”, finalizou Alexandre Marques.
Postado por paintbox em 21/maio/2020 -
A Prolagos iniciou a distribuição de cestas básicas para os pescadores da Lagoa de Araruama dos municípios da área de concessão. A iniciativa visa minimizar os impactos sociais causados pelo período de quarentena, que derrubou a venda de pescado, impactando diretamente o orçamento doméstico dessas famílias. Os gêneros alimentícios e de limpeza serão repassados para as colônias, que ficarão responsáveis por entregar o material às famílias.

Cícero Vanderlei, da Z29
A colônia de Iguaba Grande, Z-29, foi a primeira a receber os donativos na manhã desta quinta-feira e na sexta-feira (22) fará a distribuição aos profissionais cadastrados. “O pescador vem sofrendo, a venda está muito difícil, pois as pessoas não estão saindo de casa e o preço caiu bastante. Esses alimentos chegam na hora certa, pois estava pensando em um meio para conseguir as cestas para esses trabalhadores quando recebi a ligação da empresa dizendo que iria fazer a doação para as colônias. Neste momento de dificuldade, é muito gratificante receber este apoio”, comemorou o presidente da colônia, Cícero Vanderlei Neto.
Nesta sexta-feira, será a vez da colônia Z-4, de Cabo Frio, receber os donativos. Pescadores de Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia também serão contemplados, concluindo os municípios da área de concessão da Prolagos banhados pela laguna. “Este é o momento de unir esforços na busca por medidas de enfrentamento ao novo coronavírus e, principalmente, cuidados com a vida. Não podemos fechar os olhos. Os impactos serão profundos e sentidos por todos, mas juntos, somos mais fortes e atravessaremos este difícil período”, reforçou Sérgio Braga, diretor-presidente da Prolagos.
As cestas entregues são compostas por sal, arroz, feijão, dois quilos de açúcar, óleo, leite em pó,
achocolatado, macarrão, farinha de mandioca, fubá, café, biscoito de maisena, papel higiênico, desinfetante, sabão em pó, detergentes, creme dental e sabonete. A concessionária também disponibilizou água sanitária às entidades representantes dos profissionais da pesca. “Agrademos esse apoio da Prolagos, que doou 500 litros de água sanitária para higienizar a casa dos pescadores, contribuindo diretamente no combate à Covid-19”, disse Alexandre Marques, presidente da Z4.
A doação das cestas básicas e de água sanitária se somam a outras ações desenvolvidas pela Prolagos desde o início da pandemia. A concessionária também está apoiando os municípios da área de concessão com a doação de água por meio de caminhões pipa para a higienização de desinfecção de ruas, praças e locais de grande circulação de pessoas, como pontos de ônibus e o entorno das agências bancárias, hospitais e clínicas médicas.

Colaboradores da concessionária participaram da entrega das cestas de alimentos e material de limpeza
Postado por paintbox em 19/maio/2020 -

Ação também na ETA
Em meio às ações de combate à pandemia do novo coronavírus, a Prolagos encontrou uma maneira de chamar a atenção da população para um problema considerado epidemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) por ser uma das principais causas de morte: os acidentes no trânsito. Na manutenção das redes de água e esgoto, na operação das estações de tratamento, no atendimento domiciliar e nas demais atividades realizadas nas ruas de Cabo Frio, Arraial, Búzios, Iguaba e São Pedro, os funcionários estarão utilizando hoje máscaras amarelas. O acessório facial que ajuda na proteção contra o novo coronavírus ganhou o toque do Maio Amarelo, cor que simboliza a atenção no trânsito.
A ação visa estimular a reflexão dos moradores das cidades atendidas pela concessionária para os cuidados quando se está sobre rodas. “Mesmo com toda atenção voltada ao novo coronavírus, entendemos que reforçar a mensagem de cautela no trânsito é fundamental neste momento em que as pessoas estão repensando sobre seus hábitos e entendendo que pequenas ações podem salvar vidas. Assim como o isolamento social, os cuidados com a higiene e uso das máscaras se tornaram fundamentais para combater a Covid-19, a prudência no trânsito e o respeito às normas são essenciais para termos um trânsito mais seguro”, reforçou a coordenadora da área de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Prolagos, Gabriela Negreiros.
A mobilização de hoje é apenas uma das ações praticadas para conscientizar e treinar os motoristas da concessionária, que, periodicamente, passam por aulas de reciclagem em direção defensiva. A empresa estabeleceu velocidade máxima de 60 km/h em todos os carros e faz o acompanhamento de toda a frota em tempo real. “Um dispositivo emite um alarme sonoro quando o limite de velocidade é ultrapassado para alertar o motorista. Diariamente, as lideranças recebem relatórios com dados sobre as velocidades máxima e média de cada carro, identificando se alguém ultrapassou o limite pré-determinado e se houve reincidência no mês. Essas informações permitem planejarmos de maneira mais assertiva as ações alinhadas às estratégias corporativas”, comentou o coordenador Administrativo André Pires, responsável pelo setor de Gestão de Frotas.
Com o mote “No trânsito a vida pede mais atenção”, a campanha de conscientização extrapolou o ambiente corporativo e ganhou as redes sociais da Prolagos. “Um trânsito mais seguro depende da ação de todos. Por isso, além de promovermos o debate com o nosso time, queremos despertar a consciência em toda a população e estamos levando o assunto para a nossa audiência no Facebook e Instagram, com mensagens como a importância do uso do cinto de segurança, respeito aos limites de velocidade e, principalmente, a proibição do uso do celular. São mensagens para levarmos para a vida e que podem contribuir para ela dure ainda mais”, finaliza o diretor executivo, José Carlos Almeida.
Postado por paintbox em 18/maio/2020 -
Com alto poder de desinfecção, a água sanitária se popularizou como um dos produtos mais usados contra a pandemia da Covid-19. Aliada ao isolamento social, a higienização dos espaços e, principalmente, superfícies como maçanetas, mesas, cadeiras, solas de calçados e até embalagens são os únicos métodos disponíveis para combater a disseminação da novo coronavírus. Em apoio aos moradores da área de concessão, a Prolagos ampliou a produção do insumo utilizado no tratamento de água para compartilhar com a população.
A iniciativa só foi possível graças ao investimento feito pela concessionária que, em março deste ano, inaugurou um moderno gerador de cloro na estação de tratamento de água (ETA), em substituição ao uso do cloro gás, garantindo maior segurança operacional e ambiental. O novo método utiliza como matéria prima um item característico produzido na Região dos Lagos: o sal de cozinha, além de água e energia elétrica.

Moradores de Iguaba retiram a doação do material de limpeza
Após a produção, o material é retirado pelas prefeituras e entidades sociais que se responsabilizam pela distribuição para a população. O município de Iguaba Grande foi um dos que já iniciou o fornecimento. A ação conta com apoio de um carro de som que anuncia a chegada do caminhão com o insumo e pede para que os moradores levem garrafas pet para serem enchidas. “Com essa parceria, a prefeitura está passando em todos os bairros levando água sanitária gratuita à população como ação de combate à propagação ao novo coronavírus”, comentou o prefeito Vantoil Martins.

Material retirado pela Associação de Moradores do Monte Carlo
Em Cabo Frio, a mobilização da Associação do Residencial Monte Carlo, Minha Casa Minha Vida também garantiu a distribuição para os moradores e material para a limpeza de áreas de uso compartilhado. “É muito gratificante ter essa parceria, pois como todos sabem, somos de baixa renda e essa doação representa uma economia entre os itens de limpeza e nos ajuda a combater essa doença”, comentou a presidente da entidade, Élida Henrique.
A iniciativa se soma a outras já implantadas pela Prolagos, como a doação de água através de caminhões pipa para a limpeza dos espaços públicos urbanos, especialmente os que registram fluxo intenso de pessoas como próximo à estabelecimentos comerciais, agências bancárias e unidades de saúde. Até esta segunda-feira (18), já foram utilizados quase 300 mil litros de água em ações de sanitização em Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, durante atividades coordenadas pelos próprios municípios.
Postado por paintbox em 13/maio/2020 -
A Prolagos, em apoio a prefeitura de São Pedro da Aldeia, instalou uma nova caixa de transição na Rua Nossa Senhora de Fátima, esquina com a Rua Prof. Bruno Lobo, no bairro Balneário São Pedro. A iniciativa tem o objetivo de captar o esgoto lançado na rede de drenagem de águas pluviais e direcioná-lo a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município.
A caixa, que possui 16m³, irá interceptar o efluente da rede de drenagem, que também possui contribuição de bairros adjacentes como Balneário II e Parque dos Meninos, encaminhá-lo ao cinturão que blinda a Lagoa de Araruama na localidade e seguirá até a ETE, localizada no mesmo bairro, sendo bombeado pelas Estações Elevatórias do Balneário e Tereza. Além disso, o local conta com dois poços de visitas, que facilitam a limpeza e manutenção das tubulações.
Para Alberto Habbib, presidente da Associação de Moradores do bairro, a intervenção da concessionária irá solucionar um problema crônico que atingia a todos. “Junto com os moradores, acompanhei a obra desde o início e fiquei muito satisfeito com o resultado, porque era algo aguardado há muito tempo. A caixa anterior era muito pequena e em dias de chuva ocorria o extravasamento que chegava à lagoa, impactando os moradores, os visitantes e os comerciantes dos quiosques na beira da praia”, explicou Alberto.
A obra foi realizada em parceria com a prefeitura, que irá desassorear as galerias de águas pluviais e seguirá com a manutenção da caixa. Essa colaboração entre a concessionária e o município aldeense contribui diretamente na melhoria da qualidade ambiental da Lagoa de Araruama.
Atenção: As imagens da construção da caixa são do fim da primeira quinzena de março, antes do decreto que determina o uso obrigatório de máscaras no município.
Postado por paintbox em 11/maio/2020 -
Falta pouco para cerca de 190 imóveis do bairro Caravelas, em Armação dos Búzios, terem água
tratada fornecida diretamente pela Prolagos. A concessionária está concluindo a obra de ampliação do sistema de distribuição com a implantação da nova rede e interligação dos imóveis. As atividades se concentraram na Avenida das Caravelas, onde foram assentados aproximadamente 4.600 metros de tubo de polietileno de alta densidade (PEAD), um dos materiais mais modernos para este tipo de serviço.
A nova rede será interligada à adutora que passa pela RJ-102 e contará com uma casa de bombas (booster) com capacidade para bombear até 13 litros por segundo. “O booster é responsável pela pressurização do sistema. Após a conclusão da estrutura e instalação das bombas, a unidade será automatizada e telemetrizada para que toda operação seja monitorada direto do Centro de Controle Operacional”, explicou o engenheiro Adibe Santos, que acompanha a execução dos trabalhos.
Para que a unidade entre em operação, a concessionária de energia elétrica fará uma extensão da rede para atender o booster. A construção da nova rede faz parte do Plano de Melhoria Contínua da Prolagos com foco no aumento da eficiência dos serviços e ampliação dos sistemas de água e esgoto. A construção da nova adutora (tubulação de grande porte que transporta água), concluída no ano passado, com investimento de cerca de R$ 80 milhões, foi fundamental para aumentar a segurança da macro distribuição de água e criar novas opções para o sistema de distribuição.
Postado por paintbox em 08/maio/2020 -
Prolagos apoia ações das prefeituras na desinfecção de praças, ruas, pontos de ônibus e locais com intensa circulação de pessoas
Com o intuito de combater o avanço da Covid-19, a Prolagos está apoiando os municípios da área de concessão com a doação de caminhões pipa para a limpeza dos espaços públicos urbanos. Até esta sexta-feira (8), já foram utilizados 260 mil litros de água em ações de sanitização em Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, durante atividades coordenadas pelos próprios municípios.
Em Cabo Frio, as ações já aconteceram na Praça Porto Rocha, no Centro, Jardim Esperança e Alfredo Castro, em São Cristóvão, no Terminal Rodoviário Alexis Novellino, pontos de ônibus, no entorno de unidades de saúde, áreas comerciais, inclusive, no distrito de Tamoios. A iniciativa, que conta com apoio da Prolagos, é realizada pela Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde Ambiental em conjunto com as equipes da Comsercaf, da Coordenadoria-Geral de Serviços Públicos, das Secretarias de Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e de Saúde, além da Guarda Civil Municipal.

Praça Alfredo Castro, em São Cristóvão, Cabo Frio
Em Arraial do Cabo, as ações são coordenadas pelo Instituto de Desenvolvimento (Idac) e acontecem, pelo menos, duas vezes por semana em todo o município, inclusive, nos distritos. “Esse trabalho de higienização faz parte da nossa luta contra o coronavírus e para garantir o bem-estar da população. Ainda temos muito trabalho pela frente e neste momento de pandemia, temos que estar unidos para combater esse vilão e evitar que os nossos cidadãos sejam penalizados e acometidos desse vírus que tem feito tantas pessoas sofrerem mundo afora. Agradecemos a empresa pela parceria e boa vontade”, disse o prefeito de Arraial, Renatinho Viana.

Higienização em Arraial do Cano
Em Armação dos Búzios, as atividades também estão acontecendo por toda a cidade e em especial nos pontos de maior circulação de pessoas como agências bancárias e lotéricas, pontos de táxi, de ônibus, entorno de mercados. “Desde que iniciamos a desinfecção dos espaços públicos pedimos o apoio da concessionária, que prontamente nos atendeu. Essas ações vão permanecer por tempo indeterminado e continuaremos contando com essa parceria”, reforçou o secretário de Serviços Públicos, Junior Nobre.

Higienização na Rasa, em Armação dos Búzios
Ações semelhantes também estão acontecendo em São Pedro da Aldeia, na última terça-feira, o trabalho foi executado na Praça Plínio Tavares (do Canhão), Terminal Rodoviário e Pronto-Socorro Municipal. No município, as atividades são realizadas em parceria entre a Defesa Civil Municipal e a Secretaria de Meio Ambiente, Lagoa e Saneamento.

Praça Plínio Tavares, no Centro de São Pedro da Aldeia
Postado por paintbox em 06/maio/2020 -
Desde que o atendimento presencial ficou temporariamente suspenso para evitar aglomerações, em cumprimento à determinação das autoridades públicas, a Prolagos vem criando opções para
permanecer presente em suas rotinas. Além do reforço no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) 0800 7020 195 (área de concessão) e (22) 2621 5095 (demais localidades), e canais digitais como WhatsApp (22) 99722 8242 e Messenger, a empresa está disponibilizando o totem de autoatendimento em frente as seis lojas comerciais. Por meio do autosserviço, o cliente pode consultar faturas, retirar a segunda via da conta e fazer pagamento no cartão de débito ou crédito.
Cada unidade conta com álcool em gel para que o usuário possa fazer a higienização das mãos. “Esta opção foi pensada para aquelas pessoas que estão saindo de casa por algum motivo essencial e podem aproveitar essa possibilidade para pagar a conta de água, de forma rápida e segura. O sistema é simples e intuitivo, com a matrícula ou CPF do titular é possível acessar os serviços. Uma operação é feita em menos de um minuto”, comentou o gerente Comercial, Vitor Gabriel.
A cuidadora de idosos Eva Ferreira utilizou o equipamento em frente à loja de Cabo Frio e aprovou. “Passei por aqui há alguns dias quando estava indo para o trabalho e vi o totem. Hoje voltei com a conta para fazer o pagamento. Foi muito rápido e prático, pois facilita a nossa vida. Achei maravilhoso, super fácil de usar”, disse Eva.
Outras plataformas de autoatendimento também são oferecidas pela concessionária, como o aplicativo Águas APP, disponível para download gratuito no Apple Store e Google Play, e o Serviços Online, pelo site www.prolagos.com.br. A Prolagos oferece ainda a modalidade Porta a Porta, em que o cliente agenda a visita de um agente pelo SAC ou WhatsApp. O funcionário estará devidamente uniformizado, identificado e preparado para fazer negociações, receber pagamento por meio de cartão de débito ou crédito, inclusive com parcelamentos. Todo atendimento acontece do lado de fora do imóvel e o colaborador estará com álcool em gel para higienização das mãos e da máquina. Na dúvida, o cliente pode entrar em contato com a empresa para checar a identidade do agente.
As lojas de atendimento da Prolagos:
Armação dos Búzios – Av. Bento José Ribeiro Dantas (lojas 2 e 3), 5396, Manguinhos.
Arraial do Cabo – Rua Rui Barbosa, 46, Praia dos Anjos.
Cabo Frio – Av. Assunção, 1, Centro.
Tamoios – Av. Independência, s/n, Lote 16, Quadra 15.
Iguaba Grande – Rua Nossa Senhora de Fátima, 15, Centro.
São Pedro da Aldeia – Av. Nilo Peçanha, 46, Centro.
Postado por paintbox em 05/maio/2020 -
Há 12 anos operando o Centro de Controle Operacional da Prolagos (CCO) e 21 anos na empresa, Edison Siqueira jamais imaginou que um dia tivesse o CCO instalado na própria casa. Aos 60 anos, faixa considerada no grupo de risco do novo coronavírus, o colaborador foi afastado das funções assim que a pandemia chegou ao Brasil, conforme orientação do Ministério da Saúde. A medida protetiva, no entanto, gerou desconforto ao colaborador, que não aguentava mais ficar longe do monitoramento e da operação dos sistemas de água e esgoto, que o acompanham há tanto tempo.

Edison Siqueira opera o CCO desde 2008
Com o isolamento social ainda em vigor e sem poder ir até o CCO, instalado na sede da concessionária em São Pedro da Aldeia, a unidade foi até ‘Seu Edison’, como é carinhosamente chamado por todos na companhia. “No início foi muito angustiante, pois estava voltando de férias, mas não pude retomar as atividades. Para mim, foi uma benção ter a oportunidade de trabalhar de casa, pois já estava aflito em ficar parado este tempo todo. Os nossos serviços não podem parar, tenho saúde para continuar fazendo o meu trabalho e espero que dê tudo certo e que isso acabe o mais rápido possível”, completou se referindo à pandemia.
O CCO é uma unidade de supervisão e controle de todo o sistema de abastecimento de água e captação e tratamento de esgoto nos municípios da área de concessão. Em tempo real, os operadores acompanham os serviços de produção, armazenamento e distribuição de água, recalque dos esgotos, através das estações elevatórias, a programação dos serviços nas redes, instalações e equipamentos e contribui para monitorar a segurança patrimonial das unidades.
Além dos operadores, que atuam em sistema de plantão, o centro de controle conta ainda com postos de trabalho ocupados pelos responsáveis por diversas áreas operacionais, como distribuição de água, captação de esgoto, eletromecânica, perdas e energia. A atuação conjunta da equipe multidisciplinar reduz o tempo na tomada de decisão em caso de qualquer demanda. “Antes estávamos todos no mesmo ambiente e sinto muita falta dessa interação com os colegas de trabalho, mas graças a tecnologia, continuamos em contato por telefone ou WhatsApp”, acrescentou seu Edson.
Contando com o apoio da área de TI, o suporte de uma conexão criptografada segura (VPN = Virtual Private Network) e internet de fibra ótica, foi possível instalar o CCO Remoto na casa dos operadores, de onde eles acessam todos os programas de controle e comando dos sistemas de água e esgoto. O funcionamento permanece 24 horas e foi feito um planejamento preventivo caso tenha qualquer dificuldade. “Disponibilizamos notebooks, monitores, internet de alta velocidade para que eles possam realizar essa operação da melhor forma. Também planejamos backups e pessoas de sobreaviso. Caso ocorra algum problema de comunicação, outras pessoas podem assumir a operação, também de suas casas, sem precisar se deslocar até o local de trabalho”, explicou o coordenador operacional Victor Barreto.
O CCO Remoto se soma a outras iniciativas da Prolagos no enfrentamento à Covid-19. Os colaboradores que estão em home office receberam suporte tecnológico para realização de videoconferência e teleconferência, além de notebooks com acesso remoto RDP (Remote Desktop Protocol) e, em alguns casos, apoio mobiliário. As equipes operacionais têm a temperatura medida todos os dias no início e no final do expediente, recebem kits com álcool em gel e máscaras para exercerem suas funções e estão recebendo atendimento preventivo sobre o estado de saúde. Diariamente mensagens são enviadas por WhatsApp para que todos respondam perguntas sobre temperatura ou a presença de um dos sintomas da doença. Dessa forma sistemática, a empresa poderá apoiar o colaborador caso necessário.

O Centro de Controle Operacional da Prolagos é um dos mais modernos do país no segmento de saneamento