Arquivo do Autor

Prolagos realiza manutenção programada na estação de tratamento de água neste domingo

Postado por paintbox em 23/jul/2020 -

Produção de água será suspensa das 8h às 12h para melhoria na Subestação Principal de Energia Elétrica

 

A Prolagos fará paralisação programada na Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no distrito de São Vicente de Paulo, em Araruama, no próximo domingo, 26 de julho, para manutenção e modernização da Subestação Principal de Energia Elétrica. A melhoria será feita em etapas e tem como objetivo garantir a segurança operacional e a continuidade do abastecimento nas cidades da área de concessão.

 O serviço está previsto para ocorrer entre 8h e 12h, período em que a operação da unidade estará suspensa, o que poderá reduzir as pressões do sistema de distribuição e impactar o abastecimento em localidades elevadas e finais de rede. Após a retomada das operações, a normalização do fornecimento nestes locais se dará de forma gradativa.

Para minimizar os impactos, a concessionária manterá os reservatórios cheios e orienta a população que faça o mesmo. “Todos os imóveis devem contar com reservação adequada ao número de moradores para ocasiões como esta. A estimativa é de que cada pessoa utilize cerca de 200 litros de água por dia e a recomendação é que a caixa d’água ou cisterna tenha capacidade para, no mínimo, cinco dias”, orienta o gerente de Operações de Água, José Vicente Marino.

A Prolagos é responsável pelo abastecimento de água tratada nos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. A concessionária pede aos usuários que façam o uso consciente da água durante o período. O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) está à disposição pelo número 0800-7020-195 (área de concessão) e (22) 2621-5095 (demais localidades). O cliente pode entrar em contato também pelo WhatsApp (22) 9.9722-8242 ou pelo aplicativo Águas APP.

Novo interceptor de esgoto no Monte Alegre II entra em operação

Postado por paintbox em 23/jul/2020 -

Estrutura de grande porte é responsável por transportar o efluente até a estação de tratamento do Jardim Esperança

 

Está em operação o novo interceptor de esgoto recém implantado na Avenida Central, no bairro Monte Alegre II, em Cabo Frio. Na última semana, a Prolagos iniciou a obra de melhoria e readequação para substituir parte do emissário responsável por transportar o efluente que chega pela estação elevatória do Porto do Carro até a Estação de Tratamento do Jardim Esperança. O novo trecho foi construído ao lado do que estava em operação, que foi desativado.

A obra foi executada entre a Avenida Cruz de Malta e a Rua Cinquenta e Seis, onde foram o assentados 56 metros de tubulação de fibra de vidro com 700 mm de diâmetro. “Um interceptor é uma estrutura de grande porte que recebe esgoto dos troncos coletores ou de elevatórias e transportam diretamente para a estação de tratamento, sem receber novas contribuições ao longo desta trajetória. A nova estrutura é mais moderna e resistente, o que oferece maior segurança ao sistema”, explicou o gerente de Operações em Esgotamento Sanitário da Prolagos, Mário Marcio Gonçalves.

A iniciativa faz parte do Programa de Melhoria Contínua da Prolagos com foco no aumento da eficiência dos serviços e ampliação dos sistemas de água e esgoto, que foi reforçado durante a pandemia. Na operação de esgoto, além de melhorias nas redes de captação, as estações elevatórias, responsáveis pelo bombeamento, e de tratamento também receberam atenção especial. A unidade do Jardim Esperança, destino final das contribuições que passam pelo interceptor sob a Avenida Central também recebeu atenção especial recentemente.

Responsável por tratar o esgoto coletado na região do grande Jardim Esperança e margem esquerda do Canal do Itajuru, a ETE recebeu no último mês 18 novos aeradores, em substituição aos que estavam em operação, além de dois equipamentos reserva. O investimento contribui para a manutenção da eficiência da estação, que atua em nível secundário, com capacidade para tratar até 160 l/s de esgoto em sistema de lagoas.

 

 

 

Campanha reverterá óleo usado em alimento para famílias carentes

Postado por paintbox em 13/jul/2020 -

Prolagos mobiliza Associações de Moradores com o programa “De Olho no Óleo”

 

Com o objetivo de estimular a destinação correta do óleo de cozinha usado e apoiar as comunidades afetadas financeiramente pela pandemia do novo coronavírus, a Prolagos, empresa do grupo Aegea, lança na próxima quarta-feira (15) a nova campanha do ‘De Olho no Óleo’, que vai reverter óleo de cozinha usado em alimentos. O evento virtual, que irá marcar o início da ação, será transmitido pelo canal da concessionária no Youtube a partir das 18h e contará com a participação de representantes da empresa de reciclagem Reveg Resíduos, parceira na iniciativa.

A campanha, que faz parte também do programa Afluentes, canal de comunicação entre a empresa e as lideranças, neste ano possui a intenção de mobilizar a população em prol da solidariedade. Com a mobilização dos bairros por meio das lideranças comunitárias, a cada dois mil litros de óleo arrecadado pelas Associações de Moradores de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, será feita a doação de mil reais em alimentos que serão entregues às entidades, que ficarão responsáveis pela distribuição para as famílias que mais precisam.

A versão 2020 do programa De Olho no Óleo foi adaptada para atender as necessidades geradas pela Covid-19. “Além de conscientizar os moradores sobre a importância do descarte correto desse resíduo, buscamos com essa ação minimizar os impactos sociais causados pelo período de quarentena, que prejudicou diversos segmentos da economia, como o turismo, que é a principal fonte de renda de alguns municípios da Região dos Lagos”, comenta Ricardo Azevedo, gerente de Responsabilidade Social da Prolagos.

A campanha, que vai até dezembro, irá também dar um destino sustentável ao óleo de cozinha usado, que, ao ser despejado na pia ou no vaso sanitário, poderia passar pelos canos da rede de esgoto e ficar retido em forma de gordura, podendo entupir a tubulação interna e atrair pragas que podem causar doenças. O resíduo coletado pelas associações será recolhido pela empresa de reciclagem para a produção de biodiesel e fabricação de sabão. Para descartar corretamente o resíduo, basta espera-lo esfriar, colocar em uma garrafa de plástico e deixar em algum ponto de coleta, como as associações de moradores participantes.

De Olho no Óleo

 O Programa De Olho no Óleo foi lançado pela Prolagos no ano passado no dia 5 de junho em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e transformou as lojas comercias em pontos de coleta. Ao longo do segundo semestre, a concessionária promoveu gincanas entre alunos da rede pública, oficina de sabão e presenteou as turmas mais engajadas com uma viagem ao Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Durante o Festival Sabores de Cabo Frio, os restaurantes foram estimulados a acrescentar a sustentabilidade como ingrediente e introduziram a coleta em suas práticas. No ano passado, as associações de moradores também participaram de uma gincana, que teve como prêmio itens para a festa infantil de fim de ano do bairro. As vencedoras foram as associações do Jardim Esperança, Parque Eldorado II e Jacaré.

Deste o lançamento do programa, para promover a conscientização, o assunto passou a integrar as palestras do ‘Saúde Nota 10’, programa de educação socioambiental desenvolvido nas escolas públicas dos cinco municípios da área de concessão, e ganhou uma mascote, a Oleosa, que de maneira lúdica ensina as crianças sobre a importância da reciclagem do óleo de cozinha usado para a preservação da natureza e das redes de drenagem e esgoto.

Serviço:

Lançamento da campanha De Olho no Óleo

Data: 15/07

Horário: 18h

Transmissão: https://www.youtube.com/prolagosascom

Prolagos instala pias comunitárias em áreas de grande circulação de pessoas

Postado por paintbox em 07/jul/2020 -

Medida reforça as ações de combate à transmissão do novo coronavírus

Pia no Largo Santo Antônio, em Cabo Frio

Em apoio aos cinco municípios da área de concessão no enfrentamento à disseminação da covid-19, a Prolagos disponibiliza estações de higienização das mãos em áreas com intensa movimentação de pessoas em Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. A medida visa contribuir na redução dos casos e reforçar para a população a importância de higienização as mãos. Os equipamentos foram construídos por equipe própria da concessionária com estrutura de concreto e ficarão conectadas à rede de abastecimento de água em pontos estratégicos previamente definidos com as prefeituras.

As pias contam ainda com um dispensador de sabão líquido e painel com orientações sobre a maneira correta e eficiente para higienizar mãos e antebraço. O projeto é inédito na região e conta com um sistema de ativação com os pés, evitando o contato com as mãos e a possibilidade de contaminação no momento da utilização. A iniciativa visa auxiliar as pessoas que estão circulando pelas ruas e também oferecer acesso à água tratada a pessoas em situação de rua. “Nunca um gesto tão simples como lavar as mãos teve tanta importância. É por isso que estamos instalando as pias comunitárias para que todas as pessoas possam fazer a devida higienização e evitar a contaminação. Este é um presente que estamos oferecendo à população das cidades onde atuamos e pedimos apoio para que a população cuide desses equipamentos e preserve o patrimônio público. Esse é um bem de todos”, comentou o diretor executivo da Prolagos, José Carlos Almeida.

Em São Pedro, na Praça da Praia do Centro

Inicialmente serão instaladas seis unidades: na Rua Manuel Turíbio de Farias, em frente à Praça Santos Dumont, em Armação dos Búzios, na Praça da Praia do Centro, em São Pedro da Aldeia, no Centro de Iguaba Grande, na Praça do Guarani, em Arraial do Cabo e, em Cabo Frio, no terminal de ônibus do Largo Santo Antônio, e no distrito de Tamoios próximo ao UnaPark, em Unamar.

A instalação das pias comunitárias se soma a outras ações desenvolvidas pela Prolagos, empresa do grupo Aegea, em apoio aos municípios no enfrentamento à pandemia. A concessionária doou 800 cestas de alimentos e material de limpeza a famílias de pescadores artesanais da Lagoa de Araruama, entregou mais de 35 mil itens de equipamentos de proteção individual destinado aos profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente no combate à Covid-19. Mais de 300 mil litros de água foram fornecidos, por meio de caminhões pipa, para a limpeza de espaços públicos de grande circulação, em ações coordenadas pelas prefeituras. A empresa ampliou a produção de hipoclorito de sódio e passou a distribuir água sanitária para municípios e entidades sociais, como associações de moradores e colônias de pesca, que fazem o repasse para a população.

Incentivo à doação de sangue é tema de encontro virtual

Postado por paintbox em 01/jul/2020 -

A iniciativa, realizada pela Prolagos em parceria com o Hemolagos, visa estimular a doação de sangue entre colaboradores

Com o objetivo de contribuir com o estoque do Hemolagos, que foi impactado diretamente pela pandemia do novo coronavírus, a Prolagos está realizando diversas ações para conscientizar seus colaboradores sobre a importância da doação de sangue. A primeira atividade foi uma roda de conversa online, realizada nesta semana, com a enfermeira do hemocentro Alini Ledo. Durante a conversa, Alini explicou as medidas de segurança que estão sendo tomadas para as coletas de sangue e convidou as equipes a se juntarem a essa rede do bem.

As dúvidas dos colaboradores são compartilhadas também pela população, que por conta do período de isolamento social, deixou de procurar o Hemolagos, que atende todos os municípios da Região dos Lagos. “Já tínhamos dificuldade de abastecer o estoque e uma demanda grande, mas hoje ela cresceu por conta da Covid-19, já que em casos graves da doença é prescrita a transfusão de sangue. Além disso, o medo de exposição ao vírus e dificuldade de locomoção por conta do transporte restrito fez com que o número de doações caísse. Estamos nos mobilizando para manter pelo menos 50% do estoque para atender a população”, comenta a enfermeira.

O ato de solidariedade é hábito entre os colaboradores (Foto de arquivo)

A campanha de doação de sangue da Prolagos, empresa do grupo Aegea, acontece sempre no período do verão, época em que a demanda aumenta, porém, com a determinação do isolamento social e a baixa dos estoques, funcionários se movimentaram e adiantaram a campanha, que agora vai até o fim do ano com grupos indo doar semanalmente. “Vi a campanha para doação de sangue nas redes sociais do hemocentro, mas percebi que tinha muita gente divulgando e poucas pessoas indo realmente doar. Liguei, fiz o agendamento e recebi todas as orientações quanto às precauções. Tudo muito seguro e organizado! Me senti muito bem em poder ajudar”, comenta Mariana Baggi, do setor de Engenharia, que fez a doação pela primeira vez em junho e planeja tornar o ato uma rotina.

Para atender os doadores que ainda estão praticando este ato de solidariedade, a equipe do hemocentro adaptou a rotina do local e agora só realiza atendimento agendado. As cadeiras foram sinalizadas de maneira que as pessoas possam manter a distância e a equipe só recebe quatro pessoas por vez, sempre de máscaras. Além disso, todos os enfermeiros e técnicos de enfermagem estão utilizando touca, máscaras, óculos, luvas e jaleco, e a higienização do espaço foi reforçada. “A doação de sangue só traz benefícios: o doador produzirá células novas e ricas em oxigênio e ajudará outra pessoa. Uma única bolsa pode salvar duas vidas!”, completa Alini.

O Hemolagos funciona de segunda a quarta-feira, das 8h às 15h, na Rua Barão do Rio Branco, nº 88, no bairro Passagem, em Cabo Frio. O agendamento e esclarecimento de dúvidas pode ser feito pelo WhatsApp (22) 99774-7988.

Estação de Tratamento de Esgoto do Jardim Esperança recebe novos aeradores

Postado por paintbox em 26/jun/2020 -

Iniciativa faz parte do Plano de Melhoria Operacional da Prolagos

 

Técnicos instalam os equipamentos

Dezoito novos aeradores foram instalados na Estação de Tratamento de Esgoto do Jardim Esperança, em Cabo Frio. A unidade é responsável por tratar o esgoto produzido na região do grande Jardim Esperança e margem esquerda do Canal do Itajuru. Os equipamentos substituíram os que estavam em operação a fim de manter a eficiência do sistema. A medida faz parte do Plano de Melhoria Contínua da Prolagos com foco na eficiência as operações de água e esgoto, que foi reforçado durante a pandemia.

A unidade opera em nível secundário, é composta por quatro lagoas, duas de aeração e duas de decantação, e tem capacidade para tratar até 160 l/s de esgoto. Os novos aeradores ficam nos dois primeiros tanques, que recebem o esgoto que passa pelo tratamento preliminar, fase onde é feita a remoção dos sólidos grosseiros como pedaços de madeira, plástico, pedras e areia. A lagoa de aeração introduz o oxigênio necessário para manter os organismos decompositores da matéria orgânica. A alta turbulência provocada pelos equipamentos faz com que toda a biomassa se mantenha em suspensão, sendo necessária as lagoas de decantação, fase seguinte, onde há a separação da parte das partes líquida e sólida (lodo). Antes de retornar ao meio ambiente, o efluente tratado passa por processo de desinfecção.

Além dos novos aeradores mecânicos, a estação recebeu ainda melhorias na parte estrutural e novo painel ilustrativo com o processo de tratamento, muito utilizado durante as visitas (temporariamente suspensas por conta da pandemia).  A unidade do Jardim Esperança é uma das sete estações de tratamento de esgoto operadas pela Prolagos, empresa do grupo Aegea, nos cinco municípios da área de concessão, que juntas têm capacidade para tratar 97 milhões de litros de esgoto por dia. Em Cabo Frio, a concessionária opera ainda uma estação na Praia do Siqueira, que recebeu novos decantadores, baia para armazenamento de químicos e painel. As outras unidades também estão passando por manutenção preventiva.

Em Arraial do Cabo, a unidade da Praia Grande passou por processo de revitalização e a estrutura física recebeu nova identidade visual e iluminação. Na parte operacional foi trocada a ponte raspadora do decantador e construída uma nova base para receber a caçamba roll on de lodo. A estação de Monte Alto também foi completamente recuperada, o prédio passou por reforma e o reator recebeu nova passarela. A estação de Iguaba Grande foi completamente reformulada no ano passado e recentemente recebeu novo projeto de iluminação. Em Búzios a estação passou por pintura, projeto paisagístico e um novo soprador entrou em operação, o equipamento é responsável pela entrada de ar no processo de aeração. Em São Pedro da Aldeia a estação passou por pintura, e recebeu nova iluminação e painel ilustrativo.

Pontos de ônibus de São Pedro da Aldeia passam por desinfecção nesta quinta-feira

Postado por paintbox em 25/jun/2020 -

Ação para minimizar a contaminação pelo novo coronavírus tem água tratada fornecida pela Prolagos

Em apoio aos municípios no enfrentamento da Covid-19, a Prolagos está doando água tratada, por meio de caminhões pipa, para a desinfeção de espaços públicos de grande circulação de pessoas. A medida tem como objetivo evitar a disseminação da doença que registra 1738 casos confirmados na área atendida pela concessionária, que compreende as cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande. O dado é do último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, em 24 de junho.

Na manhã desta quinta-feira, a atividade aconteceu em São Pedro da Aldeia e teve como foco os pontos de ônibus ao longo da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) e em trechos da RJ-140. Em outras ocasiões a equipe passou por praças e entorno do Pronto Socorro. “Diariamente nós higienizamos esses locais e também os pontos críticos, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), porém não conseguimos fazer a lavagem geral e essa parceria veio para ajudar. Essas ações buscam minimizar o contágio do novo coronavírus e fazer com que os moradores se sintam mais seguros em poder circular por esses espaços”, comenta Valdiléia Carvalho, administradora do Terminal Rodoviário Prefeito Hermínio Sampaio e responsável por acompanhar a ação.

Seguindo todas as orientações das autoridades de saúde, as equipes da concessionária e da prefeitura higienizaram também a rodoviária do município, que voltou a receber pessoas de cidades mais afastadas no início do mês. “Estamos na linha de frente para ajudar a população do município. Por isso, pedimos para que as pessoas que chegam em nossa cidade venham preparados, com máscaras e álcool em gel”, diz o funcionário do local Leandro Matheus, que participou das ações de hoje.

As limpezas são organizadas e coordenadas pelas prefeituras e vêm acontecendo periodicamente desde o início da pandemia. Até o momento, a concessionária já doou mais de 300 mil litros de água tratada. “Sabemos que esta é uma importante medida para oferecer mais segurança às pessoas que precisam sair de casa. Além da água tratada, também estamos produzindo água sanitária para doar a algumas entidades na higienização de seus espaços. Estamos apoiando desde o início da pandemia e continuaremos enquanto for necessário”, disse o gerente de Operações de Água da Prolagos, José Vicente Marino.

A parceria na sanitização dos espaços públicos é uma das iniciativas da Prolagos, empresa do grupo Aegea, em apoio aos municípios durante o período de pandemia. Recentemente, a concessionária doou 800 cestas de alimentos e material de limpeza a famílias de pescadores artesanais da Lagoa de Araruama, entregou mais de 35 mil itens de equipamentos de proteção individual destinado aos profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente no combate à Covid-19. A empresa ampliou a produção de hipoclorito de sódio e passou a distribuir água sanitária para municípios e entidades sociais, como associações de moradores e colônias de pesca, que fazem o repasse para a população.

 

Prolagos disponibiliza terminais de autoatendimento em supermercados

Postado por paintbox em 19/jun/2020 -

Medida visa facilitar rotina de usuários que queiram retirar segunda via de conta ou efetuar pagamentos

Desde o início da pandemia, a Prolagos tem buscado diversas alternativas para estar sempre aolado dos moradores dos municípios da área de concessão. Com os serviços de água e esgoto operando normalmente, manter o atendimento comercial aos usuários se tornou um desafio com o fechamento temporário das lojas. Além do reforço via SAC e whatsapp, a empresa vem investindo em tecnologia para dar mais autonomia aos usuários. Depois de disponibilizar totens de autoatendimento em frente às lojas, a concessionária firmou parceria com estabelecimentos comerciais e está instalando os equipamentos em supermercados.

Nesta semana foram instaladas máquinas inteligentes nas lojas da rede Fricarnes, em Cabo Frio, no bairro São Cristóvão, e em Arraial do Cabo, na Prainha, no Predileto, no Jardim Esperança, também em Cabo Frio, e Mercado e Açougue Nosso Sonho, no bairro Balneário, em São Pedro da Aldeia. “Os totens chegam para oferecer mais conforto aos nossos usuários, que poderão utilizá-los no momento das compras, com segurança e rapidez. O sistema é intuitivo e basta digitar o CPF do titular ou a matrícula do cliente para acessar os serviços, como consultar faturas, imprimir segunda via e fazer pagamentos. Em breve, novas unidades serão disponibilizadas”, adiantou o gerente Comercial da Prolagos, Vitor Gabriel.

Além dos totens, a Prolagos disponibiliza ainda outros canais de autosserviço como o aplicativo Águas APP e a agência virtual no site, que possibilitam que os usuários resolvam suas demandas sem precisar falar com um atendente comercial. Pelas plataformas digitais é possível fazer parcelamento de faturas em atraso e pagamentos nos cartões de crédito ou débito. A concessionária também ampliou os pontos de pagamento das faturas, que podem ser efetuadas em pequenos comércios de bairros. “Esses estabelecimentos estão devidamente identificados como parceiros da Prolagos. No site da concessionária é possível ver a relação”, acrescentou o gerente.

Ainda por conta de combate à pandemia e fechamento temporário das lojas, a Prolagos, empresa do grupo Aegea, criou uma nova modalidade de atendimento para os usuários que não são adeptos à tecnologia: o projeto Porta a Porta. Agentes comerciais foram treinados a fazer o atendimento presencial, na porta da casa dos clientes, respeitando as orientações de segurança como distanciamento e uso de álcool em gel. Os usuários que optarem por este tipo de atendimento, podem entrar em contato com a concessionária pelo 0800 70 20 195, WhatsApp (22) 99722-8242 ou ainda abordar os agentes que fazem a leitura dos hidrômetros.

A Prolagos é responsável pelos serviços de abastecimento de água tratada e coleta e tratamento de esgoto nos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.

Para acessar os serviços basta digitar o número do CPF titular ou a matrícula do cliente

Prolagos apoia exposição virtual Scliar100 anos

Postado por paintbox em 17/jun/2020 -

Mostra com principais obras do pintor modernista abre as atividades no ano do centenário

 

Cristina Ventura mostra seleção de cartazes

Com as visitas temporariamente suspensas ao público por conta da pandemia, a Casa Scliar, em Cabo Frio, em breve, poderá ser visitada de qualquer lugar do mundo. Para celebrar o centenário do pintor modernista, o Instituto Cultural Carlos Scliar disponibilizará a partir desse mês o passeio virtual à Casa museu Carlos Scliar. Nas paredes da sala principal a exposição “Scliar – 100 Anos”, recebe os visitantes com obras que datam desde os anos 40 até os anos 90 do século passado. A visita virtual, abre as portas da casa onde Scliar viveu cerca de 40 anos.

O tour contemplará todos os cômodos da casa, jardins e espaço educativo. O destaque está no segundo andar do sobrado onde ficam o quarto e o ateliê de Scliar, com vista para o Canal Itajuru, tema das obras do artista. As dependências da casa mantem a ambiência deixada por Scliar, sua mobília e objetos do seu cotidiano, tudo mantido exatamente como o artista deixou. O passeio virtual, estará disponível no site www.carlosscliar.com, a partir do dia 21 de junho, data em que Carlos Scliar completaria 100 anos.

Regina Lamenza, presidente do Instituto Carlos Scliar, e Cristina Ventura, Coordenadora da Casa Scliar, mostram parte da exposição

Instalação com as palavras: Leia e Pense

A mostra destaca obras em que Scliar insere frases e palavras nas telas, como “Pergunte sempre” e “Pense”, uma provocação do artista. As obras são de 1975, um período em que segundo o artista: “Queriam pensar por nós, subestimando a inteligência e capacidade do povo brasileiro”. Uma instalação com as palavras “Leia” e “Pense” impressas repetidamente reforça a mensagem. “Queremos apresentar o Scliar para além da pintura e como ele promovia a reflexão por meio da palavra associada à imagem. Ele era amigo de grandes personalidades da cultura brasileira, como Jorge Amado, Clarice Lispector, Oscar Niemeyer e Vinícius de Moraes. No acervo da instituição encontramos diversas obras, fotografias e centenas de correspondências que contextualizam o intenso diálogo entre Scliar e os principais artistas e intelectuais do século XX. A leitura é a base do conhecimento e este é o tema que abordaremos junto aos estudantes da rede pública, assim que as visitas presenciais estiverem liberadas. Enquanto isso acreditamos que o material disponibilizado na rede já servirá de apoio para as aulas realizadas on-line”, comenta a coordenadora da casa, Cristina Ventura, responsável pela curadoria da exposição.

Os jovens estudantes, como lembra Cristina, sempre foram o público alvo da bucólica casa no bairro São Bento. Na década de 1990, Scliar abria o seu jardim para os encontros do movimento estudantil de Cabo Frio. Nos últimos anos, o espaço recebeu mais de 1000 alunos da rede pública de ensino participantes dos projetos “Meu lugar, meu patrimônio” e “CaptaAção – Respeito dá o tom e Seu descarte minha arte”, este realizado em parceria com Prolagos, por meio do programa de responsabilidade social da concessionária de água e esgoto. “Nossa grande missão é o trabalho com os estudantes da rede pública, e esses projetos educativos são fundamentais para os alunos frequentarem o espaço cultural e gerar neles o sentimento de apropriação do lugar. A qualidade do acervo da instituição nos permite abordar diversos temas complementares ao conhecimento e aprendizado realizado nas escolas. O tema leitura começa a ser tratado na Exposição Scliar 100 anos, e é a base do projeto educacional que será desenvolvido junto aos estudantes da rede”, reforça Cristina.

A Casa Scliar possui um centro de pesquisa com mais de 10 mil documentos datados a partir da década de 1930. O acervo é constituído de correspondências, recortes de jornal, gravuras, periódicos, fotografias, telas, esculturas, obras literárias entre outros itens, e narra os principais acontecimentos do Brasil do século XX, fundamental para a compreensão da história e cultura nacional, trata ainda da participação do Brasil na Segunda Grande Guerra Mundial. O centro de pesquisa atende a pesquisadores e estudantes de todo o país. Para manter a integridade da coleção, mesmo durante o período de pandemia e isolamento social, são necessárias ações de conservação e prevenção. A equipe do Instituto criou uma rotina de trabalho para higienizar o acervo, aferir umidade, manuseio, catalogação, além da manutenção preventiva do próprio imóvel, tombado pelo patrimônio municipal. “Mesmo fechado para visitação, as ações de conservação do acervo não podem parar. Criamos uma rotina de tratamento, com pequenos grupos da equipe para realizar o trabalho de conservação, fundamental para garantirmos a integridade do acervo, a alma do Instituto Cultural Carlos Scliar. Nesse momento o trabalho é realizado graças a equipe de voluntários e o apoio da Prolagos, fundamental para conservação do espaço cultural”, reforça.

Em 2018, alunos do Ciep Hermes Barcelos participaram do projeto CaptaAção Respeito Dá o Tom, sobre igualdade racial

Com apoio cultural desde 2017, a Casa Scliar é uma importante parceira da Prolagos, empresa do grupo Aegea,  no desenvolvimento de projetos com foco na educação, cultura e desenvolvimento social. Entre as ações já realizadas está a exposição Respeito Dá o Tom, em função do lançamento do programa de igualdade racial do grupo Aegea e suas unidades. A mostra foi composta por fotografias, esculturas, filmes, ambientação musical e reprodução audiovisual destacando a importância da cultura afro-brasileira na formação da sociedade. O tema foi desdobrado no projeto CaptaAção, em 2018, que levou alunos do nono ano da rede pública de Cabo Frio a refletirem sobre o racismo. A atividade culminou na produção de um curta-metragem.

Participantes do Projeto CaptaAção 2019, estudantes visitam a Casa Museu e conhecem a exposição Pense

O sucesso do projeto e o vasto material permitiram a realização da segunda edição do projeto, levando estudantes dos cinco municípios da área de concessão da Prolagos a discutirem questões relacionadas ao meio ambiente, principalmente na produção de resíduos sólidos, e, ainda, a produzirem artesanato a partir de material reciclado. “A Casa Scliar é um oásis do conhecimento, seu rico acervo permite a abordagem de diversos temas e tem sido fundamental para desenvolvermos, em parceria, projetos de responsabilidade social, que estimulem o pensamento reflexivo entre os jovens a partir do acesso à cultura”, disse o gerente de Responsabilidade Social da Prolagos, Ricardo Azevedo.

Prolagos doa mais de 21 mil litros de água sanitária para população

Postado por paintbox em 16/jun/2020 -

Iniciativa faz parte de conjunto de medidas de apoio aos municípios durante a pandemia

A Prolagos aumentou a capacidade de fabricação de água sanitária (utilizada no processo de tratamento de água) e está distribuindo o produto para os municípios da área de concessão. Até esta terça-feira (16), foram doados cerca de 21 mil litros do insumo, também conhecido como hipoclorito de sódio, em atendimento as solicitações das prefeituras, associações de moradores e outras entidades na prevenção à Covid-19.

Considerado um item essencial no combate ao novo coronavírus, o hipoclorito de sódio se tornou aliado na higienização de espaços, embalagens e superfícies de uso comum, como maçanetas e corrimãos. Porém, com os impactos da quarentena no orçamento doméstico, algumas famílias encontram barreiras financeiras para adquirir o produto. Para ajudar esses lares, a Associação de Moradores do Jardim Esperança, em Cabo Frio, se mobilizou e garantiu a doação para as famílias. “A nossa intenção é distribuir a água sanitária para quem realmente precisa desse item fundamental para melhor cuidado com a saúde e higiene nesse momento de pandemia. Vamos entregar o material junto com alimentos que coletamos em nossas campanhas. Essa parceria vai ajudar bastante as famílias em situação de vulnerabilidade em nossa comunidade”, comenta Renato Fragoso, presidente da associação, que nesta semana recebeu 420 litros.

Além de apoiar a população por meio das prefeituras e associações de bairros ou pescadores, a Prolagos está auxiliando os profissionais que lidam diariamente com um grande número de pessoas, muitas vezes na linha de frente do combate ao coronavírus. “Esta parceria vai auxiliar diretamente na segurança de nossos policiais, que, por realizarem serviços essenciais, não pararam de trabalhar.  A doação contribui com a sanitização do nosso batalhão em Cabo Frio, destacamentos, e em nossas companhias integradas em Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Unamar e Saquarema”, afirmou a Major Bianca Machado, responsável pela Comunicação Social do 25º BPM.

A distribuição de água sanitária se soma a outras ações desenvolvidas desde o início da pandemia pela Prolagos, empresa do grupo Aegea. A concessionária também está apoiando os municípios da área de concessão com a doação de EPIs para os profissionais da saúde e de cestas básicas para pescadores da Lagoa de Araruama. Além disso, em parceria com os municípios, a empresa realiza a higienização de ruas, praças e locais de grande circulação de pessoas, como pontos de ônibus e o entorno das agências bancárias, hospitais e clínicas médicas.