Arquivo do Autor

Premiação do Saúde Nota 10 acontece na escola Pequiá, em São Pedro da Aldeia

Postado por paintbox em 18/abr/2022 -

Unidade escolar de São Pedro da Aldeia é a primeira a participar do programa promovido pela Prolagos em 2022

 

Muita expectativa e animação marcaram a premiação do ‘Saúde Nota 10’, programa de educação socioambiental da Prolagos, que leva para as salas de aula conteúdos que reforçam a importância do acesso à água e esgoto tratados e o papel do cidadão na preservação dos recursos naturais. O evento, que aconteceu na Escola Municipal Pequiá, em São Pedro da Aldeia, premiou com uma bicicleta, kit do ‘Prolaguito’ (mascote da concessionária) e mochila, os alunos que apresentaram as melhores redações e desenhos sobre o consumo consciente da água e a preservação do meio ambiente.

Os trabalhos foram avaliados por uma comissão formada por representantes da empresa, que analisa critérios como relação com o tema, clareza nas ideias, sensibilidade e criatividade. Pietro Miranda, do 5º ano, conquistou a 1ª colocação com uma redação sobre a importância do trabalho da concessionária para o tratamento da água que chega nas casas dos moradores.  “Foi muito bom participar. Eu não tinha uma bicicleta e estava precisando de uma. Ainda não estou vindo para a escola com ela, mas já estou brincando muito pelo meu bairro”, afirma o aluno.

Além da premiação, os estudantes assistiram à apresentação do o teatro infantil ‘Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação’, que aborda assuntos como às consequências do descarte incorreto do lixo, a importância de não desperdiçar os recursos naturais, além de mostrar que esses cuidados devem ser de todos. De maneira criativa e com a participação do público, ‘Prolaguito e a Galera da Água’ derrotam o monstro da sujeira, o ‘Sujismundo’, e mostram para os alunos que todos podem combater a poluição. “O programa tem uma proposta muito bacana, pois trabalha a importância do saneamento e o cuidado que cada um deve ter com o meio ambiente. Ele agrega informações aos nossos alunos, fazendo com que eles sejam crianças mais esclarecidas, que podem ser multiplicadoras no seu lar e na comunidade onde vivem”, pontua Maria Regina Rosa, coordenadora de Educação Preventiva de São Pedro da Aldeia.

Além do município, a ação acontece em todas as cidades atendidas pela concessionária: Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande. “É um prazer ver o ‘Saúde Nota 10’ retornar às escolas após dois anos paralisado por causa da pandemia. Com este programa, fazemos a conscientização das crianças do ensino fundamental, para que de forma lúdica, eles possam assimilar a importância do consumo consciente e o cuidado com a natureza”, ressalta Simony Dias, coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos.

Comunicado

Postado por paintbox em 14/abr/2022 -

[ATUALIZAÇÃO]

 

O reparo da adutora que rompeu em São Pedro da Aldeia, foi concluído às 6h desta sexta-feira (15). A finalização estava prevista para às 20h de quinta (14), mas o trabalho foi mais complexo do que o esperado. Devido ao rompimento, o abastecimento de água no município está temporariamente comprometido e a normalização acontecerá de maneira gradativa.

 

 

O abastecimento de água pode ficar temporariamente comprometido no município de São Pedro da Aldeia, devido ao rompimento de uma adutora. Equipes técnicas estão atuando para restabelecer o sistema e a previsão da conclusão do reparo é às 20h. A normalização do abastecimento acontecerá de maneira gradativa.

Imóveis com reservatório não devem ser afetados pela suspensão temporária do abastecimento. A concessionária recomenda aos moradores que não possuem caixa d’água ou cisterna que adiem tarefas não essenciais. Os casos emergenciais devem ser comunicados por ligação ou via Whatsapp pelo 0800 7020 195.

Inea desmonta ligação clandestina de água no Capão, em Búzios

Postado por paintbox em 14/abr/2022 -

 

Local era utilizado para abastecer caminhões pipa irregulares

 

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) identificou uma ligação clandestina de água, em um imóvel no bairro Capão, em Armação dos Búzios. A operação foi realizada após a Prolagos ter recebido uma denúncia anônima, de que a área era utilizada para abastecer caminhões pipa irregulares. Uma equipe de Fiscalização da concessionária foi enviada para desfazer a irregularidade. Os responsáveis não estavam no local, mas se identificados, podem responder a um processo criminal por furto, já que a ação é considerada crime, segundo o código penal (artigo 155).

Para evitar irregularidades, a Prolagos realiza inspeções periódicas em Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. As ações contam com o trabalho em conjunto com o Inea e a polícia. “As ligações clandestinas podem impactar toda a rede de abastecimento, pois a localidade pode não ter sido dimensionada para este tipo de fornecimento, despressurizando o sistema”, explica Rodrigo Pereira, coordenador Comercial da Prolagos.

As ligações irregulares também podem causar risco de contaminação, não só da água que está sendo furtada, como também de toda a rede de distribuição. A população pode contribuir denunciando atitudes suspeitas ou o responsável pode efetuar uma autodenúncia e negociar formas de regularização. Para isso, basta entrar em contato com a concessionária por meio do 0800 70 20 195, que funciona tanto para ligação, quanto para mensagens via Whatsapp, ou ainda pelo aplicativo Águas App, disponível para download para os sistemas Android e iOS.

Lagoa de Araruama é destaque em seminário sobre coleta em tempo seco

Postado por paintbox em 13/abr/2022 -

Modelo de esgotamento sanitário foi fundamental para melhoria da qualidade ambiental do ecossistema. Evento organizado pela Abes Rio acontece nos dias 13 e 14 de abril

 

Debater modelos de tratamento de esgoto e buscar soluções e tecnologias mais eficazes para o saneamento a curto prazo. É com este foco que a “Captação em Tempo Seco”, que capta as contribuições que passam pelas galerias pluviais e encaminha para a estação de tratamento, adotada nas cidades da Região dos Lagos, será um dos temas abordados no 1º Seminário de Saneamento e Meio Ambiente. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio de Janeiro (Abes Rio), acontece de forma híbrida (presencial e on-line), nos dias 13 e 14 de abril, transmitido gratuitamente do auditório da Firjan, no Centro do Rio de Janeiro.

“Vamos trazer cases já existentes no Brasil, mostrar as perspectivas de quem opera, os desafios e o planejamento para os próximos anos. Nossa intenção é desmistificar o tema, trazendo esclarecimento para população e entendimento para os setores correlatos”, ressalta o presidente da Abes, Miguel Alvarenga Fernández y Fernández.

O encontro conta com a participação do diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas, que vai palestrar na quinta-feira (14), às 11h, sobre como o tratamento de coleta em Tempo Seco tem ajudado na melhoria gradativa da qualidade ambiental da Lagoa de Araruama. “Com os investimentos que fizemos até aqui já é possível observar a melhora desse corpo lagunar tão importante. O Tempo Seco foi a solução mais rápida e assertiva da sociedade para a recuperação da lagoa. Hoje, os pescadores comemoram recordes de pescado, cavalos-marinhos voltaram a habitar a laguna e na maior indústria da Região dos Lagos, o Turismo, empresários sentem os reflexos positivos dos recursos empregados pela concessionária”, pontua Pedro Freitas.

Em 1998, quando a Prolagos assumiu os serviços de saneamento nas cidades Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldei, todo o esgoto in natura era despejado na Lagoa de Araruama e nas praias. A maior laguna hipersalina em estado permanente do mundo estava em avançado estado de degradação ambiental. Para ajudar na sua recuperação, a sociedade civil organizada solicitou a mudança do contrato, propondo que as concessionárias que atuam na Região dos Lagos antecipassem os investimentos em esgoto e aderissem ao sistema de captação a tempo seco, onde o esgoto que corre pela drenagem pluvial é desviado para coletores e o resíduo transportado para as estações de tratamento, retornando para o meio ambiente dentro dos padrões ambientais.

Com a mudança aprovada pelo poder concedente, Ministério Público e pela Agência Reguladora (Agenersa), em 23 anos, o índice de atendimento em esgotamento sanitário saltou de 0 para 80,12% e todo esgoto coletado é tratado. Além disso, a concessionária construiu 38 km de rede coletora, que atuam como cinturões, blindando a laguna e captando o esgoto que chega pela rede de drenagem. “Iremos investir ainda, mais de R$50 milhões, que serão destinados à implantação de 26 km de rede coletora, que receberá o esgoto que sai dos imóveis, atuando como uma blindagem da lagoa”, explica o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas.

A obra acontecerá nas cidades de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. O primeiro local a receber a implantação, em julho deste ano, é Ubás, em Iguaba Grande. Também fazem parte do cronograma, os bairros: Praia do Siqueira, Recanto das Dunas, Vila do Sol, Jacaré (próximo ao Mercado de Peixe) e Porto do Carro, em Cabo Frio; Ubás, em Iguaba Grande; e Vinhateiro, Baixo Grande, Nova São Pedro e Campo Redondo, em São Pedro da Aldeia.

As inscrições para o evento podem ser feitas no site:

https://sanearioabes.com.br/inscricoes/

Prolagos prepara reforço no abastecimento para a Semana Santa e Tiradentes

Postado por paintbox em 12/abr/2022 -

 

Concessionária orienta que moradores e comerciantes mantenham os reservatórios dos imóveis cheios

 

Os feriados da Semana Santa e Tiradentes se aproximam e a expectativa é que turistas de diversas partes do Brasil tenham como destino as cidades da Região dos Lagos. Em Armação dos Búzios, a ocupação dos hotéis e pousadas será de 100%, já em Cabo Frio, o Convention Bureau afirma que 80% dos meios de hospedagem devem ser ocupados. Além dos leitos convencionais, as cidades da região costumam recebem excursões de ônibus, que lotam as casas de temporada. Para atender ao aumento da demanda por água, a Prolagos elaborou várias ações para atenuar os efeitos do aumento do consumo, mas é preciso que a população também faça sua parte.

A concessionária orienta que os moradores adotem cuidados simples, mas que farão diferença para que todos possam curtir o fim de semana prolongado sem preocupações. “É necessário que os proprietários limpem os reservatórios dos imóveis, verifiquem as boias e instalações hidráulicas e se certifiquem que a capacidade de reservação de água é suficiente para o número de habitantes na residência ou estabelecimento. Funciona da seguinte forma: o consumo médio por pessoa é de 200 litros por dia. A partir desta média, uma casa com cinco pessoas precisa de um reservatório com capacidade de no mínimo, mil litros”, explica o gerente Operacional da empresa, José Vicente Marino.

A Prolagos já abasteceu os reservatórios de água de cada município para atender ao aumento da demanda e as estações de bombeamento (boosters) irão reforçar a pressão nas tubulações e aperfeiçoar o abastecimento nos pontos mais distantes e elevados das cidades. Os sistemas de tratamento e distribuição de água, bem como, de coleta e tratamento de esgotos funcionarão 24 horas, com capacidade plena. Equipes estarão de plantão para o atendimento de qualquer emergência nas cidades da área de concessão.

Os clientes que precisarem entrar em contato com a Prolagos, podem optar pelo aplicativo Águas APP, que dá acesso a débito automático, informações sobre abastecimento, segunda via de conta e pagamentos; WhatsApp: 0800 70 20 195, que funciona diariamente, das 6h às 17h, e o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), disponível em tempo integral também pelo número: 0800 70 20 195.

Investimentos em saneamento trazem mais saúde e desenvolvimento para cidades da Região dos Lagos

Postado por paintbox em 07/abr/2022 -

Mais de 12 mil pessoas serão beneficiadas com obras de implantação de rede de água em Arraial do Cabo

 

Sempre que precisa levar os filhos ao hospital ou ir ao banco, Carlos Renato Muniz, morador de Novo Arraial, distrito de Arraial do Cabo, percorre cerca de 25 km até chegar no distrito sede.  Isso ocorre porque o bairro não possui rede de abastecimento de água, mas a chegada de serviços essenciais, como o de saúde, está prestes a acontecer. Com o início das obras de implantação de 108 km de rede de distribuição de água para Novo Arraial, Sabiá, Caiçara e Pernambuca, investimento de aproximadamente R$33 milhões, onde mais de 12 mil pessoas serão abastecidas, a Prefeitura do município já anunciou a construção de uma unidade hospitalar no Segundo Distrito.

“Vai ser muito bom quando isso acontecer. Hoje, além do gasto que temos consumindo água que não sabemos a procedência, ainda sofremos com a falta de infraestrutura no bairro. Nossa expectativa é que a água traga escolas, hospitais, agências bancárias”, afirma Carlos Renato.

Além da expansão do abastecimento, a concessionária também prevê melhorias no sistema de esgotamento sanitário de Arraial do Cabo. A proposta para os próximos anos é a adoção do modelo separador absoluto com a construção, por etapas, da rede coletora de esgoto para atender a 50% da população, em até cinco anos. Serão assentadas 28,4 km de redes separativas nos bairros Centro, Praia dos Anjos, Prainha, Vila Industrial, contribuindo com a preservação da Praia do Pontal, e parte de Monte Alto e Figueira. Além disso, está em fase avançada, uma parceria público-privada para antecipar os investimentos em esgotamento sanitário nos distritos.

As obras de saneamento básico proporcionam desenvolvimento econômico e infraestrutura, mas também estão diretamente relacionadas à saúde. Para cada R$1,00 investido no tratamento de água e esgoto, há uma economia de R$4,00 em saúde pública, é o que aponta a OMS (Organização Mundial da Saúde). Nas cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, os reflexos desses investimentos já podem ser percebidos. Dados do Ministério da Saúde indicam que a taxa de mortalidade por doenças relacionadas ao saneamento foi reduzida nas cidades, sendo zero em quase todos os anos.

Nesses municípios, a Prolagos irá investir ainda em 2022, mais R$5 milhões em rede de abastecimento de água, dando um importante passo para a universalização do acesso à água tratada. “Queremos movimentar vidas por meio do saneamento, promovendo mais saúde, geração de emprego e renda, e desenvolvimento econômico para nas cidades onde atuamos. E não vamos poupar esforços para que toda população da nossa área de concessão, tenha abastecimento”, pontua Pedro Freitas, diretor-presidente da concessionária.

Ao longo de 23 anos de atuação, a Prolagos já investiu mais de R$1,4 bilhão, representando mais que o dobro de investimentos realizados por habitante, do que a média nacional, de acordo com o Instituto Trata Brasil. Neste período, a concessionária triplicou o fornecimento de água potável, passando de 30% para 98%, e saltou 0 para 80% o tratamento do esgoto.

 

 

Campanha “Fluxo do Bem” arrecada doações para Baixada Fluminense, Rio Bonito e Maricá

Postado por paintbox em 05/abr/2022 -

Regiões atingidas pelas chuvas da última sexta (1º) serão o foco da iniciativa promovida pela Prolagos, Águas do Rio e Inter TV

 

 A onda de solidariedade da campanha “Fluxo do Bem” segue em vários municípios do Rio de Janeiro. Dessa vez, devido à forte chuva que atingiu o estado na última sexta-feira (1º), as arrecadações serão destinadas para a Baixada Fluminense, Rio Bonito e Maricá. As doações podem ser feitas nas lojas de atendimento da Prolagos e Águas do Rio.

Um Comitê de Voluntariado formado por profissionais das concessionárias organiza os donativos para que sejam entregues às prefeituras de cada cidade. O objetivo é que atendam as famílias afetadas pelos últimos temporais.

“O Fluxo do Bem é sobre solidariedade. É colocá-la em prática e seguir com esse espírito. Por isso é uma ação contínua. É uma forma de amenizar um pouco a dor dessas pessoas que perderam seus bens devido aos danos causados pelas chuvas. Nossos profissionais têm sido incansáveis abraçando essa campanha através do nosso programa de voluntariado, e nos dando a oportunidade de aumentar essa rede de solidariedade também com a participação da população”, destacou Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos e diretor superintendente da Águas do Rio.

As doações podem ser entregues em uma das lojas de atendimento ao cliente das concessionárias envolvidas na ação. Para saber o endereço da unidade da Águas do Rio mais próxima, basta acessar https://aguasdorio.com.br/contato/. As agências da Prolagos podem ser conferidas no site www.prolagos.com.br/contato/.

 O que pode ser doado:

  • Itens de higiene pessoal
  • Materiais de limpeza
  • Alimentos não perecíveis

A campanha “Fluxo do Bem” foi lançada em janeiro deste ano com o objetivo de mobilizar a população em apoio aos desabrigados, por conta das chuvas, das regiões Serrana e Noroeste do Estado. Desde então, já recolheu e distribuiu mais de 10 mil donativos.

Prolagos retoma programa de educação ambiental nas escolas municipais da Região dos Lagos

Postado por paintbox em 04/abr/2022 -

‘Saúde Nota 10’ inicia atividades em colégio de São Pedro Aldeia, após dois anos de paralisados por causa da pandemia

 

Em uma sala cheia de olhinhos atentos e curiosos, da Escola Municipal Pequiá, em São Pedro da Aldeia, o ‘Saúde Nota 10’, retornou, após dois anos de restrição por causa da pandemia da Covid-19. Mais de 250 crianças do 1º ao 5º ano do colégio, assistiram às palestras interativas. Essa foi a primeira instituição de ensino a receber o programa, mas até o fim do ano, mais de 20 escolas, selecionadas pelas secretarias de Educação das cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro, receberão a ação. O programa de educação socioambiental da Prolagos leva para as salas de aula conteúdos que reforçam a importância do acesso à água e esgoto tratados e o papel do cidadão na preservação dos recursos naturais.

Além das palestras, os estudantes também participam de um concurso cultural, onde são convidados a produzir um desenho, do 1º ao 3º ano, ou uma redação, 4º e 5º anos, com o tema ‘água e esgoto tratados: saúde para todos’. Os trabalhos são avaliados por uma comissão formada por representantes da empresa, que analisa critérios como relação com o tema, clareza nas ideias, sensibilidade e criatividade. Os melhores de cada categoria são premiados: primeiro lugar uma bicicleta, segundo mochila e kit do ‘Prolaguito’ e o terceiro ganha um conjunto de brindes do mascote. “Nós estamos muito felizes por fazermos parte do programa. As crianças estão numa grande expectativa, ansiosos e se empenhando bastante nos trabalhos que irão concorrer à premiação”, pontua Elaine Lessa, diretora adjunta da E. M. Pequiá.

A entrega do prêmio acontece no dia do encerramento, quando é apresentado o teatro infantil ‘Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação’, que aborda assuntos como às consequências do descarte incorreto do lixo, a importância de não desperdiçar os recursos naturais, além de mostrar que esses cuidados devem ser de todos. De maneira criativa e com a participação do público, ‘Prolaguito e a Galera da Água’ derrotam o monstro da sujeira, o ‘Sujismundo’, e mostram para os alunos que todos podem combater a poluição.

A Prolagos realiza diversos programas socioambientais anualmente. Só em 2021, cerca de 10 mil pessoas foram impactadas pelas ações. Neste ano, a equipe do setor de Responsabilidade Social se reuniu com representantes das secretarias de Educação dos municípios para definir os projetos que serão realizados em cada cidade da área de concessão. “Durante as reuniões, definimos o planejamento para 2022 e ouvimos sugestões de cada secretaria. Ao todo, serão 15 programas realizados durante o ano inteiro. Essa é a nossa forma de promover o desenvolvimento sustentável da região, gerando conhecimento e o fortalecimento da população, preservando a história, cultura e o turismo local”, ressalta Simony Dias, coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos.

 

Conheça os programas e projetos sociais da concessionária:

https://www.prolagos.com.br/responsabilidade-social/

Prolagos recebe licença para obra do cinturão de proteção da Lagoa de Araruama

Postado por paintbox em 31/mar/2022 -

Entrega foi feita durante evento do Governo Estado, na Universidade Veiga de Almeida, em Cabo Frio

Contribuir para a melhoria gradativa da qualidade ambiental da Lagoa de Araruama, maior laguna hipersalina em estado permanente do mundo, é um dos focos da Prolagos. É por isso que a concessionária irá investir mais de R$50 milhões em obras de implantação do cinturão coletor de esgoto no entorno do corpo hídrico. A entrega da licença ambiental do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), que autoriza a realização da operação, foi feita na manhã desta quinta-feira (31), no auditório da Universidade Veiga de Almeida, em Cabo Frio, durante evento do Governo do Estado do Rio de Janeiro, com a presença do secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha. O investimento será destinado à implantação de 26 km de rede coletora, que receberá o esgoto que sai dos imóveis, atuando como uma blindagem da lagoa. A obra acontecerá nas cidades de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.

O primeiro local a receber a implantação, em julho deste ano, é Ubás, em Iguaba Grande. Também fazem parte do cronograma, os bairros: Praia do Siqueira, Recanto das Dunas, Vila do Sol, Jacaré (próximo ao Mercado de Peixe) e Porto do Carro, em Cabo Frio; Ubás, em Iguaba Grande; e Vinhateiro, Baixo Grande, Nova São Pedro e Campo Redondo, em São Pedro da Aldeia. A construção irá se somar aos 38 km de cinturão já implantados na área de concessão da companhia. “Com o auxílio dos investimentos que fizemos até aqui, já é possível observar a melhora da qualidade ambiental da laguna. O saneamento constrói um elo de benefícios que começa pela saúde e educação, e segue pelo trabalho, geração de renda, turismo e desenvolvimento social e econômico. Os pescadores comemoram recordes de pescado e na maior indústria da Região dos Lagos, o Turismo, empresários sentem os reflexos positivos dos recursos empregados pela Prolagos”, pontua Pedro Freitas, diretor-presidente da concessionária.

Durante a manhã, também foi anunciado o início das obras de dragagem da Lagoa de Araruama, em Cabo Frio. A operação será realizada pelo Governo do Estado em três pontos da laguna: no Canal Palmer, Canal do Itajuru e na Ilha do Japonês, possibilitando o desassoreamento de 8 km do corpo lagunar e recuperando o fluxo hidrodinâmico da laguna. A estratégia da obra foi baseada em um estudo realizado pela Coppe – UFRJ, para suporte e planejamento de intervenções na Lagoa de Araruama, em curto, médio e longo prazos, financiado pela Prolagos. “Acredito que essa seja a maior obra, do ponto de vista ambiental, realizada no estado, o que vai impactar positivamente não só o meio ambiente, como também o desenvolvimento econômico e turístico da região. São R$22 milhões de investimentos que vão dragar todo o Canal do Itajuru e reestabelecer a troca da água da laguna com o mar, acelerando a recuperação da laguna, alinhado com o trabalho da Prolagos, para que juntos possamos diminuir a contribuição de esgoto no local”, ressalta o secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

Como operadora dos serviços de distribuição de água e esgoto em Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, a concessionária já empregou mais de R$1,4 bilhão em saneamento, representando mais que o dobro de investimentos realizados por habitante na média nacional, de acordo com o Instituto Trata Brasil. Com esta contribuição, a concessionária triplicou o fornecimento de água potável, que passou de 30% para 98% da população da área urbana, e o índice de coleta de esgoto passou de 0% para 80%, com 100% do que é coletado sendo tratado em uma das sete estações operadas pela companhia.

 

  Lançamento de pedra fundamental dá início às obras de rede de água para distritos de Arraial do Cabo

Postado por paintbox em 28/mar/2022 -

Implantação de 108 km de rede beneficiará cerca de 12 mil pessoas

 

Moradores e autoridades municipais, estaduais e federais, estiveram presentes, neste fim de semana, na solenidade de lançamento da pedra fundamental da obra que representa mais desenvolvimento e saúde para os moradores dos distritos de Arraial do Cabo: a chegada de 108 km de rede de distribuição de água. O evento, que aconteceu na RJ-102, em Figueira, deu início à intervenção que beneficiará cerca de 12 mil pessoas de Novo Arraial, Sabiá, Caiçara e Pernambuca, em Arraial do Cabo. Ao todo, serão investidos, aproximadamente, R$33 milhões. As escavações para o assentamento dos tubos iniciaram no sábado (26), logo após a cerimônia, que contou ainda com doação de mudas do viveiro da Prolagos, um ponto de hidratação para os participantes e apresentação do teatro infantil “Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação”.

Durante o discurso, o prefeito do município, Marcelo Magno, ressaltou a importância da chegada da água tratada aos distritos, que abrirá portas para que outros serviços cheguem à comunidade. “A chegada do saneamento, vai nos possibilitar construir quatro escolas em Novo Arraial, um hospital em Figueira e muito mais está por vir. Não será de um dia para o outro, mas estamos buscando parcerias para que o distrito tenha a mesma infraestrutura que o distrito sede”, ressalta o prefeito durante o discurso.

A rede de abastecimento nos distritos passará a ser o ponto mais distante da operação da Prolagos, com mais de 70 km de distância da Estação de Tratamento de Água Juturnaíba (ETA), localizada em São Vicente de Paulo, distrito de Araruama. A obra de alta complexidade terá duração de três anos e será executada por fases. A primeira será no bairro Vila do Sol, em Cabo Frio, onde a concessionária fará a duplicação de 2.480 metros da adutora (tubulação de grande porte), que será responsável por transportar a água até os distritos, aumentando em 36% a capacidade de distribuição de água, saltando de 125 litros por segundo para 170 l/s. Em seguida, a tubulação passará pela RJ-102, em direção à Figueira, onde será implantada mais de 5.320 metros de adutora, levando abastecimento de Novo Arraial até Pernambuca.

Esse investimento é um desdobramento da ampliação do sistema de macro distribuição feita pela Prolagos nos últimos anos, como a construção de uma nova adutora em 2018, que possibilitou o transporte de mais água desde a estação de tratamento, e a interligação de adutoras, em 2021.  “Com 98% da população das cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, abastecidos pela concessionária, esta obra é um importante passo para a universalização do acesso à água tratada. Muito além do saneamento, isso representa mais saúde, dignidade, mais vida para a população”, pontua Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos.