Postado por paintbox em 03/mar/2023 -
Uma manhã com direito a música, adereços carnavalescos, petiscos, muita diversão e afeto. Foi desta forma que o Comitê de Voluntariado da Prolagos, formado por colaboradores da concessionária, promoveu um baile de Carnaval para os idosos acolhidos pelo Lar da Cidinha, em Cabo Frio. O evento, que reuniu os cerca de 30 abrigados pela instituição de longa permanência, foi organizado pelos próprios voluntários, com o apoio de músicos e da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal da Melhor Idade.
Durante o encontro, os voluntários tiveram a oportunidade de conversar e conhecer um pouco sobre a história de cada um. Para brindar a ação, foi montada uma mesa repleta de lanches e doces, e para finalizar, um bloco carnavalesco levou os idosos a dançar e até se emocionar ao som das marchinhas. “Foi uma manhã muito gratificante. Eles gostaram muito e não param de falar sobre o bailinho. Com a pandemia eles perderam o contato com as pessoas e com o mundo externo, e poder trazer essa alegria para eles é fundamental”, relata a coordenadora do abrigo, Sueli Barreto.
A ação foi feita com recursos dos próprios dos funcionários unindo o tempo e os materiais para contribuir com a melhoria da qualidade de vida do outro. “Pensamos em levar um pouco de diversão e amor, doando nosso tempo, atenção e carinho, para que eles se sentissem acolhidos. Muito além da festa, vimos uma oportunidade de promovermos uma interação com eles. E na verdade fomos nós quem saímos ganhando, pois foi uma troca incrível”, ressalta Flávia Pentagna, coordenadora do Voluntariado da Prolagos.
As iniciativas voluntárias são tradição na concessionária. Durante todo o ano são realizadas atividades como: recolhimentos de agasalhos e mantas, arrecadação de livros, doação de sangue, apadrinhamento de crianças para doação de presentes de Natal, além de apoio aos moradores de diversos municípios do estado impactados por chuvas, o projeto “Fluxo do Bem”. Esta ação de arrecadação e doação de itens de necessidade básica que apoiou a população das regiões dos Lagos, Metropolitana, Serrana, Baixada, Norte e Noroeste Fluminense, realizada em parceria com a concessionária Águas do Rio, foi premiada na segunda edição do Prêmio de Voluntariado da Aegea, grupo do qual as duas empresas fazem parte. Na primeira edição da premiação, a Prolagos também foi reconhecida por suas ações com o projeto de reforma e ambientação da biblioteca da Associação de Moradores do Recanto do Sol, em São Pedro da Aldeia.
Postado por paintbox em 02/mar/2023 -
Com o auxílio de retroescavadeiras, caminhões e até caminhão-pipa, a equipe da Prolagos já trabalha na obra de reconstrução de um trecho de oito metros do interceptor de esgoto localizado no bairro Jardim Esperança, em Cabo Frio. A intervenção acontece na esquina entre a Avenida Américo Gomes da Fonseca e a Rua Paraná. No local será implantado um coletor mais moderno, de PEAD Corrugado, plástico mais resistente, que proporciona maior durabilidade e segurança operacional. Os demais trechos da via não fazem parte da rede operada pela concessionária.
A obra está devidamente sinalizada e a rua está fechada para o trânsito de veículos. A previsão é que o reparo seja finalizado nesta sexta-feira (03). A rede é responsável por interceptar os resíduos do Grande Jardim Esperança e do Porto do Carro, levando o material até a Estação de Tratamento de Esgoto, também localizada no bairro. “Nossa intenção é efetuar a obra o mais rápido possível para minimizar os transtornos para a população. Essa é uma importante ação preventiva para garantir o pleno funcionamento do sistema de esgotamento sanitário”, ressalta Ricardo Crescêncio, gerente de Serviços da Prolagos.
A iniciativa faz parte do Programa de Melhoria Contínua no Sistema de Esgotamento Sanitário, desenvolvido nos cinco municípios da área de concessão: Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.
Postado por paintbox em 14/fev/2023 -
Somente em 2022, a Prolagos encontrou mais de 6 mil irregularidades nas cidades atendidas pela concessionária
Contaminação da rede de água, comprometimento do abastecimento e vazamentos que podem danificar imóveis. Esses são alguns dos problemas causados pelo maior “vilão” do desperdício de água: as ligações irregulares. Por isso, a Prolagos, responsável pelo abastecimento das cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, investe em ações de fiscalização no programa de combate a fraudes, que, somente em 2022, identificou mais de 6 mil irregularidades. O número é 41% maior do que o ano de 2021.
Os ‘gatos’ de água, como são popularmente chamados, podem provocar prejuízos em todo o sistema de distribuição. “Esses furtos acontecem tanto em imóveis residenciais quanto comerciais, seja em residências simples ou condomínios de luxo. Quando alguém faz uma intervenção indevida na rede pode comprometer o abastecimento de toda a cidade, prejudicando a pressão da água no sistema e, assim, dificultando a eficiência do abastecimento para os moradores que pagam corretamente pelo serviço”, comenta Fábio Soares, supervisor Comercial da concessionária.
Além do trabalho de inteligência da concessionária para encontrar as irregularidades, com mais de 10 mil vistorias ao ano e análise do consumo dos clientes, a população pode exercer um papel fundamental denunciando de forma anônima atitudes suspeitas. Assim como o próprio responsável pode efetuar uma autodenúncia. “Oferecemos facilidades para que as pessoas possam se regularizar. Estamos preparados para encontrar soluções que atendam às necessidades da população, como a Tarifa Social, que oferece 50% de desconto na conta de água para famílias de baixa renda”, pontua Saimon Moreira, gerente comercial da Prolagos.
A denúncia pode ser feita por qualquer canal de atendimento da concessionária, como redes sociais, por ligação ou WhatsApp pelo 0800 70 20 195, ou ainda pelo aplicativo Águas App. O anonimato é garantido.
Tarifa Social – As famílias que fazem parte de algum programa de proteção social do governo podem solicitar a Tarifa Social, benefício que concede desconto de 50% na conta de água. Para aderir ao programa o consumidor também deve preencher outros três requisitos: ter renda familiar de até três salários mínimos; imóvel com construção de até 50 m²; e ter média de consumo mensal de 10 m³ de água.
Postado por paintbox em 10/fev/2023 -
‘Ó abre alas’ que o Carnaval de aproxima e promete atrair foliões de diversas partes do Brasil e do mundo. Com o retorno dos blocos de rua, a expectativa é que cerca de 1 milhão de pessoas caiam na folia nas cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. O aumento da população e as altas temperaturas, assim como acontece em outros serviços, intensifica a demanda por água e para garantir a regularidade do abastecimento, a Prolagos preparou uma série de medidas para reforçar a distribuição de água, mas também é necessário que os moradores façam a sua parte.
Para minimizar os impactos no abastecimento, a concessionária orienta que a população verifique as boias e instalações hidráulicas, e se certifique que a capacidade de reservação de água é suficiente para o número de pessoas na residência ou estabelecimento. Como cada um consome em média, 200 litros de água diariamente, em uma casa com cinco pessoas, por exemplo, é necessária uma caixa d’água com capacidade de reservação para cinco dias, ou seja, de 5.000 litros. “Assim como a dona de casa antecipa as compras de mercado para evitar enfrentar filas, ou o padeiro precisa estocar os ingredientes pois mais pessoas irão comprar pão nesse período, os moradores também precisam ter um bom armazenamento de água para não sentir os impactos do aumento da população”, explica Gabriela Negreiros, coordenadora Operacional da Prolagos.
Durante o Carnaval os sistemas de tratamento e distribuição de água, bem como, de coleta e tratamento de esgotos funcionarão 24 horas, com capacidade plena. Equipes estarão de plantão para o atendimento de qualquer emergência na área de concessão. O período será beneficiado ainda, pelas ações do Plano Verão 2022/2023, com atividades e investimentos que foram aplicados durante o ano passado, como a instalação de novas estações de bombeamento (booster) para reforçar a pressão nas tubulações e aperfeiçoar o abastecimento nos pontos mais distantes e elevados das cidades; troca de transformadores na principal subestação de energia elétrica da Estação de Tratamento de Água (ETA); substituição de trechos de adutoras (tubulação de grande porte que transporta água) na RJ-102, em Búzios; RJ-106 e Rua do Fogo, em São Pedro; e na Estrada dos Passageiros, em Cabo Frio. As ações visam garantir maior segurança operacional e melhor funcionamento do sistema.
Essas iniciativas já tiveram impacto positivo durante o Réveillon e o mês de janeiro. Comparando com o mesmo período de 2022, o número de solicitações de abastecimento alternativo por meio de caminhão pipa, reduziu 50%. Já no atendimento nas lojas, a redução foi de cerca de 63%; e pelo WhatsApp a queda foi ainda maior: aproximadamente 82%. Apesar das reduções nas demandas, o número populacional aumentou. No ano passado cerca de 1,2 milhão de pessoas brindaram a chegada do ano novo nas cidades da região, enquanto neste ano, foram registradas quase 1,4 milhão, com uma média de 800 mil pessoas que permaneceram nas cidades da área de concessão da Prolagos. “A cada verão aprendemos algo novo, observamos a necessidade de implantar outras ações e investimos anualmente para que cada alta temporada seja melhor que a última e nossos clientes possam a estação mais quente do ano sem preocupações”, ressalta o diretor executivo da concessionária, José Carlos Almeida.
Postado por paintbox em 08/fev/2023 -
Os setores de Fiscalização e Atendimento da Prolagos receberam a recertificação do selo ISO 9001:2015. O reconhecimento, que reforça o foco na busca pela melhoria contínua dos serviços prestados e satisfação dos clientes, foi conquistado após uma auditoria que avaliou o sistema de gestão de qualidade e sua eficácia, garantindo maior eficiência nos processos adotados pela concessionária e refletindo na qualificação do atendimento aos clientes.
A auditoria externa foi realizada pelo auditor líder Augusto Tulha, da Fundação Vanzolini, que visitou as lojas da concessionária e realizou auditorias de supervisão, onde foi feito um exame amostral do sistema de gestão, encerrando pendências deixadas nas avaliações anteriores, percorrendo novamente processos, controles e registros, avaliando como a companhia estabeleceu estratégias e ações para alcançar os objetivos traçados, bem como seus resultados. “Durante a avaliação pude perceber o quanto as pessoas são comprometidas e trabalham para um sucesso maior e, principalmente, um alinhamento integral com as diretrizes e compromissos assumidos pela diretoria da organização, espelhado e reproduzido em todos os níveis da empresa, em suas lojas e através de todos os colaboradores com os quais tive a satisfação de conversar e aprender, com total foco em seu maior compromisso: os clientes”, pontou o auditor.
Na Prolagos, os setores de Atendimento ao Cliente e Fiscalização possuem certificação na Norma ISO 9001 desde 2013 e 2015, respectivamente. A certificação é válida por três anos, e anualmente a concessionária é reavaliada para a manutenção do selo. A norma ISO 9001:2015 é reconhecida internacionalmente e assegura a padronização e controle dos processos, proporcionando qualidade, gestão e eficiência na prestação dos serviços. “Nosso foco é melhorar os processos para que possamos oferecer a cada dia, um serviço de excelência aos nossos clientes, levando mais desenvolvimento para as cidades, saúde e qualidade de vida para os moradores”, ressalta o diretor executivo da concessionária, José Carlos Almeida.
Postado por paintbox em 06/fev/2023 -
Prolagos e governo do Estado discutem protocolo de intenções para contribuir com a recuperação do local
Com o objetivo de contribuir com a recuperação da qualidade ambiental da Lagoa de Araruama, o presidente da Prolagos, Pedro Freitas, esteve no Palácio Guanabara, sede do governo do Estado do Rio de Janeiro, para tratar sobre a dragagem do trecho da Praia do Siqueira, em Cabo Frio. Durante o encontro com o governador em exercício, Thiago Pampolha, foi discutida a assinatura de um protocolo de intenções para estabelecer uma parceria público-privada entre a concessionária e o governo do Estado. A reunião faz parte de uma série de ações da Prolagos, em conjunto com a sociedade civil organizada e autoridades municipais e estaduais, na busca de melhorias para a orla da Praia do Siqueira.
Além do avanço nas discussões sobre a dragagem, a Prolagos acaba de concluir a 1ª fase de investimentos em esgotamento sanitário na Praia do Siqueira, com a implantação de 3km de rede separativa, que vai captar exclusivamente o esgotamento sanitário dos imóveis e enviar para tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A segunda fase será iniciada ainda em fevereiro de 2023 e, quando concluída, beneficiará 1.400 famílias daquela região.
A modernização da Estação de Tratamento de Esgoto de Cabo Frio, que será uma das mais avançadas da região e irá operar em nível terciário, está prevista para ser iniciada ainda em 2023. “Seguimos o propósito de buscar a universalização do saneamento, a melhoria da qualidade de vida dos moradores e a preservação do meio ambiente. Já avançamos muito até aqui. Estudos apontam que 85% das praias banhadas pela Lagoa de Araruama estão em boas ou ótimas condições de balneabilidade. A Praia do Siqueira não faz parte dessa estatística, mas estamos comprometidos com a recuperação da qualidade ambiental desse trecho”, ressalta Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos.
Postado por paintbox em 05/fev/2023 -
Uma falha no fornecimento de energia elétrica da Enel provocou uma parada não programada na Estação de Tratamento de Água durante a madrugada deste domingo (05). A operação da estação já foi retomada.
Em função das altas temperaturas, a concessionária orienta os moradores a evitarem atividades de alto consumo de água.
A concessionária permanece a disposição por meio dos canais digitais Águas APP e agência de Serviços Online, disponível no site www.prolagos.com.br, WhatsApp e telefone através do número 0800 7020 195.
Postado por paintbox em 23/jan/2023 -
A vice-presidente da Associação de Moradores do Caminho de Búzios, Marta Rodrigues, conhece bem o trabalho da Prolagos. Desde 2018, quando passou a integrar a liderança do bairro, ela frequenta as reuniões mensais do ‘Afluentes’, canal de comunicação e aproximação entre a empresa e os líderes comunitários. Nos encontros, ela e os demais participantes têm a oportunidade de tirar dúvidas, dar sugestões e solucionar as demandas das localidades. “Sempre elogiei essa iniciativa da concessionária. A proximidade com as lideranças comunitárias integra todos como parceiros e agiliza o solucionamento das reivindicações das comunidades. Poder falar com a equipe da Prolagos, ser ouvido e atendido é o que torna essa empresa diferente de muitas outras em nosso país”, pontua líder comunitária.
Como trabalha na Escola Municipal Professor Manoel Juvenal Vieira, de Armação dos Búzios, Marta e os alunos também foram beneficiadas por outra iniciativa da Prolagos: o ‘Saúde Nota 10’, que leva para as salas de aula conteúdos que reforçam a importância do acesso à água e esgoto tratados e o papel do cidadão na preservação dos recursos naturais. “Esse é um exemplo do legado que desejamos deixar nos municípios onde atuamos. Em quase 25 anos de atuação, percebemos que essa proximidade com a população nos permite enxergar melhor os anseios dos moradores e promover ações direcionadas para cada comunidade, preservando a história e cultura, e incentivando o desenvolvimento dos municípios da nossa área de concessão”, ressalta Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos.
Desde 2008 mais de 85 mil pessoas já foram beneficiadas pelos programas sociais da concessionária, sendo cerca de 6 mil somente em 2022, quando a Prolagos realizou outros 12 programas: Pioneiros (tem foco em capacitar jovens para o mercado de trabalho), Portas Abertas (realiza visitas guiadas nas unidades operacionais da empresa), CaptaAção (trabalha território, identidade e cultura com estudantes), De Olho no Óleo (coleta e reutiliza óleo de cozinha usado), Somos Divas na Luz do Candeeiro (voltado para o empoderamento de mulheres quilombolas), Bolsa Socioambiental (promove renda para as colônias de pesca durante o defeso da Lagoa de Araruama), Voluntariado (ações sociais promovidas pelos colaboradores da concessionária), Respeito Dá o Tom (promove equidade racial nas relações de acesso e crescimento na empresa), Estatística Pesqueira (monitoramento mensal da pesca na Laguna de Araruama), Negócio Cultural (oficinas on-line e mentorias gratuitas, com o objetivo de capacitar microempreendedores), Impulso (com a construção da Colônia de Pesca de Iguaba Grande) e Tarifa Social (benefício que concede 50% de desconto na fatura de água).
Cada projeto é desenvolvido respeitando as particularidades de cada localidade. Nesse sentido, as ações seguem três linhas de atuação: educação, que ajuda a construir um caminho para o futuro; saúde, que garante qualidade de vida; e renda, que possibilita um padrão de vida mais digno. “Uma de nossas propostas é alinhar nossos programas e projetos com a agenda 2030, estabelecendo metas de acordo com os objetivos do desenvolvimento sustentáveis (ODS), para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade para a construção de um mundo melhor e com mais dignidade para todos, gerando impacto e transformação social para os moradores beneficiados, direta e indiretamente pelas ações”, explica Simony Dias, coordenadora de Responsabilidade Social da concessionária.
A Prolagos também se dedica em ampliar o acesso à água tratada por meio da Tarifa Social, realizando diversas ações como: atendimento itinerante nos bairros, parcerias com os Centros de Referência a Assistência Social (CRAS) e também com líderes comunitários, que informam a comunidade e indicam à concessionária os moradores que possuem os requisitos necessários para aderir ao programa. A adesão ao programa é simples e pode ser feita nas lojas da empresa, pelo telefone ou WhatsApp 0800 7020 195, ou pelo e-mail [email protected], apresentando fotos de documentos pessoais e do imóvel. Os pedidos são analisados individualmente, observando as condições socioeconômicas dos moradores e o enquadramento nas condições exigidas. Assim que o cadastro das famílias é aprovado, os moradores já passam a ser beneficiados. Para aderir ao programa o consumidor deve preencher quatro requisitos: ter renda familiar de até três salários mínimos; imóvel com construção de até 50 m²; fazer parte de algum programa social do governo e ter consumo mensal de até 10 m³ de água.
Postado por paintbox em 16/jan/2023 -
Além de abrigar belas praias de areia branca e águas cristalinas, Arraial do Cabo também passou a contar com uma tecnologia inovadora e sustentável, capaz de transformar o lodo resultante do tratamento do esgoto doméstico, material que geralmente é descartado em aterro sanitário, em uma substância que pode ser tratada e reutilizada como gás biocombustível ou em um tipo de carvão vegetal, chamado biochar, elemento útil para aplicação na agricultura, para recuperar solos degradados e sequestro de carbono. O projeto Retransformar foi lançado na tarde desta segunda-feira (16), na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade. Os testes do projeto de tratamento de lodo por ‘pirólise lenta à tambor rotativo’, acontecem na unidade operacional da Prolagos, financiada pela Águas do Rio e Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com Agenersa, Universidade Federal Fluminense (UFF) e Prefeitura de Arraial do Cabo.
Na cerimônia de inauguração estiveram presentes o diretor-presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini; o vice-presidente da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa), Vladimir Macedo; o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, dr. Serginho; o prefeito do município, Marcelo Magno; o vice-reitor da Universidade Federal Fluminense, Fábio Passos; além de representantes do Comitê de Bacias Lagos São João.
A unidade terá capacidade para tratar 2 toneladas de lodo por dia. O projeto terá duração de três anos e a expectativa é testar a aplicação da tecnologia, visando construir modelos de aplicação para as diferentes condições das Estações de Tratamento de Esgoto no estado do Rio de Janeiro. “Esse investimento tem tudo a ver com a Prolagos, pois une saneamento, inovação e a universidade. O Retransformar é um projeto que é auto suficiente, além de dar uma destinação para o que antes era um resíduo, ele também utiliza a própria energia para funcionar. Nesse processo todo, não se perde nada e isso tem tudo a ver com as nossas metas de desenvolvimento sustentável, economia circular e com nosso objetivo final é melhorar a vida das pessoas”, pontua o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas.
No Brasil, existem muitas formas de tratamento e reaproveitamento do lodo, mas dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE – 2017) indicam que menos de 5% do lodo sanitário é reaproveitado. O projeto vai permitir uma evolução no saneamento, tornando o processo do tratamento do esgoto ainda mais sustentável. “Cerca de 35 milhões de pessoas não tem acesso a saneamento básico no Brasil. Para que possamos alcançar tanta gente, é necessário um investimento de aproximadamente R$700 bilhões. Para isso, é fundamental a parceria público-privada e esse projeto é um exemplo de como o setor pode avançar com essa união, levando mais inovação e dignidade à população”, ressalta Alexandre Bianchini, diretor-presidente da Águas do Rio.
Para o vice-presidente da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa), Vladimir Macedo, esse estudo é um importante passo não só para as concessionárias do grupo Aegea, como para todo o setor. “A inovação tem que ser prioridade no saneamento. Aqui a gente tem um case importante nessa área com a junção do público, privado e a academia. Por meio desses atores estamos enfrentando um grande dilema, que é como tratar o lodo, dar uma destinação melhor para esse resíduo e transformar esse problema em uma solução, em uma fonte energética, uma energia verde que o mundo como um todo precisa”, relata.
O projeto Retransformar é possível, graças à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), foi um dos financiadores do projeto. “Mais do que nunca temos que olhar para a iniciativa privada como parceiros para que a gente consiga recursos para mudar a vida da população e é isso que estamos fazendo aqui com o Retransformar”, diz o secretário, dr. Serginho.
Entenda como a Unidade de Tratamento de Resíduos irá funcionar:
O equipamento utiliza a ‘pirolise lenta a tambor rotativo’, ou seja, é um processo de decomposição termoquímico da matéria, na ausência de oxigênio. O gás produzido é filtrado e enviado para queimadores e para geração de energia. Uma parcela do gás retorna para alimentar o processo, não consumindo nenhum outro tipo de energia. Com isso, não são produzidos gases poluentes ou tóxicos.
Postado por paintbox em 13/jan/2023 -
Na próxima segunda-feira (16), às 14h, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Arraial do Cabo vai receber o Projeto Retransformar, uma Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR), que com uma tecnologia inovadora e sustentável, irá transformar o lodo resultante do tratamento do esgoto doméstico, material que geralmente é descartado em aterro sanitário, em uma substância que pode ser tratada e reutilizada como gás biocombustível ou em um tipo de carvão vegetal, chamado biochar, elemento útil para aplicação na agricultura, para recuperar solos degradados e sequestro de carbono. Os testes do projeto de tratamento de lodo por ‘pirólise lenta à tambor rotativo’, acontecem na unidade operacional da Prolagos, financiada pela Águas do Rio e Secretária Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com Agenersa, Universidade Federal Fluminense (UFF) e Prefeitura de Arraial do Cabo.
A unidade terá capacidade para tratar todo o lodo produzido na ETE, ou seja, cerca de 2 toneladas por dia e o projeto terá duração de 3 anos. O equipamento utiliza a ‘pirolise lenta a tambor rotativo’, ou seja, um processo de decomposição termoquímico da matéria. O gás produzido é filtrado e enviado para queimadores e para geração de energia. Uma parcela do gás retorna para alimentar o processo e com isso, não são produzidos gases poluentes ou tóxicos. “Os testes que serão realizados produzirão resultados inovadores no país. Iremos analisar quais são as melhores formas de reaproveitamento do lodo e quais terão melhor custo x benefício, impactando não só empresas voltadas para o saneamento, como também outras indústrias. Também iremos estudar formas de aumentar a capacidade da planta para atendermos estações de tratamento ainda maiores. Por meio de softwares, criaremos gêmeos digitais da unidade e faremos testes simulando a expansão da produtividade”, explica Rodolfo Cardoso, doutor em Engenharia de Produção, da Universidade Federal Fluminense, responsável pelo projeto.
No Brasil, existem muitas formas de tratamento e reaproveitamento do lodo, mas dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE – 2017) indicam que menos de 5% do lodo sanitário é reaproveitado, a maioria é aplicado como compostagem, na incineração e outras formas de gaseificação. “Nossa intenção é construir modelos de aplicação para as diferentes condições das Estações de Tratamento de Esgoto no estado do Rio de Janeiro. Esse investimento vai permitir transformar o lodo, um passivo ambiental de alto impacto, que atualmente é descartado em aterro sanitário, em benefícios para a natureza e sociedade, promovendo uma operação mais sustentável”, ressalta Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos.