Arquivo do Autor

Quiosque na Praia do Forte é flagrado furtando água

Postado por paintbox em 15/jun/2021 -

Ligação clandestina é considerada crime, de acordo com o código penal (artigo 155)

 A equipe de Fiscalização da Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento, identificou uma ligação clandestina de água (ato de desviar água da rede, sem o conhecimento e a autorização da concessionária responsável e sem qualquer tipo de registro de consumo) em um quiosque localizado na Praia do Forte, em Cabo Frio. O furto de água foi encontrado após o recebimento de uma denúncia anônima. Esta não é a primeira vez que este tipo de irregularidade é encontrada no estabelecimento, em fevereiro do ano passado a concessionária detectou o mesmo tipo de desvio e o usuário foi notificado. A ação é considerada crime, de acordo com o código penal (artigo 155).

Após a abordagem na manhã desta terça-feira, a ligação foi imediatamente desfeita. Os responsáveis serão multados, receberão cobrança retroativa referente aos meses de consumo indevido, sem prejuízo da ação penal cabível. Importante destacar que os hidrômetros (aparelhos que medem a quantidade de água consumida) são de responsabilidade de cada permissionário dos quiosques.

“O cliente que for flagrado com o chamado ‘gato de água’ pode responder a um processo penal, já que o ato é considerado furto. As ligações irregulares podem causar risco de contaminação, não só da água que está sendo furtada, como também de toda a rede de distribuição, além de provocar impactos no abastecimento de água da cidade” – explica o gerente Comercial da Prolagos, Vitor Gabriel.

As equipes de Fiscalização da concessionária realizam inspeções periódicas nas cidades abastecidas pela companhia. A população também pode contribuir denunciando atitudes suspeitas ou o responsável pode efetuar uma autodenúncia e negociar formas de regularização. Para isso, basta entrar em contato com a concessionária por meio dos canais de atendimento 0800 70 20 195, Whatsapp (22) 99722-8242 ou ainda pelo aplicativo Águas App, disponível para download para os sistemas Android e iOS.

 

 

Universitários criam marca para projeto ambiental da região

Postado por paintbox em 14/jun/2021 -

 ‘Projeto Imersão’ nomeará programa de monitoramento das lagoas e ações de educação ambiental

A profundidade das lagoas da região e o aprofundamento nos conhecimentos técnicos-científicos serviram de inspiração para dois alunos do curso de Publicidade da Universidade Veiga de Almeida desenvolverem a marca que irá representar o programa de cooperação técnica entre a universidade e a Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento. A parceria prevê o monitoramento dos recursos hídricos, como as lagoas de Juturnaíba e Araruama, levantamento da avifauna, produção de relatórios técnico e fotográfico, além de promover ações de educação ambiental.

Criada pelos universitários Victor Hugo Fortini e Jonathan Rios, a marca vencedora é a “Imersão”. Utilizando as cores azul e verde, que representam a natureza, o logotipo traz a letra ‘O’ estilizada formando um barco na lagoa e uma gota, que representa o ciclo completo da água, desde a retirada da água bruta até seu retorno ao meio ambiente, após tratamento. “Quando soubemos do concurso, ficamos muito animados para participarmos. Foi um enorme desafio desenvolver uma marca para um projeto tão importante, em um espaço de tempo tão curto. Mas conseguimos criar uma identidade que é forte e remete a mergulhar em busca de conhecimento e estar pronto para a transformação” – explica o estudante do sétimo período, Jonathan Rios.

Em menos de um mês, os estudantes passaram por todas as etapas de criação de uma identidade visual. Eles receberam o briefing (guia para a execução do projeto), apresentaram as primeiras propostas para o corpo docente e fizeram a defesa da marca para a equipe de Comunicação da Prolagos. Todo o trabalho teve o acompanhamento do professor da disciplina Agência Experimental, Ronaldo Piloto, que, junto com a coordenação do curso, abraçou o concurso proposto pela concessionária. “Foi um prazer participar do desafio que uniu a expertise da Prolagos e o conhecimento acadêmico de nossos alunos. Com a divulgação do projeto ganhador, comemoramos não só a premiação, como também o engajamento de todos os envolvidos” – ressalta Vanessa Ribeiro, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda.

Dos cinco trabalhos apresentados, três finalistas foram selecionados e passaram pela avaliação da diretoria da concessionária, que escolheu o ganhador, considerando os quesitos: criatividade e flexibilidade. “Nossa intenção foi estimular a prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e estender a parceria com a universidade. Foi um grande desafio selecionarmos uma entre tantas propostas tão bem elaboradas. A dedicação e o profissionalismo dos alunos nos surpreenderam tão positivamente que já estamos pensando em novos projetos” – revela Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos.

Como reconhecimento do trabalho e dedicação dos alunos, o projeto vencedor receber prêmio de R$ 1.000,00 e a identidade visual será utilizada em todas as peças de divulgação do projeto Imersão.

PARCERIA – Lançado em maio, o programa prevê a integração do conhecimento técnico e acadêmico, reunindo os profissionais e unidades operacionais da Prolagos e universitários sob a supervisão de professores. Com uma frente multidisciplinar, fazem parte das atividades alunos dos cursos de Engenharias Civil, Ambiental e de Produção, além de Administração, Pedagogia, Direito, Serviço Social e Comunicação. O projeto vai permitir que o corpo acadêmico possa assessorar permanentemente e orientar as tomadas de decisão da concessionária, buscando as melhores soluções para a sociedade e para o meio ambiente.

Interceptor de esgoto entra em operação em Cabo Frio

Postado por paintbox em 09/jun/2021 -

Iniciativa beneficia os bairros Monte Alegre, Jardim Esperança e Porto do Carro

 O novo interceptor de esgoto implantado no bairro Monte Alegre, em Cabo Frio, já está integrado ao sistema principal operado pela Prolagos e em funcionamento. A obra, que beneficia os bairros Monte Alegre, Jardim Esperança e Porto do Carro, que reúnem quase um terço da população cabo-friense, contou com 625 metros de tubulação implantados e reconstruiu o trecho do sistema da Avenida Central, iniciando próximo à rua Cinquenta e Sete, seguindo até o Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos.

A iniciativa teve o objetivo de modernizar este trecho do sistema com a implantação de novos tubos de PEAD (polietileno de alta densidade), material mais resistente que proporciona maior durabilidade e segurança operacional. A ação contou ainda com a recomposição do pavimento das ruas onde foram realizadas as intervenções.

“Um grande desafio encontrado foi conseguir fazer a substituição sem a paralisação do sistema. Isso aumentou muito a dificuldade da obra, pois não era possível construirmos um novo interceptor em paralelo, devido às interferências existentes, como: a rede de drenagem pluvial, rede de distribuição de água, e também a rede de gás natural. Para garantir a segurança operacional, foi necessário prolongar a linha de bombeamento de esgoto que sai da elevatória Porto do Carro. Este desvio possibilitou trabalharmos no trecho que foi reconstruído”, explica o engenheiro Weslley Pereira, que acompanhou a substituição.

A obra faz parte do Programa de Melhoria Contínua da concessionária, que tem foco em levar mais saneamento e qualidade de vida para a população por meio de obras de extensão de rede de água e de coleta de esgoto, ampliação e melhorias nas estações de tratamento e implantação de novas unidades de bombeamentos. Além de Cabo Frio, a Prolagos é responsável pelos sistemas de tratamento e distribuição de água e captação e tratamento de esgoto dos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande. A estrutura do sistema de esgotamento sanitário da concessionária é composta por mais de 80 elevatórias e sete estações de tratamento com capacidade para tratar 97 milhões de litros de esgoto por dia.

Prolagos participa de webinar promovido pela Prefeitura de Búzios

Postado por paintbox em 08/jun/2021 -

Conferência virtual teve objetivo de abordar pontos de vista sobre o estudo de transposição de efluente tratado para o Rio Una

 

A Prolagos participou, nesta terça-feira (8), de um webinar (conferência virtual), promovido pela Prefeitura de Búzios, por meio da secretaria municipal do Ambiente, Pesca e Urbanismo. A reunião, transmitida pela página do Facebook da secretaria, teve como objetivo ampliar a discussão sobre a possibilidade da transposição de efluentes tratados para o Rio Una.

Além da transposição para o Rio Una, outros dois estudos foram apresentados pela Prolagos ao Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) e ao Comitê de Bacias: de hidrodinâmica da Lagoa de Araruama e de viabilidade hidrodinâmica para a implantação de emissário submarino, tecnologia utilizada em diversos lugares do Brasil e do mundo. A iniciativa teve como objetivo debater a melhor solução ambiental e econômica para fomentar a sustentabilidade de toda a bacia hidrográfica da área de concessão, prevendo as ampliações dos investimentos e crescimento dos municípios.

“Como operadora dos serviços de saneamento, a Prolagos apresentou dados técnicos-científicos para subsidiar os agentes públicos na tomada de decisão. Embora não tenha responsabilidade de definir o projeto, a concessionária só irá implantar uma solução tecnicamente segura e adequada para o meio ambiente” – reforçou Gabriela Vitorino, coordenadora de Operações da concessionária.

Os estudos estão sendo avaliados pelo Consórcio e Comitê de Bacias e, quando aprovados, passarão por processo de licenciamento ambiental, para, posteriormente, serem executados pela concessionária.  Participaram do evento o secretário de Ambiente, Pesca e Urbanismo, Evanildo Cardoso; o engenheiro sanitarista, Carlos Muniz; Denise Morand, representante do conselho municipal de Meio Ambiente; Arnaldo Vila Nova, membro do Comitê Intermunicipal Lagos São João; o vereador Josué Pereira, presidente da comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal e a Gabriela Vitorino, coordenadora de Operações da Prolagos.

Prolagos participa de plantio de mudas nas cidades da área de concessão

Postado por paintbox em 08/jun/2021 -

Iniciativa faz parte das celebrações pelo Dia do Meio Ambiente

A Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento, participou nesta semana, de diversos plantios de mudas nativas, nas cidades de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. A iniciativa faz parte do projeto “Semeando o Amanhã” e integra as celebrações pelo mês do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. As atividades acontecem em parceria com as associações de moradores e prefeituras das cidades da área de concessão.

A programação teve início no sábado (5), com o plantio em conjunto com as secretarias de Educação e Meio Ambiente de São Pedro, na orla do Centro, próximo à Praia da Teresa. Mudas de aroeiras foram plantadas por professores da rede pública do município. No mesmo dia, foram realizados plantios simbólicos nos bairros Monte Alegre, Vila do Sol, no conjunto habitacional Minha Casa, Minha Vida, no Jardim Esperança, em Cabo Frio, e também em Monte Alto, Arraial do Cabo, contando com o apoio das associações de moradores das localidades, por meio do programa Afluentes, canal de comunicação e aproximação entre a empresa e lideranças comunitárias.

Já na segunda (7), o plantio aconteceu no Parque Municipal Alípio Villanova Nascimento, no bairro São Miguel, em Iguaba Grande. A ação foi realizada em parceria com a secretaria de Meio Ambiente da cidade e acompanhada por um grupo da terceira idade, membros da Comunidade Fé para Todos, respeitando as medidas de prevenção à Covid-19. “Essa parceria nos fortalece muito porque a doação vai contribuir para o projeto de reflorestamento da cidade, que temos em nossa pauta ambiental” – afirma o secretário de Meio Ambiente, Vinícius Lavalle.

A ação também foi acompanhada por uma trilha dentro do parque. Com aproximadamente 5 quilômetros, o trajeto é dividido em 3 trechos. Além de ser uma reserva natural, o espaço também abriga um horto com cerca de 15 mil mudas e um monte de oração para os adeptos ao turismo religioso. “Estamos sempre dispostos a contribuir com os municípios da nossa área de concessão. Nosso objetivo é promover a preservação, por meio de ações de educação ambiental” – acrescenta Amanda Bulhões, analista de Meio Ambiente da Prolagos.

Ao longo das atividades realizadas durante o ano, a Prolagos irá doar mudas de angico branco, angico vermelho, araçá, aroeira, canela cedro, ingá, ipê amarelo, ipê verde, jacarandá, paineira, pau ferro, pitanga, saboneteira e sapucaia, espécies cultivadas no viveiro da concessionária.

 

Prolagos promove concurso cultural “Preservar é da nossa natureza”

Postado por paintbox em 07/jun/2021 -

Projeto vai avaliar a produção de vídeos de curta duração, relacionando o saneamento e a preservação ambiental

 

Como parte das comemorações pelo Dia do Meio Ambiente, celebrado no último sábado (5), a Prolagos, empresa da Aegea Saneamento, dá início ao concurso socioeducativo “Preservar é da nossa natureza”, destinado a estudantes da rede pública municipal de ensino, em parceria com as secretarias de Educação da área de concessão da companhia (Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia). Com o tema “Quais os impactos positivos do saneamento para o meio ambiente da sua cidade?”, a campanha vai avaliar a produção de vídeos de curta duração, relacionando o saneamento e a preservação ambiental, a fim de estimular o pensamento crítico e reflexivo, a criatividade e a inovação dos estudantes.

Alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental podem se inscrever entre os dias 14 a 18/06. Os vídeos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por colaboradores da concessionária, que escolherá dois finalistas por município, totalizando dez produções. Os curtas que forem para a final, serão divulgados no Facebook da Prolagos, onde serão votados pelo júri popular. Os vídeos mais curtidos de cada cidade serão os vencedores, sendo premiados com 1 smartphone Samsung Galaxy A11.

“Os estudantes poderão concorrer por meio do envio de vídeo com até 1 minuto de duração. Iremos avaliar com base na criatividade, inovação, originalidade e fidelidade ao tema. Eles poderão se inspirar nas próprias experiências decorrentes do contato com as diversas formas de expressão de ideias, como livros, músicas, matérias jornalísticas, poesias, etc” – explica Simony Dias, coordenadora de Responsabilidade Social.

Serviço:

As inscrições podem ser feitas até o dia 18/06, através do e-mail [email protected], para onde os vídeos também deverão ser encaminhados, informando título do trabalho, nome(s) do(s) integrante(s), instituição de ensino e turma.

Dia Mundial do Meio Ambiente ressalta a importância da preservação ambiental

Postado por paintbox em 04/jun/2021 -

Foto: Geraldo Lima

Prolagos contribui com investimentos que impulsionam melhoria efetiva da qualidade ambiental da Lagoa de Araruama

No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é marcada por debates sobre o tema e ressalta a importância da preservação ambiental. Muito além de ações pontuais, como plantio de mudas e coleta de resíduos nas praias, a data é uma oportunidade para avaliar ações permanentes que vão semear um amanhã mais sustentável para as futuras gerações.

É com o propósito de buscar a universalização do saneamento básico, aliado à preservação da natureza, que a Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento, realiza investimentos contínuos na captação, tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento do esgoto. Desde que assumiu os serviços, em 1998, o índice de coleta saltou de 0 para 80% e todo esgoto coletado é tratado. Em complemento a esse sistema, a concessionária desenvolveu um estudo para a construção da rede separativa de esgoto nos cinco municípios da área de abrangência: Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. O projeto foi apresentado à agência reguladora e está sendo analisado pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João e poder concedente.

Tais ações fazem da Prolagos uma das impulsionadoras da melhoria efetiva da qualidade da água da Lagoa de Araruama, um dos maiores patrimônios ambientais da Região dos Lagos, banhando os municípios de Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo, dentro da área de atuação da concessionária, além de Saquarema e Araruama.

“Ao longo de 23 anos, a concessionária já investiu mais de R$1,4 bilhão em saneamento, o que permitiu transformar a realidade da região. Além do escopo do nosso trabalho, buscamos sempre contribuir com projetos que promovam o desenvolvimento de comunidades e do meio ambiente de forma sustentável. Um dos exemplos é o nosso programa de cooperação técnica com a Universidade Veiga de Almeida, onde os alunos, com apoio dos professores, farão análises e monitoramentos da laguna, que irão auxiliar o poder concedente na tomada de decisões” – reforça Pedro Freitas , diretor-presidente da Prolagos.

A maior laguna hipersalina em estado permanente do mundo é rica em biodiversidade. A vegetação privilegiada, sobretudo os manguezais, formam berçários naturais para diversas espécies. Além da fartura de peixes e crustáceos, o local atrai anualmente visitantes ilustres: diversos tipos de pássaros.

“Muitas espécies migram de regiões dos hemisférios Norte e Sul, como Alasca e Patagônia, em busca de alimento. A vegetação de mangue existente aqui, aliada às salinas onde são encontrados crustáceos, moluscos e peixes, proporcionam uma grande variedade alimentar. Isso faz com que algumas aves formem ninhos, ficando aqui o ano inteiro” – explica o biólogo Geraldo Lima.

A abundância de recursos naturais também proporciona fartura para a pesca local. Em 2021 os pescadores comemoram os recordes de pescado, com a melhor safra de Carapeba e Perumbeba desde 2009.

“Anualmente, pescamos espécies como o Camarão, a Tainha, a Saúba e o Carapicu, mas Carapeba e a Perumbeba haviam desaparecido da região. Neste ano, alcançamos recordes de pesca nos meses de fevereiro, março e abril, com mais de 100 toneladas de peixes por mês. Acredito que um dos fatores que contribuiu para o reaparecimento das espécies foi a qualidade da água da Lagoa de Araruama” – disse Cícero Vanderley Neto, presidente da Colônia Z-29, de Iguaba Grande.

Representantes de bairros da região celebram dia do líder comunitário em encontro online

Postado por paintbox em 04/jun/2021 -

Comemoração aconteceu durante reunião promovida pela Prolagos

Troca de experiências, apresentação de novos gestores da concessionária e sorteios de brindes. Com uma pauta variada, a Prolagos promoveu a edição mensal do Afluentes Digital, plataforma de integração entre a concessionária e representantes de associações de moradores e entidades sociais dos cinco municípios da área de atuação. Além de acolher e sanar as dúvidas dos participantes, o encontro teve uma motivação ainda mais especial: comemorar o Dia do Líder Comunitário, celebrado em 5 de maio.

Com o tema “O papel do líder comunitário na transformação dos bairros”, o encontro teve a participação da assistente social Ivelize Lisboa Bezerra, da Deep, consultoria que presta serviços para a Prolagos e que está atuando em alguns bairros da região com o Projeto Impulso, e do presidente da Associação de Moradores de Feu Rosa, bairro com mais de 40 mil habitantes do município de Serra (ES). “O líder comunitário é aquele que está mais próximo dos moradores e que é acionado a todo instante. É por isso que a parceria com as prestadoras de serviços públicos é fundamental, pois possibilita solucionar os problemas com mais agilidade ou sinalizar um problema para que ele seja resolvido o mais rápido possível”, comentou Henrique Lima, destacando a importância das redes sociais e das listas de transmissão do WhatsApp para aumentar o alcance das mensagens passadas pelos líderes aos moradores.

A parceria entre concessionária e associações também foi reforçada pelo novo diretor-presidente da Prolagos, que comentou sobre a importância em manter o diálogo com as lideranças. “Estamos de portas abertas para receber as demandas das comunidades, pois essa interlocução é fundamental para a melhoria dos nossos serviços e para atender a população de acordo com os seus anseios”, comentou Pedro Freitas.

O encontro virtual teve a mediação da assistente social Simony Dias, que acaba de assumir a coordenação do setor de Responsabilidade Social da Prolagos. Com mais de seis anos de atuação no segmento de saneamento, a profissional tem sólida experiência em desenvolver ações com líderes comunitários. “Com a pandemia foi necessário adaptar os encontros com os representantes dos bairros, mas o mais importante é mantermos esse contato próximo, mesmo que virtualmente. Nosso papel é fazer a ponte entre a concessionária e as comunidades, com respeito, credibilidade e confiança, buscando soluções ágeis e eficazes”, acrescentou.

O Afluentes Digital é o encontrou virtual do programa Afluentes, realizado por meio da plataforma Microsoft Teams, para ampliar o trabalho já realizado presencialmente e localmente antes da pandemia. A iniciativa apresenta diversas áreas da empresa para os líderes, que podem escolher os temas de acordo com as necessidades dos bairros. Os representantes das associações aproveitaram o momento para tirar dúvidas, apresentar demandas dos bairros e trocar ideias que podem proporcionar uma melhor experiência aos moradores de suas localidades.

Prolagos promove ações em celebração ao Mês do Meio Ambiente

Postado por paintbox em 01/jun/2021 -

Concessionária preparou série de atividades em Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia

 Com o tema “Preservar é da nossa natureza”, a Prolagos, empresa da Aegea Saneamento, preparou uma variada programação para marcar o mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. Mesmo em tempos de isolamento social, a empresa se adaptou e encontrou uma maneira de celebrar a data e irá realizar atividades comemorativas, como plantio de mudas e trilhas, nos municípios da área de concessão, e também na Estação de Tratamento de Água da concessionária, localizada no distrito de São Vicente de Paulo, em Araruama.

A programação começa no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, com o plantio de mudas nativas, em parceria com as secretarias de Educação e Meio Ambiente de São Pedro da Aldeia, na orla do centro, próximo à Praia da Teresa. Mudas de aroeiras serão plantadas por professores da rede pública do município a partir das 9h. No mesmo dia, serão realizados plantios simbólicos nos bairros Monte Alegre, Vila do Sol, no conjunto habitacional Minha Casa, Minha Vida, no Jardim Esperança, em Cabo Frio, e também em Monte Alto, Arraial do Cabo. A iniciativa irá contar com o apoio das associações de moradores das localidades e faz parte também do programa Afluentes, canal de comunicação e aproximação entre a empresa e lideranças comunitárias.

Na segunda semana do mês, as atividades começam com plantio de mudas nativas e caminhada ecológica em parceria com a prefeitura de Iguaba Grande na Trilha Municipal da cidade, no dia 07, às 8h30. Em Búzios, será realizada também uma trilha ecológica na Serra das Emerências com os participantes do projeto “A Natureza da Educação para o Mangue”, programa com foco na formação de jovens dos Quilombos da Rasa e de Baía Formosa em guias de turismo. Além do passeio, os guias irão também plantar mudas no bairro José Gonçalves.

Durante o mês, também será realizada a limpeza da orla de Iguaba Grande, da Ponta da Farinha ao quiosque do Popeye, às 8h30. A ação, organizada pela Secretaria de Meio Ambiente da cidade, vai contar com a participação de representantes da prefeitura e equipe da Prolagos. A data ainda será confirmada pelo município.

Além da programação nos municípios, a Prolagos irá realizar também um plantio de mudas em uma das suas unidades operacionais, a Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no distrito de São Vicente de Paulo, em Araruama. A concessionária também irá receber no local os alunos da Universidade Veiga de Almeida, campus Cabo Frio, que participam da parceria de cooperação técnica entre a entidade e a Prolagos.

Todas as ações que contam com o plantio de mudas irão utilizar as espécies nativas cultivadas no viveiro da concessionária, inaugurado em março, na Estação de Tratamento de Esgoto de Iguaba Grande. A iniciativa faz parte do projeto “Semeando o Amanhã”, que ao longo das atividades realizadas no ano em parceria com as prefeituras, irá doar mudas de angico branco, angico vermelho, araçá, aroeira, canela cedro, ingá, ipê amarelo, ipê verde, jacarandá, paineira, pau ferro, pitanga, saboneteira e sapucaia.

Para completar as iniciativas do mês, a concessionária irá lançar um concurso socioeducativo destinado a alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da rede pública municipal de ensino, em parceria com as Secretarias de Educação das cidades da área de concessão. O objetivo da ação é estimular a produção de vídeos que relacionem o saneamento à preservação ambiental, e também promover o pensamento crítico e reflexivo, a criatividade e a inovação dos estudantes. Os dois melhores trabalhos de cada município irão para votação popular no Facebook da Prolagos e os vencedores de cada cidade serão premiados.

Prolagos participa da Jornada de Integração Cabo Frio – África

Postado por paintbox em 31/maio/2021 -

Evento tem o objetivo de unir história, diversidade cultural, educação e busca pela igualdade racial da cidade com os países africanos

A Prolagos participou de uma mesa redonda na Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio, sobre a ressignificação dos territórios quilombolas. Promovido, neste domingo, pela prefeitura municipal, a atividade fez parte da Jornada de Integração Cabo Frio – África, que tem como objetivo promover uma aproximação entre os países de Angola e Cabo Verde. O encontro contou com a participação da coordenadora do programa de igualdade racial da Prolagos, Tayane Pimentel, que apresentou os projetos desenvolvidos recentemente pela concessionária, por meio do Programa Respeito Dá o Tom, voltados para a população quilombola.

Integraram a mesa o prefeito da cidade, José Bonifácio; o coordenador geral municipal da Promoção da Igualdade Racial, Manoel Justino; o secretário municipal de Cultura, Clarêncio Rodrigues e líderes quilombolas. “É muito importante participarmos de eventos como este para promovermos uma troca de conhecimentos e ações, pois é preciso unir forças para que possamos combater o racismo estrutural. Como nação, temos inúmeros hábitos e práticas embutidos no nosso cotidiano. São muitas expressões que parecem corriqueiras, mas que carregam um teor racista. Como cidadã, eu tento me dedicar ao máximo para combater este tipo de prática e como empresa pretendemos que nosso ambiente de trabalho esteja livre de qualquer preconceito ou atitude que possam comprometer a postura de respeito e tolerância” – comentou Tayane Pimentel, coordenadora do programa Respeito dá o Tom.

A Jornada de Integração Cabo Frio – África segue até o dia 17 de julho e tem como objetivo unir história, diversidade cultural, educação e busca pela igualdade racial da cidade com os países africanos.

Respeito dá o Tom

O Respeito Dá o Tom, promovido pela Aegea e todas as suas unidades, promove a equidade nas oportunidades de acesso à empresa e de crescimento profissional dos funcionários que se autodeclaram pretos e pardos. O programa está baseado em 3 pilares em prol da igualdade racial: empregabilidade, desenvolvimento e relacionamento, promovendo ações vão desde rodas de conversa para informação e sensibilização sobre o tema entre os profissionais da empresa até adequações nos processos de recrutamento e seleção, com foco em ampliar a diversidade racial no quadro de trabalhadores, inclusive em funções de liderança.

Além de iniciativas voltadas ao público interno, a concessionária também promove ações afirmativas com foco na população local. Recentemente, jovens dos quilombos da Rasa e de Baía Formosa, em Búzios, participaram do programa “A Natureza da Educação para o Mangue”. O projeto capacitou os adolescentes para o mercado de trabalho por meio de oficina para atuarem como guias de turismo, elaborando um roteiro étnico e histórico, ressaltando as características da região e dos quilombos, tendo como principal atração o Mangue de Pedra, na Rasa.

No ano passado, em parceria com a Casa Scliar, o projeto Somos Divas na Luz do Candeeiro ofereceu oficina de cerâmica e educação financeira para mulheres do quilombo Baía Formosa. A iniciativa teve como objetivo estimular o empoderamento feminino, especialmente de mulheres negras, por meio da geração de renda, principalmente por conta da pandemia. Os encontros foram realizados cumprindo as regras de convivência para evitar a propagação do novo coronavírus, com distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel.