Arquivo do Autor

Programa transforma em realidade sonho do primeiro emprego

Postado por paintbox em 10/fev/2021 -

Finalista do Pioneiros, programa de preparação de jovens para o mercado de trabalho, é efetivada na Prolagos

 

Laryssa Nascimento

Quando se inscreveu no Programa Pioneiros, da Prolagos, em julho de 2019, a estudante Laryssa Nascimento, então com 17 anos, não imaginava as transformações que estavam por vir. A jovem foi uma das finalistas do projeto desenvolvido pelo setor de Responsabilidade Social da concessionária para capacitar estudantes do Ensino Médio para o mercado de trabalho, promovendo uma imersão no universo corporativo por meio de workshops e visitas a unidades operacionais. Ao final, os participantes foram convidados a desenvolver um projeto de saneamento para os seus bairros, os cinco melhores ganharam uma bolsa no Programa Jovem Aprendiz.

Para conquistar uma das vagas, a estudante moradora de Tamoios, em Cabo Frio, que sonha cursar Psicologia, propôs o desenvolvimento um aplicativo para reunir agentes comunitários ambientais a fim de reunir voluntários dispostos a cuidar do meio ambiente. “Participar do Pioneiros foi uma experiência maravilhosa, entrei com uma mentalidade e saí com outra. O programa, além de ter despertado em mim a curiosidade pelo saneamento e pela natureza, me trouxe uma percepção enorme sobre a vida profissional e o futuro. Tivemos palestras, dinâmicas, momentos de bate-papo, visitas nas estações de tratamentos. Rimos, nos emocionamos, fizemos amizades, criamos vínculos. Sei que cada momento ficou marcado na mente de cada Pioneiro”, comenta.

Mais do que representar o primeiro emprego, a oportunidade transformou a forma de Laryssa ver o mundo. “O período como Jovem Aprendiz foi de muito crescimento e desenvolvimento. Aprendi a ser ainda mais responsável, a trabalhar em equipe e a ser mais proativa. Além disso, foi o meu primeiro emprego”, comentou a jovem, que atua no Setor Comercial da Prolagos, na área de Atendimento.

Um ano depois, surgiu a possibilidade de ser efetivada na função de Atendente. “Quando recebi a oportunidade da efetivação eu senti algo indescritível. Era algo que eu almejava muito. Eu lembro que assim que cheguei em casa, corri e contei para minha avó e ela se emocionou, pois sua netinha havia sido contratada. O que para muitos seria algo comum, para mim foi incrível. Eu agarrei a oportunidade e tenho me dedicado diariamente para dar o meu melhor. Sou muito grata a todas as pessoas que conheci e contribuíram para a minha caminhada até aqui”, finaliza.

O Pioneiros, cuja segunda edição está prevista para o segundo semestre deste ano, é apenas uma das portas de entrada para fazer parte das turmas de Aprendizagem na Prolagos. Oferecido desde 2008, o programa Jovem Aprendiz na concessionária já acolheu 139 jovens e, destes, 32 foram contratados, como a Laryssa Nascimento. “É muito gratificante receber esses jovens na Prolagos e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional deles. Quando eles se dedicam, têm um desempenho satisfatório e surgem oportunidades, ficamos ainda mais felizes em efetivá-los, integrando-os ao quadro de colaboradores da empresa”, reforça a Coordenadora de Recursos Humanos da Prolagos, Fernanda Lima.

O programa Jovem Aprendiz é voltado a estudantes entre 14 e 24 anos, que estejam matriculados em uma instituição de educação básica ou já ter concluído o ensino médio. O jovem cumpre carga horária de 4 horas diárias. Além da bolsa auxílio, os jovens tem direito a benefícios como vale-refeição, vale-alimentação, plano de saúde e odontológico. Os interessados em fazer parte do programa devem ficar atentos ao site https://jobs.kenoby.com/carreirasaegea, pois, em breve, novas vagas serão disponibilizadas.

Prolagos reforça atendimentos virtuais durante a pandemia

Postado por paintbox em 05/fev/2021 -

Clientes contam com o suporte dos canais digitais da concessionária, como agência de Serviços Online e Águas APP

Desde o início da pandemia, a Prolagos, empresa do grupo Aegea, tem buscado alternativas para facilitar a rotina dos moradores dos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. Com as lojas de atendimento temporariamente fechadas como medida de prevenção ao novo coronavírus, diversos serviços oferecidos pela concessionária podem ser acessados de forma rápida e fácil, por meio de canais digitais como o Águas APP, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS e a Agência Virtual no site www.prolagos.com.br.

Por meio desses canais de autosserviço, é possível solicitar religação de água, acessar a 2ª via da fatura, efetuar pagamento por cartão de crédito e acompanhar o cronograma de leitura. O cliente também pode informar sobre vazamentos e fazer denúncias. Os canais digitais se somam ainda ao SAC 0800 7020195 (área de concessão) e WhatsApp (22) 997228242.

“Estamos focados em oferecer mais comodidade para a população. Por isso, disponibilizamos para nossos clientes canais de autoatendimento onde seja possível acessar os serviços da Prolagos de qualquer lugar e até da palma da mão. Nossas opções são simples e intuitivas, basta informar o número da matrícula ou CPF do titular e seguir as orientações na tela. No WhatsApp, por exemplo, é possível emitir automaticamente a segunda via da conta de água sem a necessidade de interagir com um atendente”, comenta o gerente comercial Vitor Gabriel.

Outro modelo ampliado pela Prolagos desde o início da pandemia é o totem de autoatendimento. Os equipamentos passaram a ser disponibilizados do lado de fora das lojas comerciais, além disso, a concessionária também instalou diversas unidades em comércios de bairros para facilitar a rotina dos usuários (a relação está disponível no site). Os totens também podem ser acessados em Cabo Frio no Shopping Park Lagos e na nova sede da Associação das Mulheres de Tamoios, localizada na Rua Cabo Frio, nº30 B, Aquárius.

Prolagos inicia obra de interceptor de esgoto em Cabo Frio

Postado por paintbox em 02/fev/2021 -

Cerca de 625 metros de tubulação serão implantados no bairro Monte Alegre

A Prolagos iniciou nesta segunda-feira (1), a obra de substituição de um interceptor de esgoto no bairro Monte Alegre, em Cabo Frio. A intervenção visa reconstruir o trecho da Avenida Central, iniciando próximo à rua Cinquenta e Sete, seguindo até o Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos. Cerca de 625 metros de tubulação serão implantados, que variam entre 700mm a 900mm de diâmetro.

A rede intercepta o esgoto de bairros como: Monte Alegre, Jardim Esperança e Porto do Carro, levando até a Estação de Tratamento de Esgoto localizada no Jardim Esperança, onde será tratado.

A obra está sendo realizada para substituir, os tubos de concreto armado, material que sofre com os gases do efluente, perdendo resistência com o passar do tempo. Os novos tubos serão de PEAD Corrugado (plástico mais resistente, proporcionando maior durabilidade e segurança operacional). A ação será finalizada em até 90 dias, incluindo a recomposição do pavimento e do passeio que eventualmente forem danificados.

“Iremos reconstruir o interceptor na mesma posição em que o atual se encontra, sem paralisar a operação. Isso aumenta muito a dificuldade da obra, mas não é possível construirmos um novo interceptor em paralelo, devido às interferências existentes, como: a rede de drenagem pluvial, rede de distribuição de água e adutora, e também a rede de gás natural. Para garantir a segurança operacional, fez-se necessário prolongarmos a linha de recalque existente que vem da elevatória Porto do Carro, para fazermos um desvio, possibilitando trabalharmos nesse trecho que será reconstruído” explica Adibe Santos, coordenador de Engenharia da Prolagos.

Prolagos instala hidrante no Guriri, em Cabo Frio

Postado por paintbox em 01/fev/2021 -

Iniciativa visa facilitar abastecimento de água das viaturas de socorro, potencializando a pronta resposta dos Bombeiros à população

Em apoio ao 18º Grupamento Bombeiro Militar (GBM) no combate a incêndio, a Prolagos acaba de instalar mais um hidrante no munícipio de Cabo Frio. O ponto de fornecimento de água foi implantado na Estrada Caminho de Búzios, no Guriri, entre as ruas Arco-íris e Brasil e conectado à rede pública de abastecimento por equipe própria da concessionária.  O equipamento, que já está em carga, poderá ser utilizado para reabastecer viaturas de socorro do Corpo de Bombeiros que estiveram em operação pelo Guriri e bairros próximos.

Com a mesma área de atuação (Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia), a iniciativa faz parte de uma parceria firmada entre a Prolagos e o 18º GBM, em novembro, com o objetivo de oferecer apoio logístico e mais segurança operacional aos bombeiros na atuação com a ampliação da rede de hidrantes.

Este é o terceiro hidrante instalado pela concessionária nos últimos três meses, os outros dois foram disponibilizados no distrito de Tamoios: um na Avenida Independência, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Unamar, e outro próximo ao Condomínio Orla 500. “Continuaremos os estudos para a implantação de novos hidrantes em pontos estratégicos nos cinco municípios da área de concessão”, comenta o gerente de Operações de Água, José Vicente Marino.

Com foco na melhor prestação de serviços à população, a Prolagos e o 18º GBM mantém sólida parceria. Recentemente, a unidade militar inaugurou a reforma de um posto de salvamento na Praia do Forte, que teve o apoio direto da concessionária.

Falta de energia compromete produção de água na ETA Juturnaíba

Postado por paintbox em 30/jan/2021 -

A Prolagos, responsável pelos serviços de água e esgoto nos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, informa que a Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada em São Vicente de Paula, em Araruama, teve a produção de água reduzida durante toda a noite em função da falta de energia por parte da Enel.

Mesmo com o acionamento de geradores, a ocorrência pode provocar oscilações no abastecimento de água em toda área de concessão, principalmente, em localidades mais elevadas. Diante da situação, a concessionária reforça a importância do consumo consciente de água por parte da população. Até o momento, a Enel não informou a previsão de normalização do fornecimento de energia*.

Em caso de dúvidas, a empresa está à disposição dos usuários pelo SAC 0800-7020-195 e WhatsApp no (22) 99722-8242.

* [ATUALIZAÇÃO] O fornecimento de energia elétrica foi normalizado às 10h40 e a produção de água retornará em carga máxima. A normalização do abastecimento nos locais afetados se dará progressivamente nas próximas horas.

Nova estação de bombeamento impulsiona abastecimento em Cabo Frio

Postado por paintbox em 29/jan/2021 -

Unidade reforça a pressão nas redes que levam água tratada aos bairros Peró, Cajueiro e Guriri

 

Uma nova estação de bombeamento (booster) entrou em operação para melhorar o abastecimento nos bairros Peró, Cajueiro e Guriri, em Cabo Frio. A unidade aumenta a pressão na rede de distribuição, contribuindo para que a água chegue com mais facilidade aos pontos mais distantes e elevados. A ação faz parte de um conjunto de intervenções realizadas pela Prolagos para melhorar o fornecimento de água tratada em toda área de concessão, especialmente na alta temporada, quando o consumo aumenta por conta da população flutuante e temperaturas elevadas.

A estação foi instalada na Rua Nelore, no bairro Monte Alegre, e entrou em funcionamento após a conclusão da última etapa de instalação, que é a telemetria, quando a bomba passa a ser controlada e operada remotamente pelo Centro de Controle Operacional (CCO), na sede da concessionária, em São Pedro. “Fizemos estudos de simulação hidráulica para entender o consumo da área e identificamos o melhor sistema de bombeamento para cada localidade. Hoje, o booster Nelore está em pleno funcionamento e é monitorado 24 horas por dia via CCO”, comenta o supervisor de distribuição de água João Cláudio Macedo.

Nos cinco municípios onde a Prolagos atua, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, há 115 boosters ativos, que contam com sensores de pressão que permitem acompanhar o funcionamento das bombas e a eficiência do sistema de distribuição. “Com esse monitoramento em tempo real, é possível planejarmos e executarmos ações proativas para melhorar o abastecimento na região onde o booster está instalado”, explica o coordenador Operacional, Victor Barreto.

Para este verão, a concessionária investiu na instalação de novas unidades, reforçando a pressão nas tubulações, aperfeiçoando a distribuição. Além das adicionais, as antigas passaram por reformas e readequação. Como parte do Plano Verão, algumas estações receberam bomba extra e gerador, que é acionado em eventual oscilação do fornecimento de energia elétrica.

Prolagos apoia reforma de posto guarda-vidas na Praia do Forte, em Cabo Frio

Postado por paintbox em 27/jan/2021 -

Medida visa auxiliar nos resgates e proporcionar mais segurança à corporação e aos banhistas

 

Na manhã desta quarta-feira (27), o 18º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), responsável

Inauguração do posto guarda-vidas Subtenente Márcio Alves

pelas cidades de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Armação dos Búzios, inaugurou a obra de reforma do posto de guarda-vidas, Subtenente Márcio Alves, localizado na Praia do Forte, em Cabo Frio. A medida, realizada em parceria com a Prolagos, visa auxiliar nos resgates e dar mais segurança à corporação e aos banhistas.

O local recebeu nova pintura, recuperação da estrutura e implantação de uma nova cerca com madeira reciclável. “A melhoria e reforma facilitam o trabalho dos nossos militares, o desempenho profissional e a pronta resposta à população. Fica o nosso agradecimento à toda equipe da Prolagos” – disse o tenente-coronel Torres, comandante do 18º GBM.

Simulação de salvamento no mar

Durante o evento, os bombeiros realizaram uma simulação de salvamento, onde banhistas de uma banana boat precisaram ser socorridos. A ação contou com o auxílio de pranchas, lanchas e jet-skis, equipamentos já utilizados nas operações, tendo em Cabo Frio, o maior número de socorros de todo o estado do Rio de Janeiro, com 245 salvamentos, em janeiro de 2021. “É importante reafirmar a nossa parceria com o Corpo de Bombeiros e com todas as cidades da Região dos Lagos, onde a Prolagos sempre estará presente, agindo em prol da população” – falou o diretor executivo da concessionária, José Carlos Almeida.

Antes da inauguração, o diretor executivo da Prolagos, José Carlos Almeida, e o gerente de Responsabilidade Social, Ricardo Azevedo, foram recebidos na sede do 18ºGBM

Prolagos intensifica ações de combate a fraudes em ligações de água tratada

Postado por paintbox em 25/jan/2021 -

Furto de água é crime e pode causar desabastecimento

 

A Prolagos está intensificando o trabalho de campo na identificação de fraudes e irregularidades nas ligações da água em todos os municípios da área de concessão: Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. A medida foi adotada para combater as perdas e o desperdício especialmente durante a alta temporada, em que o consumo fica mais elevado devido ao aumento população e altas temperaturas, prejudicando o abastecimento.

O “gato de água”, como é popularmente conhecida a ligação clandestina, eleva o índice de perdas do sistema, reduz a pressão na rede e impacta eficiência do abastecimento para quem paga pelo serviço. Ou seja, todos saem perdendo. Recentemente, a equipe de Fiscalização da concessionária encontrou uma fraude no hidrômetro de um imóvel de um condomínio de luxo de Cabo Frio, impedindo a marcação no registro. “A água é fundamental na higienização, ainda mais neste momento de combate ao coronavírus. Geralmente, quem faz esses desvios na rede de abastecimento tem como motivação usar água sem limite, ou seja, com desperdício”, comentou o gerente Comercial da Prolagos, Vitor Gabriel.

As ações de fiscalização da Prolagos ocorrem durante todo o ano, ao longo de 2020 foram realizadas 14.555 vistorias e 8.309 irregularidades encontradas. A concessionária também lembra que toda infração causada propositadamente pelo usuário com o intuito de distorcer o real consumo de água é irregular e ilegal.  Quando a fraude é comprovada, o usuário é notificado, paga multa, além de arcar com os custos de um possível dano ou violação. Além disso, se for flagrado pela Polícia Civil, responde por crime de furto (Art. 155 do Código Penal).

Existem vários tipos de infração e as mais detectadas na região são os desvios de ramal, ou by pass, que é uma ligação paralela à oficial, ou seja, é uma tubulação conectada na entrada até a saída da água, sem passar pelo hidrômetro. Há ainda as ligações clandestinas, que são aquelas executadas sem o conhecimento da Prolagos em uma residência que não possui ligação de água. São comuns também as violações do hidrômetro, além de intervenção indevida evitando o registro do consumo.

As ligações clandestinas podem ser denunciadas anonimamente pelos canais de atendimento da Prolagos: aplicativo Águas App, SAC 0800-7020-195, mensagens pelo WhatsApp no (22) 99722-8242, ou mesmo acessar a Agência Virtual no site www.prolagos.com.br.

Prolagos cumpre protocolos internacionais de biossegurança contra a Covid-19

Postado por paintbox em 22/jan/2021 -

Selo Safeguard foi desenvolvido por especialistas globais do grupo juntamente com a Organização Mundial da Saúde

 

Selo emitido pelo Instituto Bureau Veritas

Uso obrigatório de máscaras nos prédios da empresa, sinalizações de distanciamento seguro instaladas nos pisos, regras de higienização de equipamentos e veículos estabelecidos para as equipes. Essas e outras medidas garantiram à Prolagos a conquista da certificação Safeguard, após auditorias realizadas na sede administrativa e nas seis lojas de atendimento, seguindo a todos os protocolos internacionais de biossegurança. Recentemente, a concessionária passou por nova inspeção e manteve a certificação emitida pelo instituto Bureau Veritas.

Higienização reforçada em todos os ambientes

Limpeza reforçada em todas as unidades

Desde o início da pandemia as respostas da Prolagos foram rápidas e seguras para, em primeiro lugar, cuidar da saúde dos colaboradores e da população, adotando e fazendo cumprir as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e demais órgãos sanitários estaduais e municipais. As ações também fazem parte das diretrizes da Aegea Saneamento, que conta com um comitê multidisciplinar para acompanhar o avanço da doença no país e estabelecer protocolos de segurança para todas as unidades do grupo, presente em 126 municípios em todas as regiões do país.

Além das adequações nos espaços físicos foram realizados treinamentos com os colaboradores e a saúde de todos é monitorada diariamente pela área de segurança do trabalho. “Reforçamos as medidas de controle proporcionando um ambiente seguro para colaboradores e clientes. A manutenção do selo representa o comprometimento da Prolagos com as normas de segurança e também a saúde da população”, destacou José Carlos Almeida, diretor executivo.

Uso de máscara é obrigatório

A Prolagos também adotou reuniões por videoconferência, medição de temperatura em todos os acessos, reforçou a sinalização nos ambientes, como uso obrigatório de máscara e distanciamento adequado, inclusive com indicações no chão, limitou a capacidade máxima de pessoas de acordo com a área de cada ambiente, disponibilizou álcool em gel e líquido para higienização equipamentos, máscaras de proteção para os agentes operacionais. “Além de garantir a saúde da nossa equipe, essas medidas também protegem a população”, acrescenta o diretor executivo.

Com as lojas comerciais temporariamente fechadas, a Prolagos está à disposição por meio do 0800 70 20 195, WhatsApp (22) 99722-8242, além dos canais de autoatendimento como o aplicativo Águas APP, site www.prolagos.com.br por meio da plataforma Serviços Online ou nos totens disponíveis em frente às lojas da concessionária e em comércios de bairro.

Rede de drenagem desativada é removida na orla da Praia do Siqueira

Postado por paintbox em 20/jan/2021 -

Cerca de 20 manilhas foram retiradas

Aproximadamente 20 manilhas foram retiradas na manhã desta quarta-feira da orla da Praia do Siqueira, em Cabo Frio. A tubulação em desuso fazia parte do sistema de drenagem do município e funcionava como extravasor em dias de chuva para o extinto valão do Parque Burle, evitando o alagamento da cidade. Desativada há mais de oito anos, a rede estava instalada em frente à estação elevatória de esgoto (EEE) do Siqueira e foi bloqueada na barragem da unidade, evitando a passagem de qualquer resíduo.

Manilhas em bom estado serão reaproveitadas

A ação foi acompanhada pelos secretários Juarez Lopes, de Meio Ambiente, e Tita Calvet, de Obras, do vereador Alexandre da Colônia, dos moradores do bairro Eli Cardoso e Pablo Santos, do diretor executivo da Prolagos, José Carlos Almeida, e os gerentes da concessionária Mário Márcio Gonçalves, de Esgotamento Sanitário, e Ricardo Azevedo, de Responsabilidade Social.

Antes de acompanhar o trabalho de remoção da tubulação, a comitiva visitou a EEE do Siqueira, onde conheceu a operação da última unidade responsável por bombear o esgoto coletado em tempo seco, modelo de esgotamento em vigor na região que capta as contribuições da rede de drenagem, até a estação de tratamento do bairro.

A ação contou com uma retroescavadeira, que removeu as estruturas, e um caminhão basculante para a retirada do material. Após os serviços o local foi aterrado, acertando o terreno da orla. As manilhas foram tiradas em bom estado serão reutilizadas pela secretaria de Obras.

Representantes da Prefeitura, Prolagos e da comunidade acompanharam as atividades na manhã desta quarta-feira