Postado por paintbox em 12/nov/2021 -
Ação é fundamental para a manutenção da certificação Bandeira Azul
A Prolagos iniciou, nesta semana, as obras do cinturão de esgotos da orla da Praia do Peró, em Cabo Frio. A enseada, certificada pelo programa Bandeira Azul (selo internacional de qualidade de praias, marinas e embarcações) vai receber cerca de 530 metros de rede coletora. Além disso, a concessionária também vai construir caixas de gordura e fará as ligações de esgoto para os quiosques. A previsão de término é de 30 dias. A obra é fundamental para a manutenção do selo, que avalia critérios com foco em gestão e educação ambiental, serviços, segurança, turismo sustentável, responsabilidade social e a qualidade da água. “Temos uma grande preocupação em zelar pelo patrimônio ambiental da Região dos Lagos e os serviços de saneamento básico são essenciais para a preservação do meio ambiente, e consequentemente, impulsionamento do turismo, que é uma das principais atividades econômicas locais” – afirma Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos.
Com o anuncio do início da obra, o comitê gestor do certificado definiu o dia 25 de novembro para o hasteamento oficial da Bandeira Azul para a temporada 2021/2022. “Um dos critérios da certificação é o descarte adequado de esgoto, que até agora era feito periodicamente com o auxílio de um caminhão vacol. Esta nova obra vai melhorar muito a qualidade ambiental da área, extinguindo o risco de vazamento e com uma melhor limpeza dos quiosques –, acrescenta Paloma Arias, coordenadora nacional do programa.
A construção da rede coletora de esgoto na orla é o início do que irá acontecer em todo o bairro nos próximos cinco anos, quando serão implantadas cerca de 135 quilômetros de redes separativas de esgoto em Cabo Frio. Além do Peró, os bairros Jardim Caiçara, Jardim Olinda, Palmeiras, Praia do Siqueira, Portinho, Parque Burle, São Cristóvão, Cajueiro, Ogiva, Centro, Braga e Vila do Sol também serão beneficiados nesta fase. O projeto prevê ainda a construção de 11 estações elevatórias e 7,72 km de linha de recalque, que serão responsáveis por bombear o efluente até a estação de tratamento.
A definição dos locais está alinhada à estratégia definida pela concessionária e os cinco municípios da área de concessão para substituir o sistema de esgotamento sanitário Coleta em Tempo Seco, modelo em vigor que capta as contribuições da rede de drenagem, para separador absoluto. Para otimizar os recursos, foram consideradas as áreas que tenham estações de tratamento e elevatórias (unidades de pressurização de esgoto) já instaladas, além de maior concentração de habitantes, para atender metade da população até 2026.
Postado por paintbox em 11/nov/2021 -
Irregularidades foram identificados durante ação conjunta da Prolagos, Prefeitura de Cabo Frio e Polícias Militar e Ambiental
Uma ação conjunta entra a Prolagos, a Fiscalização Fundiária da Prefeitura de Cabo Frio e as polícias Militar e Ambiental identificou nove ligações clandestinas de água (ato de desviar água da rede, sem o conhecimento e a autorização da concessionária responsável e sem qualquer tipo de registro de consumo), em um loteamento em Maria Joaquina. As ligações irregulares foram imediatamente desfeitas. A ação é considerada crime, de acordo com o código penal (artigo 155).
Após a abordagem, uma outra equipe da companhia foi ao local para conversar com a população e orientar sobre a importância de se conectar à rede pública de água. “A água fornecida pela Prolagos atende aos mais rígidos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde. A concessionária cumpre uma rotina de controle da qualidade que inclui a realização de cerca de 10 mil análises laboratoriais por mês, em diversos pontos do sistema de tratamento e abastecimento, mas quando um morador realiza uma ligação irregular, pode causar risco de contaminação, não só da água que está sendo furtada, como também de toda a rede de distribuição, além de provocar impactos no abastecimento da cidade” – explica o gerente Comercial da Prolagos, Saimon Moreira.
A Fiscalização da companhia realiza inspeções periódicas nas cidades abastecidas pela companhia. A população pode contribuir denunciando atitudes suspeitas ou o responsável pode efetuar uma autodenúncia e negociar formas de regularização. Para isso, basta entrar em contato com a concessionária por meio dos canais de atendimento 0800 70 20 195, Whatsapp (22) 99722-8242 ou ainda pelo aplicativo Águas App, disponível para download para os sistemas Android e iOS.
Postado por paintbox em 10/nov/2021 -
“Pega a Visão do Verão” traz orientações para a população sobre como se preparar para receber a estação mais quente do ano
Faltando pouco mais de um mês para o início do verão, período em que as temperaturas aumentam e cresce o número de visitantes na Região dos Lagos, os moradores precisam preparar os imóveis para receber a estação mais quente do ano. Com o crescimento da demanda por água, a Prolagos elaborou um plano de reforço no abastecimento e lança a campanha “Pega a Visão do Verão”, com orientações sobre consumo inteligente. Para passar as principais mensagens, a concessionária convidou o operador de estação de tratamento de esgoto, Paulo Roberto Ferreira, o Paulão, autor da música tema que inspirou a campanha. Além de estrelar as peças publicitárias que serão veiculadas em TVs, jornais, sites, redes sociais, Paulão também dá a voz ao jingle que está circulando nas rádios.

Paulo Roberto Ferreira, o Paulão, autor da música tema que inspirou a campanha
Antes de atuar na ETE, Paulão trabalhou no projeto “Prolagos do Seu Lado”, onde eram oferecidas negociação de débitos, ligações de água e implantação de rede de abastecimento, surgindo daí, a inspiração para a composição. “Fiquei empolgado com o clima de irmandade entre os colaboradores e com o fato do nosso trabalho levar tantos benefícios para a população, para o meio ambiente e para o desenvolvimento das cidades onde atuamos. Quando me chamaram para estrelar a campanha deste ano usando o funk que eu criei, fiquei muito feliz. Foi a realização de um sonho, de um projeto que eu já tinha há muito tempo. Além de ajudar a levar água e saúde de vida, hoje também ajudo a levar informação para a população” – afirma Paulo Roberto Ferreira.
Como faz todos os anos, a concessionária alerta sobre a importância de manter as cisternas e caixas d’água cheias; e o registro do hidrômetro sempre aberto, principalmente, antes da chegada dos turistas, que tradicionalmente acontece no período entre o Natal e o Réveillon. Também é necessário limpar os reservatórios, verificar as boias e instalações hidráulicas, e se certificar que a capacidade de reservação de água é suficiente para o número de pessoas no imóvel. “Cada pessoa consome, em média, 200 litros de água por dia. Em uma casa com cinco pessoas, por exemplo, é necessária uma caixa d’água de 1.000 litros por dia. É importante que esses cuidados sejam adotados por toda a população para que todos tenhamos uma alta temporada sem preocupações” – explica o gerente de Operações da companhia, José Vicente Marino.

Melhorias na Estação de Tratamento de Água, como a ancoragem de balsas na Lagoa de Juturnaíba, fazem parte da preparação para o verão
A Prolagos também se preparou com antecedência para reforçar o abastecimento de água nas cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. Ao longo de 2021, a concessionária revitalizou e instalou novas estações de bombeamento (boosters) para reforçar a pressão nas tubulações e aperfeiçoar o abastecimento nos pontos mais distantes e elevados das cidades; aumentou ainda mais a segurança operacional com a ancoragem da balsa responsável pela captação de água na Lagoa de Juturnaíba; e também está reforçando o abastecimento de água com a troca do sistema de filtros de água da Estação de Tratamento de Água (ETA). A companhia também investiu na modernização da tecnologia de contadores de veículos, que funcionam por meio de câmeras aliadas a softwares de inteligência artificial, registrando o fluxo de veículos em pontos estratégicos das vias de acesso aos municípios da área de concessão, calculando a entrada e saída de pessoas. Além disso, o sistema agora conta com mais uma adutora, tubulação de grande porte que transporta água, o que facilita a macro distribuição para os municípios. “A alta temporada é um período aguardado pelos comerciantes, moradores e também por nós, prestadores de serviço. Por isso, investimos em melhorias para que todos possam apreciar a estação com conforto e comodidade” – ressalta José Vicente.
Para atender ao aumento da população, as lojas da concessionária foram reabertas, o quadro de funcionários foi reforçado e os horários de atendimento serão ampliados, com funcionamento das unidades aos sábados, a partir do dia 18 de dezembro. Em cumprimento às normas de prevenção da Covid-19, é obrigatório o uso de máscara. Para evitar filas e aglomeração de pessoas, os usuários podem agendar o atendimento pelo site https://aegea.agendamento.ai. Os clientes que precisarem entrar em contato com a concessionária também podem optar pelo aplicativo Águas APP, que dá acesso a débito automático, informações sobre abastecimento, segunda via de conta e pagamentos; WhatsApp, que funciona diariamente, das 6h às 17h, e o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), disponível em tempo integral pelo número 0800 70 20 195.
Assista ao clipe da música tema da campanha:
Postado por paintbox em 08/nov/2021 -
Ação visa a preservação da Lagoa de Geribá e conscientizar a população sobre a necessidade de fazer a interligação no sistema
Com o objetivo de conscientizar a população e impedir que os imóveis lancem esgoto de forma irregular na Lagoa de Geribá, a Prolagos e a Prefeitura de Armação dos Búzios realizaram uma força-tarefa no bairro Manguinhos, nesta segunda-feira, 08 de novembro. Nas ruas do entorno da lagoa, as equipes auxiliaram os moradores a interligarem os imóveis à rede coletora implantada no ano passado e integrada ao sistema principal de esgotamento sanitário operado pela concessionária.
A Prefeitura já notificou 43 residências com ligações irregulares. A interligação na rede é de responsabilidade dos proprietários dos imóveis, que devem adequar o sistema interno, desativar a fossa domiciliar e fazer a ligação no ponto disponibilizado pela Prolagos em frente a cada casa ou comércio. “Essa é uma ação necessária para preservar a Lagoa de Geribá. Vamos ajudar as pessoas que foram notificadas e continuar com a fiscalização, afinal, é muito importante que cada um faça a sua parte. Caso algum morador não efetue a ligação, iremos tomar as medidas cabíveis” – explica Miguel Pereira, vice-prefeito e secretário de Obras e Saneamento de Búzios.
A rede coletora está interligada ao sistema de esgoto da concessionária, levando o efluente à estação elevatória que atende a localidade e bombeando para a estação de tratamento no bairro São José, uma das mais modernas do país, que opera em nível terciário, com desinfecção por raio ultravioleta, e tem capacidade para tratar 17 milhões de litros de esgoto por dia. “À medida com que vamos avançando com a implantação da rede separativa, cabe à população se conectar a ela. A ligação impede que o esgoto extravase nas ruas, retorne para as casas ou polua o meio ambiente. Além disso, esses investimentos refletem diretamente no desenvolvimento dos municípios, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, valorizando os imóveis e impulsionando o crescimento econômico das cidades” – ressalta José Carlos Almeida, diretor executivo da Prolagos.
Além de Manguinhos, outros locais do balneário contam com o sistema separador absoluto, como João Fernandes, Ferradura, Praia dos Ossos, Geribá, Centro e Alto de Búzios. A cobertura de coleta de esgoto neste modelo, funciona em complemento ao tempo seco, que capta as contribuições que chegam pela rede de drenagem, fazendo parte da estrutura de esgotamento sanitário dos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, que é composta por mais de 80 elevatórias e sete estações de tratamento com capacidade para tratar 97 milhões de litros de esgoto por dia.
Postado por paintbox em 05/nov/2021 -
Programa “De Olho no Óleo”, da Prolagos, vai coletar o óleo de cozinha usado pelos 15 restaurantes participantes
Começa nesta sexta-feira, 05 de novembro, a 20ª edição do Festival Gastronômico de Búzios. O evento, que acontece no Porto da Barra, conta com um ingrediente extra nesta edição: a sustentabilidade. O programa “De Olho no Óleo”, da Prolagos, irá coletar o óleo de cozinha usado pelos 15 restaurantes participantes, estimulando a preservação ambiental e evitando o lançamento irregular pelos ralos e pias, o que provoca extravasamentos, entupimento nas redes públicas e impactam o sistema de esgotamento sanitário.
No local será implantado um totem de coleta, onde os integrantes do evento poderão dispensar o material armazenado dentro de uma garrafa pet. O óleo usado será encaminhado para reciclagem, podendo ser transformado em sabão, biodiesel ou tinta. “Búzios é um destino turístico reconhecido mundialmente e é fundamental preservar os recursos naturais que atraem tantos visitantes. Nem sempre as pessoas sabem dos prejuízos causados pelo descarte irregular desse item quando jogam na pia e essa é uma oportunidade despertar nos restaurantes a consciência de que é necessário cada um fazer a sua parte” – pontua o diretor presidente da concessionária, Pedro Freitas.
Em contato com o meio ambiente, o óleo tem efeito devastador: um litro de óleo de cozinha usado pode poluir cerca de um milhão de litros de água, contaminar praias, lagoas e o solo. “Temos um carinho especial pelo programa porque depois de ser usado, o óleo precisa ser descartado de forma correta e esta é uma forma de auxiliarmos na conscientização de todos” – diz Gil Castelo Branco, organizador do evento.
O festival acontece até o dia 27 de novembro, sempre sextas e sábados, de 12h à 0h. O valor dos pratos varia entre R$ 99 e R$ 120. As receitas serão servidas somente durante o festival, que este ano também terá atividades culturais e esportivas. Localizado no bairro Manguinhos, o Porto da Barra concentra um dos mais conhecidos polos gastronômicos da cidade, com restaurantes sofisticados em ambiente aberto.
Postado por paintbox em 03/nov/2021 -
Mais de 100 animais já foram catalogados pelo Projeto Cavalos-Marinhos
Foto: Projeto Cavalos-Marinhos
Um ilustre morador voltou a residir nas águas da Lagoa de Araruama: o cavalo-marinho. Pescadores e banhistas da Região dos Lagos têm visto o animal em diversos trechos da maior laguna hipersalina em estado permanente do mundo. O retorno chamou tanto a atenção de especialistas e pesquisadores, que o Projeto Cavalos-Marinhos, do Rio de Janeiro, passou a monitorar a laguna, onde mais de 100 animais já foram catalogados.
O monitoramento é feito desde maio, em meses alternados, em áreas fixas nas cidades de São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Araruama. Durante o trabalho, são analisados a quantidade; a proporção de machos para fêmeas, e de adultos para jovens; o estágio reprodutivo e o tipo de comportamento que eles apresentam. “Esse conjunto de fatores nos mostra como está a saúde dessa população. Também fazemos uma marcação visual de cada um, por meio de fotografias do topo da cabeça dos animais, onde fica uma estrutura óssea chamada de coroa. Elas são como a nossa impressão digital, ou seja, são únicas” – explica Natalie Freret-Meurer, coordenadora do Projeto Cavalos Marinhos.
A espécie cadastrada é o Cavalo-Marinho do Focinho Longo, muito comum na costa brasileira e no litoral do estado do Rio de Janeiro. Além da análise do animal, também é feita a coleta da água. “Examinamos parâmetros como: salinidade, temperatura, PH, amônia e nitrito, mas ainda não sabemos a causa do surgimento dos cavalos-marinhos, pois não temos dados científicos robustos para identificar o motivo” – ressalta Natalie.
Com 85% das praias com águas próprias para o banho, segundo o último relatório de balneabilidade do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), emitido em setembro deste ano, a Lagoa de Araruama também é foco de outro projeto: o Imersão. Realizado pela Universidade Veiga de Almeida em parceria com a Prolagos, o programa faz análises dos parâmetros físico-químicos da água da laguna, com a produção de relatórios técnico e fotográfico trimestrais, assim como levantamento da avifauna, classificando as aves migratórias e residentes na Região dos Lagos. “Alguns organismos como o cavalo-marinho são muito sensíveis à poluição e esse retorno é um excelente indicador da saúde ambiental desse corpo hídrico. Estamos em um somatório de esforços para convergir as análises da concessionária, da universidade e do Inea. Desta forma, teremos a constatação efetiva do que já é perceptível a nível ocular, que é a recuperação da qualidade da água da laguna” – pontua o biólogo e coordenador do projeto, Eduardo Pimenta.
Postado por paintbox em 01/nov/2021 -
Expectativa é que a nova safra seja uma das melhores da década
A chuva e embarcações cheias de pescado marcaram o fim do defeso na Lagoa de Araruama, nesta segunda-feira (01). O período em que a pesca de qualquer espécie fica proibida na laguna, tem a função de contribuir com a manutenção deste importante ecossistema. Apesar da instabilidade do tempo, o dia foi produtivo para os pescadores de Iguaba Grande, que capturaram cerca de 3 toneladas de peixes. A expectativa é que a nova safra seja uma das melhores da década.
Tanto otimismo está relacionado à última temporada de pesca, antes do início do defeso. Por diversos meses seguidos, foram pescadas mais de 100 toneladas de peixes no município, que abastece cidades do estado do Rio de Janeiro, e das regiões Norte e Nordeste. Apesar do excelente desempenho, a quantidade de peixes capturados pode ser ainda maior. Isso porque atualmente não há um órgão que mapeie e elabore uma estatística pesqueira. “A expectativa para essa safra é que seja melhor do que a passada, quando batemos vários recordes. Foi a melhor que eu presenciei desde que cheguei em Iguaba, há 32 anos” – afirma Cícero Vanderley Neto, presidente da Colônia 29.
O fim do defeso também trouxe uma grande variedade de espécies como o Camarão, Carapicu, Carapeba e a Perumbeba; aumento na quantidade de Tainha; e o surgimento da Graçainha, que não é comum na lagoa. “Nossa expectativa é grande. Ainda não sabemos se a pesca deste ano será tão boa quanto a do último, mas com tanta diversidade de peixes, acreditamos que pode ser ainda melhor” – pontua José Ricardo de Souza, presidente da Associação de Pescadores da Baleia, em São Pedro da Aldeia, onde embarcações não conseguiram sair por conta da chuva.
No período de 3 meses em que ficam proibidos de pescar, os pescadores artesanais profissionais com cadastro regular no INSS recebem um auxílio de um salário mínimo do governo federal, chamado Seguro Defeso. Nesse intervalo, muitos aproveitam para consertar suas embarcações e refazer suas redes. Toda essa preparação foi positiva para o Rafael Rodrigues, que junto com a família, trabalha há 15 anos com a pesca. “Hoje pescamos mais de 300 quilos e acreditamos que essa safra seja muito positiva. A lagoa está mais limpa e o ambiente está propício para o nosso trabalho” – avalia Rafael.
A Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento, contribui efetivamente para a recuperação da laguna. Após a chegada da concessionária, o tratamento do esgoto passou de 0% para 80% nas cidades de Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios. A operadora responsável pelo saneamento básico, vem ampliando a implantação de cinturões no entorno da lagoa, para interceptar o esgoto e evitar que ele chegue in natura ao ecossistema. Ao longo de 23 anos de atuação, já foram investidos mais de R$1,4 bilhão em saneamento, representando mais que o dobro de investimentos realizados por habitantes, do que a média nacional, de acordo com o Instituto Trata Brasil.
Postado por paintbox em 01/nov/2021 -
Unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, cumprindo medidas de prevenção conta a Covid-19
A Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento, reabriu as lojas de atendimento ao cliente das cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. Em cumprimento às normas de prevenção da Covid-19, com um número reduzido de colaboradores e será obrigatório o uso de máscara. Para evitar filas e aglomeração de pessoas, os usuários poderão agendar o atendimento a partir desta segunda-feira (01) pelo site https://aegea.agendamento.ai. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
As lojas estavam fechadas desde o início da pandemia para zelar pela saúde dos funcionários e da população, adotando e fazendo cumprir as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e demais órgãos sanitários estaduais e municipais. Neste período, os espaços físicos da empresa passaram por adequações, com sinalizações de distanciamento seguro instaladas nos pisos, regras de higienização de equipamentos, recipientes de álcool em gel instalados em áreas estratégicas. Estas e outras medidas garantiram à Prolagos a recertificação emitida pelo instituto Bureau Veritas, o selo Safe Guard. “Estamos preparados para atender aos nossos clientes com segurança, mas é importante que eles só procurem as lojas quando necessário. Nossos canais de atendimento foram reforçados para que os usuários consigam solucionar as demandas de forma fácil e prática, sem precisarem sair de casa” – ressalta Simone Moreira, coordenadora Comercial da concessionária.
A Prolagos oferece ainda outros canais de autosserviço como totens instalados na área externa das lojas e em locais parceiros, o aplicativo Águas APP e a agência virtual no site, que possibilitam que os usuários resolvam suas demandas sem precisar falar com um atendente comercial. Os canais digitais se somam ainda ao SAC 0800 7020195 e WhatsApp (22) 997228242, onde é possível solicitar religação de água, acessar a 2ª via da fatura, efetuar pagamento por cartão de crédito e acompanhar o cronograma de leitura informar sobre vazamentos e fazer denúncias.
Postado por paintbox em 29/out/2021 -
Cabo Frio será a primeira cidade a receber o projeto promovido pela Prolagos
Uma experiência interativa e única que faz o visitante viajar pelo ciclo da água por meio de realidade aumentada. Essa é a proposta da exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” que estreia na Região dos Lagos, levando diversas ferramentas artísticas e tecnológicas em um Tech-Truck, o caminhão interativo com uma multiplataforma digital. A primeira cidade a receber o projeto promovido pela Prolagos, empresa da Aegea Saneamento, será Cabo Frio, entre os dias 4 e 7 de novembro, na Praça de São Cristóvão.
Com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, a iniciativa tem como objetivo despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora. Nas quintas e sextas-feiras o projeto realizará, durante todo o dia, o atendimento de crianças e jovens de escolas da rede pública de ensino, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados e domingos, a exposição estará aberta para o público em geral das 13h às 18h. Já às 19h, aos finais de semana, serão exibidos os filmes da “Mostra Cine ao Ar Livre”, com roda de conversa após as sessões. Todas as atividades são gratuitas.
“Olho D´Água” ficará quatro dias em cada cidade. Entre os dias 11 e 14 de novembro a exposição estará em Arraial do Cabo. De 18 a 21 de novembro em Armação dos Búzios; de 25 a 28 de novembro em São Pedro da Aldeia; e nos dias 1 a 5 de dezembro em Iguaba Grande. “Acreditamos que as crianças são agentes multiplicadores do conhecimento e proporcionar educação ambiental por meio de ações culturais auxilia na construção de uma sociedade mais sustentável” – afirma Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos.
O evento seguirá todos os protocolos de segurança com relação à prevenção da Covid-19. No entanto, é importante que cada cidadão faça a sua parte e utilize máscara cobrindo boca e nariz, evite levar as mãos ao rosto, mantenha a higienização com água e sabão ou álcool 70%, e respeite o distanciamento social. A mostra é viabilizada pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, produzida pela 3 Apitos Cultura. “A exposição está inteiramente disposta em um Tech-Truck, caminhão desenvolvido exclusivamente para esse projeto, que conta com Cine-Box, cinema de realidade aumentada via óculos 3D, que tem o intuito de promover a imersão absoluta do espectador no tema proposto; quatro instalações artísticas produzidas por artistas renomados convidados; além de estrutura para cinema ao Ar Livre, que será o palco da Mostra Cine ao Ar Livre”, explicou Guilherme Mello, um dos produtores do projeto.
Postado por paintbox em 27/out/2021 -
Dos mais 40 trabalhos inscritos, 12 ressaltaram a recuperação da maior laguna hipersalina do mundo
Com 85% das praias com águas próprias para o banho, segundo o último relatório de balneabilidade do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), emitido em setembro deste ano, a Lagoa de Araruama foi destaque no 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental. Dos mais de 40 trabalhos inscritos, 12 pautaram a evolução da qualidade ambiental da maior laguna hipersalina em estado permanente do mundo após os investimentos em saneamento básico nas cidades em seu entorno. Ao todo, 32 profissionais da imprensa e estudantes de jornalismo participam da premiação, que tem como objetivo estimular a produção de reportagens sobre o saneamento básico e valorizar os profissionais que atuam nas cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.
Verdadeiro patrimônio ambiental da Região dos Lagos, a Lagoa de Araruama conta com águas cristalinas e uma grande diversidade da vida marinha, que e se tornou um refúgio para turistas, fonte de renda para pescadores e empresários, além de ser considerada uma das melhores raias para a prática de esportes do Brasil. “É muito bom ver que o nosso trabalho contribuiu para a volta da vida na lagoa. Em 23 anos, investimos mais de 1,4 bilhão de reais em saneamento básico, saltando de 0 para 80% os índices de tratamento do esgoto nas cidades da nossa área de concessão. E ainda temos muito a fazer pela região. Nos próximos 5 anos, ampliaremos o sistema de esgotamento sanitário com implantação de rede separativa para atender, neste modelo, metade da população na primeira fase do projeto, levando desenvolvimento socioeconômico para os municípios onde atuamos”, – pontua José Carlos Almeida, diretor executivo da Prolagos.
Assim como nas edições anteriores, o 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental vai premiar as duas melhores reportagens nas categorias profissionais: Impresso, Radiojornalismo, Webjornalismo, Telejornalismo, Fotojornalismo e o primeiro lugar na categoria Jornalismo Universitário. O concurso vai distribuir R$ 36 mil em prêmios em dinheiro: os dois primeiros colocados nas categorias profissionais receberão R$ 4.500 e R$ 2.500, primeiro e segundo, respectivamente, e o primeiro colocado na categoria Jornalismo Universitário ganhará R$ 1.000. Além da premiação em espécie, os vencedores também serão agraciados com um troféu criado pela artista plástico Ivan Cruz. As melhores produções serão conhecidas no fim do ano, durante a cerimônia de premiação em data a ser divulgada.