Postado por paintbox em 03/mar/2021 -
Em fevereiro foram mais de 100 toneladas de peixes
Os pescadores da Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos, têm muito a comemorar. Isso porque o mês de fevereiro apresentou uma das melhores safras de Carapeba e Perumbeba desde 2009. Nas cidades de Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, foram pescados mais de 100 toneladas de peixes.
Em Iguaba, foram mais de 50 toneladas. Em uma única noite, os pescadores recolheram cerca de 12 toneladas. Já em São Pedro foram aproximadamente 60 toneladas no mês, e em Cabo Frio, os pescadores faturaram aproximadamente R$100 mil somente com a venda das duas espécies.
“Durante muito tempo pescamos só a Tainha. A Carapeba e a Perumbeba haviam desaparecido da região, mas agora que retornaram, estamos muito felizes” – fala Rogério Oliveira de Souza, presidente da Associação de Pescadores da Praia da Baleia.

Pescadores comemoram a volta de espécies como Carapeba e Perumbeba na Lagoa de Araruama
O pescado abastece cidades dos estados do Rio de Janeiro, Norte e Nordeste. Apesar do excelente desempenho, a quantidade de peixes capturados pode ser ainda maior. Isso porque atualmente não há um órgão que mapeie e elabore uma estatística pesqueira.
Para Cícero, presidente da Colônia Z-29, de Iguaba Grande, um dos fatores que contribuiu para o reaparecimento dos peixes, foi a qualidade da água da Lagoa de Araruama.
“Sou pescador há 30 anos. Vim do Nordeste e quando cheguei aqui, a água era cristalina. Era possível ver os peixes no fundo. Hoje ela está a cada dia mais parecida com o que era antes. A gente circula por diversos trechos da lagoa e em todos os pontos é possível observar essa melhora” – diz Cícero Vanderley Neto.
A Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento, contribui efetivamente para a recuperação da laguna. Após a chegada da concessionária, o tratamento do esgoto passou de 0% para 80% nas cidades de Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios. A operadora responsável pelo saneamento básico, vem ampliando a implantação de cinturões no entorno da lagoa, para interceptar o esgoto e evitar que ele chegue in natura ao ecossistema.
Ao longo de 23 anos de atuação, já foram investidos mais de R$1,4 bilhão em saneamento, representando mais que o dobro de investimentos realizados por habitantes, do que a média nacional, de acordo com o Instituto Trata Brasil.

Mais de 100 toneladas de peixes foram capturados em Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro
Postado por paintbox em 02/mar/2021 -

Campanha ‘Apaixonados pela Água’ traz depoimentos de colaboradores
A Prolagos, empresa da Aegea Saneamento, preparou uma variada programação para marcar o mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, 22 de março. A iniciativa tem como objetivo reforçar a importância do papel de cada cidadão na recuperação, conservação dos recursos hídricos e uso consciente. Abrindo as ações, a concessionária começou a divulgação da campanha “Paixão que movimenta”, que traz a participação dos colaboradores que atuam em diversas áreas, da produção até o tratamento de esgoto, mostrando como suas rotinas contribuem para levar água tratada às famílias e todo o cuidado para que os resíduos que saem dos imóveis sejam tratados e retornem ao meio ambiente sem causar impactos.
As peças serão divulgadas ao longo de todo o mês nos canais oficiais da concessionária nas redes sociais, além de anúncios em sites e jornais. Nesta primeira semana, a Prolagos inaugura o viveiro de mudas nativas da região na Estação de Tratamento de Esgoto de Iguaba Grande. A produção contribuirá com plantios em praças e escolas realizados pela Prolagos, por meio de ações de responsabilidade socioambiental. O próximo já está marcado, será no dia 22, no entorno da represa de Juturnaíba, manancial onde é feita a captação de água bruta.
A programação conta ainda com o lançamento da terceira edição do Prêmio de Jornalismo Ambiental, que tem como objetivo valorizar os jornalistas e estimular a produção de reportagens sobre a importância dos investimentos em saneamento na região. O concurso vai distribuir R$ 36 mil em prêmios entre cinco categorias profissionais e uma universitária. Na próxima semana, a concessionária apresentará o mini documentário #ALagoaVive, que mostra a recuperação gradual da Lagoa de Araruama, com destaque para a fartura de peixes e a procura dos turistas no verão.
Neste mês, dois importantes projetos serão lançados: o Convênio para Monitoramento de Recursos Hídricos, como a Lagoa de Araruama, com a Universidade Veiga de Almeida (UVA), que contará com a participação de alunos de vários cursos como Engenharia Civil, Ambiental e de Produção; o outro é o Projeto Impulso, que tem como objetivo de promover o desenvolvimento de pessoas, famílias e comunidades de forma sustentável.
O Projeto Impulso conta com três subprojetos: Vida na Lagoa, que fará um diagnóstico da Lagoa de Araruama com foco na sustentabilidade profissional dos pescadores da laguna, promoção de ações de desenvolvimento das potencialidades locais, com respeito à atividade pesqueira artesanal; Estação do Saber, espaço científico cultural com foco em educação ambiental por meio de visitas monitoradas. O local apresentará, de forma lúdica, algumas características da água e fenômenos que ilustram o comportamento desse líquido em diversas situações; e Natureza da Educação para o Mangue voltado exclusivamente para o Mangue de Pedra, em Armação dos Búzios, com foco na preservação deste raro ecossistema.
Para levar água tratada a mais famílias, também em março a Prolagos iniciará as obras de extensão de rede. Até o final do ano serão implantados mais de 30 mil metros de tubulação beneficiando moradores de diversas localidades, como Botafogo e Florestinha, em Cabo Frio, Alto da Rasa, em Búzios e Baixo Grande, em São Pedro da Aldeia.
Desde o início de sua atuação, em 1998, a Prolagos já investiu R$ 1,4 bilhão em saneamento básico, o que representa um dos maiores investimentos neste segmento por habitante no Brasil, duas vezes mais do que a média nacional. Nesse período, a concessionária triplicou o fornecimento de água potável, passou de 30% para 98% da população da área urbana, e saltou de praticamente 0 para 80% o índice de atendimento em esgotamento sanitário na região. A concessionária conta com a expertise da Aegea Saneamento, uma das maiores empresas de saneamento do segmento privado no país, que atua em 126 municípios impactando a vida de mais de 11 milhões de pessoas.
Postado por paintbox em 26/fev/2021 -
Intuito é promover modelo de gestão mais humano e focado em proporcionar mais dignidade e qualidade de vida para a população
Um modelo de gerenciamento que cuida das pessoas e do meio ambiente, em que os colaboradores contribuem muito além do que com uma simples atividade de trabalho, mas sim, com um propósito: proporcionar mais dignidade e qualidade de vida para a população. É com essa visão que a Prolagos, empresa da Aegea Saneamento, tem investido na formação de profissionais, por meio do projeto “Gestão de Pessoas”.
O programa, que terá duração de 12 meses, foi elaborado e personificado com base nas premissas da empresa e modelo de gestão. Um dos fatores essenciais de construção do programa é o fit cultural (alinhamento do colaborador com a cultura da empresa) e Soft skills (habilidades e competências) da individuação dos participantes que influenciam no dia a dia.
“As fases do programa estão cheias de ações provocativas com foco na mudança de Mindset (mentalidade). O primeiro passo foi o mapeamento da tipologia psicológica dos participantes. Também utilizaremos a ferramenta 9box para acompanhamento da evolução, além de contarmos também com dinâmicas, encontros on-line, mentorias, simulados situacionais e várias outras ações que apoiem e contribuam para o resultado esperado” – explica Fernanda de Oliveira Paula Lima, coordenadora de RH da concessionária.
A ação foi iniciada com a participação de 35 gestores e com previsão de alcançar um número maior de colaboradores num segundo momento do projeto.
“Acreditamos no modelo de gestão da pirâmide invertida, teoria batizada com este nome por Edwin L. Shuman no livro Practical Journalism, e, portanto, a primeira turma elencada para o programa foi o nível hierárquico da gestão, por entender que são agentes estratégicos de mudança” – acrescenta Fernanda.
Para dar início ao processo, a Prolagos investiu na ferramenta MBTI da Fellipelli que identifica o funcionamento global da tipologia psicológica dos gestores, identificando as potencialidades e apontando possíveis aspectos que possam ser trabalhados em cada um deles, de modo a alcançar um resultado mais assertivo.
“Enxergamos a importância do desenvolvimento do capital humano da companhia, para que possamos alcançar melhores resultados através do engajamento e capacitação dos colaboradores. Isso é o que norteia nossa gestão” – afirma José Carlos Almeida, diretor executivo da Prolagos.
Postado por paintbox em 25/fev/2021 -
Cerca de 200 quilos de alimentos foram entregues para Ong Viva Vida Mulher e para a Associação de Moradores e Amigos do Parque Das Garças e Gaivotas
Estimular a destinação correta do óleo de cozinha usado e apoiar as comunidades afetadas financeiramente pela pandemia da Covid-19. Este é o propósito da campanha De Olho no Óleo, promovida pela Prolagos, empresa do grupo Aegea Saneamento, e que conta com a mobilização das lideranças comunitárias para coletar o óleo usado e transformar em itens de necessidade dos moradores. Nesta semana, duas instituições receberam novas doações de cestas básicas, somando cerca de 200 quilos de alimentos: a Ong Viva Vida Mulher, de São Pedro da Aldeia, e a Associação de Moradores e Amigos do Parque Das Garças e Gaivotas, de Arraial do Cabo.

Ong Viva Vida Mulher recebe alimentos da campanha De Olho no Óleo
A ong aldeense foi a primeira entidade premiada nesta edição do projeto e recebeu uma nova contribuição após movimentar os voluntários e comércios locais. “A gente está fazendo um trabalho de ‘formiguinha’. As pessoas estão colaborando, ajudando e estamos conseguindo transformar esse resíduo em alimento. Tem hora que nem acredito que conseguimos pegar tanto óleo assim! Todo mundo está se mobilizando. Recolhemos em condomínios, restaurantes, pastelarias e com os vizinhos. As pessoas ligam pra gente e vamos lá, colocamos na caçamba do carro e levamos para sede”, comenta a presidente do Viva Vida Mulher, Silvia Andrade.
A campanha, que faz parte também do programa Afluentes, canal de comunicação entre a empresa e as lideranças, possui a intenção de mobilizar a população em prol da solidariedade. A cada mil litros de óleo arrecadado pelas associações, é feita a doação em alimentos que são entregues às entidades, que ficam responsáveis pela distribuição para as famílias que mais precisam. “Esse projeto é algo que abraçamos junto à comunidade para que hoje eles colham o fruto da ação. Contamos também com a ajuda de restaurantes e comércios locais, padarias e até dos moradores. É uma parceria que deu certo e queremos continuar com o projeto”, afirmou Marcos Aurélio, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Parque Das Garças e Gaivotas.
Esta edição da campanha De Olho no Óleo, iniciada em 2020, tem a parceria da Reveg Resíduos, empresa responsável pela coleta e destinação correta do óleo usado. Associações de moradores, colônias de pescadores e entidades sociais dos cinco municípios atendidos pela Prolagos (Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia) que se inscreveram no programa podem continuar coletando o resíduo para receber as doações.
De Olho no Óleo
O programa de Olho no Óleo foi lançado em 2019 a fim de orientar a população a utilizar corretamente as redes públicas. O uso incorreto gera transtornos como transbordamentos de poços de visita, extravasamentos e até mesmo o retorno para os imóveis. O lançamento do resíduo nos ralos e vaso sanitário pode provocar entupimento da tubulação interna e atrair pragas que podem causar doenças como leptospirose, febre tifoide, cólera, salmonelose, hepatites, esquistossomose, amebíase e giardíase.
Postado por paintbox em 24/fev/2021 -
O serviço acontece nesta quarta-feira, das 13h30 às 16h, na sede do órgão
A ouvidoria da Prolagos está nesta quarta-feira (24), realizando atendimentos em parceria com o Procon de São Pedro da Aldeia, na sede do órgão. O objetivo da ação é estreitar ainda mais o relacionamento com os usuários e encontrar as melhores soluções para as demandas de cada cliente. A Ouvidoria Itinerante, que estava pausada em 2020 por conta da pandemia, irá percorrer ainda as cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio no mês de março. A próxima ação será no Procon de Búzios, no dia 03/03, das 13h às 16h.
“Este canal é um elo de comunicação, aproximação e entendimento entre os clientes e a empresa, uma aliada dos dois, sendo responsável por receber e analisar manifestações sobre os serviços prestados. Este contato permite ainda ampliar o conhecimento do usuário e melhoria das nossas ações”, comenta a ouvidora da Prolagos, Thais Suisso.
Entre as atividades da Ouvidoria, está o atendimento de demandas e análise de críticas ou solicitações dos clientes que, tendo recorrido aos canais competentes da empresa, não se sentiram satisfeitos com o atendimento prestado ou com a solução dada ao problema.
A ouvidoria da Prolagos está à disposição dos usuários por meio do SAC 0800 7020 195 ou pelo e-mail [email protected].
Serviço:
Procon São Pedro da Aldeia
Data: 24/02
Horário: 13h30 às 16h
Local: Sede do Procon São Pedro da Aldeia – Rua Hermógenes Freire da Costa, 136, Centro de São Pedro da Aldeia
Procon Búzios
Data: 03/03
Horário: 13h às 16h
Local: Sede do Procon Búzios – Estrada da Usina Velha, 600, Centro
Postado por paintbox em 22/fev/2021 -
Nova estação de bombeamento da Prolagos vai reforçar a fornecimento de água tratada para cerca de 5 mil moradores
Com o objetivo de ampliar e melhorar o sistema de abastecimento de água no Condomínio dos Pássaros, em Cabo Frio, a Prolagos instalou uma nova estação de bombeamento (booster) que irá aumentar a pressão nas redes, contribuindo para que a água chegue nos pontos mais distantes e elevados. A iniciativa faz parte das medidas realizadas pela concessionária para melhorar o abastecimento em toda área de concessão, com o foco na alta temporada.
Nomeada como Condomínio dos Pássaros II, a estação foi idealizada com o intuito de complementar a ação realizada pelo booster já existente no local. “Um dos principais desafios no abastecimento em pontos mais elevados e distantes é manter a rede pressurizada, principalmente, em períodos de alto consumo, como o verão. Por isso, contamos com boosters em diversas partes do sistema de distribuição”, comenta o supervisor de distribuição de água João Cláudio Macedo.
A implantação da unidade faz parte de um conjunto de ações voltadas diretamente para o condomínio durante a alta temporada. Por meio do programa Afluentes, canal de comunicação entre a Prolagos e lideranças comunitárias, foram realizadas reuniões com os representantes do local para entender as principais demandas neste período.

Prolagos promoveu reuniões com representantes e moradores
A nova estação vai atender aproximadamente 5 mil pessoas que residem no condomínio e já está impactando o dia a dia dos moradores. “A pandemia fez com que muitas pessoas que tinham o Condomínio dos Pássaros como refúgio no final de semana e feriados passassem a residir aqui, o que aumento a demanda por vários serviços, inclusive fornecimento de água. Com essas ações mais intensas e aproximação com a Prolagos em resposta às demandas do último verão, percebemos uma redução nas reclamações sobre abastecimento”, disse Gustavo Miguelez, subsíndico de novos projetos do local.
Recentemente, a concessionária implantou também uma nova unidade na Rua Nelore, no bairro Monte Alegre, em Cabo Frio, com o objetivo de melhorar o abastecimento nos bairros Peró, Cajueiro e Guriri. Nos cinco municípios onde a Prolagos atua, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, há 115 boosters ativos, que contam com sensores de pressão que permitem acompanhar o funcionamento das bombas e a eficiência do sistema de distribuição. As unidades são monitoradas 24 horas por dia e operadas remotamente pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária.
Postado por paintbox em 18/fev/2021 -
Investimento vai promover mais segurança, eficiência e maior volume de água tratada
A Prolagos iniciou uma série de melhorias no sistema de abastecimento de água. Setores operacionais estratégicos, como a Estação de Tratamento de Água (ETA), o Centro de Controle Operacional (CCO) e as estações de bombeamento (boosters), estão recebendo novas câmeras, alarmes e sensores, que vão promover mais segurança, eficiência na operação, produção de energia ecologicamente correta e maior volume de água para distribuição. A previsão que é a instalação seja concluída até o fim de março.
Na ETA, localizada no distrito de São Vicente, em Araruama, a água é tratada após ser captada na Lagoa Juturnaíba e levada para abastecer os municípios de Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios. É nela onde estão acontecendo os maiores investimentos. O local está recebendo alarme na casa de bombas, câmeras e revitalização dos equipamentos de monitoramento, sensores de presença, de fumaça e de combustível, além do novo sistema de redundância no fornecimento de energia nos equipamentos automatizados, que vai garantir o bom funcionamento dos novos recursos.
Também será instalado um sistema fotovoltaico na estação de bombeamento Carijojó. A utilização de energia solar vai possibilitar a redução de custos com energia elétrica, maior segurança operacional através de um melhor acompanhamento dos sensores instalados ao longo do sistema de adução e melhora na distribuição. Os novos mecanismos de controle estarão conectados ao CCO, localizado na sede da concessionária, permitindo maior visualização dos processos, e auxilio na tomada de decisões.
“Esses investimentos irão facilitar o monitoramento e aumentar a segurança operacional. Consequentemente, a população também será beneficiada, já que o tempo de resposta a possíveis imprevistos será menor, garantindo maior eficiência no abastecimento das cidades da nossa área de concessão”, explica Victor Barreto, gestor de Automação da Prolagos.
Postado por paintbox em 15/fev/2021 -
Primeiro encontro virtual de 2021 reuniu líderes comunitários de Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande
Como forma de manter o contato com as lideranças comunitárias mesmo a distância e orientar a comunidade sobre os serviços de água e esgotamento sanitário, a Prolagos realizou o primeiro encontro do Afluentes Digital de 2021. Desde o ano passado, por causa da pandemia do novo coronavírus, as reuniões antes feitas presencialmente na sede da empresa ou das associações de moradores agora são online. Os encontros periódicos contam com a participação de representantes da concessionária e lideranças comunitárias da área de concessão da Prolagos.
O bate-papo, iniciado pelo diretor executivo José Carlos Almeida e conduzido pela equipe de Responsabilidade Social, criou uma oportunidade para que as associações tirassem dúvidas e aprendessem sobre a área Comercial da empresa. Para Sandra Raquel, líder comunitária em Monte Alegre II, Cabo Frio, o encontro vai ajudar a solucionar demandas da comunidade. “Agora quando o morador perguntar estou preparada para responder e tirar as dúvidas” comentou Sandra, que participou pela primeira vez desse modelo online de reunião.
Durante o encontro, o gerente Vitor Gabriel, a coordenadora Simone Moreira e o supervisor Nikollas Benfeitas, todos da área Comercial, explicaram aos representantes das associações como funciona a tarifa da Prolagos. Para Vitor, oportunidades como essa reforçam a intenção da concessionária em ir além do básico. “Neste encontro, conseguimos ajudar os líderes a compreender a conta de água, dando autonomia para que eles façam a gestão de seu consumo e analisamos junto a eles cada caso solicitado. Por meio desses representantes, conseguimos ficar mais próximos da comunidade e entendemos as demandas dos bairros, anotamos sugestões e tiramos dúvidas sobre diversos temas”, explicou o gerente comercial.
Além do diretor executivo e das equipes de Responsabilidade Social e Comercial, participaram também os gerentes de Operações Água, Operações Esgoto, da área Jurídica, Comunicação e o coordenador de Engenharia. Para Marta Rodrigues, líder comunitária do Caminho de Búzios, em Cabo Frio, a participação dos gestores e corpo técnico da Prolagos demonstra a parceria entre a concessionária e a comunidade. “Ficou tudo bem esclarecido e eu até já repliquei tudo que aprendi para os moradores do bairro. Quando a empresa se aproxima da gente ela mostra que está aqui como parceira. Ela trabalha de forma correta e mostra isso para gente”, comenta Marta.
Os encontros online, realizados por meio da plataforma Microsoft Teams, ampliam o trabalho já realizado presencialmente e localmente antes da pandemia pelo programa Afluentes, canal de comunicação entre a Prolagos e lideranças comunitárias.
Postado por paintbox em 12/fev/2021 -
Ação no feriado de Carnaval conta com apoio da Prolagos
Além do reforço no efetivo de salva-vidas nas praias da Região dos Lagos, o 18º Grupamento Bombeiro Militar (GBM) contará com uma ação adicional neste feriado de Carnaval: pulseiras de identificação serão distribuídas para famílias com crianças. A medida visa facilitar e agilizar o acionamento dos responsáveis, caso os menores se percam. A iniciativa é uma parceria com a Prolagos, que confeccionou pulseiras impermeáveis, permitindo que as informações se mantenham visíveis mesmo após a criança ter entrado no mar.

A peça na cor branca conta com espaço para o nome do responsável e telefone para contato, além do brasão da corporação e a marca da empresa. Em Cabo Frio, as pulseiras serão distribuídas nas praias do Forte, Peró, Conchas, Santo Antônio e Unamar, no segundo distrito. Em Arraial do Cabo serão disponibilizadas na Praia Grande. Com a identificação, os banhistas que encontrarem as crianças perdidas poderão contatar os responsáveis, permitindo que os salva-vidas mantenham a atenção no mar.
Para garantir a segurança dos banhistas, o 18ºGBM contará, neste fim de semana prolongado, com efetivo de 86 guarda-vidas em escala reduzida, atuando em 16 postos de salvamento, equipes de salvamento com moto aquática, em Arraial do Cabo e Cabo Frio, bote de salvamento nas Praias do Peró e Conchas, além das equipes em terra com triciclo na Praia do Forte e Segundo Distrito e bugre de salvamento em Arraial do Cabo. “Além da nossa estrutura, contaremos ainda com o reforço de 10 alunos do curso de salvamento marítimo, que ficarão responsáveis pela abordagem das famílias para orientação e entrega da identificação”, comentou o comandante da unidade militar, tenente-coronel Torres.
Em janeiro deste ano, o 18º GBM registrou 20 casos de menores perdidos nas praias, 241 salvamentos no mar e 14.105 ações de prevenção, que é a orientação aos banhistas. “Este é um projeto piloto. Queremos envolver outros profissionais que atuam nas praias, como os barraqueiros, que poderão distribuir as pulseiras para as famílias”, acrescentou o comandante.
Recordista em número de salvamentos marítimos, o 18º GBM adotou estratégias diferenciadas para prevenir afogamentos, especialmente, entre os turistas que chegam diariamente à cidade em ônibus de excursão. A abordagem preventiva acontece antes mesmo dos banhistas pisarem na areia: a orientação se dá no interior dos veículos que estacionam no terminal local. “Este é um trabalho de conscientização para que o visitante perceba que o risco existe e não deve ser negligenciado, pois é potencialmente mortal. Orientamos a observarem a bandeira vermelha, pois sinaliza onde está a corrente, se informar com o guarda-vidas, não entrar no mar à noite, não tirar fotos nas pedras, principalmente, as selfies, e evitar entrar no mar alcoolizado”, explicou o Capitão Yelsin, chefe de operações em salvamento aquático e responsável pela ação preventiva.
Com a mesma área de atuação – Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia – a Prolagos e o 18ºGBM compartilham os desafios da alta temporada. “Dividimos o propósito de bem servir à população mesmo no período mais desafiador para nossas atividades por conta do aumento populacional. É por isso que desde o início do verão estamos somando esforços com os Bombeiros, seja com infraestrutura ou apoio operacional”, finaliza o diretor executivo da Prolagos, José Carlos Almeida.
Postado por paintbox em 11/fev/2021 -
O feriadão de carnaval está chegando e mesmo sem a tradicional festa da folia e blocos de rua, a expectativa é que os municípios da Região dos Lagos recebam turistas de vários lugares do estado do Rio de Janeiro. De acordo com a concessionária responsável pela operação da ViaLagos, mais de 400 mil veículos devem chegar na região entre quarta-feira (10) e o dia 22.
Com o aumento da população e da temperatura, a demanda por água também se intensifica e, por isso, a Prolagos elaborou várias ações para atenuar os efeitos do aumento do consumo de água, mas é preciso que a população faça sua parte.
“É importante que os moradores também se preparem para os próximos dias e curtam esse feriado com responsabilidade. É fundamental que os reservatórios dos imóveis tenham capacidade de armazenamento de acordo com o número de pessoas que irão receber, além de mantê-los sempre cheios. Além disso, é preciso utilizar a água com consciência e evitar o desperdício. Estas são medidas simples que fazem grande diferença durante este período”, comenta o diretor executivo, José Carlos Almeida.
Como parte do Plano Verão, conjunto de medidas e melhorias para reduzir os impactos provocados pelo aumento do consumo de água tratada durante a alta temporada, a concessionária investiu na instalação de novas estações de bombeamento (booster), reforçando a pressão nas tubulações, aperfeiçoando a distribuição. Recentemente, uma nova unidade entrou em operação para melhorar o abastecimento nos bairros Peró, Cajueiro e Guriri, em Cabo Frio.
Para atender os clientes durante todo este período, as equipes comerciais foram reforçadas e os clientes não precisarão sair casa para fazer qualquer solicitação, o Águas APP dá acesso a débito automático, informações sobre abastecimento, segunda via de conta e pagamentos. O atendimento via WhatsApp funcionará 24 horas, assim como o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), disponível pelos números 0800 70 20 195.
Os sistemas de tratamento e distribuição de água, bem como, de coleta e tratamento de esgotos funcionarão 24 horas, com capacidade plena. Equipes do setor operacional da concessionária estarão de plantão para o atendimento de qualquer emergência na área de concessão.