Arquivo do Autor

Cerimônia revela os vencedores do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental

Postado por paintbox em 10/dez/2021 -

Noite de festa reúne profissionais da imprensa da Região dos Lagos

 

O auditório da Universidade Veiga de Almeida, campus Cabo Frio, foi palco da entrega do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, noite desta quinta-feira (09), que reuniu jornalistas da região. A edição 2021 do concurso que estimula a produção de conteúdo sobre saneamento básico contou com 42 inscrições, 32 profissionais da imprensa e estudantes universitários, 15 veículos de comunicação e 6 categorias premiadas. Além de troféu, confeccionado pelo artista plástico Ivan Cruz, os vencedores receberam prêmio em dinheiro: R$ 4.500,00 e R$ 2.500,00, para os dois primeiros colocados das categorias profissionais, e R$ 1.000,00 para o primeiro lugar categoria Jornalismo Universitário.

Um dos destaques do Prêmio foi a Lagoa de Araruama. Com 85% das praias com águas próprias para o banho, segundo o último relatório de balneabilidade do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), a laguna foi pautada em 12 trabalhos que mostram como os investimentos em saneamento básico nas cidades do seu entorno refletem na evolução da qualidade ambiental desse ecossistema. “Promover e incentivar a imprensa local, é valorizar a democracia. É termos certeza de que os nossos usuários vão receber a informação correta, porque a imprensa está apurando, ouvindo todos os lados envolvidos, sempre acompanhando as ações da concessionária com ética e zelo pela boa apuração” – pontou Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos.

O auditório da Universidade Veiga de Almeida, campus Cabo Frio, foi palco da entrega do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental

Os trabalhos foram avaliados por um corpo de jurados formado por especialistas em Comunicação de Saneamento: Maristela Yule, gerente de Comunicação da Águas do Rio, Rosiney Bigatão, editora da Revista Aegea e Thamires Figueiredo, gerente regional de Comunicação das concessionárias Aegea do Norte e Nordeste. Em Fotojornalismo, as belezas naturais da Região dos Lagos ganharam as lentes dos fotógrafos, colocando no foco o resultado de cidades onde o saneamento é bem tratado, como a foto de Mariana Ricci, que ficou com o primeiro lugar.

A maior laguna hipersalina em estado permanente do mundo foi tema da reportagem vencedora na categoria Telejornalismo. A repórter Suellen Rodrigues conquistou a primeira colocação com a matéria “Lagoa de Araruama renasce e volta a ser referência em turismo e economia”, exibida no jornal Record RJ. “Foi um grande prazer vencer pela segunda vez consecutiva, principalmente, falando sobre um tema tão relevante quanto a laguna. Além dos aspectos ambientais e econômicos, também tenho um laço afetivo com a lagoa, onde eu frequentava as praias durante a infância. Durante um período as águas ficaram impróprias para o banho e hoje poder informar o retorno da sua qualidade ambiental é uma grande alegria” – disse Suellen.

No Jornalismo Impresso, a Lagoa de Juturnaíba, patrimônio natural essencial para o abastecimento dos moradores da região, ganhou as páginas do jornal A Tribuna, premiando o jornalista Tomás Baggio como vencedor da categoria com a matéria “Juturnaíba garante abastecimento de água para a Região dos Lagos”. “A Lagoa de Juturnaíba é um manancial tão importante para a região e tão pouco falado. Mesmo em tempos de crise hídrica em diversos estados do Brasil, ela continua com a sua abundância de água, sem causar nenhum impacto no abastecimento local” – ressaltou Tomás.

O radialista Jota Júnior, da Rádio Ebenézer, conquistou a primeira colocação na categoria Radiojornalismo com a série “Captação e tratamento de esgoto x abastecimento de água e seus reflexos no desenvolvimento econômico, social, urbano, ambiental e na saúde pública”. “Agradeço a Prolagos pela iniciativa de fazer esse prêmio. É a única companhia da região que premia e reconhece o trabalho dos jornalistas. Me empenhei e tive muito cuidado com a apuração para fazer um trabalho com muita ética e verdade” – disse Jota Junior ao receber o prêmio.

Na categoria Webjornalismo, a jornalista Letycia Rocha se destacou com a reportagem “Ameaçados de extinção, cavalos-marinhos surgem na Lagoa de Araruama”, publicada no portal RC24H. “O surgimento dos cavalos-marinhos na Lagoa de Araruama foi um assunto que chamou muito a minha atenção quando recebemos a sugestão de pauta de um internauta na redação. São animais extremamente sensíveis que só sobrevivem em ambientes despoluídos. Era o retrato perfeito para mostrar o real valor da despoluição da laguna e como a preservação do meio ambiente é importante. Ganhar o prêmio foi uma grande surpresa e levo como o reconhecimento de um trabalho sério, principalmente em um momento delicado pelo qual nós, jornalistas, temos sido tão desvalorizados atualmente” – explicou.

Neste ano, com as aulas online, 22 alunos dos campi Cabo Frio e Tijuca participaram do evento. As matérias foram publicadas na Agência Experimental da Veiga e nos portais RC24h e Prensa de Babel. Com a reportagem “Manutenção preventiva como solução econômica para o saneamento básico, os vencedores da categoria Jornalismo Universitário foram: Daniel Deroza, Guilherme Spinelli e Thaís Ximenes.

Conheça os vencedores
Jornalismo universitário

Daniel Deroza, Guilherme Spinelli e Thaís Ximenes | Agência Experimental UVA
Reportagem: Especialistas apontam manutenção preventiva como solução econômica para o saneamento básico

Webjornalismo

1º Lugar: Letycia Rocha | RC24H
Reportagem: Ameaçados de extinção, cavalos-marinhos surgem na Lagoa de Araruama

2º Lugar: Monique Gonçalves | Prensa de Babel
Reportagem: Búzios: conscientização ambiental como alicerce para longevidade da APA Pau-Brasil

Fotojornalismo

1º Lugar: Mariana Ricci | Folha dos Lagos

2º Lugar: Rafael Abud | Plantão dos Lagos

Jornalismo Impresso

1º Lugar: Tomás Baggio | A Tribuna
Reportagem: Juturnaíba garante abastecimento de água para a região dos lagos

2º Lugar: Jéssica Borges | Folha dos Lagos
Reportagem: Canoagem ressignifica relação de moradores com a Lagoa de Araruama

Radiojornalismo

1º Lugar: Elizeu Pitorra “Jotta Júnior” | Rádio Ebenézer
Série: Captação e tratamento de esgoto x abastecimento de água e seus reflexos no desenvolvimento econômico, social, urbano, ambiental e na saúde pública

2º Lugar: Mariane Siqueira | Rádio Ondas FM.
Reportagem: Comunidade acadêmica inserida no monitoramento da qualidade da água da laguna de Araruama

Telejornalismo

1º Lugar: Suellen Rodrigues | Record TV
Reportagem: Lagoa de Araruama renasce e volta a ser referência em turismo e economia

2º Lugar: Mayara Rodrigues | Intertv
Reportagem: Renascimento da Lagoa de Araruama

Fiscalização e Atendimento da Prolagos mantêm selo 9001:2015

Postado por paintbox em 03/dez/2021 -

 

Certificação reforça a preocupação da concessionária em buscar a excelência dos processos

 

Com foco na busca pela melhoria contínua dos serviços prestados e satisfação dos clientes, os setores de Fiscalização e Atendimento da Prolagos, mantiveram a certificação do selo ISO 9001:2015. O reconhecimento, conquistado após uma auditoria, avalia o sistema de gestão de qualidade e sua eficácia, garantindo maior eficiência nos processos adotados pela concessionária e refletindo na qualificação do atendimento aos clientes.

A auditoria externa foi realizada pelo auditor líder Fabricio Assis Carvalho, da Fundação Vanzolini. Durante o procedimento, a equipe visitou as lojas da concessionária e as auditorias de supervisão fizeram um novo exame amostral do sistema de gestão, encerrando pendências deixadas nas avaliações anteriores, percorrendo novamente processos, controles e registros, avaliando como a companhia estabeleceu estratégias e ações para alcançar os objetivos traçados, bem como seus resultados.

Na Prolagos, os setores de Atendimento ao Cliente e Fiscalização possuem certificação na Norma ISO 9001 desde 2013 e 2015, respectivamente. O selo é válido por três anos, mas anualmente a concessionária é reavaliada para a manutenção do selo. Durante a avaliação, um dos pontos positivos destacados pelo auditor, foi o investimento feito nas unidades de atendimento ao cliente. “Eu tive a oportunidade de auditar a Prolagos pela primeira vez, há cerca de 8 anos e pude acompanhar toda a evolução que a empresa teve ao longo desse tempo. As lojas foram reformuladas, com implantação de sinalização tátil e avanço nas instalações. A empresa também investiu em sistemas de informática para suportar a gestão dos procedimentos e elaborou interfaces com informações de gestão para facilitar o acesso a dados, repercutindo na prestação do serviço prestado” – pontuou o auditor Fabrício Carvalho.

A norma ISO 9001:2015 é reconhecida internacionalmente e assegura a padronização e controle dos processos, proporcionando qualidade, gestão e eficiência na prestação dos serviços. Para permitir um controle contínuo dos padrões dos procedimentos administrativos, buscando a cada dia mais eficiência, a Prolagos promoveu neste ano, um treinamento para formação em Auditor Interno em Sistema de Gestão da Qualidade. Para melhor aproveitamento do conteúdo, foram selecionados funcionários de áreas estratégicas da companhia, como: Comercial, Operações de Água e Esgoto, Serviços, Recursos Humanos, Administrativo e Projetos. “Com auditores internos na concessionária, poderemos mapear pontos de melhorias e identificar os que já estão satisfatórios, permitindo uma melhor gestão da companhia como um todo. Nosso foco é melhorar os processos para que possamos oferecer a cada dia, um serviço de excelência aos nossos clientes, levando mais desenvolvimento para as cidades, saúde e qualidade de vida para os moradores” – ressalta o diretor executivo da Prolagos, José Carlos Almeida.

Iguaba recebe exposição “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”

Postado por paintbox em 02/dez/2021 -

Em um caminhão interativo, projeto promovido pela Prolagos leva ferramentas artísticas e tecnológicas

 

A exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” desembarcou nesta quinta-feira (02), na Praça da Estação, em Iguaba Grande. Em um caminhão interativo com uma multiplataforma digital, os visitantes podem viajar pelo ciclo da água por meio de realidade aumentada. O projeto promovido pela Prolagos estará na cidade até domingo (05). Essa é a última parada do Tech-Truck na Região dos Lagos, que já passou pelas cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia.

Com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, a iniciativa tem como objetivo despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora. Até sexta-feira será realizado durante todo o dia atendimento para crianças e jovens de escolas da rede pública de ensino, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados e domingos, a exposição estará aberta para o público em geral, das 13h às 18h. Já aos finais de semana, às 19h, serão exibidos os filmes da “Mostra Cine ao Ar Livre”, com roda de conversa após as sessões. Todas as atividades são gratuitas.

O evento segue todos os protocolos de segurança com relação à prevenção da Covid-19. No entanto, é importante que cada cidadão faça a sua parte e utilize máscara cobrindo boca e nariz, evite levar as mãos ao rosto, mantenha a higienização com água e sabão ou álcool 70%, e respeite o distanciamento social.  “Esses cuidados são fundamentais para que todos possam visitar a exposição com segurança. A adesão das escolas e dos moradores tem sido muito grande, com mais de 3 mil visitantes até hoje” – pontua Simony Dias, coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos.

A mostra, que é viabilizada pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, produzida pela 3 Apitos Cultura, está inteiramente disposta em um Tech-Truck, caminhão desenvolvido exclusivamente para esse projeto e conta com Cine-Box, cinema de realidade aumentada via óculos 3D; quatro instalações artísticas produzidas por artistas renomados convidados; além de estrutura para cinema ao ar livre, que será o palco da Mostra Cine ao Ar Livre. “Muitos dos alunos saíram da escola e estão com dificuldade de retornar após a pandemia, isso preocupa a todos. Então sentimos que o projeto chegou para trazer esperança para as secretarias de Educação e motivação para os alunos voltarem para as aulas presenciais e estarem juntos novamente” – ressalta Guilherme Mello, produtor-executivo do projeto.

Exposição itinerante sobre o ciclo da água desembarca em São Pedro da Aldeia

Postado por paintbox em 26/nov/2021 -

 

Projeto Olho D’Água, promovido pela Prolagos, leva ferramentas artísticas e tecnológicas em um caminhão interativo

 

São Pedro da Aldeia recebe nesta semana, a exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”. Em um caminhão interativo com uma multiplataforma digital, os visitantes podem viajar pelo ciclo da água por meio de realidade aumentada. O projeto promovido pela Prolagos estará aberto para visitação do público, na praça do bairro São João, nestes sábado (27) e domingo (28).

Durante o fim de semana a exposição irá funcionar das 13h às 18h. À noite, a partir das 19h, serão exibidos os filmes da “Mostra Cine ao Ar Livre”, com roda de conversa após as sessões. Todas as atividades são gratuitas. “A iniciativa tem como tema o ciclo da água e a sua importância para a manutenção da vida. Desta forma, queremos despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora” – explica Simony Dias, coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos.

“Olho D’Água” já passou por Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios. O próximo município a receber o projeto itinerante será Iguaba Grande, entre os dias 1 e 5 de dezembro. O evento segue todos os protocolos de segurança com relação à prevenção da Covid-19. No entanto, é importante que cada cidadão faça a sua parte e utilize máscara cobrindo boca e nariz, evite levar as mãos ao rosto, mantenha a higienização com água e sabão ou álcool 70%, e respeite o distanciamento social.

A mostra, que é viabilizada pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, produzida pela 3 Apitos Cultura, está inteiramente disposta em um Tech-Truck, caminhão desenvolvido exclusivamente para esse projeto e conta com Cine-Box, cinema de realidade aumentada via óculos 3D; quatro instalações artísticas produzidas por artistas renomados convidados; além de estrutura para cinema ao ar livre, que será o palco da Mostra Cine ao Ar Livre.

Prolagos avança na implantação de rede coletora de esgoto no bairro Capão, em Búzios

Postado por paintbox em 25/nov/2021 -

 

Parte da Rua Mercedes será interditada por cerca de 20 dias

 

A obra de ampliação de rede coletora de esgoto no bairro Capão, em Armação dos Búzios avança para mais uma fase. Nesta etapa, um trecho da Rua Mercedes foi interditado e o trânsito foi desviado para a Rua Risolina Angélica Santana. A interdição vai durar cerca de 20 dias. No local estão sendo implantados 3.220 metros de rede, que irá beneficiar cerca de 250 famílias com a destinação correta do esgoto, mais saúde e desenvolvimento urbano.

O local foi sinalizado para que não haja transtornos ao trânsito. No bairro também será implantada mais uma estação elevatória, que irá transpor o esgoto captado para a Estação de Tratamento de Esgoto da cidade, localizada no bairro São José. Com capacidade para tratar 17 milhões de litros de esgoto por dia. A ETE Búzios opera também uma das tecnologias de reciclagem de água mais modernas no país, produzindo ao final do processo água de reuso que hoje é utilizada para irrigação. “Com a intervenção, as ruas do Capão se somam a bairros que já contam com rede separadora de esgoto como Manguinhos, Geribá, Centro, João Fernandes, Ferradura, entre outras. A obra faz parte do Plano de Investimentos da concessionária, que prevê a construção de 40 km de rede separativa, atendendo metade da população buziana até 2026” – ressalta José Carlos Almeida, diretor-executivo da Prolagos.

A implantação de rede coletora faz a migração do atual modelo de esgotamento sanitário em vigor, Coleta em Tempo Seco, para Separador Absoluto. Em complemento, estão previstas ainda a construção de 07 estações elevatórias, 2,48 km de rede para bombeamento do esgoto, além de melhorias na Estação de Tratamento de Esgoto. Com o término da obra, os proprietários dos imóveis diretamente beneficiados devem providenciar a interligação à nova rede. Para garantir a destinação correta do efluente, o morador deve adequar o sistema interno, desativar a fossa domiciliar e fazer a ligação no ponto disponibilizado pela concessionária em frente a cada casa ou comércio.

Prolagos lança campanha de negociação de débitos

Postado por paintbox em 25/nov/2021 -

“Feirão Conta em Dia” oferece até 50% de desconto no valor da dívida e condições de pagamento facilitadas

 

Para que os usuários comecem o próximo ano sem pendências na fatura de água, a Prolagos inicia nesta sexta-feira (26), o “Feirão Conta em Dia”, uma campanha de negociação de débitos que oferece condições de pagamento facilitadas aos clientes, com isenção de multas, juros, descontos de até 50% e parcelas estendidas. Somente no dia do lançamento da ação, a concessionária vai promover a “Edição Blue Friday”, com descontos de até 80% exclusivamente para clientes inscritos na Tarifa Social e com débito acima de 365 dias. Os casos serão analisados individualmente.

Nos demais dias da campanha, que vai até o dia 31 de dezembro, os usuários residenciais, comerciais e industriais terão até 50% de desconto e parcelamento em até 100 vezes. “Além da negociação dos débitos, os clientes podem aproveitar a oportunidade para atualizar o cadastro junto à Prolagos ou tirar dúvidas sobre outros assuntos. Nossas equipes estão preparadas para dialogar e encontrar a melhor maneira para regularizarmos os débitos, com uma proposta que cabe no bolso do cliente. Essa é a forma que encontramos para que todos mantenham o nome limpo e o acesso à água de qualidade em seus imóveis” – comenta Rodrigo Pereira, coordenador Comercial da Prolagos.

Para negociar, basta ter em mãos o documento de identidade (RG), CPF e uma conta de água. As condições de negociação podem ser consultadas pelo SAC 0800 7020195, WhatsApp (22) 997228242 ou nas lojas de atendimento, que em cumprimento às normas de prevenção da Covid-19, funcionam com um número reduzido de colaboradores e é obrigatório o uso de máscara. Para evitar filas e aglomeração de pessoas, os usuários podem agendar o atendimento pelo site https://aegea.agendamento.ai. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Lojas de Atendimento:

Armação dos Búzios – Av. Bento José Ribeiro Dantas 5.396, Lojas 2/3, Manguinhos

Arraial do Cabo – Rua Rui Barbosa, 46, Praia dos Anjos

Cabo Frio – Avenida Assunção, 01 Centro e no distrito de Tamoios, na Avenida Independência, Lote 16, Quadra 15, Una Park Shopping, loja 12, bloco 2, Unamar

São Pedro da Aldeia – Av. Nilo Peçanha, 46, Centro

Iguaba Grande – Rua Nossa Senhora de Fátima, 15, Centro

 

 

 

Dia do Doador de Sangue é celebrado com doação de colaboradores da Prolagos

Postado por paintbox em 24/nov/2021 -

Campanha acontece anualmente e coincide com a proximidade do período do verão, quando a demanda por sangue aumenta

Em celebração ao Dia Nacional do Doador de Sangue (25), o Comitê de Voluntariado da Prolagos mobilizou um grupo de colaboradores para contribuir com o estoque do Hemolagos, banco de sangue que abastece as cidades da Região dos Lagos. A campanha acontece anualmente e coincide com a proximidade do período do verão, época em que a demanda por sangue aumenta.

Durante todo o ano a concessionária estimula a doação e realiza ações de conscientização, como a palestra ministrada nesta quarta-feira (24), pelo técnico de Enfermagem do Trabalho, Marcel Souza, explicando sobre os requisitos e a preparação necessária para doar. “Como agentes da dignidade, abraçamos e acolhemos a população, por isso estamos nos mobilizando para ajudar o Hemolagos a passar pela alta temporada com tranquilidade. Cedendo um pouco do nosso tempo e de gota em gota, a gente ajuda a salvar vidas” – pontua José Carlos Almeida, diretor-executivo da concessionária.

O trabalho de conscientização ajuda a incentivar funcionários como o Marco Antônio de Oliveira, conhecido como Marcão, do setor de Cadastro, que teve a iniciativa de doar pela primeira vez. “Eu não vinha antes porque eu tinha medo, mas esse fantasma foi derrubado. É muito bom saber que estamos ajudando a alguém que está dependendo desse sangue para sobreviver. Agora quero vir todos os anos” – relata o colaborador.

Para atender os doadores, a equipe do hemocentro adaptou a rotina do local por causa da pandemia da Covid-19 e realiza atendimento agendado. As cadeiras são sinalizadas de maneira que as pessoas possam manter a distância e é necessário o uso de máscaras. “ Nós abastecemos 9 municípios e a nossa região recebe muitos turistas, principalmente no verão, reforçando ainda mais a necessidade de doar. Cada doação é muito importante, já que o sangue de uma pessoa, consegue salvar 4 vidas” – esclarece Denise Neves, diretora Administrativa do hemocentro.

O Hemolagos funciona de segunda a quarta-feira, das 8h às 15h30, na Rua Barão do Rio Branco, nº 88, no bairro Passagem, em Cabo Frio. O agendamento e esclarecimento de dúvidas pode ser feito pelo WhatsApp (22) 99774-7988.

Prolagos realiza atualização cadastral dos usuários

Postado por paintbox em 23/nov/2021 -

Equipe fará recadastramento nas residências, devidamente uniformizada e com crachá

 

Com o objetivo de melhorar ainda mais a comunicação entre a concessionária e os usuários, a Prolagos iniciou a atualização cadastral dos clientes nas cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. Uma equipe da empresa irá de casa em casa, devidamente uniformizada e com crachá para atualizar os dados do titular da conta de água.

Durante o recadastramento, serão solicitadas informações como: nome, identidade, cpf, telefone e e-mail. Além da atualização, a equipe também poderá efetuar trocas de titularidade, caso seja necessário. Para isso, basta o usuário apresentar os seguintes documentos: identidade e CPF do novo responsável; no caso de locação, apresentar o contrato de aluguel; e se for o novo proprietário, apresentar escritura, IPTU ou contrato de compra e venda do imóvel. “Esta ação irá trazer mais comodidade aos moradores, que não precisarão sair de suas residências solicitar a alteração do titular da fatura e nos aproximar ainda mais dos nossos clientes, proporcionando o envio de comunicados e mensagens sobre abastecimento” – pontua Simone Moreira, coordenadora de Atendimento da Prolagos.

A Prolagos é uma empresa da Aegea Saneamento, maior grupo de saneamento privado no país. Criado em 2010, o grupo vem construindo uma história de sucesso na transformação social onde atua por meio dos serviços de tratamento e distribuição de água e captação e tratamento de esgoto.

 

 

Búzios recebe exposição “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”  

Postado por paintbox em 17/nov/2021 -

Projeto promovido pela Prolagos leva ferramentas artísticas e tecnológicas em um caminhão interativo

 

A exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” desembarca nesta semana em Armação dos Búzios. Em um caminhão interativo com uma multiplataforma digital, os visitantes podem viajar pelo ciclo da água por meio de realidade aumentada. O projeto promovido pela Prolagos estará na praça da Rasa entre os dias 18 e 21 de novembro.

Com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, a iniciativa tem como objetivo despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora. Nas quintas e sextas-feiras será realiza do durante todo o dia atendimento para crianças e jovens de escolas da rede pública de ensino, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados e domingos, a exposição estará aberta para o público em geral, das 13h às 18h. Já aos finais de semana, às 19h, serão exibidos os filmes da “Mostra Cine ao Ar Livre”, com roda de conversa após as sessões. Todas as atividades são gratuitas.

“Olho D’Água” já passou por Cabo Frio e Arraial do Cabo, ficando quatro dias em cada cidade. Os próximos municípios a receberem o projeto itinerante são: São Pedro da Aldeia, entre 25 e 28 de novembro, e Iguaba Grande, entre os dias 1 e 5 de dezembro. “O evento segue todos os protocolos de segurança com relação à prevenção da Covid-19. No entanto, é importante que cada cidadão faça a sua parte e utilize máscara cobrindo boca e nariz, evite levar as mãos ao rosto, mantenha a higienização com água e sabão ou álcool 70%, e respeite o distanciamento social” – ressalta Simony Dias, coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos.

A mostra, que é viabilizada pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, produzida pela 3 Apitos Cultura, está inteiramente disposta em um Tech-Truck, caminhão desenvolvido exclusivamente para esse projeto e conta com Cine-Box, cinema de realidade aumentada via óculos 3D; quatro instalações artísticas produzidas por artistas renomados convidados; além de estrutura para cinema ao ar livre, que será o palco da Mostra Cine ao Ar Livre.

 

Prolagos e Instituto Carlos Scliar lançam 3ª edição do projeto “CaptaAção”

Postado por paintbox em 16/nov/2021 -

Com o tema: “Meu Lugar, Meu Patrimônio”, programa é voltado para alunos da rede municipal de ensino dos municípios da área de concessão

 

Com o intuito de inspirar os participantes a refletirem sobre território, identidade e cultura, a Prolagos, em parceria com o Instituto Carlos Scliar, lançou a terceira edição do “CaptaAção”. Com o tema “Meu Lugar, Meu Patrimônio”, o projeto voltado para alunos do 9° ano da rede pública de ensino, das cidades de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, inicia com oficinas de imersão sobre o tema na Casa Museu Carlos Scliar, adotando todas as medidas de prevenção da Covid-19.

O programa vai acontecer em 5 etapas, onde os estudantes farão visitas mediadas à casa museu, participarão de oficinas com produção artística de imagens e fotos, e sessões de cinema. Os encontros são guiados pela arquiteta e coordenadora do instituto, Cristina Ventura, que neste ano liderou a restauração da estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.  “A retomada do projeto é uma alegria muito grande para nós. Ele nos coloca em contato com os estudantes da rede pública e gera neles o sentimento de apropriação do lugar e da cultural local. O “CaptaAção” sempre traz um tema para reflexão, com desdobramentos através de objetos ou de manifestações artísticas dos participantes e tenho certeza que neste ano não será diferente” – pontua Cristina.

Na última fase do cronograma os jovens serão desafiados a produzir uma fotografia que represente a temática “Meu Lugar, Meu Patrimônio”. Os trabalhos inscritos serão analisados por uma comissão julgadora formada por colaboradores da concessionária, que irá avaliar a criatividade, inovação, originalidade e fidelidade ao tema. O primeiro colocado será premiado com um smartphone, o segundo lugar, com um tablet, e o terceiro, com uma caixa de som. “Abordar o tema patrimônio com estudantes, é trazer à tona todas as características que moldam a nossa cultura e fazê-los enxergar a importância de valorizar a nossa identidade. Muito além de prédios tombados, eles poderão inspirar as suas fotografias em festas, danças, culinária e tudo que os cercam” – explica Simony Dias, coordenadora de Responsabilidade Social.

As imagens e fotografias deverão ser originais e inéditas. Os participantes poderão inscrever os trabalhos até o dia 30 de novembro, no formulário de inscrição disponível no site prolagos.com.br.

 

Sobre o Instituto Carlos Scliar

 

A Casa Scliar, tombada pelo patrimônio municipal, possui um centro de pesquisa com mais de 10 mil documentos datados a partir da década de 1930. O acervo é constituído de correspondências, recortes de jornal, gravuras, periódicos, fotografias, telas, esculturas, obras literárias entre outros itens, e narra os principais acontecimentos do Brasil do século XX, fundamental para a compreensão da história e cultura nacional, trata ainda da participação do Brasil na Segunda Grande Guerra Mundial. O centro de pesquisa atende a pessoas de todo o país. Para manter a integridade da coleção, mesmo durante o período de pandemia e isolamento social, são necessárias ações de conservação e prevenção.