Arquivo do Autor

‘Circuito 25 Anos Prolagos’ leva mais de 500 corredores para Iguaba Grande

Postado por paintbox em 15/set/2023 -

O percurso de 5 km com vista para a Lagoa de Araruama atraiu pessoas de toda a Região dos Lagos

A segunda etapa do ‘Circuito 25 Anos Prolagos’ reuniu mais de 500 corredores em Iguaba Grande, na orla da Praia dos Ubás, e passando pela trilha da Ponta da Farinha. O evento, que comemora os legados da concessionária com uma corrida em cada município da área de atuação, contou ainda com atividades para toda a família, com o Kids Run, para as crianças de 1 a 12 anos, e a apresentação teatral “Prolaguito e a Galera da Água”.

“Estou adorando esse circuito, porque está fazendo com que a gente conheça todas as cidades: São Pedro, Iguaba, Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo”, comenta Luciana de Oliveira, moradora de Cabo Frio, que conquistou o primeiro lugar na categoria geral feminina pela segunda vez. “Fico sempre emocionada, porque é muito treino, muito esforço. Chego aqui a mil, dou tudo que posso e faço com muito coração”, conta a corredora.

O evento que movimentou a cidade de Iguaba Grande levou diversão para todas as idades e recebeu atletas de vários municípios, de corredores profissionais a amadores, que contaram com as opções de corrida e caminhada.

“Pensei que não fosse aguentar, pois eu nunca tinha caminhado dessa forma. Apesar de fazer aula de zumba, yoga, alongamento e dança cênica na Cidade do Idoso de Iguaba, eu nunca havia feito isso. Então, foi uma superação incrível para mim”, enfatiza Sônia Bento, de 77 anos, que completou os 5 km e foi ovacionada pelos participantes ao cruzar a linha de chegada.

O evento foi organizado pela Seven, com realização da Prolagos e apoio da prefeitura de Iguaba Grande. A próxima cidade a receber o circuito será Arraial do Cabo.

“É muito importante trazer a etapa do circuito para nossa cidade, pois conseguimos oferecer mais saúde e mais bem-estar para a população.”, reforça o Secretário de Esportes de Iguaba, Nickolas Tahim.

Bandeira Azul

Além de ser pista para a prática de atividades físicas, a Praia de Ubás é um refúgio para os moradores e turistas e agora está prestes a conquistar um importante diferencial: o selo ‘Bandeira Azul’. Como parte das ações para alcance do selo na temporada de 2023/2024, a Secretaria de Meio Ambiente do município, em parceria com a Prolagos e o Projeto Imersão, promoveu uma coleta de lixo na orla com arrecadação de mais de 10 sacos de 50 litros. Atingindo as metas estabelecidas pela organização internacional, a região poderá ter em sua paisagem uma nova bandeira.

“Iguaba Grande é a princesinha da Lagoa de Araruama, e tivemos um percurso margeando a Praia dos Ubás, que tem um significado especial para nós, porque o local foi aprovado no Júri Nacional para receber o selo Bandeira Azul, que indica a qualidade das praias. Então, ter essa certificação na primeira praia lagunar do Brasil mostra como o investimento em saneamento básico realmente consegue recuperar o meio ambiente”, explica Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos.

Implantação de rede de distribuição de água avança em Novo Arraial, Arraial do Cabo 

Postado por paintbox em 31/ago/2023 -

Até o fim do ano moradores terão acesso ao abastecimento de água tratada 

É com otimismo que José Cardoso Lopes, morador de Novo Arraial, distrito de Arraial do Cabo, aguarda a chegada do abastecimento de água tratada. A obra de implantação da rede de distribuição já passou pela rua dele e dos vizinhos. Ao todo, foram 21 km de rede implantados na localidade, fazendo a ligação da tubulação principal, com os imóveis. “Moramos aqui há 12 anos e estamos ansiosos para a chegada do abastecimento de água tratada. A expectativa é muito grande. Tenho certeza de que além do saneamento, essa obra vai proporcionar ainda mais infraestrutura para o nosso bairro. Já estão construindo uma creche-escola, sem falar na valorização dos imóveis”, ressalta o morador. 

Até o fim do ano, José e toda a população de Novo Arraial, terão água tratada saindo das torneiras de suas casas. Para que isso aconteça, a Prolagos irá realizar ainda, três interligações da adutora (tubulação de grande porte que transporta água) com a rede de distribuição, a modernização de duas Estações de Bombeamento de Água (Boosters) e a implantação de uma nova unidade, que terão a função de impulsionar o abastecimento, ampliando a pressão nas tubulações e garantindo que a água chegue nos pontos mais distantes e elevados dos distritos.  

Além de Novo Arraial, a tubulação se estenderá para Sabiá, Caiçara e Pernambuca, levando água todos os moradores dos distritos cabistas. Com o investimento de aproximadamente R$33 milhões, 108 km de rede serão implementados. A rede de abastecimento dos distritos passará a ser o ponto mais distante da operação da concessionária, com mais de 70 km de distância da Estação de Tratamento de Água Juturnaíba (ETA), localizada em São Vicente de Paulo, em Araruama. “Essa é uma obra muito extensa, realizada em várias fases. Nas etapas anteriores, já fizemos a duplicação de uma adutora, ampliando também a oferta de água para o distrito sede e aumentando a capacidade de distribuição em 36%. Também já foram assentados cerca de 3 km da tubulação de grande porte, e para chegar em Pernambuca, ainda faltarão mais 5 km”, explica o coordenador de Engenharia da concessionária, Luis Henrique Antas. 

Inscrições para o Circuito 25 anos Prolagos em Iguaba Grande estão abertas

Postado por paintbox em 29/ago/2023 -

A segunda etapa da série de corridas será dia 10 de setembro na orla da Praia dos Ubás

Começar o dia correndo nas margens da Lagoa de Araruama é um hábito de muitos iguabenses que buscam melhorar a qualidade de vida e estar mais próximo da natureza. Desta vez, o motivo para correr terá uma dose de comemoração. No dia 10 de setembro, Iguaba Grande recebe a segunda etapa do Circuito 25 anos Prolagos, evento que celebra a atuação da concessionária com corridas nos cinco municípios atendidos pela empresa  com diversas atividades para toda a família.

A novidade para essa fase do circuito é o trajeto, que conta com uma parte na trilha da Ponta da Farinha e um visual de tirar o fôlego na Praia dos Ubás, na Lagoa de Araruama, um dos principais pontos turísticos da cidade que está próximo de receber o selo internacional Bandeira Azul, certificação de qualidade ambiental de praias. Além disso, o evento, que inclui corrida e caminhada de 5 km, irá oferecer diversas atividades para todo o público, como aquecimento com professor de educação física, aula de dança e apresentação musical. A criançada não ficará de fora: os pequenos poderão assistir ao espetáculo teatral “Prolaguito em Defesa das Águas Claras” e ainda participar do Kids Run, desafio destinado aos jovens e crianças de 1 a 12 anos em percursos de 50, 100, 200 e 300 metros.

A escolha do esporte para celebrar os 25 anos de atuação da concessionária é uma forma de impactar a vida dos usuários para além dos serviços prestados. “Estamos em constante movimento. Seja abastecendo as casas das famílias da nossa região, protegendo as praias e a laguna ao tratar o esgoto ou movimentando vidas através da geração de emprego e renda. A corrida é mais uma maneira de estarmos presentes na vida de cada morador, levando saúde, lazer, cultura e diversão”, explica Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos.

As inscrições vão até o dia 4 de setembro, através da plataforma Ticket Sports. O evento é uma organização da Seven, com realização da Prolagos e apoio da prefeitura de Iguaba Grande. “A nossa cidade está muito orgulhosa em poder receber um evento de fundamental importância, porque diz respeito a uma atividade física, fundamental para a saúde”, afirma o prefeito da cidade, Vantoil Martins.

Quem participou da primeira etapa em São Pedro da Aldeia, que teve mais de 400 corredores, se sente realizado e incentiva outras pessoas a também se desafiarem. “Adorei participar da prova, principalmente, devido ao resultado, de chegar em primeiro lugar. Nós que treinamos suado, sabemos o sofrimento do dia a dia. Quando conseguimos alcançar nossos objetivos, nós ficamos muito felizes. Essa só foi a primeira parte, agora vamos para as outras”, conta Luciana de Oliveira, corredora que levou o troféu para casa na última corrida.

Serviço

Circuito 25 anos Prolagos – Etapa Iguaba Grande

Data: 10/09/2023

Horário: 07h

Local: Orla da Praia dos Ubás, Iguaba Grande

Link para inscrição da Corrida, Caminhada e Kids Run: bit.ly/3YV4Stp

Pioneiros: Começa programa da Prolagos de capacitação de jovens para o mercado de trabalho

Postado por paintbox em 17/ago/2023 -

Mais de 220 estudantes se candidataram para a nova turma do Projeto Pioneiros

“Resolvi me inscrever, porque, além de mudar vidas, o projeto nos capacita, permitindo a gente adquirir mais conhecimento de como funciona uma empresa, além de poder me dar um caminho para encontrar uma faculdade”, explica Henry de Freitas, estudante de 17 anos, de Cabo Frio, que foi um dos selecionados para o Pioneiros, projeto realizado pela Prolagos com foco em capacitar estudantes da rede pública de ensino para o mercado de trabalho através de uma imersão no universo do saneamento básico. Neste ano, mais de 220 jovens se inscreveram, maior número desde a criação do programa.

Segundo o diagnóstico do Ministério do Trabalho e Emprego, no início de 2023, cerca de 5,2 milhões de pessoas, entre 14 e 24 anos, estão desempregadas, representando 55% dessa faixa etária. Os familiares acompanham a luta dos jovens em busca de uma oportunidade que possa alterar esta realidade. “Quando era pequeno, ele já pensava no futuro, em trabalhar e pagar um curso na universidade. Hoje em dia, ele quer muito arrumar essa vaga”, comenta a mãe de Henry, Edineia Nascimento de Freitas, moradora de Cabo Frio, que está otimista com o novo desafio do filho.

Nos próximos dois meses, os estudantes irão participar de palestras, oficinas e visitas às instalações da concessionária, com foco nas mais diversas áreas de atuação, como Engenharia, Operações de Água e Esgoto, Recursos Humanos, Comunicação Empresarial, entre outros. O começo das aulas é um momento de expectativa para os alunos que estão ansiosos em desenvolver suas ideias e se capacitar. “Quando entrei aqui, eu gostei muito e já quero aprender mais sobre a empresa para ter uma base sobre o mercado de trabalho”, afirma a estudante Nathalia Rocha, de 16 anos, de São Pedro da Aldeia.

Após este período, os jovens são desafiados a produzir um trabalho com foco em contribuir para a melhoria do sistema de saneamento básico do próprio bairro, com a orientação da equipe técnica e de gestores da concessionária. Os melhores projetos concorrerão à etapa local, e os jovens vencedores, além de concorrerem a uma vaga de Jovem Aprendiz, se credenciarão para a etapa nacional, disputando com representantes de todo o Brasil e podendo conquistar uma bolsa de estudos na universidade. “No bairro Boa Vista, de Iguaba Grande, tinha uma rua que acumulava muita água, lama e lixo quando chovia, sendo possível foco de transmissão de doenças. Diante desse problema, pensamos em criar um Jardim de Chuva para escoar a água e ainda por cima deixar o lugar ainda mais bonito para os moradores”, conta Pedro Henrique Alves, de 18 anos, que venceu a etapa nacional da edição de 2022 e, hoje, é Jovem Aprendiz na concessionária.

Desde a criação do programa em 2019, 116 adolescentes da Região dos Lagos participaram do programa, que acontece também em diversas unidades da Aegea Saneamento, grupo o qual a Prolagos faz parte, e se tornaram verdadeiros agentes multiplicadores do saneamento básico. “Os estudantes estão mais engajados e em busca de ambientes que proporcionam a aprendizagem tanto acadêmica, como profissional. Isso reflete no Pioneiros, pois aqui eles passam por diversas áreas do conhecimento para aprender um pouco de cada assunto e ainda se preparar para cursar o ensino superior”, explica a coordenadora do setor de Responsabilidade Social da Prolagos, Simony Dias.

Bolsa Socioambiental proporciona estruturação para pesca na Região dos Lagos

Postado por paintbox em 15/ago/2023 -

Com benefício concedido pela Prolagos, colônias e associações de pescadores conquistam melhorias para o desenvolvimento da atividade

Na areia da Praia da Baleia, banhada pela Lagoa de Araruama, em São Pedro da Aldeia, o pescador Alcenir dos Santos, conhecido como ‘Tinica’, tem passado as manhãs tecendo as redes de pesca. O ritual acontece todos os anos entre os meses de agosto e outubro, durante o defeso, período em que a pesca de peixes fica proibida na laguna. Esse é o momento em que ele e outros pescadores utilizam para reformar todos os equipamentos utilizados para conquistarem o sustento da família. “Esse intervalo é essencial para que as espécies possam se reproduzir e enquanto isso acontece, a gente aproveita para consertar os barcos e as nossas redes. A expectativa é muito boa para a reabertura da pesca”, ressalta ‘Tinica’, que pesca desde os 12 anos de idade.

No período em que a pesca fica proibida, a classe pesqueira conta com a Bolsa Socioambiental concedida pela Prolagos. Em parceria com a Câmara Técnica e associações de pesca dos municípios da área de concessão, a empresa contempla os pescadores associados às instituições que atuam na Lagoa de Araruama com o valor total de R$ 120 mil. A quantia é dividida entre as colônias, que aplicam a verba em ações em prol dos pescadores.

Com os ranchos recém-inaugurados, a associação de pescadores da Praia da Baleia fará neste ano, a instalação de placas solares para contribuir com a geração de energia limpa e com a economia nos gastos dos associados. “Com a Bolsa Socioambiental vamos instalar as placas e os pescadores poderão colocar freezers nas baias. Desta forma, teremos uma estrutura melhor e garantiremos a redução de custos”, pontua Paulo Cesar Pinheiro, presidente da associação.

Já em Iguaba Grande, a verba é aplicada em melhorias e reformas das unidades, compra de materiais diversos, entre outros. “Aqui já construímos dois cais e reformamos um outro, distribuímos redes de pesca para os pescadores, capa de chuva, e também compramos computadores e impressora para a colônia”, afirma Cícero Vanderley Neto, presidente da Colônia dos Pescadores Z-29 de Iguaba Grande.

Maior estruturação da pesca

Em julho deste ano, a colônia de Iguaba recebeu sua primeira instalação para estruturação dos pescadores, por meio do Impulso, projeto da Prolagos financiado pelo BNDES, em parceria com a prefeitura do município. Com sala de recepção, almoxarifado, três banheiros, sala da presidência e um salão para reuniões, em um lote de 110m², a sede vai estimular e promover o ambiente de pesca iguabense. “Os investimentos em saneamento básico contribuíram para a melhoria da qualidade ambiental da Lagoa de Araruama e consequentemente, para o desenvolvimento da pesca nos municípios onde atuamos. Sabemos o quanto essa atividade é importante para a região, garantindo o sustento de tantas famílias, e por isso vamos além do básico para proporcionar estruturação profissional de forma a otimizar o potencial da atividade e dos produtos oriundos da pesca”, comenta o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas.

Geração de emprego e renda

A estatística pesqueira, realizada pelo projeto Imersão, da Universidade Veiga de Almeida, feita de março a dezembro de 2022, aponta que para cada emprego dentro da água, outros quatro são gerados em terra firme, em áreas como elétrica, eletrônica, venda de gelo, construção naval, transporte, gerando 1.200 empregos diretos e mais de 7.300 empregos indiretos. Além disso, o setor movimenta aproximadamente R$2,5 milhões por ano considerando somente a primeira venda, que é feita diretamente pelos pescadores.

Comunicado

Postado por paintbox em 10/ago/2023 -

[Atualização]

O reparo foi concluído às 17h e a normalização do abastecimento acontecerá de maneira gradativa.

O abastecimento de água em Búzios e Tamoios está temporariamente reduzido devido ao rompimento de uma adutora (tubulação de grande porte que transporta água) que atende os locais, ocasionado por uma retroescavadeira de terceiros.


O reparo deve ser concluído até às 20 horas e a normalização acontecerá de maneira gradativa. Imóveis com reservatório não devem ser afetados pela suspensão temporária do abastecimento. Os que não possuem, a concessionária recomenda que adie tarefas não essenciais.


A Prolagos reforça o compromisso em executar as manutenções tentando sempre que possível minimizar os impactos para a população.

Prolagos completa 25 anos movimentando vidas por meio do saneamento

Postado por paintbox em 24/jul/2023 -

Investimentos no tratamento da água e do esgoto, e ações socioambientais ajudam a impulsionar o desenvolvimento da Região dos Lagos

Ao redor do Poço da Bomba, no Centro de Armação dos Búzios, as integrantes da Associação de Mulheres Caiçaras da cidade se reúnem para conversar. O local traz à memória a antiga aldeia de pescadores, antes da divulgação mundial do balneário após a visita da atriz Brigitte Bardot, quando as pessoas andavam descalças pelas ruas de terra, o fogão à lenha era comum, assim como bacias sob a cabeça para lavar as roupas nos poços do município.  A simplicidade vivida na década de 1960 também faz lembrar de momentos de muita dificuldade para fazer atividades básicas do dia a dia. “Eu morava na Praia do Canto, ali na Rua das Pedras, e a gente ia com as bacias na cabeça cheias de roupas para lavar no Poço da Bomba, onde ficávamos o dia inteiro lavando roupa e conversando até que elas secassem. Ali era o nosso WhatsApp, a gente ficava sabendo de tudo o que acontecia na cidade”, relembra a moradora Sarah da Silva.

Apesar do saudosismo com as histórias vividas na então vila de pescadores, a chegada da água tratada possibilitou uma mudança na rotina e na vida das mulheres caiçaras. “Não tínhamos água em casa, somente no poço e era aquele sacrifício todo. Depois da Prolagos a vida de toda comunidade buziana foi transformada”, afirma Cilene da Silva, presidente da associação.

Assim como fez em Búzios, em 25 anos de atuação, a Prolagos já movimentou a vida de cerca de 420 mil moradores das cidades de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, e de milhões de turistas que visitam a região durante o ano. Nesse período, a concessionária investiu mais de R$1,4 bilhão em saneamento básico, representando mais que o dobro de investimentos realizados por habitante, do que a média nacional, de acordo com o Instituto Trata Brasil. Em 1998, somente 30% da população recebia água em suas casas, com um abastecimento precário e intermitente, e não existia tratamento de esgoto. Em 2023, o acesso à água tratada está universalizado e 80% do esgoto da região é coletado; e 100% do material captado é tratado, auxiliando no desenvolvimento da cidade, na expansão do turismo e em mais saúde e qualidade de vida para os moradores.

No meio ambiente também é possível perceber os reflexos dos investimentos em saneamento. A Lagoa de Araruama, que nos anos 2000 entrou em colapso, hoje é um verdadeiro patrimônio ambiental da Região dos Lagos. Quem vive da pesca comemora recordes de pescado e o retorno de espécies como a Carapeba e Perumbeba, que estavam ausentes da laguna desde 2009. “Pescar é a minha paixão e única profissão. Por mês, chego a capturar uma média de dez toneladas de peixes. É com a renda de espécies como a Tainha, Perumbeba, Curvina, Carapeba e Robalo, que vendemos para cidades do estado do Rio de Janeiro, e das regiões Norte e Nordeste, que sustento a minha família”, ressalta o pescador Gledison Nascimento.

Além das conquistas com a pesca, as praias lagunares viraram refúgio para os moradores e turistas e agora estão prestes a conquistar um importante diferencial: o selo ‘Bandeira Azul’ nas praias das Pedras de Sapeatiba, em São Pedro da Aldeia; e a de Ubás, em Iguaba Grande. O programa desafia autoridades locais, gestores e a própria comunidade, a alcançarem altos padrões em quatro quesitos principais: qualidade da água, segurança, gestão e educação ambiental. Ao longo dos anos, a certificação tornou-se um rótulo ecológico muito respeitado nos setores de turismo e meio ambiente, nacional e internacional. Hoje, as praias do Forno, em Búzios, e do Peró, em Cabo Frio, já contam com o selo.

Mais empregos

O saneamento também é responsável por movimentar o mercado de trabalho na Região dos Lagos. Além dos cerca de 900 postos de empregos diretos e indiretos criados pela Prolagos, e o fortalecimento do comércio e turismo, a concessionária também investe em capacitação de jovens para o mercado de trabalho, por meio do ‘Projeto Pioneiros’; e no fomento da representatividade e da independência das mulheres quilombolas, através do ‘Somos Divas na Luz do Candeeiro’, que muito além de oficinas de cerâmica, estimula o potencial criativo e capacita as participantes para a confecção de peças que poderão apoiá-las na complementação da renda familiar.

Cada um dos mais de dez projetos realizados pela Prolagos anualmente é desenvolvido respeitando as particularidades de cada localidade. Nesse sentido, as ações seguem três linhas de atuação: educação, que ajuda a construir um caminho para o futuro; saúde, que garante qualidade de vida; e renda, que possibilita um padrão de vida mais digno. Uma das propostas da concessionária é alinhar os programas e projetos com a agenda 2030, estabelecendo metas de acordo com os objetivos do desenvolvimento sustentáveis (ODS) para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade para a construção de um mundo melhor e com mais dignidade para todos. “Há 25 anos assumimos o compromisso de entregar mais que o básico para a Região dos Lagos, cuidando de famílias inteiras, ajudando a realizar sonhos e a desenvolver a região. Seguimos firmes no propósito avançar com os serviços e movimentar vidas por meio do saneamento”, ressalta o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas.

Economia circular

Toda atividade humana gera algum tipo de impacto ao meio ambiente. No caso dos serviços de saneamento básico, uma das consequências do tratamento para deixar a água com qualidade ou para tratar o esgoto é a geração de lodo. No Brasil, existem muitas formas de tratamento e reaproveitamento desse resíduo, mas dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE – 2017) indicam que menos de 5% do lodo sanitário é reaproveitado, a maioria é aplicado como compostagem, na incineração e outras formas de gaseificação.

Para reduzir os impactos ambientais causados pelo lodo, que atualmente é descartado em aterro sanitário, a Prolagos está realizando o Projeto Retransformar, uma Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR), que funciona na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Arraial do Cabo. Com uma tecnologia inovadora e sustentável, o local aplica testes para transformar o lodo resultante do tratamento do esgoto doméstico em uma substância que pode ser tratada e reutilizada como gás biocombustível ou em um tipo de carvão vegetal, chamado biochar, elemento útil para aplicação na agricultura. “O Retransformar é um projeto que é autossuficiente, pois além de dar uma destinação para o que antes era um resíduo, ele também utiliza a própria energia para que a unidade possa funcionar. Nesse processo não se perde nada. Isso está relacionado com as nossas metas de desenvolvimento sustentável, economia circular e com nosso objetivo final é melhorar a vida das pessoas. A intenção é construir modelos de aplicação para as diferentes condições das Estações de Tratamento de Esgoto no estado do Rio de Janeiro”, explica o diretor executivo da concessionária, José Carlos Almeida.

Prolagos lança iniciativa da ONU na Região dos Lagos

Postado por paintbox em 21/jul/2023 -

Por meio do Blue Keepers, concessionária e prefeituras assinam termo de compromisso de limpeza dos mares e da Lagoa de Araruama

A Prolagos e os municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia deram um importante passo para o combate à poluição causada pelo descarte irregular de lixo nos mares e na Lagoa de Araruama, com a assinatura de um termo de compromisso com foco na preservação dos corpos hídricos. Por meio do Blue Keepers, projeto da Plataforma de Ação pela Água e Oceano, da Organização das Nações Unidas (ONU), serão realizadas a coleta e análise dos resíduos encontrados nesses locais, para subsidiar a criação de políticas públicas e de ações empresariais de combate ao microlixo.

A cerimônia, realizada na Praia Grande, em Arraial do Cabo, contou com a presença do governador em exercício do estado do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha; prefeito do município, Marcelo Magno; e dos secretários municipais de Meio Ambiente, Jorge Oliveira (Arraial do Cabo); Rosalice Fernandes (Cabo Frio); Vinícius Lavalle (Iguaba); Mário Flávio Moreira (São Pedro) e Evanildo Cardoso (Búzios). “O projeto já é internacionalmente reconhecido, e o objetivo é engajar o setor empresarial para a ODS 14, que é relacionada à vida marinha. O que vai permear o nosso trabalho é capacitar equipes locais para a coleta dos materiais nas praias e fazer a separação, gravimetria, para qualificar esse estudo. Depois voltaremos com as informações para o sistema produtivo que o Pacto Global tem acesso para rediscutir o que foi encontrado de resíduo, pensar em estratégias de como as empresas podem reaproveitar os materiais descartados e como os governos podem atuar”, explica Rubens Filho, Gerente de Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil.

A Prolagos é a segunda unidade da Aegea, grupo responsável pela concessionária, a aderir ao projeto, mostrando o comprometimento da empresa com a preservação ambiental. “É uma grande honra e responsabilidade trazer o selo de sustentabilidade da ONU para a nossa região. Por meio do saneamento, trabalhamos todos os dias para assegurar um legado ambiental para as cidades da nossa área de concessão, permitindo uma verdadeira transformação do meio ambiente, do turismo, da geração de emprego e renda. É muito importante que cada um de nós seja um agente de transformação, e o Blue Keepers vai nos auxiliar a mapear e definir estratégias efetivas no combate à poluição causada pelo lixo. Em 2023, a Prolagos completa 25 anos e reforçamos o compromisso de entregar mais que o básico para a Região dos Lagos, cuidando de famílias inteiras, avançando com nossos serviços e criando cidades mais azuis”, comenta Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos.

Em complemento à assinatura do Termo de Compromisso, a concessionária também apoiou o lançamento do projeto Lixo Fora D’água, em Arraial do Cabo, realizado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade. Com o objetivo de conscientizar a população, engajar as comunidades costeiras e incentivar práticas mais sustentáveis, a iniciativa, que faz parte do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, irá elaborar um estudo sobre a origem, quantidade e tipos de resíduos encontrados nas praias. “Saneamento é coleta e tratamento do esgoto, mas é também regular a questão do descarte dos resíduos sólidos, que impactam de uma forma muito sensível os nossos recursos hídricos. Por esse motivo ambas são iniciativas tão importantes para a criação de políticas públicas que irão trazer resultados significativos para a população e o meio ambiente”, ressalta o governador em exercício, Thiago Pampolha.

Comunicado

Postado por paintbox em 11/jul/2023 -

O abastecimento de água em Figueira e Monte Alto, distritos de Arraial do Cabo, está temporariamente reduzido, devido ao rompimento de uma adutora ocasionado por uma retroescavadeira de terceiros.

O reparo deve ser concluído até às 20 horas e a normalização acontecerá de maneira gradativa. Imóveis com reservatório não devem ser afetados pela suspensão temporária do abastecimento. Os que não possuem, a concessionária recomenda que adie tarefas não essenciais.

A Prolagos reforça o compromisso em executar as manutenções tentando, sempre que possível, minimizar os impactos para a população. Os casos emergenciais devem ser comunicados via ligação ou WhatsApp pelo telefone: 0800 7020195.

Circuito Prolagos 25 anos anima população com primeira corrida em São Pedro da Aldeia

Postado por paintbox em 11/jul/2023 -

Mais de 400 pessoas participaram da competição

Neste domingo (9), na Praça Hermógenes Freire da Costa, em São Pedro da Aldeia, o dia amanheceu cheio de energia para a primeira corrida do circuito em comemoração aos 25 anos de concessão da Prolagos. Foram mais de 400 corredores, entre adultos e crianças, que percorreram as ruas do município para conquistar medalhas e troféus. Além de São Pedro da Aldeia, o Circuito 25 anos Prolagos passará por Iguaba Grande, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios e Cabo Frio nos próximos meses, incentivando a prática de atividade física e os cuidados com a saúde.

Para a corredora Luciana de Oliveira, a saída do resultado da corrida foi momento de comemoração. “Eu adorei participar da prova principalmente porque conquistei o primeiro lugar na categoria feminina geral. Nós treinamos bastante todos os dias para isso, então, quando conseguimos atingir essa colocação, é uma sensação muito recompensadora”, comenta Luciana.

Mais do que uma competição para conquistar o tão sonhado troféu, o esporte também promove a saúde e qualidade de vida da população. “Há 48 anos, eu comecei a ter problemas de pressão alta e a tomar muitos remédios. Então, comecei a caminhar devagar, depois, comecei a ir mais rápido. Quando fui ver, já estava correndo. Assim, eu parei de tomar meus remédios”, conta Maria da Penha Dias, de 71 anos, que alcançou a primeira colocação em sua categoria.

Desde que assumiu a concessão dos serviços de água e esgoto nas cidades da Região dos Lagos, a Prolagos busca ir além dos seus serviços, estando presente na vida dos usuários nas mais diversas áreas. “Para celebrar esse marco tão importante, estamos promovendo este evento, porque entendemos que levamos saúde e qualidade de vida por meio do saneamento básico, mas também queremos ir além disso, movimentando vida através do esporte, meio ambiente, saúde e economia”, explica o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas.

Além da população, colaboradores da empresa também foram estimulados a participarem do circuito. “Eu estou muito feliz. Fui a primeira mulher da concessionária a cruzar a linha de chegada. Tenho muito orgulho em pertencer à empresa que tanto se dedica aos cuidados da saúde dos colaboradores para que possamos cuidar da vida da sociedade e do meio ambiente”, comenda Simony Dias, coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos.

O evento é uma organização da Seven, com realização da Prolagos e apoio da Prefeitura de São Pedro. Além da competição, a iniciativa contou com a apresentação da peça de teatro “Prolaguito em Defesa das Águas Claras” e o Kids Run para a criançada abaixo dos 12 anos. “Essas ações impulsionam a prática de atividade física regular, pois é importante para a socialização, educação e garantia de uma vida saudável”, salienta o secretário de Esporte e Lazer do município, Ricardo Ramos, que esteve presente no evento.

A próxima etapa será em Iguaba Grande no dia 10 de setembro. Para acompanhar as novidades sobre as próximas fases do Circuito 25 anos Prolagos, a população pode acessar as redes sociais da Prolagos (Instagram @_prolagos  e Facebook @prolagos) e da Seven (Instagram @seven.eco7).