Arquivo do Autor

Prolagos realiza treinamento com novos procedimentos operacionais 

Postado por paintbox em 28/maio/2021 -

Ação tem como foco promover mais eficiência, melhorar a produtividade e aprimorar a prestação dos serviços

 

Prestar serviços de saneamento básico com qualidade, eficiência econômica e respeito ao meio ambiente faz parte da missão da Prolagos. É por isso que a concessionária está sempre em busca das melhores práticas no setor e investe constantemente na capacitação dos funcionários. Com a previsão de implantar mais de 35 mil metros de rede de abastecimento até o fim do ano, a concessionária promoveu uma capacitação interna entre os colaboradores do setor de Serviços, que, além de efetuarem reparos nas redes, também são responsáveis pela instalação dos hidrômetros nos imóveis.

A oficina aconteceu na sede da companhia, em São Pedro da Aldeia, respeitando as regras de prevenção da Covid-19 e teve como objetivo compartilhar novas técnicas para a execução de procedimentos operacionais. O treinamento, ministrado pelo supervisor de serviços Laerte Santos, focou na padronização da profundidade das valas abertas para a implantação da tubulação, recomposição e compactação das áreas escavadas para a ligação de novos ramais, promoveu um intercâmbio de conhecimento entre os profissionais e estimulou o desenvolvimento de novas ferramentas a fim de melhorar e agilizar a execução dos serviços.

“Criamos uma ferramenta que serve como um gabarito, sinalizando a profundidade adequada para as escavações no solo. Isso evita vazamento de água e a necessidade de termos que refazer os serviços. Nossa intenção é criar um padrão de execução. Desta forma, vamos melhorar nossa performance e otimizar os processos na ampliação da rede de abastecimento de água” – explica Mauro Chimenez, coordenador de Serviços da Prolagos.

A ampliação da rede de abastecimento faz parte do Programa de Melhoria Contínua da Prolagos, que tem como objetivo levar mais saúde e qualidade de vida para a população.

Prolagos inicia obras de ampliação de rede de água em bairros de Búzios e São Pedro

Postado por paintbox em 26/maio/2021 -

Iniciativa vai beneficiar mais de 370 pessoas

Ter acesso à água tratada é garantia de mais saúde e bem-estar para a população. Por isso, a Prolagos, empresa do grupo Aegea, segue com foco no Programa de Melhoria Contínua a fim de ampliar e melhorar o abastecimento de água nos municípios atendidos pela empresa. Nesta semana, a concessionária inicia duas obras de implantação de rede de abastecimento, uma no bairro da Rasa, em Armação dos Búzios, e outra no bairro Baixo Grande, em São Pedro da Aldeia.

Em Búzios, a ação, que irá beneficiar mais de 270 pessoas, acontece na Travessa Brasil e em ruas próximas, e contará com mais de 600 metros de rede de distribuição de água implantados. A obra atende uma demanda da prefeitura municipal, que em janeiro deste ano esteve com a equipe da Prolagos conversando com os moradores do bairro. No início desta semana, o prefeito da cidade, Alexandre Martins, e o vice-prefeito e secretário de Obras, Saneamento e Drenagem, Miguel Pereira, estiveram no local para acompanhar o andamento da obra.

Além dessa iniciativa, a Prolagos também irá começar mais uma extensão de rede para atender a população aldeense, desta vez no bairro Baixo Grande. A obra, que deve ser concluída até a primeira quinzena de junho, vai beneficiar mais de 100 moradores da Avenida Brasil com água tratada. Além dos mais de 800 metros de rede que serão implantados, também será instalado um booster, unidade de bombeamento que aumenta a pressurização do sistema, contribuindo para que a água chegue com mais força e de maneira mais rápida na localidade.

Os moradores que serão contemplados pelas duas ações já podem pedir a instalação do hidrômetro com condições especiais e ainda solicitar a inclusão na Tarifa Social, que garante 50% de desconto na conta de água, caso atendam aos requisitos do programa. Para fazer a solicitação ou tirar dúvidas, a concessionária disponibilizou equipes nos locais até a finalização dos trabalhos. Quem preferir pode entrar em contato por um dos canais de atendimento da empresa, como 0800 7020 195 ou WhatsApp 22 99722-8242.

Desde o início do ano, a Prolagos realizou diversas melhorias no abastecimento de água em todos os municípios, como revitalização e instalação de novas estações de bombeamento, atualização nos sensores de monitoramento dos sistemas e também ampliação da rede de abastecimento. Recentemente, foram feitas pequenas extensões de rede de água nos bairros Tucuns, em Armações dos Búzios, Baleia e Campo Redondo, em São Pedro da Aldeia, no bairro Maria Joaquina e no distrito de Tamoios, em Cabo Frio. Em breve, será iniciada também a implantação de rede de distribuição de água em bairros como Botafogo e Florestinha, em Cabo Frio.

“O saneamento é vital para a saúde das pessoas, por isso todos nós estamos mobilizados para melhorar nossos sistemas, tanto de água quanto de esgoto, e fazer com que cada vez mais pessoas tenham acesso aos nossos serviços. Até o final do ano, serão implantados mais de 35 mil metros de tubulação de abastecimento de água para levar mais qualidade de vida para os moradores de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia”, comenta o diretor executivo da Prolagos, José Carlos Almeida.

Prolagos tem novo diretor-presidente

Postado por paintbox em 25/maio/2021 -

A Prolagos informa que Pedro Freitas é o novo diretor-presidente da concessionária. Com mais de 10 anos de experiência em saneamento, Pedro atuava como Jurídico Regional da Aegea Saneamento, grupo do qual a empresa faz parte, para as regiões Sul e Sudeste.

Sérgio Braga, que ocupou a presidência da Prolagos entre agosto de 2018 e maio de 2021, segue para novos desafios na Aegea. Com a recém aquisição de dois lotes da Cedae, a Aegea Saneamento passará a operar em 153 cidades, distribuídas em 12 estados, levando toda sua experiência para atender mais de 21 milhões de pessoas.

Aegea Saneamento abre inscrições para Programa de Estágio 2021  

Postado por paintbox em 24/maio/2021 -

Seleção vai contratar estudantes de ensino médio e superior. Há vagas para a Região dos Lagos

A Aegea, maior grupo de saneamento privado no país do qual a Prolagos faz parte, abriu inscrições para o Programa de Estágio 2021. Ao todo são oferecidas 56 vagas, distribuídas pelas unidades de norte ao sul do Brasil, destinadas a estudantes entre 17 e 23 anos que estejam cursando os ensinos médio técnico e superior. Para a Região dos Lagos são oferecidas duas vagas para universitários que estejam cursando a partir do terceiro período de Engenharia Química, Eletricista, Mecânica ou de Produção.

As inscrições devem ser feitas até o dia 6 de junho no site https://jobs.kenoby.com/vemseraegea. O processo seletivo é composto por testes online, dinâmica de grupo com o RH e entrevista com o gestor da área. O início do estágio será no dia 15 de julho, em contrato de um ano, podendo ser prorrogado e ter duração de até 2 anos, com uma jornada de trabalho de 30 horas semanais, ou seja, 6 horas por dia.  Além da Bolsa Auxílio, são oferecidos vale refeição, vale alimentação, vale transporte e seguro de vida.

“Buscamos jovens que se identifiquem com o nosso propósito e que queiram fazer parte do avanço do setor de saneamento. Aqui na Região dos Lagos, a Aegea, por meio da Prolagos, está presente nas cidades de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, mas a holding vai além e passará a operar em 153 cidades, distribuídas em 12 estados, levando toda sua experiência para atender mais de 21 milhões de pessoas” – comenta José Carlos Almeida, diretor executivo da Prolagos.

Aline Póvoas, gerente de Planejamento Regional da Aegea, iniciou no grupo em 2008 como estagiária na Prolagos

EXPERIÊNCIA DE SER ESTAGIÁRIO NA PROLAGOS – A cabo-friense Aline Povoas ingressou na Prolagos em 2008, como estagiária na área de Planejamento, enquanto cursava as faculdades de Administração, pela manhã, e Ciências Contábeis, no período noturno. Mesmo com tantos desafios, ela se destacou na concessionária, foi contratada, passou por diversas áreas e hoje é gerente de Planejamento Regional da Aegea.

“Como iniciei na área de Planejamento, abriu muito o meu horizonte, pois comecei a enxergar a empresa de forma holística, observando o todo e me relacionando com muitas pessoas. Percebi desde aquela época que era necessário entender tudo que estávamos fazendo, interagindo com todos os setores. Nesse meio tempo eu noivei, casei, construí minha casa, tive meu filho e a minhas conquistas sempre se entrelaçando com a história da nossa empresa. Nossos líderes são muito dinâmicos e enxergam coisas que nem sempre conseguimos enxergar. Em 2016 fui convidada para ser gestora da área Comercial. A cada nova porta que abriu eu senti medo de não conseguir, de falhar, mas se você correr atrás e se desafiar, você dá conta. Sou muito apaixonada pelo meu trabalho e por fazer parte dessa engrenagem que é a área de saneamento” – fala Aline.

SOBRE A AEGEA – Criada em 2010, a Aegea Saneamento vem construindo uma história de sucesso na transformação social onde atua por meio dos serviços de tratamento e distribuição de água e captação e tratamento de esgoto. Parte fundamental dessa trajetória vem de sua governança e do reconhecimento do capital humano como um importante ativo. Em 2014 criou a Academia Aegea, núcleo de educação corporativa que oferece diversos cursos, capacitações e treinamentos para seus colaboradores, iniciativa que também fará parte do dia a dia dos estagiários.

Dentre os diferenciais da companhia está o “Respeito Dá o Tom”, programa de diversidade e igualdade racial lançado em setembro de 2017. A iniciativa conta com três pilares principais – empregabilidade, desenvolvimento e relacionamento – promove a equidade nas oportunidades de acesso à empresa e de crescimento profissional dos colaboradores que se autodeclaram pretos e pardos e fomenta ações que contribuam com a educação e conscientização em prol do combate à discriminação racial.

Alunos da UVA iniciam monitoramento da Lagoa de Araruama

Postado por paintbox em 21/maio/2021 -

Iniciativa é resultado de uma parceria com a Prolagos

 

Visitas nas Estações de Tratamento de Água e Esgoto, coletas e análises da água da Lagoa de Araruama, estudo do lodo residual dos processos de tratamento. Essas e outras atividades já estão sendo realizadas pelos alunos da Universidade Veiga de Almeida, campus Cabo Frio, em conjunto com a Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento. A iniciativa é resultado de uma parceria de cooperação técnica entre as entidades.

As ações são acompanhadas e avaliadas pelo corpo docente da faculdade, respeitando as medidas de proteção contra a Covid-19. O objetivo do programa é analisar parâmetros físico-químicos da água, com a produção de relatórios técnico e fotográfico trimestrais, fomentando ações de educação ambiental e projetos de iniciação científica.

“Fizemos visitas à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para desenvolvimento do plano de reutilização de lodo residual do processo de tratamento. Estamos estudando a aplicação deste material na fabricação de tijolos e como matéria para compostagem. Também realizamos um treinamento para que os alunos possam fazer o aporte das informações em bancos de dados, produzindo gráficos que possam ser analisados” – explica Eduardo Pimenta, coordenador do projeto.

A parceria está proporcionando aos alunos a experiência de uma pesquisa prática, em um ecossistema local, que irá trazer diversos benefícios para a sociedade da Região dos Lagos.

“Está sendo ótimo participar do projeto. Estou aprendendo muito sobre gerenciamento de dados pesqueiros e aves, além de aprimorar os conhecimentos de Excel para registro das informações coletadas” – fala Guilherme Furtado, estudante de Engenharia de Produção.

 

Também foram mapeados pontos de coleta da água da Lagoa de Araruama que será periodicamente analisada, assim como levantamento da ave fauna da laguna, classificando as aves migratórias e residentes na Região dos Lagos.

“Estamos sempre em busca de melhores soluções para promover a qualidade de vida da população e do meio ambiente. Este projeto nos permite ter o assessoramento permanente do corpo acadêmico, nos auxiliando na tomada de decisões assertivas” – diz Amanda Bulhões, analista Ambiental da Prolagos.

 

Prolagos promove campanha para chamar a atenção para o Maio Amarelo

Postado por paintbox em 20/maio/2021 -

Iniciativa tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de um trânsito seguro para todos

Tayane Pimentel, uma das responsáveis pela Gestão de Frotas da concessionária

Mais de 17 mil pessoas se feriram em acidentes de trânsito no estado do Rio de Janeiro, em 2020, de acordo com relatório do Instituto de Segurança Pública (ISP). Os números alarmantes refletem a realidade de todo o estado na última década, entre 2011 e 2020, em que, segundo o relatório, 363 mil pessoas se lesionaram em acidentes e 20.780 vieram à óbito. Diante deste cenário, a conscientização da segurança e do respeito no trânsito se torna uma prioridade. Por isso, no mês de maio, a Prolagos aderiu à campanha Maio Amarelo, que tem como objetivo estimular a reflexão dos colaboradores da concessionária e população dos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia para os cuidados quando se está sobre rodas.

Com o mote “Respeito ao trânsito é a melhor direção”, a campanha de conscientização traz a participação dos colaboradores Michael Sampaio, operador da Estação de Tratamento de Água, e Tayane Pimentel, uma das responsáveis pela Gestão de Frotas da concessionária. A iniciativa também reforça mensagens sobre a importância do uso do cinto de segurança, respeito aos limites de velocidade e a proibição do uso do celular ao volante. A ação extrapolou o ambiente corporativo e ganhou as redes sociais da Prolagos.

Michael Sampaio, operador da Estação de Tratamento de Água

 “Um trânsito mais seguro depende da ação de todos. Entendemos que reforçar a mensagem de cautela no trânsito é fundamental para que a cada dia nossos colaboradores voltem para a família, para casa, da mesma forma que foram trabalhar. São mensagens para levarmos para a vida e que podem contribuir para que ela dure ainda mais. Por isso, além de promovermos o debate com nossas equipes, queremos despertar a consciência em toda a população e estamos levando o assunto para as nossas redes sociais.”, comenta o diretor executivo da empresa, José Carlos Almeida.

Além da tradicional campanha anual de conscientização, a Prolagos realiza ações para estimular a reflexão e treinar os motoristas da concessionária durante todo o ano. A empresa estabeleceu velocidade máxima de 60 km/h em todos os carros, faz o acompanhamento de toda a frota em tempo real, Diálogos Periódicos de Segurança (DDS e DSS) são realizados todos os dias com as equipes e os colaboradores fazem frequentemente aulas de reciclagem em direção defensiva. Recentemente, a concessionária completou um ano sem acidentes de trabalho com afastamento. Estas ações contribuem com a proteção dos profissionais e com um trânsito mais seguro para todos.

Rede de água tratada chega para moradores do Campo Redondo, em São Pedro da Aldeia

Postado por paintbox em 18/maio/2021 -

Moradores da Rua Monte Verde já podem solicitar a instalação do hidrômetro com condições especiais

 Com o objetivo de levar mais qualidade de vida para os moradores da Região dos Lagos, a Prolagos, empresa da Aegea Saneamento, segue com obras de implantação de rede de distribuição de água nos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. No município aldeense, a concessionária iniciou a implantação de 270 metros de rede de abastecimento na Rua Monte Verde, em Campo Redondo, que deve beneficiar cerca de 50 moradores.

Iniciativa vai beneficiar cerca de 50 moradores

A obra, que deve ser concluída ainda nesta semana, atende uma demanda da prefeitura municipal para proporcionar mais qualidade de vida e saúde para os moradores da localidade. O trabalho está sendo executado por equipe própria da concessionária e além da rede implantada com tubulação de polietileno de alta densidade (PEAD), um dos materiais mais modernos para este tipo de serviço, será instalado um novo booster, unidade de bombeamento que aumenta a pressurização do sistema, que irá reforçar o abastecimento na região e também na Estrada do Pau de Ferro.

Equipes da concessionária estão no local até a finalização dos trabalhos conversando com os moradores, orientando sobre a importância de se conectar à rede pública e oferecendo condições especiais para a ligação de água, que pode ser parcelada em até 60 vezes. Quem preferir pode fazer a solicitação por um dos canais de atendimento da concessionária, como 0800 7020 195 ou WhatsApp 22 99722-8242.

As famílias de baixa renda podem solicitar a inclusão na Tarifa Social, que garante 50% de desconto na conta de água. Para aderir ao programa o consumidor deve preencher quatro requisitos: ter renda familiar de até três salários mínimos; imóvel com construção de até 50 m²; fazer parte de algum programa social do governo e ter consumo mensal de até 10 m³ de água.

A obra vai proporcionar mais qualidade de vida e saúde para os moradores

Nos últimos meses, a Prolagos realizou também pequenas extensões de rede de água nos bairros Tucuns, em Armações dos Búzios, Baleia, em São Pedro da Aldeia, no bairro Maria Joaquina e no distrito de Tamoios, em Cabo Frio. Até o final do ano serão implantados mais de 30 mil metros de tubulação beneficiando moradores de diversas localidades, como Botafogo e Florestinha, em Cabo Frio, e Baixo Grande, em São Pedro da Aldeia.

“Estas ações fazem parte do nosso Programa de Melhoria Contínua, que tem foco em levar mais saneamento e qualidade de vida para a população por meio de obras de extensão de rede de água e de coleta de esgoto, ampliação e melhorias nas estações de tratamento e implantação de novas unidades de bombeamentos”, comenta José Carlos Almeida, diretor executivo da concessionária.

Arraial do Cabo recebe melhorias nos sistemas de controle de água e esgoto

Postado por paintbox em 17/maio/2021 -

Ação vai permitir melhor acompanhamento do sistema de esgotamento sanitário, maior eficiência na distribuição de água e redução de perdas

Arraial do Cabo recebeu nesta semana, melhorias nos sistemas de água e esgoto. Com a atualização de cerca de 500 sensores de monitoramento, a Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento, vai obter melhor acompanhamento do sistema de esgotamento sanitário, maior eficiência na distribuição de água e na redução de perdas.

A operação vai expandir os sistemas de automação (modelo que permite o funcionamento dos processos de forma automatizada, sem a necessidade da presença de um colaborador) e de telemetria (medição à distância), permitindo que os dados coletados sejam integrados com o Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária.

Com uma melhor comunicação entre o CCO e os sensores instalados no município, com o auxílio de lógicas de automação e controle, e dos algoritmos de inteligência artificial, os dados poderão ser analisados com maior eficácia e os operadores poderão tomar decisões mais seguras, ágeis e assertivas.

“Por ser uma cidade turística, a demanda operacional é sazonal, fazendo com que seja necessário um monitoramento mais constante. A melhora do sistema de transmissão e coleta de dados vai nos possibilitar realizar mais ações preventivas e maior acompanhamento do sensores de pressão, permitindo melhor distribuição de água para o município” – explica Victor Barreto, gestor de Automação da Prolagos.

A ação é realizada periodicamente em todas as cidades da área de concessão da companhia (Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia).

 

 

 

 

Lagoa de Araruama atrai aves migratórias

Postado por paintbox em 14/maio/2021 -

Rica biodiversidade e vegetação privilegiada servem de alimento para os pássaros

A Lagoa de Araruama, maior laguna hipersalina em estado permanente do mundo, é rica em biodiversidade. A vegetação privilegiada, sobretudo os manguezais, formam berçários naturais para diversas espécies. Além da fartura de peixes e crustáceos, o local atrai anualmente visitantes ilustres: diversos tipos de pássaros.

Muitas espécies migram de regiões dos Hemisférios Norte e Sul, como Alasca e Patagônia, em busca de alimento, fazendo um “pitstop”. Porém, algumas formam ninhos permanentes, ficando o ano inteiro.

“A vegetação de mangue aliada às salinas, onde são encontrados crustáceos, moluscos e peixes, proporcionam vários tipos de alimento aos pássaros, que ficam aqui entre os meses de novembro e abril, para só após esse período fazerem o retorno para sua área de origem” – explica o biólogo Geraldo Lima.

Flamingo-Chileno - Fotografia: Geraldo Lima

Flamingo-Chileno – Fotografia: Geraldo Lima

Passando por seis municípios da Região dos Lagos, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo, a Lagoa de Araruama possui 220 km² e cerca de 630 milhões de m³ de água. Toda essa imensidão lagunar proporciona fartura também para a pesca local, com espécies como o camarão, a tainha, a carapeba, a saúba, o carapicu e a perumbeba.

Apesar da abundância de recursos naturais encontrada atualmente, a laguna nem sempre foi assim. Devido aos impactos ambientais provocados pela ausência de coleta e tratamento de esgoto, a lagoa entrou em colapso no final da década de 1990 e início dos anos 2000, perdendo a qualidade ambiental. Este cenário passou a mudar com a chegada da Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento. Ao longo de 23 anos, a concessionária já investiu mais de R$1,4 bilhão em saneamento, passando o tratamento de esgoto de 0% para 80% nas cidades da área de concessão.

“Seguimos o propósito de buscar a universalização do saneamento e a melhoria efetiva da qualidade de vida dos moradores e a preservação do meio ambiente. Para isso, além dos investimentos, sempre contribuímos com dados técnicos e científicos para auxiliar o poder público na tomada de decisões” – fala Sérgio Braga, presidente da Prolagos.

Centro de Controle Operacional da Prolagos recebe novas tecnologias

Postado por paintbox em 13/maio/2021 -

Local recebeu melhorias na infraestrutura de rede e telecomunicações

O Centro de Controle Operacional (CCO) da Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento, passou por uma reformulação. Além da mudança estética, com a troca do piso, o local também recebeu melhorias na infraestrutura de rede e telecomunicações, garantindo melhor funcionamento no sistema de monitoramento e maior segurança no controle e aquisição de dados.

O CCO fica instalado na sede da concessionária, em São Pedro da Aldeia. Com um dos modelos mais avançados no setor do saneamento disponível no Brasil, em dez grandes telas, é possível monitorar milhares de informações em tempo real, acompanhando os sistemas de captação, tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto. A unidade também dispõe de históricos de parâmetros operacionais das redes como vazão, pressão, consumo de energia e níveis de reservatórios. Técnicas de inteligência artificial possibilitam identificar alteração de pressão em um determinado ponto estratégico da rede de abastecimento de água, e tomar decisões de maneira autônoma para melhorias neste sistema.

O local recebe dados do programa contador de veículos, desta forma, combinado com as informações operacionais e variáveis como condições meteorológicas, é possível prever o aumento de demanda e tendências de consumo, ajustando a operação.

“Estamos em constante aprimoramento com a implantação de novas tecnologias e criação de sistemas. Por meio do CCO, conseguimos monitorar e analisar, cerca de duas mil variáveis, contribuindo para a tomada de decisão cada vez mais assertiva, aumentando a eficácia do serviço prestado” – explica Victor Barreto, gestor de Automação da Prolagos.