Arquivo do Autor

Prolagos conclui mais uma etapa da obra de rede de água para os distritos de Arraial do Cabo

Postado por paintbox em 12/maio/2023 -

Na próxima fase, a concessionária irá implantar 17 km de rede de distribuição em Novo Arraial

Nesta semana, a Prolagos concluiu mais uma importante etapa da obra de implantação de rede de água para os distritos de Novo Arraial, Sabiá, Caiçara e Pernambuca, em Arraial do Cabo. A concessionária realizou a interligação da adutora (tubulação de grande porte que transporta água) implantada em Figueira e Novo Arraial, ao sistema principal. As atividades ocorreram em dois pontos: na Rua Nossa Senhora de Fátima, e na Avenida Pedro Francisco Sanches. Com o investimento de aproximadamente R$33 milhões, ao todo, 108 km de rede serão implementados, abastecendo mais de 12 mil moradores.

Na próxima fase, a concessionária irá implantar 17 km de rede de distribuição em Novo Arraial

O trabalho foi acompanhado pelo prefeito do município, Marcelo Magno; pelo secretário de Turismo, Junior Chuchu; e pelos vereadores Alexandre Galego, Ayron Freixo, Neném da Cabocla, Pedro Caju, Professor Tayron e Tukinha. “Essa parceria com a Prolagos é importantíssima para realizarmos essa obra tão significativa. Imagina, no século em que a gente vive, e ainda existem pessoas que não têm acesso à água tratada. Essa é uma das obras mais importantes desde que o município teve a sua emancipação”, ressalta o prefeito.

Para próxima fase da obra, a concessionária está elaborando um estudo de modelagem hidráulica para avaliar os pontos onde serão necessárias a implantação de estações de bombeamento (boosters), que serão responsáveis por impulsionar a água para dentro dos bairros. Esta análise é essencial para dar a pressurização necessária para que a água chegue com frequência e em quantidade nos imóveis. “Também iremos implantar dezessete quilômetros de rede de distribuição em Novo Arraial, fazendo a ligação da rede principal com os imóveis. Essa será a primeira localidade atendida, mas depois a rede se estenderá até Pernambuca, levando água para todos, saúde e qualidade de vida para os moradores dos distritos cabistas”, explica Luis Antas, coordenador de Engenharia da Prolagos.

A rede de abastecimento dos distritos passará a ser o ponto mais distante da operação da concessionária, com mais de 70 km de distância da Estação de Tratamento de Água Juturnaíba (ETA), localizada em São Vicente de Paulo, em Araruama. Nas etapas anteriores, a concessionária realizou a instalação de 800 metros de adutora em Figueira e a duplicação de 2.250 metros da adutora, localizada no bairro Vila do Sol, em Cabo Frio, ampliando também a oferta de água para o distrito sede, aumentando a capacidade de distribuição em 36%, que salta de 125 litros por segundo para 170 l/s. Também já foram implantados cerca de três quilômetros de adutora até Novo Arraial.

Confira o vídeo da obra:

Arraial do Cabo recebe melhorias no sistema de esgotamento sanitário

Postado por paintbox em 08/maio/2023 -

Interligação de nova unidade ao sistema principal acontece nesta semana

Com o objetivo de modernizar o sistema de esgoto de Arraial do Cabo, a Prolagos iniciou a substituição da caixa de transição que encaminha todo o material captado por três estações elevatórias espalhadas pela cidade para a Estação de Tratamento localizada no bairro Praia Grande. A interligação desta nova unidade ao sistema principal acontecerá entre terça-feira (09) e quinta-feira (11). A iniciativa faz parte de uma série de ações da concessionária para mitigar o odor relatado pelos moradores da cidade.

“Desde novembro do ano passado, estamos atuando juntamente com a prefeitura do município na investigação dos possíveis pontos de geração de odor. Nós tomamos a iniciativa de verificar e modernizar alguns pontos em nossas unidades operacionais que recebem esgoto bruto via rede, além de apoiar o município com a análise do sistema de drenagem”, comenta Ricardo Crescêncio, gerente de Serviços da Prolagos.

Como medida imediata, a concessionária realizou a vedação da entrada da Estação Elevatória e do canal de entrada da Estação de Tratamento de Esgoto. Além disso, foi feito um levantamento do histórico de demandas junto aos moradores e a medição de gases em três condomínios localizados na Rua Rebeche, onde em dois foram detectados a emissão de gases que provocam odor.

Além disso, foram realizadas vistorias em pontos de potencial geração de gases, como na rede de drenagem operada pelo município e na Lagoa da Prainha, apontada como um dos maiores causadores do odor. Em apoio à Prefeitura, foi feita uma parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), que realizou a coleta da água e do lodo presentes na lagoa para indicar a melhor forma de tratamento do local. Também foram identificadas ligações irregulares de drenagem na rede de esgoto dos condomínios do bairro. 

“Para resolver esse caso não só verificamos as nossas unidades e apoiamos a prefeitura, mas estamos em contato constante com os residentes e proprietários de apartamentos em condomínios, realizando reuniões e acompanhando diariamente os acontecimentos por meio deles. Estamos avaliando todas as opções para que possamos definir a origem do odor e em conjunto, sanarmos essa questão”, afirma Pedro Freitas, diretor-presidente da concessionária.

Interligação de adutoras pode impactar o abastecimento de água em Figueira

Postado por paintbox em 05/maio/2023 -

Operação acontece na próxima terça-feira (09). População deve manter os reservatórios cheios e evitar atividades de alto consumo

A Prolagos vai realizar a interligação da adutora (tubulação de grande porte que transporta água) implantada em Figueira e Novo Arraial, distritos de Arraial do Cabo; ao sistema principal. Na próxima terça-feira (09), a concessionária terá que interromper a distribuição de água para a localidade, o que pode comprometer o abastecimento em Figueira. Os usuários cujos imóveis possuem reservatórios não serão impactados. A ação é mais uma fase da obra para levar água para os distritos cabistas. 

As atividades ocorrerão em dois pontos do bairro: na Rua Nossa Senhora de Fátima, onde será necessário o bloqueio total da via; e na Avenida Pedro Francisco Sanches, onde o trânsito irá funcionar em meia pista. A intervenção, que contará com o apoio da Guarda Municipal, começará a partir das 6h e deverá ser encerrada às 18h, podendo ser antecipada, caso não ocorra nenhum evento fora do esperado. A operação do sistema será retomada imediatamente após a conclusão dos serviços e a normalização do abastecimento se dará de forma gradativa.

Para próxima fase da obra, a concessionária está elaborando um estudo de modelagem hidráulica para avaliar os pontos onde serão necessárias a implantação de estações de bombeamento, que serão responsáveis por impulsionar a água para dentro dos bairros. Também serão implantados dezessete quilômetros de rede de distribuição em Novo Arraial, fazendo a ligação da rede principal, com os imóveis. “Esta é uma análise muito importante, pois de nada adiantaria levarmos toda estrutura e tubulações, se a água não tivesse a pressurização necessária para chegar com frequência e em quantidade nos imóveis”, explica Marcos Araújo, gerente de Engenharia da Prolagos.

Nas etapas anteriores, a concessionária realizou a instalação de 800 metros de adutora em Figueira e a duplicação de 2.250 metros da adutora, localizada no bairro Vila do Sol, em Cabo Frio, ampliando também a oferta de água para o distrito sede, aumentando a capacidade de distribuição em 36%, que salta de 125 litros por segundo para 170 l/s. Também já foram implantados cerca de três quilômetros de adutora até Novo Arraial. Até 2025, a obra irá contemplar ainda: Sabiá, Caiçara e Pernambuca. Com o investimento de aproximadamente R$33 milhões, 108 km de rede serão implementados. “Essa é uma obra muito desafiadora. A rede de abastecimento dos distritos passará a ser o ponto mais distante da nossa operação, com mais de 70 km de distância da Estação de Tratamento de Água Juturnaíba (ETA), localizada em São Vicente de Paulo, em Araruama. Por meio desta iniciativa, mais de 12 mil moradores passarão a ter abastecimento com água de qualidade, e nós daremos um importante passo para a universalização do abastecimento nas cidades da nossa área de concessão”, ressalta o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas.

Interligação de adutoras pode impactar o abastecimento de água em Figueira

Operação acontece na próxima terça-feira (09). População deve manter os reservatórios cheios e evitar atividades de alto consumo

A Prolagos vai realizar a interligação da adutora (tubulação de grande porte que transporta água) implantada em Figueira e Novo Arraial, distritos de Arraial do Cabo; ao sistema principal. Na próxima terça-feira (09), a concessionária terá que interromper a distribuição de água para a localidade, o que pode comprometer o abastecimento em Figueira. Os usuários cujos imóveis possuem reservatórios não serão impactados. A ação é mais uma fase da obra para levar água para os distritos cabistas. 

As atividades ocorrerão em dois pontos do bairro: na Rua Nossa Senhora de Fátima, onde será necessário o bloqueio total da via; e na Avenida Pedro Francisco Sanches, onde o trânsito irá funcionar em meia pista. A intervenção, que contará com o apoio da Guarda Municipal, começará a partir das 6h e deverá ser encerrada às 18h, podendo ser antecipada, caso não ocorra nenhum evento fora do esperado. A operação do sistema será retomada imediatamente após a conclusão dos serviços e a normalização do abastecimento se dará de forma gradativa.

Para próxima fase da obra, a concessionária está elaborando um estudo de modelagem hidráulica para avaliar os pontos onde serão necessárias a implantação de estações de bombeamento, que serão responsáveis por impulsionar a água para dentro dos bairros. Também serão implantados dezessete quilômetros de rede de distribuição em Novo Arraial, fazendo a ligação da rede principal, com os imóveis. “Esta é uma análise muito importante, pois de nada adiantaria levarmos toda estrutura e tubulações, se a água não tivesse a pressurização necessária para chegar com frequência e em quantidade nos imóveis”, explica Marcos Araújo, gerente de Engenharia da Prolagos.

Nas etapas anteriores, a concessionária realizou a instalação de 800 metros de adutora em Figueira e a duplicação de 2.250 metros da adutora, localizada no bairro Vila do Sol, em Cabo Frio, ampliando também a oferta de água para o distrito sede, aumentando a capacidade de distribuição em 36%, que salta de 125 litros por segundo para 170 l/s. Também já foram implantados cerca de três quilômetros de adutora até Novo Arraial. Até 2025, a obra irá contemplar ainda: Sabiá, Caiçara e Pernambuca. Com o investimento de aproximadamente R$33 milhões, 108 km de rede serão implementados. “Essa é uma obra muito desafiadora. A rede de abastecimento dos distritos passará a ser o ponto mais distante da nossa operação, com mais de 70 km de distância da Estação de Tratamento de Água Juturnaíba (ETA), localizada em São Vicente de Paulo, em Araruama. Por meio desta iniciativa, mais de 12 mil moradores passarão a ter abastecimento com água de qualidade, e nós daremos um importante passo para a universalização do abastecimento nas cidades da nossa área de concessão”, ressalta o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas.

Praias da Região dos Lagos estão perto de conquistar o selo ‘Bandeira Azul’

Postado por paintbox em 05/maio/2023 -

Além de Búzios e Cabo Frio que já possuem a certificação, praias banhadas pela Lagoa de Araruama, em São Pedro e Iguaba, também estão concorrendo ao selo

Na Região dos Lagos as praias são um dos atrativos mais procurados por moradores e turistas. Grande parte delas possuem areias brancas, águas cristalinas e muitas opções de lazer. Já outras, conquistaram também um diferencial importante: o selo ‘Bandeira Azul’, programa que desafia autoridades locais, gestores e a própria comunidade, a alcançarem altos padrões em quatro quesitos principais: qualidade da água, segurança, gestão e educação ambiental. Ao longo dos anos, a certificação tornou-se um rótulo ecológico muito respeitado nos setores de turismo e meio ambiente, nacional e internacional.

Em Armação dos Búzios, localizada em uma área dentro do Parque Estadual da Costa do Sol e cercada por rochedos, e vegetação de restinga e savana estépica, a Praia do Forno hasteou a ‘Bandeira Azul’ pela primeira vez, no ano passado. Já em Cabo Frio, a Praia do Peró é uma veterana. Pela quinta vez consecutiva, a enseada conquistou a certificação. Para a temporada 2022/ 2023, os locais cumpriram 34 critérios específicos exigidos pelo ‘Bandeira Azul’, sendo necessária a comprovação anual do cumprimento dos requisitos para manter a certificação.

Duas praias banhadas pela Lagoa de Araruama também estão concorrendo neste ano: em São Pedro da Aldeia, a Praia das Pedras de Sapeatiba; e a Praia de Ubás, em Iguaba Grande. Caso alcancem a certificação, os municípios serão os únicos do estado do Rio de Janeiro com uma enseada lagunar a conquistarem o selo Bandeira Azul. No Brasil, o estado de Santa Catarina chegou a obter o prêmio, mas não manteve o título. Caso a região Sul não recupere o reconhecimento, a Lagoa de Araruama será a única laguna a hastear a bandeira no país. “Estamos reunindo toda a documentação necessária para comprovar o cumprimento dos 34 requisitos. No fim deste mês, o júri nacional vai decidir quem continua no processo, para que no fim do ano, o júri internacional decida quais praias serão certificadas para a temporada 2023 / 2024”, explica Paloma Arias, consultora do Bandeira Azul.

Entre as ações para se adequar aos critérios exigidos, estão a coleta e análise da qualidade da água das praias, que são feitas duas vezes por semana. A iniciativa é feita com o apoio da Prolagos, que capacita os funcionários das prefeituras para que as coletas sejam realizadas adequadamente, e encaminha as amostras a um laboratório credenciado no Instituto Estadual do Ambiente (Inea). “Estudos apontam que 85% das praias lagunares estão em boas ou ótimas condições de balneabilidade. Ter uma água com qualidade é um importante ponto para que a certificação seja concretizada e o saneamento básico é fundamental para que isto aconteça. Além disso, quando o meio ambiente está em equilíbrio, traz saúde para a sociedade, proporciona fonte de renda para os moradores e ajuda a fomentar o turismo”, pontua Eduardo Pimenta, biólogo e coordenador do Imersão, projeto da Universidade Veiga de Almeida, que realiza o monitoramento da água da laguna.

Com os investimentos de cerca de R$ 1,4 bilhão feitos pela Prolagos, em 25 anos de atuação, a coleta de esgoto saltou de 0% para 80%, e 100% do que é coletado, é tratado, impedindo que o esgoto dos imóveis seja lançado nos mares e lagoas da região. Outra iniciativa para preservar a laguna, é a construção do cinturão de proteção no entorno do corpo hídrico. Para se somar aos 38 km de rede já implantados, a empresa está realizando obras para a conclusão da barreira protetora.  Serão investidos mais de R$50 milhões, na implantação de 26 km de cinturão coletor.

Desde 2022, a concessionária iniciou a etapa de conclusão do cinturão.  A construção foi iniciada no bairro Ubás, em Iguaba Grande. No local foi implantado um quilômetro de rede coletora, uma caixa de captação em tempo seco, sistema adotado na região, que intercepta o esgoto da rede de drenagem pluvial; e uma estação elevatória, que irá bombear o material até a Estação de Tratamento de Esgoto da cidade. Em paralelo, na Praia do Siqueira, em Cabo Frio, cerca de três quilômetros de rede separativa foram instalados. Na segunda etapa da obra, estão sendo construídos um poço de visita, uma estação elevatória e aproximadamente 300 metros de rede de recalque, reforçando a proteção ao meio ambiente e beneficiando aproximadamente 1.400 moradores. Às margens da laguna também foi implantada uma caixa de captação em tempo seco.  Também fazem parte do cronograma da obra os bairros: Recanto das Dunas, Vila do Sol, e Porto do Carro, em Cabo Frio; Vinhateiro, Mossoró, Baixo Grande e Nova São Pedro, em São Pedro da Aldeia.

Comunicado

Postado por paintbox em 03/maio/2023 -

O abastecimento de água em Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, está temporariamente reduzido devido a uma manutenção emergencial na Estação de Tratamento de Água.

O reparo está previsto para ser concluído até às 14h e a normalização do sistema acontecerá de maneira gradativa. A concessionária recomenda que os moradores evitem atividades de alto consumo de água durante este período.

A Prolagos reforça o compromisso em executar as manutenções tentando, sempre que possível, minimizar os impactos para a população. A empresa permanece à disposição dos usuários por meio de ligação ou Whatsapp pelo telefone: 0800 7020 195.

Trabalhadores que movimentam vidas por meio do saneamento

Postado por paintbox em 28/abr/2023 -

No Dia do Trabalhador (01), colaboradores da Prolagos falam sobre o orgulho que sentem por contribuir com a melhoria da qualidade de vida de tantas famílias

Há quase 25 anos Suely Felix é colaboradora da Prolagos. Ela começou a trabalhar com saneamento assim que a concessionária passou a atuar na Região dos Lagos. Durante todo esse período, Suely passou por diversas fases da vida: criou as filhas; pôde vê-las se formando nas faculdades de Fisioterapia e Enfermagem; venceu um câncer.  Em todas essas etapas, ela foi apoiada e acolhida pela empresa e pelos colegas de trabalho. “Quando iniciei em 1998, como assistente Administrativo, as minhas duas filhas eram pequenas, hoje são mulheres formadas, e tenho muito orgulho em saber que pude contribuir nessa formação através do meu trabalho na Prolagos. Nesses muitos anos também passei por situações difíceis, fiquei doente, precisei me afastar, mas em todo o período fui amparada. Por meio do plano de saúde, consegui fazer todo o tratamento e exames que foram necessários e quando retornei ao trabalho fui recebida com muito carinho por todos”, relembra.

Além de falar com orgulho da sua trajetória na concessionária, Suely também se sente realizada por trabalhar em uma empresa que presta serviço público essencial à vida das pessoas. “Sou extremamente orgulhosa de fazer parte da Prolagos. Estou desde o início das operações, em 1998, e vejo o quanto a concessionária está sempre investindo para atender toda a população, com água tratada e esgotamento sanitário. Moro em Arraial do Cabo e vejo a evolução também no abastecimento. É uma grande estrutura, são quilômetros de rede percorridos para levar saúde e qualidade de vida para nossas casas. Fazer parte desse crescimento é gratificante”, pontua a colaboradora, que hoje é da área Comercial.

Com apenas 20 anos de idade, cinco anos a menos que todo tempo de experiência da colega de trabalho, Laryssa Nascimento entrou na Prolagos como Jovem Aprendiz em 2019, após ser vencedora do Pioneiros, projeto da concessionária que tem como objetivo introduzir os participantes no universo corporativo, por meio de workshops, visitas técnicas e oficinas online; além de promover transformação social nas áreas em que vivem. Com a trajetória começando, a jovem que hoje é atendente, almeja oportunidades de crescimento na empresa e deseja continuar integrando o time de agentes da dignidade que está perto deuniversalizar o saneamento na Região dos Lagos. “Com a oportunidade que tive na Prolagos, além de ter conquistado o meu primeiro emprego, consegui iniciar alguns planos que estavam só no papel. Um deles é a minha faculdade de Serviço Social. Me sinto muito feliz e honrada por fazer parte dessa família, que contribui todos os dias para a melhoria da condição de vida de tantas famílias”, relata Laryssa.

Seja quem está iniciando a carreira ou quem ajuda a construir essa história desde o início, os colaboradores da Prolagos estão sempre comprometidos em ir além do básico para levar mais saúde para a população e desenvolvimento para as cidades, se dedicando não só no dia a dia de trabalho, como em ações de voluntariado, levando oficinas de currículos para pessoas que precisam de oportunidades de emprego, se destacando na graduação da Academia Aegea, proporcionada gratuitamente para os funcionários da empresa, entre outras. “Essas e outras iniciativas nos enchem de orgulho, nos fazem acreditar no potencial dos nossos colaboradores, investir constantemente em qualificação e em benefícios para a melhoria da qualidade de vida da nossa equipe. Estamos prestes a completar 25 anos, mas a Prolagos seria somente um prédio sem cada um dos nossos profissionais além da conta e nesse Dia do Trabalhador queremos agradecer a todos pelo compromisso de movimentar vidas por meio do saneamento, deixando um legado de saúde, dignidade, natureza, geração de empregos e turismo, em um ciclo que se renova a cada dia, assim como da água que tratamos”, ressalta o diretor executivo da concessionária, José Carlos Almeida.

Mais benefícios

Os funcionários ainda contam com benefícios como: planos de saúde e odontológico, auxílio creche, plataforma corporativa de atividade física, parcerias com universidades, campanha de vacinação para H1N1, Einstein Conecta (serviço de Telemedicina) e vales transporte, alimentação e refeição. 

Ambiente agradável

Os colaboradores também contam com um ambiente de trabalho agradável, é o que diz um levantamento realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA), com os funcionários da companhia. Pelo segundo ano consecutivo, a Prolagos ficou entre os 100 lugares mais incríveis para trabalhar no Brasil. A certificação é atribuída às empresas com altos índices de satisfação entre a equipe. A concessionária também recebeu, no ano passado, a “Certificação FIA Employee Experience – Clima Organizacional”, que destaca companhias com um ambiente de trabalho agradável.

A Prolagos ficou na segunda posição no setor de saneamento, em 5º lugar entre as empresas de médio porte, subindo 14 colocações em relação ao ano passado e na 5ª colocação geral, escalando 30 posições. O selo avalia critérios como inovação, inclusão e carreira, garantindo o anonimato dos participantes e uma análise criteriosa da empresa.

Os interessados em fazer parte do quadro de colaboradores da Prolagos podem conferir as vagas disponíveis em https://aegea.gupy.io/.

Vila Industrial, em Arraial do Cabo, recebe obra de cinturão coletor de esgoto

Postado por paintbox em 20/abr/2023 -

Construção vai contribuir para a proteção da Praia do Pontal e beneficiar mais de 1200 moradores

Um dos impactos positivos do saneamento é a preservação do meio ambiente. Assim como faz com a Lagoa de Araruama, a Prolagos iniciou a obra de implantação de um cinturão coletor de esgoto na Vila Industrial, em Arraial do Cabo, contribuindo para a proteção da Praia do Pontal e beneficiando cerca de 1200 moradores. A concessionária vai instalar 200 metros de tubulação coletora, cerca de 3 km de rede pressurizada e uma Estação Elevatória, centralizando todo o eflluente captado no bairro e adjacências, para a Estação de Tratamento de Esgoto, localizada na Praia Grande.

A obra será realizada pelo método não destrutivo, um processo com instalação de tubos subterrâneos, que diminui a necessidade de escavações e minimiza os impactos no trânsito do local. “Para que a travessia da tubulação possa ser realizada sem danificar a estrada, vamos utilizar máquinas especiais de alta tecnologia que perfuram horizontalmente o solo, fazendo somente dois pontos de furos, atravessando uma barra de um lado ao outro da rodovia. Desta forma, não há a necessidade de interrompermos o trânsito de veículos”, explica o coordenador de Engenharia da concessionária, Luis Antas.

Esta obra é essencial para a proteção dos corpos hídricos da cidade, que é conhecida como o “Caribe Brasileiro”, por causa das praias de areias brancas e mar azul turquesa. Desde 2022, a concessionária iniciou a etapa de conclusão do cinturão da Lagoa de Araruama.  A construção foi retomada pelo bairro de bairro Ubás, em Iguaba Grande. No local foi implantado um quilômetro de rede coletora, uma caixa de captação em tempo seco, sistema adotado na região, que intercepta o esgoto da rede de drenagem pluvial; e uma estação elevatória, que irá bombear o material até a Estação de Tratamento de Esgoto da cidade. Em paralelo, na Praia do Siqueira, em Cabo Frio, bairro que abriga uma comunidade pesqueira, cerca de três quilômetros de rede separativa foram instalados. Na segunda etapa da obra, estão sendo construídos um poço de visita, uma estação elevatória e aproximadamente 300 metros de rede de recalque, reforçando a proteção ao meio ambiente e beneficiando aproximadamente 1.400 moradores. Às margens da laguna também foi implantada uma caixa de captação em tempo seco.

Ainda neste ano, o cinturão também será instalado próximo ao condomínio Olga Zacarias, em Campo Redondo, São Pedro da Aldeia; e no Mercado de Peixe de Cabo Frio, no bairro Jacaré, em Cabo Frio. Até 2024 serão investidos mais de R$50 milhões, na implantação de 26 km de cinturão coletor, que irão se somar aos 38 km de rede já implantados pela Prolagos. Também fazem parte do cronograma da obra os bairros: Recanto das Dunas, Vila do Sol, e Porto do Carro, em Cabo Frio; Vinhateiro, Mossoró, Baixo Grande e Nova São Pedro, em São Pedro da Aldeia. “A construção do cinturão foi fundamental para a recuperação e proteção das belezas naturais da nossa região: as praias lagunares e de mar. Os investimentos que fizemos em saneamento durante os nossos 25 anos de concessão, se refletem nos recordes de pescado, retorno de cavalos-marinhos na Lagoa de Araruama, impulsionamento do turismo e desenvolvimento das cidades”, pontua o diretor-presidente da concessionária, Pedro Freitas.

Comunicado

Postado por paintbox em 17/abr/2023 -

O abastecimento de água em Iguaba Grande está temporariamente reduzido, devido ao rompimento de uma adutora ocasionado por uma retroescavadeira de terceiros.

O reparo deve ser concluído até às 19 horas e a normalização acontecerá de maneira gradativa. Imóveis com reservatório não devem ser afetados pela suspensão temporária do abastecimento. Os que não possuem, a concessionária recomenda que adie tarefas não essenciais.

A Prolagos reforça o compromisso em executar as manutenções tentando, sempre que possível, minimizar os impactos para a população. Os casos emergenciais devem ser comunicados via ligação ou WhatsApp pelo telefone: 0800 7020195.

Reunião entre Inea, Prolagos e Polícia Militar debate estratégias de combate a pontos de abastecimento clandestinos

Postado por paintbox em 12/abr/2023 -

Foram mapeadas centrais de fornecimento de água ilegais e agendadas operações para combater esse tipo de crime

Com o objetivo de combater pontos ilegais de abastecimento de água nas cidades da Região dos Lagos, o chefe de Fiscalização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Alexandre da Mata, e o diretor executivo da Prolagos, José Carlos Almeida, se reuniram nesta quarta-feira (12), com o comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o Tenente-Coronel Leonardo Oliveira. Durante o encontro foram discutidas estratégias para impedir a exploração ilegal de recursos hídricos, feita em muitos casos, pelo crime organizado.

Segundo Alexandre, foram mapeados diversos locais onde é realizado o abastecimento irregular de caminhões-pipa, que fazem o comércio da água sem autorização. O próximo passo é efetuar operações para desativar as centrais de fornecimento. “Já houve vários casos em que as equipes foram ameaçadas e até mesmo recebidas a tiros em áreas de risco, onde o tráfico de drogas faz a exploração, cobrando pela venda da água ou dando a proteção para uma pessoa fazer. Por isso é tão importante que a gente efetue ações com o apoio da polícia”, explica o chefe de Fiscalização do Inea.

Para o comandante Oliveira, a integração do trabalho da PM com a concessionária e o instituto é uma importante ferramenta para facilitar a identificação dos problemas relacionados à segurança pública e chegar às melhores soluções para zelar pelo abastecimento para a população. “É de suma importância que a gente estreite os laços com a concessionária e se coloque à disposição para fazer operações, para garantir que não haja interrupções no abastecimento de água, que é um serviço essencial para a população”, pontua.

O furto de água é considerado crime, segundo o código penal (artigo 155) e, para evitar irregularidades, a concessionária também realiza inspeções periódicas em Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. A população pode contribuir denunciando atitudes suspeitas ou o responsável pode efetuar uma autodenúncia e negociar formas de regularização. Para isso, basta entrar em contato com a concessionária por meio do Sac ou WhatsApp 0800 70 20 195, ou ainda pelo aplicativo Águas App, disponível para download para os sistemas Android e iOS. “As ligações clandestinas reduzem a pressão na rede e impactam eficiência do abastecimento para quem paga pelo serviço. Quando uma pessoa compra água de um caminhão-pipa irregular, ela alimenta o crime organizado e também pode causar a contaminação, não só da água que está sendo furtada, como também de toda a rede de distribuição. Ou seja, todos saem perdendo”, ressalta o diretor executivo da Prolagos, José Carlos Almeida.

Investimentos em saneamento reduzem gastos com saúde pública

Postado por paintbox em 11/abr/2023 -

Na Região dos Lagos, dados do Ministério da Saúde indicam que a taxa de mortalidade por doenças de veiculação hídrica é quase zero

Quando era criança, Dinamérica Mathias, moradora de Cabo Frio, pegou hepatite. A doença foi adquirida após consumir água do poço que existia no quintal da sua casa. A prática era comum naquela época pois o abastecimento de água era precário e mesmo sem a garantia da qualidade, as pessoas utilizavam essa água para beber e cozinhar. “Eu me lembro que naquela época tínhamos muitos problemas com a falta de água, então não tínhamos outra alternativa a não ser recorrer ao poço. Como a água estava contaminada, acabei ficando doente, mas graças a Deus, pude fazer o tratamento e me recuperei”, relembra Dinamérica, que hoje tem 57 anos.

Investir não só em água, como também em esgoto tratado, é indispensável para prevenir doenças. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) para cada R$1,00 aplicado em saneamento básico há uma economia de R$4,00 em saúde pública. Das enfermidades relacionadas ao saneamento, as diarreias representam mais de 80% dos casos, sendo responsáveis por cerca de 40% das internações hospitalares em crianças menores de 5 anos no mundo, segundo o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). “O acesso à água potável é considerado pelos cientistas como uma das maiores evoluções de todos os tempos. Certamente a gente não viveria até 80, 90 anos se não tivéssemos água potável. O Ministério da Saúde já comprovou que quem não tem saneamento costuma ficar mais doente, e isso afeta a toda família, é muito comum que as mães percam dias de trabalho; as crianças não vão bem na escola, pois faltam muito e não conseguem acompanhar o ritmo das aulas; os imóveis tem menor valor; o turismo é prejudicado. Quando o local passa a ter saneamento, acontece uma verdadeira transformação na vida da família e da cidade em geral. Então quando chega o Mês da Saúde, numa região como esta que avançou tanto, a gente tem que celebrar e desejar que outros locais tenham o mesmo avanço que teve a Região dos Lagos”, explica Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea e que por onze anos, presidiu o Instituto Trata Brasil.

Nas cidades de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, onde a Prolagos já investiu mais de R$1,4 bilhão ao longo de 25 anos de atuação, dados do Ministério da Saúde indicam que a taxa de mortalidade por doenças de veiculação hídrica é reduzida, sendo zero em quase todos os anos. Neste período, a concessionária triplicou o fornecimento de água potável, passando de 30% para 98%, e saltou de 0% para 80% a coleta e o tratamento do esgoto. “Trabalhamos incansavelmente todos os dias, levando saneamento básico para milhares de pessoas. Somos movidos pelo propósito de proporcionar qualidade de vida e saúde para a população da Região do Lagos por meio dos nossos serviços. Diariamente reforçamos o nosso compromisso de cuidar de todo o ciclo da água, zelando pelo bem-estar das famílias e preservação do meio ambiente”, ressalta Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos.

Além dos investimentos para ampliar o acesso ao saneamento, a concessionária cumpre uma rigorosa rotina de controle de qualidade, que inclui a realização diária de coletas e análises laboratoriais em diversas partes do sistema de abastecimento, que totalizam mais de quatro mil exames mensais, para que a água que chega nos imóveis tenha a mesma qualidade da que sai da estação de tratamento, atendendo a todos os padrões de qualidade e potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde. O laboratório da Prolagos, onde as análises são efetuadas, é credenciado pelo INEA, e todo o processo é acompanhado e controlado por um laboratório terceirizado. Além disso, os resultados são encaminhados aos órgãos de saúde pública e à agência reguladora.